Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Segunda 18/07/2022 – Dia Livre, Jardim de Luxemburgo

Último dia completo em Paris. Apenas "flanamos" por alguns lugares, dentre eles o Jardim de Luxemburgo.

Nesse dia pegamos metrô errado pela primeira vez. Foi fácil voltar para o lugar certo, já estava acostumado.

Enfim, nada demais nesse dia. Deixamos alguns dias livres no roteiro.

Terça 19/07/2022 – Saída da Europa

Depois do almoço, partimos para o Aeroporto (Orly) para nossa volta, com escala bem curta (1h) em Madri.

Mal deu tempo de comer alguma coisa e já de volta pro avião rumando de volta ao Brasil.

Quarta 20/07/2022 – Chegada em Fortaleza e Saída para Teresina

O vôo chegou em Guarulhos-SP, onde foi preciso fazer um novo check-in (?) para continuar e partir para Fortaleza, escala final dos vôos.

Chegamos em Fortaleza por volta do meio-dia, almoçamos e de tardezinha pegamos um ônibus para a última missão: voltar para casa (Teresina-PI).

Quinta 21/07/2022 – Chegada em Teresina

O Sol nasceu e chegamos em casa.

FIM.

• Membros
Postado (editado)

Percepções sobre Paris e a europa no geral:

1) Não achei os parisienses mal-educados, como muitos falam. E olha que quase sempre eu chegava falando em inglês, em vez de abordar com um “bonjour”.

2) Tanto em Paris quanto em Bruxelas, falar inglês dá muito certo. Pouquíssimas pessoas que vi que não sabiam inglês e só falavam francês. Quem tem inglês consegue se virar facilmente.

3) Achei eles adeptos do “cada um por si”. Explico com alguns exemplos. Em Madri, no passeio de barco do Parque El Retiro, nos deram os remos e empurraram o barco “lago a dentro”. Aqui no Brasil provavelmente a pessoa iria dar alguma instrução de como manusear. Na hora de colocar as bagagens para despachar no ônibus (trajeto Paris-Bruxelas), o motorista abriu o compartimento e cada um colocou a sua lá. Nos ônibus de Teresina-Fortaleza-Teresina, essas malas vão com identificação da empresa e ninguém consegue “pegar a mala errada”. Não me incomodei, foram só observações. Tem mais exemplos que não lembro.

4) O transporte público de Paris é incrível. Tem estação de metrô em quase todo lugar, que te leva a quase todo lugar de forma rápida. E esses tickets também servem para ônibus dentro da cidade (não usei).

5) Como viajei no verão, estava bastante calor, sendo que os dois últimos dias estavam insuportáveis (o tal do Canicule). Mas em Bruxelas o clima era muito agradável, cheguei a sentir frio (confortável) à noite.

6) Essa ideia do “na Europa é tudo perto, rápido e fácil” não é bem assim. Apesar dos países serem relativamente pequenos e muitas cidades ficarem próximas umas das outras, tudo que se vai fazer perde-se tempo. Adiciona-se isso ao fato de você estar em um local desconhecido, culturas e idiomas diferentes. Felizmente, viajamos com muito tempo e não montamos um roteiro apressado. Ainda assim, por vezes, sentíamos que o ritmo era intenso devido à tantas viagens.

7) Água de graça: vimos ponto de água na rua em Madri e em Paris. Nos restaurantes de Paris, basta pedir um “carafe d'eau”. No hotel que nos hospedamos em Paris (Princesse Caroline), tem uma cafeteira e pó pra fazer café, eu liguei pra recepção perguntando sobre a água e a atendente falou mais ou menos assim: “Não tem a pia do banheiro? Lá tem água”. E é isso kkk. Na casa do meu amigo, a água que ele bebe é a da pia da cozinha. Até na Disneyland e no Lollapalooza, tinham pontos de coleta de água. Só não vi isso em Bruxelas.

Editado por Ives Brian
  • Amei! 3
  • Colaboradores
Postado
3 horas atrás, Ives Brian disse:

1) Não achei os parisienses mal-educados, como muitos falam. E olha que quase sempre eu chegava falando em inglês, em vez de abordar com um “bonjour”.

É que eles já cansaram de começar a conversa xingando estrangeiro :) BTW: não são. Um pouco de vivência faz a percepção mudar muito.

2) Tanto em Paris quanto em Bruxelas, falar inglês dá muito certo. Pouquíssimas pessoas que vi que não sabiam inglês e só falavam francês. Quem tem inglês consegue se virar facilmente.

Fato e extensível a toda a parte dos Flanders na Bélgica e também Holanda. Agora, se for para a Wallonia, a coisa muda e muito. Já entrei em restaurante em Binche que não tinha uma viva alma falando Inglês. A sorte foi o cardápio com fotos.

3) Achei eles adeptos do “cada um por si”.

Fato. Sobre a bagagem, é aquela coisa, não roubam um a Maseratti dormindo na rua, para quê vão roubar uma mala de outrem e ainda carregar peso? :) Em países como na Dinamarca, este tipo de coisa do "cada um por si" é ainda mais forte. Mas isso tem vantagens: ninguém cuida ou fala de sua vida. Se você quiser sair de cueca do homem-aranha ou biquini verde limão fosforescente e salto alto no meio da rua, não vai fazer a menor diferença.

4) O transporte público de Paris é incrível.

Mas é sujinho é? Comparando com SP, eles precisam limpar muito ainda mas a quantidade de estações e km de trilhos é absurda mesmo (e tem estações de cair o queixo).

Mas em Bruxelas o clima era muito agradável, cheguei a sentir frio (confortável) à noite.

Bem-vindo ao "padrão Bruxelas" de clima. É assim o ano todo :)

6) Essa ideia do “na Europa é tudo perto, rápido e fácil” não é bem assim. Apesar dos países serem relativamente pequenos e muitas cidades ficarem próximas umas das outras, tudo que se vai fazer perde-se tempo. Adiciona-se isso ao fato de você estar em um local desconhecido, culturas e idiomas diferentes. Felizmente, viajamos com muito tempo e não montamos um roteiro apressado. Ainda assim, por vezes, sentíamos que o ritmo era intenso devido à tantas viagens.

Isso que eu chamo "fazer a lição de casa".  Parabéns; acertou na veia. O "logo ali" tem custo de tempo, dinheiro e cérebro.

Até na Disneyland e no Lollapalooza, tinham pontos de coleta de água. Só não vi isso em Bruxelas.

Temos em alguns lugares do centro da cidade somente e água também não é algo comum de ser servido em restaurantes "regulares" (nos chiques, vei até Perrier). Essa é uma deficiência realmente grande aqui e que não sei explicar, mas vou perguntar para os "nativos" sobre isso.

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 23/04/2024 em 23:52, Ives Brian disse:

Notei isso quando viajei em setembro, se eu fui em 4 lugares em um dia foi muito.

É um erro achar que pode ir nessas capitais e ficar 2 ou 3 dias. Tudo é diferente e demora um tempo para se acostumar ao funcionamento da cidade. Eu moro no interior e aqui não tem metrô e eu passei 2 horas perdida no metrô de Paris kkkkk quando cheguei, mas consegui chegar no hostel na última hora de fazer o check-in, nos outros dias eu me dei bem com o metrô, mas não consegui andar de ônibus kkkk eu parava em outros lugares e não conseguia saber qual era a parada, da próxima vez eu sincronizo com o google maps que vai dá certo.

Fiz o bate-volta Paris-Londres e apesar de ter sido bom, não consegui fazer muita coisa, pois ficava com medo de me perder no metrô de lá, porém isso não aconteceu, pois tentei ficar sempre perto das estações de metrô e peguei o metrô antes de dar o horário de pico. 

Uma coisa que me deixou triste foi ver muitas pessoas pedindo dinheiro na rua, as vezes, famílias inteiras morando na rua.

• Hahahaha! 1
  • Colaboradores
Postado
9 horas atrás, Ana Carol FB disse:

Uma coisa que me deixou triste foi ver muitas pessoas pedindo dinheiro na rua, as vezes, famílias inteiras morando na rua.

Isso é realmente de lascar.

Bem-vinda ao capitalismo selvagem :(

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...