Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

:S

Olá, pessoal. Li os artigos "Não aceitam mais dinheiro em espécie na Europa? Como foi minha experiência e que opções usei na viagem" (https://www.melhoresdestinos.com.br/dificuldade-usar-euro-dolar.html) . e "Turistas relatam dificuldade para usar dinheiro em papel-moeda" (https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/turistas-dificuldade-usar-dinheiro-em-viagens/".  

Dúvidas:

1) Vocês tiveram dificuldades em usar dinheiro em espécie em viagens recentes pra Europa como as relatadas nas matérias? 

2) No finzinho do segundo artigo, aconselha-se, sim, a levar algum dinheiro em espécie para determinadas situações. Ficarei 8 dias na Europa em março (Itália / Portugal). Qual seria a quantia ideal para levar em dinheiro vivo? 

3) Cartão por aproximação! No segundo artigo, o do Estadão, turistas relataram que estavam tendo dificuldade com cartão daqueles de inserir na maquininha e digitar a senha. E vocês, também tem tido dificuldade? Meu cartão é desse antigo, tudo faz crer que vou ter que solicitar o de aproximação...

• Membros
Postado

Cada país tem sua cultura em relação ao dinheiro vivo. Na Alemanha, por ex, muitos lugares não aceitam cartão, é bem comum ver pessoas pagando até mercado em dinheiro.

Na União Européia, em tese, uma loja/restaurante é obrigatório aceitar euro em espécie.

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

Estive mês passado em Portugal e Espanha. Usei a maior parte em dinheiro em espécie e um pouco só em cartão. Quando pagava em cartão eles já iam direto com a parte da aproximação da maquininha pro meu lado. Quando eu dizia que o meu era de inserir eles só olhavam pra minha cara tipo quem tava achando que eu vim das cavernas ::lol4:: mas dava certo normal. Apenas na Espanha que nas bilheterias do Real Alcázar de Sevilha e no Alcazar dos Reyes Cristianos em Córdoba que tinha um aviso que não aceitavam pagamento em dinheiro, somente cartão.

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

No Reino Unido (agora em setembro) - Escócia, País de Gales e Inglaterra (acredito que várias pessoas vão ler este tópico, então legal falar de vários países) alguns lugares não aceitavam dinheiro em espécie, principalmente em feirinhas de comida de rua, estacionamentos e algumas atrações que vc só consegue comprar tickets em máquinas.

No Chile em abril passei pela mesma situação. Na época eu não tinha cartão multimoeda e passei o que foi preciso no meu cartão de crédito, naquelas taxas horrendas. Na trip do UK eu providenciei e foi tudo certo.

Pro UK eu levei apenas um terço do meu orçamento "in cash", e pq já tinha comprado a moeda em 2019-20... se fosse agora levaria ainda menos, e explico: vc vai ter lugares que não aceita cartão e lugares que não aceita dinheiro, por isso tem que ter os dois sim, mas acho o cartão mais vantajoso pq é mais seguro, as cotações são melhores do que papel moeda, e no fim da viagem se sobrar vc converte de volta pra real ou a moeda do próximo destino sem perder tanto dinheiro.

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Minha última trip na Europa foi Suécia e Noruega,  MUITOS lugares não aceitavam dinheiro e tivemos problemas por conta disso

• Amei! 3
  • Membros
Postado
16 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Cada país tem sua cultura em relação ao dinheiro vivo. Na Alemanha, por ex, muitos lugares não aceitam cartão, é bem comum ver pessoas pagando até mercado em dinheiro.

Na União Européia, em tese, uma loja/restaurante é obrigatório aceitar euro em espécie.

em munique é assim? mais dinheiro que cartão?

• Amei! 1
  • Membros
Postado
16 horas atrás, ElGabriJabuca disse:

:S

Olá, pessoal. Li os artigos "Não aceitam mais dinheiro em espécie na Europa? Como foi minha experiência e que opções usei na viagem" (https://www.melhoresdestinos.com.br/dificuldade-usar-euro-dolar.html) . e "Turistas relatam dificuldade para usar dinheiro em papel-moeda" (https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/turistas-dificuldade-usar-dinheiro-em-viagens/".  

Dúvidas:

1) Vocês tiveram dificuldades em usar dinheiro em espécie em viagens recentes pra Europa como as relatadas nas matérias? 

2) No finzinho do segundo artigo, aconselha-se, sim, a levar algum dinheiro em espécie para determinadas situações. Ficarei 8 dias na Europa em março (Itália / Portugal). Qual seria a quantia ideal para levar em dinheiro vivo? 

3) Cartão por aproximação! No segundo artigo, o do Estadão, turistas relataram que estavam tendo dificuldade com cartão daqueles de inserir na maquininha e digitar a senha. E vocês, também tem tido dificuldade? Meu cartão é desse antigo, tudo faz crer que vou ter que solicitar o de aproximação...

estive em londres e tive problemas com isso mesmo! muitos lugares eles falavam "sommos cashless"  e ainda bem que tinha levado meu cartão normal de standby, mas IOF nas alturas. Vale a pena sempre ter uma quantia em espécie pois nunca se sabe, mas levar em cartão tem sido prioritário na europa

• Amei! 2
  • Membros
Postado
9 horas atrás, Juliana Champi disse:

No Reino Unido (agora em setembro) - Escócia, País de Gales e Inglaterra (acredito que várias pessoas vão ler este tópico, então legal falar de vários países) alguns lugares não aceitavam dinheiro em espécie, principalmente em feirinhas de comida de rua, estacionamentos e algumas atrações que vc só consegue comprar tickets em máquinas.

No Chile em abril passei pela mesma situação. Na época eu não tinha cartão multimoeda e passei o que foi preciso no meu cartão de crédito, naquelas taxas horrendas. Na trip do UK eu providenciei e foi tudo certo.

Pro UK eu levei apenas um terço do meu orçamento "in cash", e pq já tinha comprado a moeda em 2019-20... se fosse agora levaria ainda menos, e explico: vc vai ter lugares que não aceita cartão e lugares que não aceita dinheiro, por isso tem que ter os dois sim, mas acho o cartão mais vantajoso pq é mais seguro, as cotações são melhores do que papel moeda, e no fim da viagem se sobrar vc converte de volta pra real ou a moeda do próximo destino sem perder tanto dinheiro.

Olha, essa pandemia mudou muita coisa mesmo. Estive na Europa em 2018 e não lembro de ter visto 1 lugar sequer que não aceitava dinheiro.

Bom saber disso pra gente já ir preparado na próxima viagem.

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado
1 hora atrás, anselmoportes disse:

Olha, essa pandemia mudou muita coisa mesmo. Estive na Europa em 2018 e não lembro de ter visto 1 lugar sequer que não aceitava dinheiro.

Bom saber disso pra gente já ir preparado na próxima viagem.

Foi isso que me falaram no sul do Chile quando já tava entrando em desespero por ter que pagar todos os restaurantes maiores no cartão... que com a pandemia eles evitaram ao máximo o contato e manipulação do dinheiro, e que a moda pegou, rs!

• Amei! 1
  • Membros
Postado

@anselmoportesEstive ano passado na Suíça e todos aceitam dinheiro. Esse ano andei a Grécia toda, voltei a poucos dias e só a Acrópole de Atenas é obrigatório o uso do cartão, pois o ingresso é comprado em máquinas. O @Rezzende falou de Granada. Já era assim em 2017,só cartão. Eu não sabia e não conheci pois ingressos esgotam com grande antecedência, não tem nada a ver com pandemia, sim com automação dos lugares e dispensa de funcionários. 

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...