Ir para conteúdo

HELP para finalizar roteiro BOLÍVIA-CHILE-PERU em maio/2011 - 15 dias (PASSAGENS JÁ COMPRADAS)

Posts Recomendados

• Membros

Olá pessoal,

Vamos fazer, pela primeira vez, uma viagem pela Bolívia, Chile e Peru em maio. Vamos em dois e temos apenas 15 dias. Sei que o tempo é MUITO curto, mas vamos tentar fazer o melhor que pudermos.

As passagens de ida e volta do Brasil já estão compradas. Vamos pela Bolívia (Sta. Cruz de La Sierra) e voltamos pelo Peru (Cuzco). Também já compramos o trecho Santa Cruz-Sucre de avião, pela BoA - Boliviana de Aviación (achamos super barata e tivemos boas recomendações dos serviços).

Montei um roteiro com base em relatos que li aqui no mochileiros.com e também em dicas que recebi de amigos que já foram para estes locais. Segue o roteiro (por favor, comenterm, critiquem e sugiram!!! Qualquer dica será super válida):

- 06/05: São Paulo - Sta. Cruz de La Sierra (vôo Gol às 22:00)

- 07/05: Sta. Cruz de La Sierra (apenas uma geral pela cidade) - vocês tem dicas de locais "imperdíveis"?? :)

- 08/05: Sta. Cruz - Sucre (vôo - BoA - Boliviana de Aviación - pela manhã)

- 09/05: Sucre

- 10/05: ida Sucre - Uyuni

- 11/05: Uyuni - (inicia o tour de jipe com guia) - queria dicas para esse tour!! Alguma agência, guia, preço, etc...

- 12/05: Salar/Lagunas

- 13/05: Lagunas - San Pedro de Atacama (passeio de observar estrelas - agência Space) - me falaram que é imperdível. Será que conseguimos fazer nesse mesmo dia em que chegamos em SP??

- 14/05: SP de Atacama (sugestões de passeios que recebi: vale do sol/da morte)

- 15/05: SP de Atacama (geiseres del tacho) - depois saída a noite de ônibus para Arica pela "Turbus" (dá pra fazer o passeio e depois já ir a noite?? O ônibus sai as 20:25.)

- 16/05: chega em Arica às 5:40 da manhã. A idéia é já ir direto pra Arequipa, já que não temos muito tempo. (Qual a melhor forma/mais em conta de ir de Arica para Arequipa?? Ou será que vale a pena "gastar" um dia em Tacna??)

- 17/05: Arequipa (Cânion do Colca) - sugestões para esse passeio!!

- 18/05: Arequipa (durante o dia) + a noite, seguir para Cuzco (Qual a melhor forma? ônibus??)

- 19/05: Cuzco

- 20/05: Machu Picchu/Aguas Calientes

- 21/05: Machu Picchu/Aguas Calientes

- 22/05: volta Cuzco - São Paulo (vôo Lan/Tam - saída as 8:30 da manhã)

É isso! Fico no aguardo das sugestões!! Muita coisa pra 15 dias?? O que daria pra cortar/acrescentar??

Valeu, pessoal!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Olha, em Sta Cruz eu acho que não tem nada de imperdível rsrsrsrsrs. Mas a praça da Catedral é agradável pra passar um tempinho.

O Salar eu fiz com a COlque, recomendo, mas paguei mais caro porque fiz o tour saindo de San Pedro, foi $110, em Uyuni é mais barato.

O tour astronômico de San Pedro é imperdível mesmo, dá tempo de fazer no dia da chegada, o problema é que cada dia é numa lingua diferente (inglês, espanhol ou francês), e se você não falar alguma das 3 tem que torcer pra não ser nesse dia.

Geysers del tatio é só de manhã, e vale de la luna/muerte é só de tarde, então dá pra fazer os 2 no mesmo dia

De Arica você tem que pegar um táxi coletivo pra Tacna, cruzando a fronteir, e de lá é uma noite de viagem atéArequipa. Não tem porque ficar em Tacna, é só ponto de passagem mesmo.

Mas sinceramente, fazer essa viagem e passar só um dia em Cusco é desperdício. Ou corte algumas coisas do roteiro ou deixe Cusco para uma próxima viagem, porque com certeza você vai se arrepender de não ter conhecido a cidade

Link para o comentário

• Membros

Obrigada pelas dicas, Samantha!

Ficar um dia em Sta. Cruz é mais porque só tinha vôo pra Sucre no outro dia pela manhã, e também porque meu namorado gostaria de ir ao local onde o Che morreu, que parece que é lá.

Sobre esse trajeto de Atacama para Arequipa, não estou vendo uma outra forma de fazer... Acho que por questão de horário, vamos ter que acabar ficando em Tacna, porque a viagem SP para Arica já é de uma noite inteira. Depois, chegando em Arica, podemos ir direto e pegar esse taxi coletivo que você sugeriu pra Tacna. Mas de lá, pelo que você está dizendo, o ônibus seria na outra noite pra Arequipa. Então, vamos acabar passando o dia em Tacna. Vou pesquisar o que dá pra fazer por lá.

Obrigada pela dica de ficar mais tempo em Cusco. O que estou pensando é em cortar um dia em Sucre (chegar lá e já ir direto pra Uyuni) e aí sobraria mais um dia pra Cusco. Me falaram de um City Tour para conhecer as 4 ruínas. O que mais você acha que não dá pra perder e que seja possível fazer em dois dias antes de ir pra Machu Picchu?

Valeu mesmo!! abs.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Então em vez de ficar em Tacna, fique em Arica, que é mais interessante (mas também não muito) Lá dá pra ver o pacífico mas não dá pra entrar no praia, tem algumas construções do mesmo Eiffel que fez a torre Eiffel, e um morro com vista legal, nisso você passeia uma manhã e vai pra Tacna a tarde.

Em Cusco eu recomendo no mínimo 4 dias. 1 para o city tour, que são as ruinas mais próximas, 1 para o vale sagrado, que são as ruinas maiores nos arredores, 1 para conhecer a cidade (igrejas, museus, muralhas incas, etc) e o outro para ir a MP.

Um dia já é suficiente para Sucre, pode cortar o outro. Eu cortaria também Arequipa para ter mais tempo em Cusco, mas isso é opinião pessoal, depende muito do seu interesse

Link para o comentário

• Colaboradores

Olá, Mochileira!!!

Seguem algumas dicas!

1) Será que vcs não conseguem antecipar a viagem de Sta Cruz para Sucre?

Melhor ganhar 1 dia aqui pra desfrutar em Cusco! Se a multa pela mudança de data for pequena, vale a pena!

2) Vocês não farão a viagem de trem para Uyuni? É tradicional e deliciosa! E curtir no altiplano boliviano o pôr do sol pelas janelas do trem, tomando chá de coca, é inesquecível!

3) Em Arequipa, quando vocês forem ao Canyon Colca e se quiserem ver os enormes condores, exijam do guia que vocês chegarão no mirante no máximo às 9h da manhã. Quanto mais cedo, melhor! Depois, os condores podem não aparecer mais!

4) Arequipa é muito bacana, charmosa! Mas como o tempo de vcs é escasso, eu trocaria 1 dia aqui pra ter mais tempo na região de Cusco/Machu Picchu!

5) Vocês já fizeram viagens para lugares acima de 3 mil metros? Se não, é recomendável que vocês leiam um excelente tópico que existe aqui no Mochileiros, sobre o "soroche" ou mal de altitude. É fácil localizá-lo pelo buscador do site.

Leitura fundamental! Poderá fazer a diferença pra vocês, entre uma ótima viagem e uma viagem conturbada! rs

Espero te ajudado! Boa viagem!

Luis

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Olá Fer, Samantha e Luis! Obrigada novamente pelas dicas.

Realmente também acho que o melhor seria antecipar a ida a Sucre, já para o dia que chegamos em Sta Cruz mesmo. O problema é que a BoA não tinha bilhete para o sábado. Até por isso que acabamos comprando para domingo. Vou ver o que consigo fazer... Talvez pedir reembolso e ver com outra companhia.

Em Sucre, vocês acham que um dia só está bom? Além do parque cretáceo, o que mais é "imperdível"?

Luis, sobre essa viagem de trem de Oruro para Uyuni, como funciona? Vou de Sucre pra Oruro?

O que está mesmo consumindo muito tempo é o deslocamento de San Pedro de Atacama para Cuzco. De qualquer jeito, tenho que ficar um ou dois dias em Arica, Tacna ou Arequipa. Vocês tem alguma outra sugestão?

Queria fazer o máximo pra conseguir esses 4 dias em Cuzco, que vocês sugerem, pois realmente acho que vai valer a pena...

Luis, obrigada também pela dica do "soroche". Vou ler, sim!

Valeu, pessoal!!

Link para o comentário

• Colaboradores
Olá Fer, Samantha e Luis! Obrigada novamente pelas dicas.

Realmente também acho que o melhor seria antecipar a ida a Sucre, já para o dia que chegamos em Sta Cruz mesmo. Vou ver o que consigo fazer...

Luis, sobre essa viagem de trem de Oruro para Uyuni, como funciona? Vou de Sucre pra Oruro?

O que está mesmo consumindo muito tempo é o deslocamento de San Pedro de Atacama para Cuzco. De qualquer jeito, tenho que ficar um ou dois dias em Arica, Tacna ou Arequipa. Vocês tem alguma outra sugestão?

Luis, obrigada também pela dica do "soroche". Vou ler, sim!

Valeu, pessoal!!

Olá!!!

Acho que vale a pena um "prejuizozinho" pra antecipar a ida até Sucre, de lá pra Potosi e depois, Salar.

Estou fuçando minhas anotações de 2007 e encontrei um site legal para vc olhar:

w*w*w.roteirosandinos.altamontanha.com/bolivia/uyuni.asp

(favor apagar os asteriscos* que eu coloquei no link acima).

Lá você encontrará dados sobre as datas e horários de trens.

As empresas são: Expresso del Sur e Wara Wara del Sur.

As saídas são poucas e em horários diferentes a cada dia.

Quando eu fui, os tickets de trem tinham se esgotado. Esperamos até a hora da saída do trem, pois falaram que poderia haver desistências. E conseguimos 3 passagens! Pegamos o trem com ele em movimento!!!

Portanto, assim que você chegar em Oruro (local de saída do trem), vá direto comprar os tickets!

Não sei se eles vendem pela internet ou reservam de outra forma!

Este passeio de trem é maravilhoso!

Boa sorte!!!

Luis

Link para o comentário

• Membros

Opa, acho que o jeito mais rápido de SP Atacama a Cuzco é ir de ônibus para Arica, depois para Tacna, depois Arequipa e finalmente Cuzco. Pode calcura aí umas 26 horas no total para os horário se encaixarem.

tem o site da empresa Cruz del Sur que faz boa parte do trajeto: http://www.cruzdelsur.com.pe

Link para o comentário

• Membros

Ótimo, Luis! Vou dar uma olhada nesse site e nas empresas de trem que você recomendou. Então devo procurar um trem de Sucre para Uyuni, né? Vi no mapa que Oruro fica um pouco mais afastado e fora da rota...

Outra dúvida: em Arequipa, dá pra chegar pela manhã (vamos estar vindo de ônibus de Tacna), fazer o passeio do Cânion do Colca durante o dia e já pegar o ônibus nessa mesma noite pra Cusco?? Ou fica muito apertado??

Obrigada, novamente!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...