Ir para conteúdo

Wikiloc vs mapa offline do Google Maps

Crom

Posts Recomendados

• Colaboradores
1 hora atrás, Crom disse:

Gostaria de saber se o Wikiloc é muito melhor do que se usar mapa offline do Google Maps, para trilhas em matas mais fechadas.

Se bem que também penso em um aparelho mais apropriado, como o Garmin Etrex 10...

Como ambas são ferramentas gratuitas, vc pode ter as duas, mas de maneira geral o google maps, mesmo baixado pra usar offline, não é uma boa ferramenta para trilhas fechadas, a não ser que excepcionalmente a trilha que vc vai fazer esteja bem demarcada. Eu não contaria com ele (maps) como única opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
7 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Como ambas são ferramentas gratuitas, vc pode ter as duas, mas de maneira geral o google maps, mesmo baixado pra usar offline, não é uma boa ferramenta para trilhas fechadas, a não ser que excepcionalmente a trilha que vc vai fazer esteja bem demarcada. Eu não contaria com ele (maps) como única opção. 

Ok... pelo que pesquisei, parece que o Wikiloc é pago (R$41,90 por ano), o que é praticamente gratuito, se for usar muito.

Mas, em mata fechada, o Wikiloc funciona bem?

Link para o comentário

• Membros

O que define a precisão em mata fechada é a recepção de sinais de satélites. Aí o aplicativo é indiferente. Melhor seria um GPS, visto que estes têm algoritmos específicos e muito testados para tratar melhor os sinais dos satélites. 

Mas entre os dois, wikiloc é melhor, visto que tem muitas trilhas "mapeadas", enquanto o google maps é voltado para áreas urbanas e estradas.  

Link para o comentário

• Colaboradores

O Google Maps é extraordinário para turismo urbano (ou mesmo rural, mas em estradas públicas), pois mapeia com razoável precisão todas as vias. Aqui onde vivo, uma pequena cidade de interior, o Google Maps apresenta algumas inconsistências, mas poucas são de trajeto incorreto (maioria é nome de via errado ou ponto turístico mal posicionado).

Já usei muito o Wikiloc, tanto para me guiar durante trilhas quanto para fazer a pesquisa inicial do que virá pela frente.
Usei tracklogs de outros usuários para mapear meu caminho na volta em Ilha Grande/RJ, também usei-o nas trilhas que fiz por El Chaltén.
Tenho levantado todos os dados do Circuito O de Torres del Paine através do aplicativo.
A principal vantagem esta nas informações de altimetria que são muito mais precisas que no Google Maps (lógico que o ideal é comparar diversos tracklogs pois cada usuário faz o levantamento com equipamentos distintos - celulares simplórios, melhores, ou até aparelhos específicos).
Algo bacana é que é possível baixar os tracklogs e importá-los no Excel para montar gráficos de distância e altimetria, dando uma noção muito mais intensa da trilha que pretendes fazer.
Tenho catalogadas a maior parte das trilhas que fiz (depois que conheci o Wikiloc), e as coloco num gráfico comparativo.

Google Maps é gratuito.
Wikiloc é gratuito para consulta caso tenhas uma conta (que é gratuita também), você só paga se quiser usa-lo como guia (já fiz isso e se provou muito útil). Você pode fazer o teste antes de contratar o pacote anual, que é muito barato de qualquer forma.

Editado por Alan Rafael Kinder
Link para o comentário

• Membros de Honra
Em 07/10/2022 em 13:14, Crom disse:

Gostaria de saber se o Wikiloc é muito melhor do que se usar mapa offline do Google Maps, para trilhas em matas mais fechadas.

Se bem que também penso em um aparelho mais apropriado, como o Garmin Etrex 10...

Utilizei o Wikiloc na subida do pico pedra da Mina em 2019, a altimetria/distâncias deu ok, o problema que em alguns lugares de "mata fechada " ele não funcionou muito bem, acontece que dependendo da época, devido a erosões... o percurso é retificado, e geralmente os dados não são atualizados instanteneamente. 

Editado por casal100
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...