Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Especificamente na Bélgica, existem lugares que não aceitam cartão e outros que não aceitam espécie. Além disso, só para "ajudar", existem lugares que aceitam somente bancontact, o PIX belga (um cartão na verdade).

Postos de gasolina não aceitam dinheiro (normalmente nem atendente tem no posto, tudo automatizado). Bilhetes de transporte público, raros os lugares onde existem funcionários onde pode comprar com dinheiro vivo.

Então, prepare-se ;)

• Amei! 2
  • Membros
Postado
1 hora atrás, D FABIANO disse:

@anselmoportesEstive ano passado na Suíça e todos aceitam dinheiro. Esse ano andei a Grécia toda, voltei a poucos dias e só a Acrópole de Atenas é obrigatório o uso do cartão, pois o ingresso é comprado em máquinas. O @Rezzende falou de Granada. Já era assim em 2017,só cartão. Eu não sabia e não conheci pois ingressos esgotam com grande antecedência, não tem nada a ver com pandemia, sim com automação dos lugares e dispensa de funcionários. 

Então, mas uma coisa é ter apenas as vending machines que só aceitam cartão. Isso realmente é uma tendência mundial, para diminuir os gastos com funcionários. Já me deparei com isso em vários lugares.

Outra coisa é ter um guichê com uma pessoa e ela não aceitar receber em cash. 

• Amei! 3
  • Membros
Postado
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Especificamente na Bélgica, existem lugares que não aceitam cartão e outros que não aceitam espécie. Além disso, só para "ajudar", existem lugares que aceitam somente bancontact, o PIX belga (um cartão na verdade).

Postos de gasolina não aceitam dinheiro (normalmente nem atendente tem no posto, tudo automatizado). Bilhetes de transporte público, raros os lugares onde existem funcionários onde pode comprar com dinheiro vivo.

Então, prepare-se ;)

O problema com essa automatização é que tem máquina de tudo quanto é jeito: que aceitam cartão, dinheiro (notas) e moedas. Tem máquinas que só aceitam cartão. Outras só aceitam moedas. Deixa a gente maluco! 😵

• Amei! 1
  • Membros
Postado
6 horas atrás, nayaradorta disse:

em munique é assim? mais dinheiro que cartão?

Sim, os alemães em geral são ainda bem conservadores em questão ao dinheiro. A pandemia mudou um pouco, mas ainda é um país de usar dinheiro vivo. Eu sempre carrego comigo uns 30 euros na carteira para esse tipo de imprevisto.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
6 horas atrás, anselmoportes disse:

Outra coisa é ter um guichê com uma pessoa e ela não aceitar receber em cash. 

Os exemplos que eu citei de Sevilla e Córdoba eram assim. Bilheteria, com atendente pra te vender, mas pagamento só em cartão;

Agora, no mais, ao menos ali na Ibérica, não tive problemas com dinheiro, mas só levei a maioria em dinheiro pq já tinha desde 2019, afinal a viagem era pra ter sido em 2020. Mas as próximas viagens sem dúvida o cartão vai responder pela maioria do montante

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 13/10/2022 em 14:50, ElGabriJabuca disse:

:S

Olá, pessoal. Li os artigos "Não aceitam mais dinheiro em espécie na Europa? Como foi minha experiência e que opções usei na viagem" (https://www.melhoresdestinos.com.br/dificuldade-usar-euro-dolar.html) . e "Turistas relatam dificuldade para usar dinheiro em papel-moeda" (https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/turistas-dificuldade-usar-dinheiro-em-viagens/".  

Dúvidas:

1) Vocês tiveram dificuldades em usar dinheiro em espécie em viagens recentes pra Europa como as relatadas nas matérias? 

2) No finzinho do segundo artigo, aconselha-se, sim, a levar algum dinheiro em espécie para determinadas situações. Ficarei 8 dias na Europa em março (Itália / Portugal). Qual seria a quantia ideal para levar em dinheiro vivo? 

3) Cartão por aproximação! No segundo artigo, o do Estadão, turistas relataram que estavam tendo dificuldade com cartão daqueles de inserir na maquininha e digitar a senha. E vocês, também tem tido dificuldade? Meu cartão é desse antigo, tudo faz crer que vou ter que solicitar o de aproximação...

Voltei do Chile no final de agosto e alguns lugares em Santiago só aceitavam cartão, parece que é mesmo uma tendência que veio para ficar, por inúmeras razões.

Recomendo vc providenciar, se ainda não tiver, um daqueles cartões de conta internacional multimoedas, tipo wise, nomad, etc. Vc consegue taxas de câmbio melhores que para trocar em casa de câmbio normal, e consegue controlar os gastos com mais facilidade. Sem falar na segurança, por não precisar andar desde o início da viagem com um monte de dinheiro em notas.

• Amei! 2
  • Membros
Postado (editado)

@FernandoBSSantiago também é coisa antiga. Por exemplo, uma vez fui passar o fim de ano em Viña.Ao chegar ao hotel,em frente ao Terminal Alameda de onde sairia cedo para Viña no dia 31.12 foi dito que só recebiam cartões. Aqui, como em Granada que citei acima, havia pessoas, mas só aceitavam cartões pela segurança, já que estamos falando de um lugar tão perigoso como a zona Norte do Rio,só não tem armas. Bem diferente de Atenas, aonde o que acontece é que apenas máquinas vendem a entrada.Pagar IOF?Muito obrigado. 

Editado por D FABIANO
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...