Ir para conteúdo

Sobre o acesso facilitado de brasileiros a Portugal!


ElGabriJabuca

Posts Recomendados

  • Membros

Saudações, senhores viajantes! Podem me ajudar com algumas dúvidas? 

Estou pensando para ir para a Itália ano que vem (maio, provavelmente), fazendo escala em Lisboa. Estou pensando em comprar passagem com um tempo "generoso" de escala, tipo umas dez horas, pra poder dar uma passeada na cidade. 

Dúvida 1: sabem se aquele acesso mais facilitado noticiado recentemente a Portugal ("Portugal aprova acordo que vai facilitar entrada de brasileiros no país" https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2022/09/02/portugal-aprova-acordo-que-vai-facilitar-entrada-de-brasileiros-no-pais.ghtml ) já está em vigor? 

2) Será que este acesso vale (ou valerá) para pessoas que estão "em trânsito"? Vai facilitar? Demorar menos tempo na migração, ou mesmo não ter que passar por ela, e etc? Um viajante nestas condições poderá sair do aeroporto para dar umas voltas? 

3) Com este acesso facilitado em Portugal, será que vão restringir mais o acesso de brasileiros nas fronteiras? Tipo ir de trem pra Espanha (neste exemplo, já pensando numa viagem futura...). 


Valeu!   😊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@ElGabriJabucablza?

1) Não sei falar se já está em vigor, mas acredito que ainda não. Talvez em Maio do ano que vem pode ser que esteja. De qualquer forma, não precisa contar com isso para poder entrar no país ou na Europa em geral. Fazendo o processo de maneira legal, não tem erro.

2) Se você tem como destino final a Itália entendo que não valerá esse benefício. Sobre não ter que passar pela imigração, impossível, isso não existe. Também não sobre demorar menos na imigração. Isso só seria válido para residentes por exemplo, quando se divide nas filas dos aeroportos, residentes x estrangeiros.

3) Acredito que para outros países, não irá alterar em nada esse ponto.

 

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1) vale dar uma pesquisada a fundo sobre o tema, inclusive em mídia portuguesa, mas me parece, a princípio, que é destinado à facilitar a circulação de pessoas da comunidade de países da língua portuguesa, não relacionado diretamente ao turismo. 

Ou seja, para turismo segue valendo as regras da UE, sem necessidade de visto, até 90 dias no período de 180 dias, passagem de volta, seguro viagem, etc.

De toda forma, hoje, vc faz a imigração no primeiro país de destino no espaço Schengen. Por exemplo, em dez/2019 viajei para lá, meu primeiro destino era Porto, em Portugal. Voo de guarulhos a Madrid, fiz a imigração em Madrid e em seguida peguei voo doméstico para Porto, sem necessidade de nova imigração ao chegar na cidade portuguesa. Depois fui de ônibus de Lisboa para Sevilha sem qualquer parada em fronteira ou imigração. Voo de volta para o Brasil partindo de Madrid, sem problemas.

Assim, e já sobre a segunda dúvida, no seu caso a imigração seria em Portugal, e depois vc pegaria voo doméstico para a Itália. O que vc faz nesse tempo de conexão é com vc.

3) não altera. A imigração é para entrar no espaço Schengen. A locomoção dentro dele, depois, é livre, não precisa de nova imigração para ir de Portugal para Espanha, Itália, frança, etc. Nesse aspecto vale a UE, como uma grande comunidade com regras do bloco sobre política imigratória.

Obs: A UE é um bloco regional mais avançado que o Mercosul, com livre circulação de pessoas em seu interior. A ideia é que, um dia, o Mercosul se aproxime mais do sistema da UE. Hoje, por exemplo, um brasileiro consegue autorização para residir temporariamente por até 2 anos em país do Mercosul, sem nem precisar comprovar fonte de renda. Depois desses 2 anos pode requerer residência permanente no país, aí demonstrando fonte de renda. A ideia desse acordo com Portugal é facilitar esse tipo de imigração, e não o turismo apenas.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acesso facilitado é para quem vai emigrar para morar. Turista brasileiros já possuem o acesso mais facilitado possível para visita, não precisa de visto. Fila sempre vai ter porque existem outras quinhentas pessoas querendo entrar no país também.

 

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 05/10/2022 em 16:20, ElGabriJabuca disse:

Saudações, senhores viajantes! Podem me ajudar com algumas dúvidas? 

Estou pensando para ir para a Itália ano que vem (maio, provavelmente), fazendo escala em Lisboa. Estou pensando em comprar passagem com um tempo "generoso" de escala, tipo umas dez horas, pra poder dar uma passeada na cidade.

Faça um stop-over em Lisboa/Porto. A TAP possui essa opção e poderá ficar mais do que isso na cidade para aproveitá-la. Vale a pena.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...