Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

esperamos que as previsões se confirmem !!

tb fiquei curioso em saber sobre o local daquela ponte na 4ª foto......

valeu pelas dicas !!

• Membros
Postado (editado)
Olá, muito bom o relato xmts, mas eu fiquei meio perdido em algumas partes...

Eu queria saber onde é aquele lugar que tem um tipo de castelo com uma ponte. Não é o castelo de la glorieta, é um que aparece numa foto anterior....

Abraço.

Aquela é a ponte na divisa de Sucre e Potosi. Pra parar nessa ponte você tem que pedir pro motorista, então melhor acertar antes. Se for de taxi uma pessoa desce uns 20 metros até os castelos na beirada da ponte e a outra fica tomando conta das malas no carro. Se for de ônibus é bom ver o horário do próximo ônibus e descer com mala e tudo. Fica pertinho na beira da estrada.

20110326023959.JPG

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

José e Beth,

Parabéns pela trip. As fotos também estão maravilhosas.

Sucre realmente é um cidade bela, o Salar é um dos locais da Bolívia que ainda não conheço, estou esperando Maria Clara crescer um pouco mais, talvez com 7 anos, já de conta da "viagem"

Maria Emilia

• Membros
Postado

Thank you Maria Emilia, you are welcome!

A lo mejor se você souber uma segunda língua pois dentro dos jeeps sempre rola espanhol, ingles e pessoas com realidades diferentes da nossa aqui do Brasil trocam idéias com você e contam histórias que tu nunca poderias imaginar.

20110326002648.JPG

9º dia 17/03/11

Ficamos na internet até o meio dia e fomos tomar o avião pra Santa Cruz.

Bom agora estávamos numa cidade grande. Foram 50 bolivianos pra guardar as bolsas num guarda equipaje sem chave mas com câmeras no aeroporto.Foram U$ 25,00 de taxa de embarque international aeropuerto viru viru cada um. ::ahhhh::

Resultado fomos de micro pra Plaza Central. Descemos umas 6 quadras da praça e neste mesmo local as 20:30hs paramos o micro de volta ao Aeropuerto Viru Viru sem crises.

Mas se as coisas mudaram também tem o lado bom cartão de crédito visa internacional mais rápido que aqui no Brasil ::lol4::

Resultado pagando em dolar a R$ 1,65 hoje ::otemo::

20110326005916.JPG

Tem que liberar cartão aqui no Brasil 72 hs antes.

20110326010955.JPG

Santa Cruz De La Sierra tem uma plaza muy hermosa!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Foi por email que perguntaram sobre as bagagens. - Quando a gente saía de um hotel deixava as bagagens na portaria, mesmo sem estar hospedados e em nenhum lugar na Bolívia sumiu nada.

Dica pra Potosi fica este restaurante que tem pratos "economicos". Pratos a partir de 15 bolivianos e na dúvida sempre tem a salvação do "Pollo com Pápas".

20110405230834.JPG

Fora a paisagem lá de cima.

Copiando também da galera aqui dos mochileiros o clima dentro do Jeep.

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Opa, to indo pra Bolívia em Julho e gostaria de saber de uma informação sobre o SALAR.

Vou chegar em Uyuni provavelmente na madrugada de sábado pra domingo. Os passeios são feitos TODOS os dias mesmo ? Ou corro o risco de não sair domingo ?

Ficar em Uyuni de bobeira 1 dia inteiro não rola nem um pouco, entao esta informação é muito importante !

Abraço !!

• 7 meses depois...
  • Membros
Postado

Depois de muito planejar, na verdade desde Dezembro de 2010, eu finalmente tinha finalizado minha primeira viagem fora do Brasil e com dois roteiros de viagem para a Bolívia, o primeiro para a parte sul e o outro para a parte central, mas como estávamos no inverno, preferi ir pro sul, pra curtir um friozinho. Pesquisei bastante na internet e o site mochileiro.com foi minha fonte principal para que eu não sofre-se nenhum imprevisto. No mês de maio minhas férias estavam definidas para julho, então comprei as passagens aéreas do rio para santa cruz, ida e volta, e fiz uma reserva no dia seguinte de um vôo de santa cruz a sucre, preferi fazer minha viagem de lá de uyuni em para santa cruz, o inverso, assim acho que é melhor e dá pra calcular melhor o tempo. De resto embarquei com dólares e alguns reais pra comprar uns perfumes pro meu irmão na duty free e para uma possível emergência, mais pouca coisa. Vamos-la.

1º dia 16/07 – Acordei e pensei em comprar a passagem do busão ao rio, mas meus pais resolveram me levar e depois ficar em saquarema na casa do meu tio, então saímos cedo e fomos pra lá, meu tio me levou ate o aeroporto tom Jobim me despedi da minha mãe meus irmãos, e meu pai, no aeroporto a fila do chek-in tava enorme, e havia um monte de criança uniformizadas, era uma escola de idiomas, é por que o vôo que iria pra são Paulo depois iria pra Londres, o vôo foi tranqüilo, desenbarcando em Guarulhos, resolvi dar um role pra conhecer o aeroporto, e pra conhecer como as coisas funcionam dentro do aeroporto, já que era minha primeira vez. Fui do terminal 1 para o 2 umas três vezes, o fast sleep fica no meio, a duty free de Guarulhos é muito maior que a do rio e são 2 lojas, fui fazer um lanche (esfirra com suco de laranja), liguei pra minha mãe pra avisar que já estava em são Paulo, e fui durmir no fast.

2º dia 17/07 – acordei as 5h, fui pro terminal 1, de onde sairia meu vôo, tomei café (café com leite e empanado de frango), o chek-in já tava liberado, embarquei e no avião tomei café denovo( frutas, sanduiche natural e suco de manga), sem avisar e sem eu saber anteriormente o vôo iria fazer uma escala em Buenos Aires, pousamos então em Buenos Aires as 8:30h, desembarcou uma galera e depois embarcou mais outra, não vi a hora exata que saímos mais chegamos em Assunção as 10:40h, a outra aeronave já estava esperando então rapidamente sai de uma e entrei em outra, mais uma escala em cochabamba antes de chegar em santa cruz, os vôos foram todos normais, só uma turbulência mais forte do vôo de Assunção ate Cochabamba e um calor de lascar também, desembarquei em Santa Cruz no horário previsto as 14:20. Tudo tranqüilo na imigração, beleza. A paisagem de Santa Cruz é totalmente diferente de Cochabamba, Santa cruz tem nosso clima daqui do Brasil, calor e umidade igual do rio, só não tem o ventinho que vem do mar todo fim de tarde, que deixa as noites mais frescas. Continuando...fiz um cambio básico de 100 dolares, tava 6.80, o real também pode se cambiar mais é uma vergonha pois tava 1.98, sendo que nos bancos do centro da cidade é 3.87, peguei um bus no aeroporto, a passagem custa 6bob, sentou dois moleque na minha frente que fiquei observando, os sotaques, como não entendia nada de espanhol, tinha feito um intensivão antes de viajar mais precisava botar em pratica, pra minha sorte eles estavam brincando de uma coisa tipo adedanha e falando palavras com as letras sorteadas, fiquei só observando e com a orelha em pé, vi que os moleques eram maneiros, pareciam ter uns 14 anos os dois, puxei conversa com eles e pedi pra que eles me falassem quando chegasse na biblioteca municipal, pra minha sorte eles também iriam desembarcar lá, desembarquei em frente ao hotel suiza, dei uma olhada ao redor, tinha um monte de gente em frente a biblioteca, não sei o que estava rolando La, tinha um barulho alto de tipo comício político, bem, entre no hotel, a recepcionista era muito gente boa mas com um dente podre, ela me perguntou qual era o dia do amigo no Brasil, será que era algum tipo de cantada???? Fiquei sem enteder e ela tambem, entrei no quarto e fui ajeitar as coisas depois de arrumar as coisas e de um bom banho resolvi descer pra ver o que tava rolando em frente a biblioteca, tinha um telão e tava passando copa America: Chile VS Venezuela, mais cedo quando cheguei era o jogo do Brasil, tinha ate esquecido, Brasil levou o raio 1x0 pro Paraguai nos pênaltis, comi um podrão mais ainda tava com fome então fui na av.canhoto ao lado do hotel, tinha um restaurante roky’s, mas fui no outro mais na frente, na próxima esquina, era um restaurante pequeno especializado em pratos com frango, olhei no menu e pedi um tal de chuicito era pedaços de frango sem osso, tipo frango a passarinho, com batatas fritas e pedi uma porção de arroz extra, comi bem a conta deu uns 25bob com mais 2 coca-colas e voltei pro hotel, fui durmir com a barriga cheia.

3º dia 18/07 – já acordei sabendo que seria um dia corrido, acordei as 6h e fiquei assistindo um programa de musica latina, na TV o canal era o Htv, tomei um banho e as 8h desci pro café(suco de maracujá, café com leite e torradas com manteiga). Subi e fui prepara as coisas, o voo pra sucre estava marcado pra 10:30, as 9:15 deixei o hotel e perguntei a banguela gente boa se o bus para o aerporto passava por ali também, o onibus passa pela 24 de setembro, eu estava fugindo do taxi pois sabia que seria uma facada mas não teve jeito já era 9:40 e nada de ônibus, peguei o taxi por 50 e alguma coisa, o safado ainda me cobrou a taxa que ele paga pra entrar no aeroporto, falei com ele que tava caro e ele me disse que todos cobram assim. No aeroporto apresentei a reserva no guichê da Aerosur, paguei a passagem 53 dolares e embraquei, conheci um cara muito gente boa, amigão, o Nestor, mais pra frente vamos entender por que ele é tão amigo, fiquei trocando uma idéia com ele, ele me disse que ele e sua família são de Potosi, mas sua mãe não pode morar mais lá por que tem pressão alta, mas seus irmão ainda moram em Potosi, ele mora em Atibaia no interior de São Paulo é formado em medicina em sucre e é casado com uma brasileira e tem duas filhas no Brasil, eu queria viajar sozinho mais vi que o cara era tranqüilo e estava indo pra potosi então fui junto com ele, desembarcamos em Sucre e pegamos o taxi ate o ponto de taxis pra Potosi por 20 bob, logo ao desembarcar senti a diferença do calor de Santa Cruz pro frio de Sucre, o taxi partiu com 4 pessoas pra Potosi por 40 bob por pessoa, o Nestor foi meu guia turístico, me mostrou Betanzanos, foi me falando das coisas que eu via na estrada, o castelo de la glorieta, tava sol mas tava frio, a estrada é tranqüila, os taxis fazem ponto final no ex-terminal de Potosi, fui com o Nestor ver as passagens pra uyuni, falei com ele que queria ir pra uyuni mas havia um bloqueio na estrada e não havia ônibus para aquele dia, pegamos outro taxi ate o centro por 5bob, (na verdade vc anda de taxi em qualquer lugar dentro da cidade de Potosi por apenas 5bob fixo), descemos na Plaza 10 de noviembro, o irmão dele e a família mora na calle Sucre, no centro de Potosi, fomos na casa do irmão dele ele me apresentou sua família, tudo pessoal tranqüilo, deixei minha bagagens lá e fomos dar um role todos juntos, a família do irmão dele tinha outro compromisso e o Nestor tinha um encontro as 18:00 então ficamos passeando pelo centro de Potosi, eu falei que não queria incomoda-lo ele me disse que não tinha problema de eu participar, depois de um passeio pelas ruas de Potosi nos encontramos com as três mulheres que haviam marcado um encontro com o Nestor, é por que ele também é musico e estava se reunindo com essas três produtoras musicais pra tratar sobre um evento que acontece em Potosi todo ano, um evento de proporção nacional, já há essa altura comecei a sentir os efeitos da altitude, um pouco de tontura e dor de cabeça, tinha comprado soroche pill em Santa Cruz mas estava na mochila na casa do Nestor, fomo todos juntos comer uma pizza, ai falei com Nestor que estava um pouco tonto então ele pediu um chá de coca pra min la pra umas 19:30 terminou a reunião e fui com ele na casa dele pra buscar as mochilas, peguei as mochilas e ele foi comigo ate o hostal compania de Jesus, que fica na calle chuquisaca. Fiquei num quartinho pequeno por 30 bob com banho compartilhado, era pequeno mais tinha uma cama bem quentinha a temperatura marcava -8°c, me despedi do Nestor e daí por diante foi só braba, muito tonto já de tanto andar em Potosi, muita dor de cabeça, fui na rua comprei água e fui na net rapidinho pra dar um alo pra casa, avisei minha mãe que já estava em Potosi e voltei bem rápido pro hotel, a cabeça rodava, tomei a soroche, já era tarde então deitei ate dar sono, comecei sentir enjôo, e logo vomitei, forrei o saco de dormir e joguei os cincos cobertores por cima, tava quentinho, mas eu tava mal...botei a lixeira do lado da cama pra vomitar ali dentro, a cada vomitada eu bebia um pouco de água, pra não desidratar, só sei que foi sinistro, o chá de coca não resolveu pelo contrario de deu mais enjôo, a respiração ofegante...em potosi vc mal consegue respirar, quando vc dorme tem que respirar pela boca, o nariz não da conta, no meio da noite já não tava mais com dor de cabeça mais o enjôo cada vez mais forte, então tomei outro soroche pill, e durmi.

4º dia 19/07 – acordei e chamei rau denovo, HUAAAA!!!!!, tomei mais um soroche, mas percebi que estava um pouco melhor só o enjôo que permanecia, mas já estava sem dor de cabeça e sem tonteiras, tomei café(café com leite e dois Paes com manteiga), depois do café fui no ex-terminal pra ver se o caminho pra Uyuni já tinha sido desbloqueado, mas não teve jeito a viagem estava sendo feita por outro caminho...11h de viagem...uma estrada que quase passa por Oruro, no guichê da empresa encontrei duas brasileiras que também estavam aguardando o desbloqueio, karine e Suzana de São Paulo e Goiás, elas estudam em Dourados-MS, então compramos as passagens juntos elas me falaram que iriam dar uma esticadinha ate a casa da moeda e eu votei pro hotel pra pegar minha bagagem, a passagem saiu mais cara que a normal 70bob, fiz o chek-out no hotel e voltei pro ex-terminal, em Potosi vc pode andar facilmente de taxi, por que são muitos, tem o dia inteiro, e custam apenas 5bob, continuando...embarquei as 11h, ônibus confortável, no meio do caminho comecei a sentir enjôo novamente, a boca começou a salivar, então o ônibus fez uma parada, então fui comprar umas bananas e maçãs, pra segura o estomago, percebi que havia mais brasileiros no ônibus eles estavam falando em português na porta do ônibus, embarcamos e continuamos a nossa viagem, parte de asfalto e uma parte de chão e estrada braba com muita pedra e o ônibus vai a 40km, o que segurou meu estomago foi as maças, chegamos em uyuni as 22h, cheguei com fome e fui com karine e Suzana ficar num hotel que ficava em frente ao escritório da colque tours (principal agencia de turismo no salar), mas não tinha mais vaga, então ficamos no residencial cabanas que fica na calle Bolívar, depois formos experimentar carne de llama, jantamos num restaurante na praça principal de uyuni, não me lembro o nome só sei que comi um prato com arroz, batatas fritas, salada e bife de llama, depois de comermos bem voltamos para o hostal, eu fiquei num quarto e elas em outro, tomei um banho e fui dormir, e antes de dormir combinamos de acordar as 7h pra procurar as agencias de turismo pro passeio no salar, pois sabíamos que a maioria dos passeios saem as 11h da manhã.

5º dia 20/07 – levantei no horário combinado e passei no quarto das meninas elas ainda iriam se arrumar então fui no centro de Uyuni pra tirar umas fotos, tirei umas fotos comprei umas roupas e voltei pro hotel, saímos pelas ruas de Uyuni procurando as agencias e fazendo uma pesquisa de preço, pra nossa decepção a parte sul do passeio ao salar aquela região das lagunas estava com neve devido a nevasca no inicio de julho, o passeio estava sendo realizado em apenas 2 dias, entramos no escritório da colque tours e logo depois chegou mais três brasileiros, aqueles que eu tinha visto no busão de potosi ate Uyuni, o Fernando, o Rogério e a Olivia, acho que eram todos paulistas, então o grupo já estava praticamente fechado com 6 brasileiros, mas a colque estava cobrando o mesmo valor de 4 dias para o passeio de 2 dias...tentamos negociar um valor menor mas o cara só abaixou um pouco, então fomos em outra agencia, a agencia do hostel internacional, o preço tava legal pra 2 dias, acho que foi 350 bob por pessoa, fechamos o passeio e voltamos pro hotel pra pegar nossas bagagens, fiz um cambio em um banco de uyuni, que pode ficar tranqüilo pois em Uyuni tem três bancos que trabalham com cambio, e a cotação tava boa 1 dolar = 6,89, comprei um casaco de lhama, um par de luva e um par de meias grossas, fiz mais um contato com casa, pra avisar que iria ficar dois dias sem contato...tudo tranqüilo, saímos as 11h na hora apareceu mais 1 pessoa uma holandesa, saímos em 7 rumo ao salar, a primeira parada foi no cemitério de trens...é uma parte de Uyuni com sucatas de trens, Pedro nosso motorista gente boa e banguelo também =) disse que eram trens ingleses e franceses, que eram utilizados pro transporte ao sul da Bolívia, lugar sem graça e com muito lixo, saímos em 20min, e fomos pra Colchani a porta de entrada pro salar, a cidade vive da extração de sal, casas de sal e varias lojas com artesanato de sal, la tem um museu com varias tapeçarias e esculturas feitas de sal, não precisa pagar pra entrar, depois dessa parada seguimos pro salar, logo ao entra o salar mostra por que é tão impressionante no horizonte central e norte as montanhas e as cordilheiras, ao sul o horizonte branco do altiplano, logo na entrada ocorre a extração do sal, paramos pra tirar fotos, depois de muitas fotos e de um passeio passamos nos ojos del salar, são fissuras no salar da qual a água que brota esta em contato direto com o centro da terra, seguimos pro hotel de sal onde iria rolar o almoço, já tava com fome e era umas 15h, almoçamos do lado de fora, tiramos mais fotos, eu peguei uma pedra de sal pra trazer de recordação, e seguimos em frente, no caminho foi incrível, pois o salar estava alagado e fez o fenômeno conhecido como espelho dagua a sensação é de estar no céu, pois a água reflete o céu...sem duvida impressionante, só indo pra ver =) pois não tem explicação, nossa parada no fim da tarde foi na base do vulcão Tunupa, chegamos umas 16h, o Pedro nos apresentou o hotel Tunupa, bem simples mas pra quem ta no meio do nada uma cama quentinha pra durmir era uma grande vantagem, só um detalhe que esqueci de mencionar já me sentia bem 100% sem nenhum dos sintomas do mal de soroche, coloquei as malas no quarto, rolou um lanche, e fui bater umas fotos, o pessoal todo foi junto, e encontramos mais brasileiros, a holandesa que estava com a gente fala pacas e disse que já estava 1 ano fora de casa, viajando pela America do sul, ficamos por la ate quase anoitecer, o jantar rolou as 19h, sempre sopa seguido de um prato seco, rolou ate um vinho, tava muito frio, ficamos jogando baralho, o Rogério é um cara super bacana, ficamos ali na mesa conversando e se conhecendo todos do grupo ate tarde, depois fomos dormir e combinamos de acordar cedo pra ver o nascer do sol, mas antes de dormir fui dar um role lá fora, a noite tava incrível e o céu completamente estrelado.

6º dia 21/07 – acordamos as 6:30 conforme combinado, mais deu 7:30 e o sol não saiu e o Pedro nos chamou por que deveríamos tomar café pra partir, depois do café ele disse que iríamos subir o vulcão e conhecer as múmias, o 4x4 vai ate uma parte do caminho depois é a pé então tínhamos toda a manha pra subir o vulcão e conhecer as múmias, é uma subida danada e a altitude é sinistra, o caminho é bem sinalizado e tranqüilo, havia muitos turistas naquele dia subindo, numa certa parte da trilha chegamos na gruta das múmias, tiramos fotos e continuamos, mais a frente tinha um pouco de neve, brincamos de guerrinha de neve, foi uma comedia aquela holandesa doida, continuamos a subida e o 1º a desistir foi o Rogério, o mais gordinho da turma, a holandesa e o Fernando dispararam na frente...que disposição...eu, Suzana, karine e Olivia subimos no mesmo compasso e depois paramos juntos, estava impossível chegar ao cume...talvez elas agüentasse ate subir mais, mas eu...não agüentava dar mais 10 passos, estava exausto, a altitude era perto dos 4.500m então sentamos e ficamos admirando o salar... a vista lá de cima é incrível, tinha uma llamas no caminho, ficamos esperando o Fernando e a holandesa voltar, logo quando eles voltaram vi nas fotos dela a falta de disposição que eu não tive pra chegar lá...a cratera do vulcão era incrível e estava com neve, show as fotos que ela bateu, descemos juntos e já era umas 12h, o Rogério já estava la nos esperando, descemos pro hotel pra almoçar, almoçamos...pegamos nossas bagagem e saímos rumo a isla del pescado, chegando lá começamos mais uma subida,mais essa eu consegui chegar ao topo e a vista de lá tambem é impressionante, a ilha é famosa por causa dos seus cactos gigantes, o mais velho mede 9m e tem aproximadamente 900 anos eu vi também o falecido cacto que era o mais velho e media 12m e tinha aprox. 1200 anos, vinha chegando o final do nosso passeio o Pedro estava la embaixo nos chamando, bati muitas fotos, e depois fomos embora...me despedi do salar e as 18h em ponto estávamos de volta em Uyuni, a galera iria seguir pra La Paz, o Fernando iria pra Villazon e eu e a holandesa de volta pra Potosi, antes estava pensando em voltar pra Potosi somente no outro dia, pois chegaria la muito tarde, mas como tinha companhia resolvi comprar a passagem naquele mesmo dia junto com a holandesa, deu tipo um depre depois de me despedir dos meus amigos brasileiros, deu vontade ate de vir embora, por um momento pensei em ate mudar minha rota e ir pra la paz junto com eles, pois já tinha feito uma amizade maneira e lá estava eu sozinho de novo, mas vi muita gente de muito mais longe que eu, então espantei a depre e continuei meu caminho, compramos as passagens pra 19:30 e pra nossa sorte a estrada rápida já estava desbloqueada, viagem ruim, banco apertado, chegamos em Potosi a 1h da madrugada no ex-terminal, pegamos um taxi ate o hostal compania de Jesus, não havia vaga, fomos então no la casona que fica em frente, havia um quarto mas só com banheiro privado, caro mais fazer o que aquela hora eu só queria um lugar pra dormir, a diária foi 165bob, tomei um bom banho e fui dormir.

7º dia 22/07 - acordei e descemos pra tomar café... a bicha fala pelos cotovelos mesmo...e encontrou um casal que ela tinha conhecido no Peru, falei com ela que iria visitar um amigo, dei um perdido nela e vasei, fui procurar outro hotel pra ficar sozinho, mesmo por que meus interesses era diferente dos interesses dela e se a gente ficasse num quarto junto teriamos que fazer tudo junto dividindo as chaves, comecei andar pelas ruas de Potosi ate entrar na calle La Paz onde encontrei uma senhora perguntando se eu estava procurando um lugar pra ficar, eu falei que sim e ela me levou ate uma simples agencia de turismo que faz passeios ate as minas, nos fundos da agencia há quartos compartilhados pra 3 pessoas, por 25bob com banho compartido, show de bola, eu recomendo, ambiente super familiar e com muitas crianças, e pra minha sorte não havia ninguém no quarto, fique tranqüilo, deixei minhas bagagens e fui passear por Potosi, Potosi é como uma ladeira só no centro, vc vai pra um lado é descendo e o outro é subindo, tava rolando um a manifestação pacifica no centro, resolvi dar uma parada pra ver o que era, fui na casa da moeda e no museu de santa Teresa e depois fui no mercado central, já tava com fome então resolvi almoçar, que na verdade a região do mercado central é o melhor lugar pra almoçar, pois a comida é barata, almocei num restautante na calle Oruro por 10bob(sopa de kinua com legumes e arroz com ensopado de kinua e carne), almoço muito bom, depois voltei pra agencia pra dar uma descansada, tirei uma boa soneca e acordei lá pra umas 17h, as 18h fui dar um role, o centro de Potosi é bem movimentado, muitas pessoas andando pelas ruas e vc vê gente de todo tipo, só não vi um barzinho onde a galera fica, tipo o point do lugar, não estava com fome mais estava ficando enjoado denovo, em Potosi é sinistro mesmo, fui procurar um lugar pra jantar la na região do mercado central, entre na rua ao lado da casa da moneda e fui em frente, vi uma placa escrita pollo com fritas por 12bob, pensei vai ser aqui, entrei e perguntei como é o menu, la vc pode escolher que parte do frango vc quer comer, claro que escolhi o peito, o prato veio com um peito inteiro mais batatas e arroz e ainda tinha uma coca-cola de lambuja, comi bem e na volta fiz um cambio, pra falar a verdade fazer cambio em Potosi não é problema, pois não vi banco, mais vi varias lojinhas que fazem cambio, na região do mercado central há muitas, eu fiz numa loja na calle Sucre, 1 dolar = 6,85, passei numa feirinha de artesanatos, comprei uns chaveirinhos e um caderno era umas 20:30, fui pro hotel dormir.

8º dia 23 – iria ficar mais um dia em Potosi, mas como já tinha conhecido tudo resolvi ir logo pra Sucre, umas 9:30 resolvi ir pro ex-terminal é onde sai os taxis pra Sucre por 40bob, cheguei em Sucre 12h e fui direto para o hostal Sucre na calle bustillos, o taxi me deixou em frente, tomei um banho e fui almoçar, 25bob o menu del dia no restaurante la casona que fica na calle Junin, e o mesmo esquema, 1º prato sopa e o 2º prato seco almocei e resolvi voltar para o hotel, estava meio cansado, era umas 14:30, tinha canal de assinatura (°¬°), então fiquei vendo TV a tarde toda ate dormir.

9º dia 24 – Acordei as 7:30h, arrumei algumas coisas, peguei meu roteiro e fui tomar café pra depois bater perna, 1º lugar fui dar um passeio pela calle Nicolaz Ortiz andei ate o final, la tem uma igreja que tem 2 cachorros na frente, segui para o cemitério, é um lindo jardim, com muito verde, pinheiros altos, sem duvida é o cemitério mais bonito que já vi...tem mausoléu para cada profissão e as cavetas são bem enfeitadas... e como era dia de domingo estava lotado, fiquei meio sem graça de bater umas fotos com tantas pessoas ali tristes, mas mesmo assim bati algumas. Na volta passei novamente pela igreja com os cães na frente é a igreja de São Roque ao lado tem uma praçinha legal voltei por toda a calle Nicolaz Ortiz e fui direto pra praça central, tem varias estatuas ao seu redor e a de Antonio José de Sucre no centro, sentei um pouco ali pra observar a movimentação, depois de descansar um pouco e já era 13:00h então fui almoçar no mesmo restaurante onde havia almoçado um dia antes, mas estava fechado, então fui almoçar no Joy Rider, o bar mais popular de Sucre entre os gringos, quando entrei só tinha gringo mesmo, pedi o menu del dia, ai primeiro veio uma sopa, muito gostosa, depoi meu amigo que prato feio...com uns milhos gigantes e frio e uma carne tipo costela e tão dura que parecia quebra-queixo. Comida muito ruim. Não tinha percebido mas naquele dia era a final da copa America entre Paraguay e Uruguay, então resolvi ficar por ali pra assistir o jogo... o bar começou a ficar lotado...conheci um Australiano que estava desbravando a America do sul... alguma coisa já me dizia desde que começou essa copa de que o Uruguai seria campeão mesmoo por que era o melhor time e tinha jogado um bolão na ultima copa foi no que deu 3x0 pro Uruguai, quando o jogo acabou voltei pro hotel já era umas 17:30h tomei um banho e fiquei assistindo TV ate dormir.

10° dia 25 – Já começou sinistro, estava durmindo quando derepente a porta do meu quarto se abre, o hotel é antigo e tem aquelas portas de madeira barulhenta, acordei assustado e fui ver o que era mais antes perguntei se havia alguém ali...fui ate a porta e olhei pro pátio não havia ninguém...não havia trancado a porta corretamente ate o trinco travar...tranquei e voltei a durmir ainda era 5h da madruga, la pra umas 7h acordei e fui tomar café, o café do hostal Sucre é muito bom, café com leite, suco, pães , torrada e frutas, manteiga e geléia, então resolvi ir ate o aeroporto de Sucre e comprar minha passagem pra Santa Cruz...comprei pra quarta dia 27...na volta pedi pro taxista me deixar na praça de La Libertad, conheci a praça que tem um grande pilar e o teatro Gran Mariscal que fica em frente... em seguida fui pro parque Bolivar... me lembrou a quinta da boa vista daqui do rio... no final tem um chafariz com águas dançantes mas que só funciona a noite depois das 19h...voltei ao mercado central, tudo a pé, e fui almoçar o mesmo esquema de frango onde vc escolhe que parte quer comer, num restaurante chinês próximo ao mercado central, mas uma vez escolhi o peito, claro...comi pacas estava farto, voltei ao parque Bolívar e sentei um pouco pra descansar, o parque é muito bem freqüentado por estudantes e casais apaixonados, os estudantes de Sucre usam ate gravatas em seus uniformes, descansei legal, bati umas fotos e fui pra praça central, então resolvi ir conhecer a recoleta...é uma ladeira e tanta no final da calle estudante, la no final vc tem uma visão panorâmica da cidade, tem a igreja e uma grande praça com os arcos da recoleta...ha e um pequeno museo também...na volta peguei um taxi pra ir conhecer o castilho de la glorieta e a puente Sucre taxista gente boa fui treinando meu espanhol com ele fui no castilho mas estava fechado então resolvi ir logo pra puente...uma ligação antiga entre o departamento de Chuquisaca e Potosi depois de andar muito resolvi voltar pro hostel...o dia passou rápido...mas cedo tinha ido na net e vi um recado do meu irmão, então depois de um banho fui dar um alo pra casa, falei com minha mãe e já estava com saudads, pensei que tivesse ligado no sábado, mas tinha ligado na sexta e já era segunda...me perdi nos dias...comprei uma pizza que as cholas assam na rua mesmo...tipo num forno com rodinhas... levei pro hostel comi e fui dormir.

11° dia 26 – acordei as 7:45, me arrumei assisti um pouco de TV e as 8:20 fui tomar café, precisava cambiar estava sem 1bob, a casa do turista fica ao lado do hostal, lá se pode cambiar mas somente as 10:30H, muito tarde, então fui tentar cambiar no centro la na região do mercado central, la tem vários quiosque que se pode cambiar, mas preferi cambiar em lugar mais seguro então fui no banco union que fica naquela região... saquei 100 doletas da minha Money belt pra cambiar, na saída passei pelo mercado pra dar um role vi uma barraquinha vendendo a prata de Potosi perguntei ao rapaz se poderia pagar em dólar, 1° ele pestanejou mas com um jeitinho brasileiro ele facilitou e ainda melhor calculando o dólar a 9,88 bob... em media o dólar custa 6,88ai comprei montão, continuando nas rua fui novamente na praça de la libertad la tinha um quiosque com informações turísticas, a mulher que me atendeu me deu varias dicas de turismo em Sucre mas como eu já sabia de quase todos, mas o que eu queria realmente saber era qual ônibus eu deveria pegar para o parque cretacico...ela me explicou todo o trajeto de ida e volta da linha e que eu poderia pegar ali na praça e depois desembarcar no hostal... então embarquei ali mesmo...era o bus numero 4....mas como estava cheio de compras e sem minha câmera voltei ate o hostal pra resolvaer isso...feito embarque na calle junin...o bus passa pelo mercado central e marcado campesino...pega a saida Sucre-Cochabamba...nesse pedaço tem varias mecânicas e auto-peças de carros o bus faz ponto final em frente a empresa de cimento Fancesa o parque cretacico fica atras, há a passagem custa apena 1,5bob, o parque é show só achei um pouco pequeno tem as esculturas feitas em tamanho real e caixas de som com o rugido de cada dinossauro a montanha Carl’ockor, acho que é assim que se escreve, fica atrás e tem um observatório onde vc visualiza as pegadas e onde foi tirado os fosseis...um bom passeio...na volta peguei o mesmo bus e desci na região do mercado pra almoçar...depois do almoço voltei pro hostal...descansei ate a noite...depois sai pra compra uma pizza daquela e refrigerante...comi bem dei um role pra conhecer a noite de Sucre e depois voltei pro hostal...fui durmir.

12° dia 27 – acordei as 7:30h, e como não tinha mais nada pra fazer em Sucre dei uma relaxada, o vôo estava marcado pra 16:50, quando deu 8:30 fui tomar café, depois do café voltei pro quarto pra arrumar as bolsas depois de tudo arrumado fui dar um ultimo role, pra matar o tempo, poderia ficar no hotel ate as 12:00h, falei com a recepcionista que meu vôo era 16:50 e ela me deixou ficar ate as 13h, então fui na casa do estrangeiro que fica ao lado do hostal Sucre, fiz umas comprinhas e fiz algumas perguntas...tinha um cara muito gente boa, alias aqui na Bolivia todos que conheci são gente muito boa...menos os caras marrentos do hostal La Casona de Potosi. Fui dar um role na praça...o tempo passa rápido e já era 11:30 voltei pro hostal, peguei minhas mochilas e fui pro aeroporto o taxi custa 30 pesos. Estava me despedindo de Sucre fiquei um tempão no aeroporto pois o vôo atrasou 1h, embarquei as 17:50 e cheguei em Santa Cruz as 18:20, peguei o bus que custa 6bob daí queria ficar em outro hotel que fosse mais barato que o Suiza e que fosse perto do centro então pensei em ficar no Amazonas, na calle Junin, o bus pega a avenida Canhoto e agora??? Ele não passa pela cale libertad. Há que altura da Canhoto eu devo descer, bem deixei o bus andar um pouco pois tinha uma noção do mapa de Santa Cruz e sabia que as ruas principais eram circulares como a Canhoto e pra falar a verdade a canhoto é a circular que circula todo o centro de Santa Cruz então em qualquer lugar que eu descer e atravessar a Canhoto pra esquerda estou indo pro centro...facil. Então depois de um tempo perguntei a um camarada onde era a avenida Roca e Coronado, por que sei que deveria descer ali perto... na verdade estava passando por ela...é uma avenida dupla...ele me disse pra descer ali...desci e atravessei a Canhoto...ja era noite em Santa Cruz...fui andando e com aquelas mochilas pesadas...depois de muito andar e perguntar cheguei na calle Junin e no hostal Amazonas e advinha!!!! Sem espaço!!! O bar Picollo...badalado de Santa Cruz fica quase em frente e também tem um Shopping perto...em frente tambemtinha outro o Copacabana...mas fiquei puto e resolvi ir pro Suiza mesmo...ele é mais bem localizado de acordo com o meu roteiro....peguei um taxi e fui pra lá por 15bob...cheguei la e o cara já queria que eu deixa-se pago...ué sem problema então pedi um recibo...dar mole pra esse cara...deu 105 dolares ate sábado, estava cansado, liguei pra casa e fui tomar um banho...do frio de Sucre pro calor de Santa Cruz...precisava de um banho...depois do banho fui comer um chuicito e depois voltei pra durmir.

13° dia 28 – acordei as 7:20, tomei um bom café e estava com as canelas coçando pra andar, então fui no zoo de Santa Cruz a pé basta andar no sentido contrario da calle Libertad a esquerda do hotel... a entrada custa 10bob e não precisar pagar pra bater fotos. Muito legal tem aquário e um lago grande la dentro...depois voltei era a umas 10:30 e tava dando uma fome passei num barzinho que vende uma tal de saltenas então resolvi experimentar...parece um pastel de forno de frango só que com um caldo muuuuito quente dentro...queimei minha língua e pra falar a verdade não gostei....1° que só da pra comer em um prato com talheres senão ele escorre...como não conhecia na primeira garfada meu prato ficou parecendo uma sopa e outra coisa a massa é meio doce...doce com salgado não combina pra min...depois de forra a barriga continuei meu caminho passei pela mesma rua que vim e pela biblioteca e o palácio da justiça...desci pela calle 24 de Setiembro em direção a praça central..bati algumas fotos da catedral...fio quando meu cartão de memória encheu eu não ia voltar no hotel pra pegar outro...estava afim de conhecer as cabanas del pirai...então peguei a calle Junin e fui ate o final, atravessei a avenida Canhoto e uma rua depois estava a Roca e Coronado (av. que leva as cabanas), meu mal foi querer ir a pé...andei muito mesmo...dei uma parada no parque urbano de santa cruz...e estava fazendo um calor...com um sol quente...ja era umas 13:30h estava sem fome mesmo continuei andando ate que chegeui lá e vi que ali tinha um ponto final de ônibus...a entrada das cabanas fica nas margens do rio pirai...tem uma pracinha com uns chafariz...mas as cabanas nada mais são do que quiosques feitos de palhas...aqueles que tem em frente as praias só que aqueles bem rústicos....que serve pratos de peixes e outro pratos tradicionais da região e comercio de artesanatos...coo fui ate ali não poderia deixar de me banhar nas águas do pirai...que estava quase seco...no inverno é assim mesmo...por causa da estiagem... a volta não foi a pé...peguei o busão que passa pela calle Loa uma das ruas que cruza a 24 de Setiembro...ja era umas 15h e estava com meus pés doendo...voltei pro hotel, tava cansado...tomei um banho por que estava cheio de poeira....ventava muito em Santa Cruz naquele dia...depois de um descanso...ja na noite fui dar uma role por aquela rua com vários bares ali entre a biblioteca e o palácio da justiça e vi um burgerking show...na fila vi uns caras falando em português e puxei assunto...descobri que eram brasileiros que estudam medicina ali na UDABOL ...troquei umas idéias com eles e depois votei pro hotel...fiquei assitindo um filme ate dormir.

14° dia 29 – praticamente era meu ultimo dia de féria na Bolivia então queria finalizar bonito, acordei umas 7:30, as 8:10 tomei um bom café, fazia muito calor em Santa Cruz naquele dia, as 8:30 sai pra conhecer o parque guembe ... andei novamente ate o zoo e peguei o taxi por lá...não sei por que...mas depois vi que é uma boa...lá os taxitas cobram mais barato...o parque fica depois da puente Urubo que corta o rio Piraí, depois da ponte virei a esquerda e foi facil chegar pois no caminho tem varias placas indicativas, o asfalto acaba e tem um pedaço de estrada de chão...mas logo logo cheguei no paraíso...é o parque mais bonito que já vi...paga-se 90 bob para entrar e vc pode ficar das 8h as 18h ou ficar hospedado lá...lá é tudo gramadinho e com caminhos de tijolinhos , muito verde, lagoas, plantas de todos os tipos lagos, muitas piscinas naturais, quiosques e restaurante, redes pra descanso, e sem falar que é tudo bem limpo e o mariposário, aviário e orquidário, com relógio solar e tudo...pra que gosta de guia pode pedir um mas como eu estava sozinho preferi ir sozinho, circulando pelo parque pela direita a primeira parada é o mariposário, depois o aviário e por fim o orquidário, nunca toquei na ararinha azul mas no aviário ate alimentos dei pra ela...ave mais bela que já vi...depois do role tava doido pra cair naquelas piscinas...foi o que fiz...naquele calor todo só uma piscina pra salvar... conheci um camarada gente boa também o limpador das piscinas...conversei com ele e ele disse que namora uma menina de Corumbá...e que as vezes não entende o que ela escreve pelo MSN...o jeito brasileiro de falar...vi um restaurante muito chique la dentro e perguntei a ele se a comida lá era cara...ele me disse que no restaurante é mas nos quiosque não...então fui almoçar no quiosque...batata frita, arroz e frango....depois do almoço deitei numa daquelas cadeiras de praia e tirei um cochilo...ali estava eu...que vida mais ou menos...rsrs...depois fui dar um passeio de quaique por umas das lagoas do parque...dei mais um mergulho nas piscinas...foi quando o tempo começou a nublar já era 15h sai da piscina e fui dar mais um role...entrei uma galeria onde amostras de pedras e animais que já foram encontradas ali no parque...muito maneiro ja era umas 16h resolvi voltar pro hotel, o taxi foi uma facada 50bob...mas valeu a pena...depois mais a noite fui dar meu ultimo role na praça principal de Santa Cruz...passei pelo picollo que por sinal estava bem agitado e tocando funk brasileiro...rsrs...só que aquele de 1999...tava cansado e fiquei olhando de longe...depois voltei pro hotel mais antes passei mais uma vez no burgerking pra lanchar...voltei pro hotel e fui durmir.

15° dia 30 – vem chegando o dia final da minha primeira viagem a Bolívia e minha primeira viagem fora do Brasil e fazendo um breve resumo...foi uma viagem show de bola...fiz tudo que queria fazer...não tive nenhum tipo de problemas graves...(tirando aquele dia que passei mal em potosi, mas lá não tem como não passar mal)...aprendi um pouquito de espanhol... nos vôos sem problemas de bagagem...conheci muita gente boa...gente que ate me ajudou como o ernestor...sou um abençoado de Deus pra onde vou e onde estou....obrigado meu senhor....ainda tinha 300bob no bolso...acordei as 8h...arrumei tudo...as 8:40 fui tomar café...então resolvi ir pra rua e fazer uma comprinha pra torrar esses bobs, comprei uns artesanatos, passei por algumas feirinhas...as 11h voltei pro hotel, peguei minhas mochilas, fiz o check-out e peguei um taxi ate viru-viru meu vôo estava marcado pra 14:30 e as 12:30 começou o check-in, depois desse check-in vc tem que pagar uma taxa de 35dolares...fui reclamar com o agente da Tam que quando comprei a passagem já estavam todas as taxas incuidas...ele me disse que aquela taxa era obrigatória e era a taxa cobrada pelo aeroporto junto com a migração...enfim...paguei e consegui embarcar as 17h com escala em Assunção e as 19:30 estava em São Paulo, tava com fome e fui lanchar no MCDonalds, as férias todas na maiorias da vezes só comendo porcaria...depois do lanche fui dormir no slaviero.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...