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Dia 15, quinta – Braga e Guimarães

Comecei o dia com o café da manhã incluído do hostel. Esse foi o único hostel da viagem que tinha café incluso na diária. Paguei €21 na diária, bem mais barato que o hostel de Lisboa que era €33 e não tinha café. E tanto no Porto como Lisboa (país todo eu acho) tem uma taxa de turismo do governo de Portugal que custa €2 por dia e é pago a parte, por fora da diária. Eu curti bastante esse hostel, só achei um pouco distante da área das baladas noturnas, mas nada que uma caminhada resolva e achei bem tranquilo andar na rua de madrugada tanto em Portugal como na Espanha.

Tirei o primeiro dia no Porto pra já fazer o bate-volta pra Braga que assim já deixaria o resto do tempo livre pra curtir o Porto sossegado. O meu interesse por Braga se dá pelo fato que eu vivo em Conselheiro Lafaiete, cidade vizinha a Congonhas (MG) onde tem o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos com seus profetas do Aleijadinho conhecidos nacionalmente. E esse santuário de Congonhas foi inspirado no Santuário de Braga pois a pessoa que o idealizou aqui em Congonhas era um imigrante português da região de Braga que veio aqui pra Minas trabalhar na mineração, ficou doente provavelmente por causa do pó de minério e prometeu construir uma igreja no alto do morro inspirado no Santuário de Braga se fosse curado. E assim foi feito. Quem já foi em Congonhas vai ver pelas fotos, principalmente das escadarias, a semelhança entre as igrejas.

Fui até a Estação de São Bento no Porto, que além de estação é um ponto turístico concorridíssimo com sua enorme parede de azulejos e comprei a passagem pra Braga que custa €3,25 mais €0,50 do cartão dos comboios. No Porto as estações não tem catracas e sim validadores onde você tem que validar seu cartão. Dizem que se não validar e o fiscal te pegar você paga multa. No trecho até Braga o fiscal passou por mim 2 vezes pra conferir o cartão. Peguei o trem às 10h e cheguei em Braga 11:20.

De fora da Estação de Braga tem um ponto de ônibus pra pegar a linha 2 ao Bom Jesus. Tem ônibus mais ou menos a cada meia hora e eu esperei pouco mais de 10 minutos. A passagem é €1,55 e paga direto ao motorista. O ponto final da linha é no começo da escadaria onde também tem um funicular do século XIX que é um dos únicos no mundo que funciona com contrapeso de água.

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Só olhei o funicular, vi o preço dele mas já esqueci pois estava decidido que ia subir pelas escadas mesmo. Só 581 degraus, de boa…😎

Enquanto você vai subindo você vai vendo as capelinhas com os passos da paixão de Cristo. Iguaizinhas as de Congonhas xD

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Congonhas tem capelinhas idênticas, com as mesmas figuras dentro, só um pouco mais barrocas.

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Também tem várias fontes pelo caminho, mas a água não é potável, e muitas árvores, sombreada, uma subida bem agradável. No último lance de escadas estão estátuas de figuras bíblicas como Moisés, David e outros. Em Congonhas são profetas.

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Chegando lá em cima, à direita da igreja, tem um hotel...em Congonhas também xD A grande diferença é a arborização e jardinagem que não tem em Congonhas (que é uma cidade mineradora empoeirada e amarelada) fazendo com que o conjunto todo de Braga seja mais agradável que o de Congonhas. Mas até a visão da cidade lá de cima, com algumas serras ao redor, fazem lembrar Congonhas também.

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 Desci as mesmas escadarias e peguei o ônibus lá embaixo voltando pro centro 14h. Dei uma volta pela parte histórica da cidade, a região da Catedral da Sé de Braga, com mais de mil anos de história, as ruas lotadas de alemães que invadiram a cidade pra um jogo do Union Berlin contra o Braga FC que seria naquela noite. Eu achei Braga uma cidade muito boa, acho que se eu fosse morar em Portugal eu escolheria Braga. Moro numa cidade média do interior e me identifiquei com Braga. Sem explicações, só curti mesmo, o santo bateu 😁

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Sé de Braga

Fui pra rodoviária de Braga já que ainda daria tempo de ir pra Guimarães. Tinha um ônibus da Rede Expressos às 16h e a passagem custava 6 euros. Leva pouco mais de meia hora. Em Guimarães já fui direto ao castelo e você compra o ingresso na bilheteria da Casa dos Duques e comprei o ingresso que é uma entrada conjunta pra Casa dos Duques e o Castelo por 6 euros. Já era 16:45 e me alertaram que fechava às 17:30, mas foi tempo suficiente.

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Na Casa dos Duques. Detalhe pro tapetão na parede. Vi vários tapetes enormes assim nas paredes de museus, tanto em Portugal como na Espanha

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Primeira vez num castelo milenar ::otemo::

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Depois fui pro centrinho de Guimarães passando por ruazinhas estreitas com aquelas varandinhas floridas, uma cidade bem gostosa de passear

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Descobri lá que tem um teleférico que leva até uma igreja no alto de um morro. Eu, como o maníaco dos morros e louco por mirantes, acho que seria uma boa ir, mas o dia já estava perto do fim e nem sei o preço do teleférico. Quem for, ou já foi, pode contar mais detalhes…E Guimarães é cheia de história, berço de Portugal

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Por fim, fui a pé mesmo pra estação de Guimarães onde peguei o trem pro Porto às 18:15 por €3,25. Como já tinha o cartão dos comboios é só ir na bilheteria e carregar esse valor nele.

Cheguei de volta no Porto, na estação de São Bento, por volta de 19:30, passei numa lanchonete pra comer a famosa francesinha do Porto, que é bem grande, custa €8, suficiente pra uma refeição e fechei o dia tomando uma cerveja Nortada no hostel mesmo. A menina que trabalha no bar do hostel é brasileira e muito gente boa. O cara da recepção um argentino muito animado. Tava curtindo mais o staff do hostel que os hóspedes mesmo, alguns grupinhos de moleques nórdicos fechados entre si, outros aparentemente viajantes solitários concentrados em seus notebooks...o staff salvava :grin:

 

Dia 16, sexta – Porto

A ideia era perambular pelo Porto. Tinha uma amizade virtual com a @amandafanova que pode ser conhecida por alguns mochileiros ae por TripsAmanda. A gente se segue há mais de 5 anos e ela agora tá morando perto do Porto. Uns dias antes tinha falado com ela que eu estaria no Porto e ela se prontificou a sair comigo um dia e marcamos que seria nessa sexta de manhã, quando ela teria disponibilidade. Aproveitando o grande conhecimento dela de vinhos, fomos no Cais de Gaia onde as famosas caves ficam lado a lado ao longo da rua. Escolhemos ir na Ramos Pinto que custa €15 com visita ao museu, caves e degustação de 3 vinhos. Pegamos das 11h da manhã, pode parecer um pouco cedo pra começar os trabalhos alcoólicos, mas quem tá de férias não se importa com isso. O que eu mais gostei foi do vinho branco (e eu não gosto de vinho branco) mas o de lá era de um tom amarelado e de um sabor que eu nunca tinha provado.

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Branco, Rubi e Tawny

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Top companhia dessa manhã! Valeu demais Amanda!

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Depois subi pro Mosteiro Serra do Pilar que tem a melhor vista do Porto e do Douro.

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Esse lugar tem a vista mais top da cidade, dá pra ficar um tempão olhando o vaivém das pessoas na ponte, os barcos no Douro, o casario do Porto. É muito muito bom curtir um tempo ali.

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E olha que dia lindo! Solzão e céu azul no Porto, uma sorte e um presente!

Novamente sozinho, atravessei a Ponte Dom Luis I que pode parecer uma ponte de pedestres mas passa o metrô de superfície com frequência, é até engraçado quando ele vem apitando pro povo sair da frente ::hãã2::

Fui em direção a Catedral da Sé, só olhei por fora, quem quiser entrar pro museu paga €3.

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Subi umas ruelas até a Igreja de Santo Ildefonso que é cheia de azulejos por fora, quem quiser entrar paga €1.

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Ao lado dela começa a famosa Rua Santa Catarina, a mais comercial do Porto. Nela tem alguns pontos famosos como o Café Majestic, onde você pode se sentir majestic tomando café por €5 e pagando numa xícara o valor do pacote de pó ::tchann::; algumas lojas de grife, a Capela das Almas que é toda azulejada por fora e mais pro final dela umas lanchonetes com preços mais amigáveis…

Fiz um pitstop no hostel, já que estava ali por perto, e mais tarde fiz outro roteiro, descendo de novo pra região da Estação de São Bento e pegando a Rua das Flores, que é uma rua comercial assim como a Santa Catarina só que com arquitetura mais antiga, com aqueles casarões clássicos que a gente imagina quando pensa no Porto.

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No final dela subi a direita, entrei numa escadaria e fui parar no Miradouro da Vitória que dizem ser ótimo pro por do sol mas que naquele momento não me empolgou muito e achei que não é tão grande coisa. Subi até a Torre dos Clérigos mas só olhei por fora e deixei pra entrar no outro dia e desci pra Ribeira passando pela praça onde tem o Palácio da Bolsa que quem quiser entrar paga €10 e a Igreja de São Francisco.

Cheguei na Ribeira umas 17:30, parei num dos vários barzinhos pra tomar um drink e resolvi pedir uma sangria. Tinha lido que a sangria é uma bebida pra turista e não tinha intenção de tomar pois ela normalmente é feita com o vinho mais ruim, mas a Amanda tinha me dito que no Porto poderia tomar uma sangria pois até o vinho do Porto mais ruim ainda é muito bom. Então segui a dica e pedi uma sangria. Depois na Espanha só tomei tinto de verano, que é um vinho um pouco melhor com soda. E é muito bom!

De lá eu já via o maior galerão juntando lá no alto do outro lado perto do Mosteiro da Serra do Pilar. Atravessei a Ponte Dom Luis, dessa vez pela parte de baixo e subi o morro do outro lado até o Jardim do Morro, que fica em frente ao Mosteiro e com uma vista f#d@ do Douro e do pôr do sol. A galera junta lá com força, os artistas amadores vão pra lá fazer um som em busca de uns trocados, na hora que eu cheguei tinha um grupo de samba tocando lá. Depois deixaram o som rolando até o pôr do sol, tem umas tendinhas que vendem cerveja, tem a galera que vai fazer piquenique, tem uma vibe supergostosa, vou deixar até um videozinho pra sentirem a sintonia do rolê.

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Não tinha nenhuma festa não, é só a galera aleatória juntando pro sunset...

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Foi o primeiro por do sol da viagem já que em Lisboa o tempo tava meio nebuloso. E foi lindo! E foi incrível. Que momento! Só me resta recomendar fortemente que vc vá curtir o por do sol no Jardim do Morro, em frente o Mosteiro da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia. Defina por si mesmo! Vá e sinta!

Voltei pro hostel, tomei uma cerveja no bar com a brasileira que trabalha lá, a galera do hostel tava meio down de novo mas eu tava muito a fim de curtir a noite do Porto, afinal sextou né ::hahaha::

A área das baladas fica concentrada perto da Torre dos Clérigos na rua da Galeria de Paris e na rua de baixo, Rua Cândido dos Reis, onde tem um monte de discotecas e bares um do lado do outro. Cheguei lá cedo e fiquei matando o tempo com umas cervejinhas num bar qualquer. Depois da meia-noite que o negócio começa a ficar bom e as discotecas lotam, e o melhor, não paga pra entrar, só o que consumir lá dentro mesmo 👍

 

Dia 17, sábado – Porto

Dia de terminar o que faltava pra ver no Porto. Passei no Mercado Temporário do Bolhão (já que o tradicional está fechado pra reforma) que não é nada demais, é um shopping e tem uma Decatlhon.

Fui pra Av. Aliados onde tem o letreiro da cidade e a prefeitura, andei pelas ruas das baladas que de dia estava desértica, passei de fora da Livraria Lello com uma fila enorme pra entrar e cheguei na praça onde tem as igrejas do Carmo e Carmelitas (uma é grátis e a outra paga 1,50), tem uma feirinha pra comprar bugigangas em frente e essa achei com preços bons e coisas mais interessantes. Nessa feirinha comprei algumas coisas e fui pra praça onde tem a Universidade do Porto e em frente a Torre dos Clérigos. Comprei a entrada na torre 12:50 mas pra entrar só 14h, parece ter uma limitação, então fui ao Jardim das Virtudes que dizem ser bonito pro por do sol mas o Jardim do Morro em Gaia me parece ser infinitamente melhor. Nessas redondezas tem a igreja de São José das Taipas que é grátis e tem uma forma muito bacana de visita com acervo autoexplicativo. Chegando perto das 14h, já com o ingresso, subi pra visita na Torre dos Clérigos que custa €6. A Torre dos Clérigos foi construída no início do século XVIII, parece ser a construção mais alta da área central da cidade e tem uma vista panorâmica bonita.

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Cidade fotogênica essa tal de Porto...

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Panorâmica do alto da Torre dos Clérigos

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E essas universitárias de capa preta...clássico demais

Desci em direção a Rua das Flores, parei pra almoçar no final dela onde vi um menu do dia por €9 e depois fui pra Ribeira tomar uma cerveja numa tarde de sábado de sol e calor naqueles bares na beira do Douro assistindo a música ao vivo dos artistas de rua.

Subi pelas escadas para a Muralha da Fernandina pra dar uma olhada, quem quiser pode subir de funicular mas nem olhei o preço

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Muralha Fernandina do Porto, ao lado da ponte

Pra fechar atravessei a ponte até o Mosteiro da Serra do Pilar, o pessoal já começava a se organizar pra mais um evento de sunset mas como eu tinha ônibus pra Madrid às 22h e o pôr do sol ia ser quase 20h, não pude esperar. Só curti mais um pouco a vibe daquele lugar que foi, sem dúvida, o que eu mais gostei no Porto.

Voltei pro hostel, tomei um banho, peguei minhas coisas, tomei uma cerveja de saideira com a brasileira do bar e desci pra estação do Bolhão pra pegar o metrô pra estação Campanhã de onde ia sair o ônibus da Flixbus às 22:10 pra Madrid. Essa passagem eu tinha comprado pela internet com mais de 1 mês de antecedência e paguei barato, apenas €20, acho que foi um ótimo negócio. Esse terminal de Campanhã é enorme e confuso porque junta trem, ônibus e metrô num lugar só. É tão grande que quando cheguei lá não sabia pra onde ir. Perguntei uma mulher como chegar na parte de saída dos ônibus e ela me disse que eu tinha que pegar um táxi!:roll: Inconformado, já que é um terminal integrado, continuei perguntando e um cara me indicou o caminho. Andei pra caramba, me perdi umas 3 vezes, mas como tava cedo e com tempo deu tudo certo...

E 22h embarcava pra Madrid depois de uma semana em Portugal, país que me surpreendeu e que tá na lista dos países mais tops que eu conheço, até o momento ocupando o primeiro lugar…::love::

Editado por Rezzende
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Em 08/10/2022 em 17:53, Rezzende disse:

Já passava um pouco das 18h, o sol até ameaçou aparecer e a cerração deixou ao menos por uns minutos eu ver as muralhas do Castelo dos Mouros lá em cima, mas logo tudo ficou tapado de novo. Por volta de 19h resolvi encerrar meu rolê por Sintra, que foi bom pela Quinta da Regaleira mas no geral foi zuado pelo péssimo tempo num lugar que era muito esperado por mim pelas vistas bonitas que esperava encontrar no alto do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena.

Ah, agora que vi que vc tá escrevendo aqui! 

Que pena ter pego esse tempo ruim em Sintra... eu peguei somente um frio congelante quando fui, rs! E ah, eu achei o palácio da pena bem legal por dentro, mas talvez por estar começando nessa vida de palácios, rs, hj não entro mais em muitos tb!

Acompanhando aqui! :D

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@RezzendeAgora vi uma diferença. Das vezes que estive em Portugal, não existia validador nos trens,sim um cara que ficava conferindo os bilhetes carro por carro.Não existe mais? Esses validadores vim conhecer ano passado em Interlaken.Castelos tem em todo Portugal, eu gostei mais do de Leiria,esse está totalmente preservada. 

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Dia 18, domingo – Madrid

Viagem de ônibus noturna, tranquila como todas as outras viagens de ônibus que fiz nessa trip, as estradas são uns tapetes, o busão nem balança. Foram 8h de Porto a Madrid, cheguei 7h com fuso horário +1 e ainda escuro. Madrid amanhecia às 8h da manhã e anoitecia 20h, tarde demais pro meu gosto…:/

Cheguei na rodoviária de Mendez Álvaro que é integrada com metrô e Cercanias da Renfe. Comprei o ticket do metrô na maquininha, já tinha lido sobre o Metrobus 10 Viajes e foi esse que escolhi. Paguei €8,50 + €2,50 da Tarjeta Multi (o cartãozinho, mais um pra mim que adoro colecionar esses cartões de transporte pelo mundo:D) num total de 11 euros. De cara já paguei um mico tentando passar na catraca e o cartão não funcionava, achei que tinha comprado errado e o segurança me disse que ali era a entrada da Renfe e o metrô era do outro lado::putz:: tudo ok, cheguei no hostel, deixei minhas coisas e me deixaram tomar café. Só a maquina de café do hostel é de graça (podia ser café puro, capuccino, café com leite, o que tivesse disponível na máquina), se for comer o buffet é 6 euros. Eu tinha o resto de um salgado enorme que eu comprei numa padaria do Porto pra trazer na viagem, então terminei de comer a terceira parcela do salgado com o café do hostel.

Fiquei no OK Hostel, perto do metrô La Latina e na entrada da Feira do Rastro, que parece a Feira Hippie de BH ou a San Telmo de Buenos Aires, pra gente comprar quinquilharia, e acontece todos os domingos. E era domingo! Fui dar um rolê na feira, que é comprida mas não demais, comprei umas bugigangas e depois peguei o metrô (já que ainda tinha 9 passagens) desci na Estación del Arte e esperei a hora grátis do Reina Sofia que começava 12:30. A entrada grátis dos museus são as 2 últimas horas de funcionamento do dia e como no domingo o Reina Sofia fecha mais cedo, às 14:30 e o Museu do Prado fecha 19h, dá pra pegar a entrada grátis dos dois!! Como cheguei com certa antecedência, logo já fui puxando a fila de espera da entrada grátis, que depois ficou beeeeem comprida. Quem já tinha reservado a gratuidade pelo site entrava por outra porta. Como fui o segundo da fila, 12:30 entrei no museu. Todo mundo na sala do Guernica! Concorridíssima. O carro-chefe do museu, tem até placas indicando pra onde vc vai pra ver o Guernica. O resto tava tranquilo, mostras sobre ditaduras, coisas que já vimos em outros museus sul-americanos. 13:15 saí, ainda tinha bastante gente pra entrar mas a fila tava fluindo.

Bem perto tem o grande Parque do Retiro onde a galera adora ir num domingo de sol. Dei uma volta lá, comi um bocadillo de jamón (bem espanhol:P) num dos quiosques lá dentro, sentei na grama debaixo da sombra das árvores e fiquei ali curtindo o movimento dos madrileños no parque. Dentro do parque tem o Palácio de Cristal, que dava só pra ver por fora e o Palácio de Velazquez que é uma “filial” do Reina Sofia e pode entrar grátis e vários outros monumentos pelo parque, estátuas, chafarizes, um lago com pedalinho, quiosques, sorveterias e no domingo ele fica bem mais “vivo”.

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Depois segui para o Museu do Prado passando pela porta de Alcalá, que estava em reforma e então colocaram um revestimento nela, não sei de quê, tipo uma lona, só que toda pintada como se fosse o monumento real, até com a paisagem de fundo, na foto dá pra enganar bem.

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Uma curta avenida em frente e se chega no Palácio de Cibeles e na fonte de Cibeles, um ícone da cidade.

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Caminhei pelo Passeo del Prado, vi uma banca vendendo horchata e logo já lembrei da mexicana que é feita de arroz e uma das bebidas que mais apreciei no México (suco de arroz é bom?? Sim! No México eu adorei!) mas o vendedor me disse que a de Madrid é feita com chufa, troço que até agora não sei bem o que é, se é parente do inhame ou sei lá o quê...enfim, valeu pela experiência de dizer que eu tomei isso...não achei bom, nem ruim... aguardo mais comentários sobre a horchata de chufa...😶

Cheguei no museu pra pegar a entrada grátis que começava às 17h e já tinha uma fila bem comprida que fluiu rápido assim que deu 17h. O museu del Prado é outra pegada, quadros muito grandes, pinturas bem realistas, tinha um quadro onde os olhos do cavalo pareciam de verdade de tão brilhantes e davam a sensação de que ele estava de verdade te olhando. Se você for durante um dia de semana que não dá pra pegar a entrada grátis dos dois já que fecham quase no mesmo horário e as horas grátis coincidem, então melhor pagar a entrada do Prado que é €15 e ir na hora grátis do Reina Sofia. Achei melhor o Prado, mais interessante, mais bacana, domingo dá pra fazer os 2 de graça, mas se você não conseguir, priorize o Prado.

E ali perto no Passeo del Prado, peguei um ônibus elétrico grátis que é a linha 001 que vai até Moncloa passando pela Gran Via e Plaza de España. Você só precisa validar a Tarjeta Multi nele mas não vai descontar nenhuma viagem. Desci na Plaza de España que é perto do Templo de Debod onde a galera se reúne pra ver o por do sol. E eu sou o tarado do por do sol… Tinha os artistas de rua fazendo um som, a galera sentada nos gramados, uma pegada tipo do Porto mas não tinha a ponte, nem o rio, nem uma vista da cidade do outro lado, só uma visão longínqua de umas montanhas onde o sol já estava caindo. Mas curti muito embora não comparasse ao do Porto.

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 Voltei de metrô pro hostel, fiz o checkin, tomei um banho, organizei algumas coisas, aquele ritual clássico de quando você chega num hostel novo e saí pra comer alguma coisa. Perto do hostel tem a famosa Cerveceria 100 Montaditos, onde dá pra comer uns petiscos e tomar uma cerveja pagando menos de 5 euros. Dei uma volta pelo bairro, La Latina é famosa pelos bares e vida boêmia, era domingo à noite mas não tava tão bombante. Voltei pro hostel e o pessoal tava organizando pra sair pro pubcrawl. Era 15 euros e eu fui também. 3 bares e terminou na discoteca Moondance, bebida é pouca, só te dão um shot na chegada ao bar, voltei pro hostel 5h da manhã e só achei que valeu a pena pela interação com a galera do hostel, já que onde eu fiquei em Portugal a turma era desanimada e na Espanha dei sorte com os viajantes em todos hostels que fiquei.

 

Dia 19, segunda – Madrid

Encostei na cama pós balada e logo já saí pra explorar a cidade. Dormir eu durmo em casa, em reais, em euro tá dando não...😝

Tinha feito, desde aqui no Brasil, uma reserva de um free walking tour da Civitatis que tinha aparecido pra mim numa dessas propagandas do Trip Advisor. Só uma reserva mesmo, sem compromisso, só pra ter uma luz de onde eu deveria ir, então fui pro ponto de encontro que era perto da Puerta del Sol às 10h.

A praça tava toda em obras, então era tapume e ferragem pra todo lado, nem tem foto direito de lá. Achei a guia pela sombrinha da Civitatis e o grupo era grande, tinha quase 30 pessoas. O bom do free walking são os detalhes que a guia vai te mostrando, que seguramente você não veria andando aleatório, como a história da antiga Posada del Peine, os inúmeros edifícios que foram reconstruídos pois no passado haviam muitos incêndios na cidade e otras cositas más. O percurso foi pela Calle Postas, Calle Sal, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Plaza de la Villa e Calle del Factor até onde tem um mirante muito bonito pra ver a catedral de um ponto que se não fosse pelo free walking eu jamais veria. No fim dei só 3 euros porque era as moedas que eu tinha. O povo tava dando 10. Vergonha da minha mão de vaca :-P

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De novo andando sozinho entrei na Catedral. O Palácio Real em frente só abriria pra visitação depois das 16h e decidi cortar. Voltei pro centro histórico, passei no Mercado de San Miguel só pra ver já que no free walking nem entramos, mas é um lugar só pra olhar mesmo, comida é bem mais cara que nos outros lugares próximos. Voltei pra Plaza Mayor, o movimento de pessoas já era bem maior no início da tarde. Numa das travessinhas na lateral da praça, Calle Botoneras, tem um bar bem famoso chamado La Campana cuja especialidade são os bocadillos de calamares (pão com anéis de lula) e famoso como é, vive lotado. Então o ideal é entrar na porta ao lado onde o pessoal compra pra levar e pedir um pra viagem. A viagem em questão foi só até a beira dos postes no meio da Plaza Mayor onde sentei e comi. É grande, tem bastante recheio, custa €3,50, achei o gosto um pouco salgado e nem sou fã de anéis de lula mas não tinha como não provar essa iguaria madrileña. De barriga cheia, sim o bocadillo enche a pança, fui andando pelas ruelas próximas, passei de fora dos também famosos churros da chocolateria San Ginés com uma grande fila pra entrar e logo mais a frente a praça onde está o monastério Descalzas Reales. Segui andando e caí numa rua de pedestres cheia de lojas e muita gente que me levou até a Plaza del Callao, onde tem a estação do Metro Callao, vários telões nos prédios estilo Times Square e pra quem é fã de La Casa de Papel, é onde rolou aquela icônica cena do dirigível lançando as notas de euro sobre as pessoas na praça no começo da terceira temporada.

 

Nessa praça também tem uma loja do El Corte Inglês, onde no último andar tem uma vista bacana do famoso letreiro do Schweppes.

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Mais uma para os fãs de La Casa de Papel

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Toda vez que eu via um carro da polícia passando com a sirene ligada eu achava que tava rolando um atraco ao Banco de España ::lol4::

Fim da tarde e não tinha mais muito o que ver em Madrid. Prova que pra quem anda muito como eu, 2 dias são super suficientes pra conhecer o básico. Voltei ao Templo de Debod pra acompanhar mais um por do sol. Dessa vez tinha um pouco mais de nuvens então nem esperei dar 20h. Ao lado do Templo de Debod tem uma praça, e nela muitos banquinhos, e me surpreendeu a quantidade de idosos na praça, homens e mulheres, e não casais mas grupos de idosos que se encontravam ali, as doninhas chegando e as outras dizendo “tava sumida, sentimos sua falta!”, me parece que é um point da terceira idade :-P

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Fotogênica...

Fiquei o resto da noite no hostel, conversando com uns chilenos e tomando umas no bar do hostel que funciona até 3 da manhã! Acho que não me lembro de ter ficado em um hostel onde o bar ia até tão tarde. E não atrapalha nada quem quer dormir já que o bar é no térreo ao lado da recepção e os quartos nos andares pra cima.

 

Dia 20, terça – Toledo

Dia de bate volta em Toledo, comecei o rolê com uma baita navalhada, fui até Atocha pra comprar a passagem mas pediam o número do documento pra inserir no bilhete e eu não tinha levado documento nenhum :roll: Tive que voltar no hostel pra pegar o passaporte e quando cheguei de volta na estação é que percebi como tava lotado de gente lá. A fila pra comprar passagem era enorme, tanto na bilheteria como nas máquinas :shock: Comprei minha passagem já era quase meio-dia e só tinha trem para 13:50. Aproveitei pra comprar a volta de uma vez e como já estava indo tarde, comprei a volta para 21:30. Custa €11,10 cada trecho (€22,20 ida e volta). Aproveitei o tempo de sobra e almocei num bar de tapas perto de Atocha chamado El Anden, tinha uns pratos combinados mais baratos e muita gente comendo, parecia ser uma opção bem procurada pelos locais. Matei um tempo na estação e peguei o trem 13:50, só meia hora até Toledo.

Chegando na estação, passei no banheiro pra trocar a camisa por uma regata mais fresca (banheiro de Toledo grátis ao contrário de Atocha que cobra 1 euro) pois essa tarde seria a mais quente da viagem, o termômetro chegou aos 31 graus 🌡️

Fui andando até a parte histórica, não é longe, maníaco da pernada como sou, fiz tudo a pé em Toledo.

Passei pela Ponte de Alcântara, a clássica ponte romana de quase 2 mil anos de história e subi pelas escadarias até o Museu de Santa Cruz que é grátis e onde entrei às 14:50 (pra dar uma noção de tempo). O mais bacana desse museu é que ao fundo tem uma salinha com obras de El Greco padrão o que se vê no Museu do Prado, só que aqui completamente grátis.

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De lá pouco a frente, fui ao Museu do Exército que também é grátis e tem algumas exposições de achados arqueológicos e escavações da época romana e os jardins com uma vista super top. O alcázar tava fechado mas pra mim o que mais vale é a vista do jardim que é super top.

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Desci pelas ruelas de Toledo até a Catedral onde entrei às 16h e custa 10 euros com audioguia. Construída no século XIII, é realmente impressionante, os detalhes debaixo das cadeiras do coro são dignos de nota. As pinturas da catedral, um altar muito lindo, muito rica em detalhes, o audioguia te conduz perfeitamente ali dentro, eu achei a entrada mais bem paga de toda a viagem! Se fosse pra eu recomendar apenas 1 lugar pra pagar entrada nessa viagem toda, escolheria a Catedral de Toledo. É magnífica! Foi cerca de 1 hora e 15 lá dentro que passou sem ser notada. Eu me encantei com tantos detalhes, é uma das obras de arte mais completas que eu já vi.

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Segui as ruazinhas de Toledo, comi um mazapan numa padaria, que é um doce de amêndoa típico de lá. Pro meu gosto pessoal não é lá isso tudo, achei um pouco seco, mas gosto é gosto e essas coisas muito típicas a gente não pode deixar passar.

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Pelo caminho vi algumas outras igrejas, uma sinagoga, mas onde tinha entrada paga eu resolvi não entrar. Desci até a Ponte de San Martin onde tem até uma tirolesa pra quem quiser dar um sobrevoo em cima do rio.

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Anima uma tirolesa ae??

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Tava animado, já passava das 18h, tinha um pouco de sombra na calçada da avenida e resolvi ir andando até o mirante, uns 20 minutos a pé mas quem quiser eu vi uns ônibus da linha 71 passando escrito no letreiro Plaza Zocodovar - Mirante del Valle a quem interessar. Lá tem uma vista bonita da cidade, uma panorâmica com outro ângulo, aqueles ônibus de turista que rodam a cidade também fazem parada lá. Mas na hora que eu estava lá era eu sozinho, contemplando a cidade, o vale do rio (o mesmo Tejo de Lisboa) curti bem o momento. Vez ou outra passava alguém correndo, pedalando ou caminhando, creio que moradores daquele bairro.

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Voltei a pé também. Subi pela Puerta de Bisagra e fiquei surpreso ao me deparar com escadas rolantes!!! Uns 11 lances de escadas rolantes! Saí lá no alto de novo no meio das ruazinhas estreitas e fui andando aleatório, observando a cidade já no seu finzinho de tarde.

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Parei num dos restaurantes da Plaza de Zocodover e depois fui descendo já seguindo caminho de ir embora depois de um anoitecer impressionante. Vale muito a pena dar uma espiada em Toledo à noite, a iluminação amarelada nas muralhas dá um toque muito clássico pra cidade, valeu demais ter ficado até anoitecer, foi a parte boa de ter ido tarde pra lá.

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Lindíssimo anoitecer

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E uma bela noturna de Toledo

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Também voltei a pé pra estação de trem, cheguei em Atocha 22h e peguei o metrô até a Gran Via pra me sentir saindo de uma viagem no tempo do século XIII de volta pro XXI com aqueles painéis luminosos e o burburinho das pessoas.

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Voltando pro hostel encontrei na rua com o austríaco e a israelense que estavam no hostel e conheci no pubcrawl. Eles estavam atrás de um bar de tapas e juntei com eles numa daquelas clássicas tabernas do centro de Madrid. Fechando bem minha estadia na capital espanhola.

 

Dia 21, quarta – Madrid a Barcelona

O dia não teve muitos acontecimentos, tirar um dia mais light é importante pra não ficar tão ligadão no ritmo frenético que eu mesmo me imponho nos meus mochilões. De manhã me limitei a apenas ir na Plaza Mayor ver um pouco do movimento, sentar lá no meio da praça e pensar na vida, naquele menino criado na roça que agora estava sozinho no meio da principal praça de Madrid, coisa que a maioria das pessoas que foram criadas comigo nunca tiveram a oportunidade de fazer.

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Descansei um pouco no hostel e fui pra Atocha, agora já uma velha conhecida, pegar o trem bala pra Barcelona que seria às 14:30 e eu tinha comprado com quase 2 meses de antecedência por módicos 17 euros. Acho que foi um ótimo negócio!! Era um dos momentos mais aguardados da viagem, afinal era a primeira vez que eu ia viajar num trem a 300 km/h. Nada parecido com as 13h que fiquei dentro do Vitória Minas… Com 2h50min chegava em Barcelona. Adorei a experiência. Não é toda hora que se anda de trem bala. Não é todo brasileiro que tem essa oportunidade! Percebe-se que nesse dia eu tava bem reflexivo…

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Chegando em Barcelona, na estação Sants, comprei o ticket do metrô, o T-10, pra 10 viagens e custa €10,20, nas próprias maquininhas, antes trocando a língua pra espanhol, já que cheguei em Barcelona e o catalão sempre vem em primeiro lugar. Peguei o metrô só por 2 estações sem baldeio até a estação Verdaguer, a mais próxima de onde ia ficar, o Yeah Hostel, que logo percebi ser muito parecido com o de Madrid e tinha uma razão: era do mesmo grupo. Em diferença, esse tinha um terraço com piscina. Oferecia jantar por 12 euros e depois pubcrawl por 15 euros. Café da manhã por 7 euros. Um hostel bem caro, 40 euros a diária, mas todos que tinha pesquisado em Barcelona também eram. Peguei o jantar quase todos os dias, o café em alguns dias também, afinal por menos de 7 euros não se come muito nas padarias e o café era buffet livre. E todos os dias os jantares eram bem animados, muitos hóspedes participavam, o staff montava as mesas de modo que todo mundo ficasse junto e eles promoviam uma interação bem bacana. Foi o hostel que mais conheci gente na viagem. Já vacinado com o pubcrawl de Madrid, resolvi não fazer o do hostel, só segui a galera e entrei no bar onde eles foram, já deu pra ter uma noção do que seria o rolê sem ter que pagar por um shot bobo em cada bar ::tchann::

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@RezzendeEstive mais uma vez em Madrid nesse começo de mês.Não fui,nem nunca vou a esses 3 museus de arte,não gosto. Mas te pergunto.Não foi ao museu da Catedral e ao Arqueológico? O Alcazar de Toledo foi incendiado há cerca de 2 anos, por isso está gratuito. Normalmente, quando conheci, é pago,mas ali vale e muito. Pena que acho a coleção está perdida.Essa horchata nunca tomei, mas sei que é feita de uma planta que parece capim,motivo que não me motivou a experimentar. 

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Antes de começar a falar de Barcelona, preciso contar uma coisa. Há algumas atrações que precisam ser compradas com antecedência. A Sagrada Família é uma delas. Por vários dias antes de chegar em Barcelona eu já vinha tentando comprar minha entrada pelo site. O site sempre dava uma msg de erro e não conseguia finalizar. Ao chegar em Barcelona tentei minha última cartada e como meu hostel ficava só a 5 quadras da Sagrada Família, a primeira coisa que fiz depois de deixar minha mochila no hostel foi ir lá tentar comprar a entrada pois no site só tinham umas poucas vagas pro dia seguinte e mais nenhuma pro fim de semana. Ao chegar lá de fora daquela igreja gigante já vi um aviso igualmente gigante dizendo que não existia bilheteria física, os ingressos são vendidos apenas online e um QR Code enorme direcionando pro bendito site que dava problema. Voltei pro hostel e pedi pro cara da recepção tentar comprar pelo computador dele. Site também com erro. Ele disse que era comum e precisava ir tentando. Já quase desistindo, pedi uma moça que tava lá pra tentar pelo celular dela. Erro também. Não sei como as pessoas estavam conseguindo comprar, se era por outro site, por agências ou atravessadores, pois os ingressos continuavam esgotando. Aceitei o fato de estar em Barcelona e ter que ficar só de fora olhando a Sagrada Família. É isso, não consegui comprar o ingresso. Viagem que segue, bola pra frente…:/

Outro adendo importante! Dessa vez, muito positivo! O meu roteiro já estava definido e uns 3 meses antes descobri que, coincidentemente, nesse mesmo fim de semana que eu estaria em Barcelona, ia rolar nada mais nada menos que o famoso e tradicionalíssimo Festival de La Mercè, que acontece todos os anos nas proximidades do dia de Nossa Senhora das Mercês e que não é uma festa apenas religiosa, deve até ter algo na catedral, mas é sobretudo um festival cultural, com shows em vários palcos pela cidade, apresentações dos castellers de Barcelona (tem até vídeo mais pra frente) e outras coisas bem típicas como a corrida do fogo (ou algo assim) bem semelhante ao que a gente vê em festa junina da Bahia com aquele povo correndo pela rua com fogos de artifício na mão. E a cidade tava super empolgada com o festival já que, por motivos óbvios, ele não ocorria desde 2019. Ou seja, todo o clima em torno do festival aumentou ainda mais minha percepção positiva sobre a cidade::love::

 

Dia 22, quinta – Montserrat

Como o festival ia começar no dia seguinte, resolvi fazer o bate-volta pra Montserrat e deixar o resto da semana livre pra Barcelona. Montserrat é uma abadia (ou monastério) numa cidadezinha nos arredores de Barcelona. Pra chegar lá, primeiro vc pega o metrô até a Plaça d’Espanya onde faz o baldeio pro trem da FGC, linha 5, só ir seguindo as plaquinhas que indicam Montserrat. Tem um posto de informações já praticamente no lugar onde se embarca pra Montserrat e é lá que você compra o bilhete. Não tinha fila nenhuma na hora que eu cheguei e o próximo trem saía 09:40. O bilhete a Montserrat você compra combinado com o transporte que você vai usar pra subir o monte, que pode ser teleférico ou um trem que chamam de cremallera. Tanto faz o que você escolha o preço é o mesmo, 24,50 ida e volta. Eu escolhi ir de cremallera pois li que aproveita mais o trajeto e curte melhor a paisagem do que ir pendurado no teleférico. O trem leva 1h10min até a estação de Monistrol de Montserrat onde você tem que descer pra pegar a cremallera. Quem vai de teleférico desce uma estação antes na estação Aeri de Montserrat (bem lógico). Descendo em Monistrol, a cremallera já está lá parada, pronta, e sai uns 10 minutos depois que o trem chega. Ao entrar, sente na esquerda no sentido de quem sobe pra aproveitar melhor a vista e a subida leva uns 15 a 20 minutos.

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Lá em cima tem um Mosteiro do século 9, a basílica do século 16 e a primeira coisa que fiz foi procurar onde pega a entrada pra ver coro dos meninos que começa às 13h e pode ser reservado de graça, só tem que pegar antecipado um ingresso com uma moça numa das entradas da igreja pois são limitados. Eu peguei era umas 11h mais ou menos. Depois fui dar uma volta pra conhecer o lugar, lá é lindo, com as montanhas atrás emoldurando, tem umas barraquinhas que vendem um troço chamado mel com mató (que é tipo uma ricota) o copinho é 2 euros e vale a pena provar. Eu gostei apesar de achar meio estranho comer queijo com mel mas é muito típico dali e a questão do mochileiro é essa, sempre estar aberto a experimentar novas sensações mesmo que a princípio pareçam um pouco bizarras…

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Pouco antes de 13h já liberam a fila pra entrar na igreja. Muita gente vai assistir esse coro, é uma coisa bem clássica dali e são só 15 minutos, vale a pena se programar pra ver uma apresentação. Depois era hora de fazer uma coisa que eu curto muito em todas as viagens que eu faço: trilhas!!! Eu amo caminhada, trilha, tudo que envolve natureza e essa trip até então estava muito urbana e eu tinha pesquisado que tem umas trilhas saindo ali do alto de Montserrat. Tem uma mais curta pra quem quer ir até o Mirante San Joan e não pagar os 15 euros do funicular e outra mais longa que vai beeem lá pra trás até um ponto chamado Sant Jeroni, a 1236 metros de altitude e com uma vista fodástica. Levei 1h40min pra subir e um pouco menos que isso pra descer então pra ir lá reserve umas 3 ou 4 horas dependendo do tempo que você quiser ficar parado lá em cima curtindo ou parando pra descansar pelo caminho. Tem uma fonte de água em Montserrat pra você encher a garrafinha e depois pelo caminho eu não vi. Tem muitas escadas no caminho também, alguns trechos com sombra, o dia não estava muito quente e a altitude ali já deixa a temperatura mais amena também, ao menos com calor extremo não sofri.

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Esse lugar é sem base de lindo. Não parece ser mto explorado pelos brasileiros. Vc já foi lá nesse topo?

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Um pouco do visual da trilha

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E o monastério lá embaixo encrustado no meio da montanha

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Para amantes de trilha, não deixem de fazer!! Cheguei de volta já passava de 17h, comi um sanduíche e um café na lanchonete e desci 18:15 na última cremallera até a estação de Monistrol de Montserrat e lá esperei só uns 5 minutos pra pegar o trem de volta a Barcelona. Foi um rolê maravilhoso, já tinha visto umas fotos de lá mas me surpreendi muito com o lugar, foi um dos pontos altos da viagem.

Editado por Rezzende
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Viagem, relato e fotos topsss!!!!!

Ja me identifiquei quando se queixou do hostel ficar longe da balada...

Para ter uma primeira viagem nesse nivel o planejamento tem que ser muito bem feito.

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Ahh com certeza @Rafael_Salvador é muito bom um hostel perto da balada ou quando o próprio hostel é a balada kkkkk.

Mas no geral eu acho que meu planejamento foi bom, cometi poucos erros e não atrapalharam o resumo da ópera. Mochilões assim demandam mesmo mto tempo dedicado a um bom planejamento

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