Membros Alzanira Postado Março 21, 2011 Membros Postado Março 21, 2011 Sou professora, moro em Manaus e tinha um grande sonho: conhecer Cuba. Dia 05 de julho de 2010, desembarquei em Havana. Levei comigo apenas os relatos de pessoas que já tinham visitado a Ilha. Porém, como sabia que ia chegar à noite, reservei hotel para os dois dias que pretendia ficar lá. Pois eu queria aproveitar a estada e conhecer várias cidades. Mas dois dias não foram suficientes para conhecer Havana. Comprei a passagem bem antes de viajar e reservei um dia para o Panamá. Pois também sonhava conhecer o canal. Cheguei ao Panamá à noite e segui direto para Havana. Na volta, ficaria um dia e uma noite, conheceria o canal e faria as compras. Cheguei a Havana uma da manhã, passei pela imigração, peguei meu visto, que não é no passaporte, é separado para não atrapalhar a entrada de quem pretende ir aos Estados Unidos. Troquei dinheiro, 450 euros por 496 cuc. Seriam 499. Não aconselho trocar muito dinheiro no aeroporto, pois como estava sonolenta, cansada e com um braço engessado, faltaram 3 cuc. Eles sempre fazem isso. Contam rápido, e quando a gente vai conferir, está faltando. Então é interessante trocar apenas para o táxi e para o café no outro dia. Se for para casa particular, apenas o da diária. E no outro dia troca-se em uma Cadeca. É mais seguro porque entra apenas uma pessoa e se pode conferir com calma. Nunca troque dinheiro com pessoas na rua. Sempre em uma casa de câmbio. Se for sacar com cartão de débito ou de crédito, o melhor local é o Hotel Nacional. Inclusive lá também há internet. É um hotel 5 estrelas. Lindo! Fica perto do Malecón, próximo ao bairro Vedado, um bairro nobre onde moram cubanos ricos. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110321113753.jpg 500 375 Legenda da Foto]Hotel Nacional.[/picturethis] Tomei um táxi para o hotel Saint John, na Calle O, esquina com 23 e 25, B. Vedado. O telefone de lá é (0)7 8333740. Um hotel muito bom. Da minha janela tinha uma vista de toda Havana Velha, inclusive do Capitólio. Os funcionários são maravilhosos e o café da manhã é excelente. O hotel é bem localizado. Dele ia a pé para as principais ruas de Havana. No dia seguinte, um bicitáxi se ofereceu para andar comigo e me mostrar Havana Moderna. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110323115654.jpg 500 375 Legenda da Foto]Israel conduzindo o bicitáxi[/picturethis] Foi um passeio de 4 horas que me custou 10 cuc. Ele me levou para almoçar num restaurante, próximo a uma ponte que divide o bairro de Vedado. Eu estava com muita vontade de provar a cerveja cubana. Então durante o passeio comprei uma Bucanero, uma cerveja forte e deliciosa. O sol quente e o mar azul deixaram-na mais gostosa ainda. Era segunda-feira, mas eu queria dançar. Deitei pra descansar um pouquinho e dormi. Acordei às quatro da manhã, desci pra recepção do hotel e perguntei onde tinha uma festa. O rapaz disse que havia festa em vários lugares, mas que àquela hora já estavam acabando. Voltei pra tentar dormir. Os brasileiros são festeiros, mas os cubanos são mais ainda. Em cada cidade há uma casa da música. Há cavalheiros para dançar ou pra ensinar as damas. Nesse primeiro dia, eu gastei 20 de táxi do aeroporto para o hotel, 2 com água, 10 do bicitáxi, 6 de almoço, 1 da cerveja e 5 de internet. Então tive uma base de quanto ia poder gastar por dia. Em cada hotel há uma moça ou um rapaz que fazem os pacotes turísticos. Eu, com a minha mania de pedir descontos e com a visão capitalista, ia de hotel em hotel tentando encontrar pacotes mais baratos. Só depois de vários dias percebi que todos eram iguais. Não há concorrência. No segundo dia, fui para Havana Velha. Fiquei encantada! É o maior complexo arquitetônico do século XVIII. Preservado, revitalizado, encantador. Cada prédio mais lindo que o outro. Ruas inteiras de prédios com arquitetura original. Passei o dia tirando fotos dos prédios, dos carros, do capitólio, das praças, dos monumentos. Eu estava em estado de êxtase! [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110323120054.jpg 500 375 Legenda da Foto]Capitólio em Havana[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110323120154.jpg 500 375 Legenda da Foto]Catedral de Havana[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110323120251.jpg 500 375 Legenda da Foto]Gran Teatro de Havana[/picturethis] Ficava pensando no quanto as cidades perderam sua riqueza arquitetônica. Em Manaus restaram poucos prédios antigos. Fui a pé e voltei a pé. À noite, estava exausta, mas fui para o Malecón. Lá, a gente pode sentar e sentir os pingos das ondas do mar nas costas. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110323120616.jpg 500 375 Legenda da Foto]Malecón, meu lugar predileto em Havana.[/picturethis] Na quarta-feira, deixei o hotel Saint John e fui para uma casa particular, indicada por Madylin (recepcionista do hotel), casa da Dania e Carlos, uma casa antiga, porém confortável, próxima ao prédio da TV cubana, Malecón e Hotel Nacional, por 30 cuc a diária. Fiquei feliz, pois no hotel a diária seria 57 cuc. Ao lado dessa casa mora um pintor que se veste de Che enquanto pinta. Mora também um médico ortopedista e a família da Dina. Pessoas queridas que se tornaram amigas. Na minha última noite em Havana peguei todas as coisas que estavam no frigobar e fui assistir à novela Favorita com eles. Era Dina que fazia compras pra mim. Pois os turistas compram em cuc e os cubanos compram em peso. Um cuc vale, 24 pesos. Os cubanos compram frutas, pizza, sorvete, pão, tudo em peso. Por isso troquei alguns euros por pesos para comprar cafezinho, charuto, mojitos (drink típico da ilha), frutas etc. Na quinta, fui para Trinidad. Madylin me indicou a casa do Sr. Gimenez. Uma casa colonial, confortável, que fica na Rua Camilo Cienfuegos, Número 213, esquina com Francisco Cadahia e José Marti, o telefone é 041 99-4140. Foi emocionante chegar à estação e ver um monte de gente oferecendo suas casas particulares. E entre aquele monte de gente estava o senhor Gimenez com o meu nome na placa. Aqui o café da manhã custou 4 cuc e o almoço 8 cuc. A mãe dele, dona Délia, lembra-se de como era antes da revolução. Ela me disse que com trinta pesos era possível ir almoçar em Miami. Foi muito bom conversar com ela e saber detalhes de antes e depois da revolução. À noite, fui para casa da música. Vários grupos se apresentaram. O que me chamou mais atenção foi um grupo folclórico com roupas muito coloridas e uma batida africana. Mesmo com o braço quebrado, arrisquei uns passos de salsa. A próxima cidade que visitei foi Santa Clara. O rapaz da agência me indicou a casa de Letícia. Foi a melhor casa que fiquei. Uma casa enorme, com terraço, cozinha, geladeira, duas camas de casal, televisão e muito carinho e simpatia. Fui para ficar só um dia e fiquei 3. Santa Clara é a cidade onde Che está enterrado. Há memorial, monumento e mausoléu de Che. Aqui conheci Yerdlin, a filha da dona, moça muito simpática, e Maykel, esposo da Yerdlin. Eles me levaram para última ilha que foi descoberta recentemente. Chama-se Cayo Santa Maria. Um paraíso! Uma praia deserta com muitos peixes coloridos. Para chegar a esse paraíso, tem que contratar um taxista. Custa,no mínimo, 80 cuc. Mas vale a pena. Eles levaram um equipamento de mergulho e eu pude mergulhar e ver as coisas lindas do fundo do mar. Nessa casa, o café custa 3 cuc, o almoço 7 cuc, a cerveja 1,5. Em Havana, eles não indicam Santa Clara, mas é uma cidade linda e tranquila. Vale a pena ficar pelo menos 2 dias em Santa Clara. Para ir a Cayo Santa Maria, o acesso é por uma estrada em mar aberto. É simplesmente impressionante! Essa casa particular onde me hospedei e recomendo fica na Rua Juan Bruno Zayas, 155A, entre Marti e Julio Jovier. Telefone 42 229821, celular 0152937244 e o e-mail para reserva é laterrazacuba@correodecuba.cu [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110325030818.jpg 500 375 Legenda da Foto]Jantar em Hostal La Terraza, casa de Letícia Loyola, em Santa Clara[/picturethis] De Santa Clara retornei pra Havana e precisei sacar mais 112 cuc. Com isso eu gastei 550 euros durante 16 dias em Cuba. A última cidade que visitei foi Viñles. Lá, eu indico a casa de Margarida e Paquito, pessoas maravilhosas. Há quarto com banheiro privado, água quente, geladeira, ar condicionado e café, almoço e janta. Fica na rua Adela Azcuy, nº 8. Eles ainda não tinham telefone, mas estavam prestes a instalar. Se alguém for e se hospedar nessa casa, por favor, mande-me o número do telefone deles. Há outra residência particular em Viñales que eles pediram para eu divulgar. Fica na rua Salvador Cisneros, o telefone é (53) 52788550 e também (048) 595592. Estou indo para Havana novamente no dia 30 de junho de 2011 e volto dia 10 de julho. Já estou separando roupas, calçados, cremes, bijouterias e muitos presentes para os amigos que fiz na ilha de Fidel. Dessa vez vou com mais 3 amigos. Há fotos no meu Orkut. Dessa vez, vou trazer mais rum, mais charuto e mais café. Citar
Membros JJcoelho Postado Abril 19, 2011 Membros Postado Abril 19, 2011 Belo rlato Alzanira! Vou para Cuba no meio de Maio e fico até 6 de Junho... Vou fazer havana, santa clara, cienfuegos e Santiago.. Obrigado pelas informações! Mais uma coisa...sabe se respondem rapidamente aos contatos via e-mail? Gostaria de reservar uma casa particular em havana... Até + Abs, JJ Citar
Membros filho284 Postado Maio 9, 2011 Membros Postado Maio 9, 2011 ola gostei muito do seu relato a cada dia leio mais sobre CUBA esse e meu projeto de viagem para o ano que vem. quero saber mais informaçoes de todas as casas que ficou e contato das casas de HAVANA nao vi contato la no relato ate mais bejusss Citar
Membros de Honra _Paulera_ Postado Maio 10, 2011 Membros de Honra Postado Maio 10, 2011 Legal o seu relato, Comigo aconteceu o mesmo, quando cheguei em Trinidad tinha um cara com meu nome em uma plaquinha. La casa de la música é realmente demais, não tem como ficar parado. Citar
Colaboradores leo m Postado Maio 21, 2011 Colaboradores Postado Maio 21, 2011 Sassa! obrigado por disponibilizar sua viagem... valiosas suas informaçoes e bonitas as fotos. abraço Citar
Membros Alzanira Postado Julho 20, 2011 Autor Membros Postado Julho 20, 2011 Acabei de chegar de Havana. Algumas coisas mudaram. Encontrei muitas pessoas explorando turistas. Portanto não aceite nada na rua. Não compre nada de pessoas na rua. Nem charuto, nem rum, nem mulher, etc. Cumprimente e siga em frente. Outra informação é que Letícia Loyola mudou de Santa Clara para Habana Vieja. Está num prédio antigo, na calle Cuba, 611, entre Luz e Santa Clara, em frente ao Convento Santa Clara. O telefone é: (07)864 1614. E o celular de Yerdlin é 05293 7244. Está alugando 2 quartos. O conforto e o carinho são os mesmos. Quartos com tv, frigobar, banho privado, ar condicionado, água quente, música, linda vista para o capitólio. Perto dos mais famosos pontos turísticos de Havana. Da varanda se ver o pôr-do sol. E não posso deixar de falar do melhor café do mundo, feito por Maykel, genro de Letícia. O filho de Letícia passou para a universidade de Belas artes. Então ela resolveu mudar para Havana por causa do estudo do dele. É um menino talentoso e lindo. Se você vai a Havana, já tem onde se hospedar. E tenho certeza que vai gostar muito dessa família que é simplesmente espetacular. Um abraço, Alzanira Citar
Membros B.G. Postado Outubro 4, 2011 Membros Postado Outubro 4, 2011 Alzanira, Adorei o seu relato e as dicas das casas particulares Já tinha lido sobre essas casas no relato do Paulera e logo comecei a pesquisar sobre elas. Encontrei vários sites, com muita oferta. Me parece uma excelente maneira de conviver com as pessoas do lugar e conhecer um pouco da sua história e cultura. Você viajou por qual companhia aérea? Mais uma vez, parabéns pelo relato e pela sensibilidade demonstrada nas suas palavras Citar
Membros B.G. Postado Outubro 10, 2011 Membros Postado Outubro 10, 2011 Olá, Alzanira, Você sabe se a casa de Letícia está cadastrada em algum site de casas particulares? Encontrei essa, mas não se é a mesma Letícia: http://www.bedincuba.com/cuba_casa_particular_habana_leticia.htm Abraços! Citar
Membros de Honra _Paulera_ Postado Novembro 6, 2011 Membros de Honra Postado Novembro 6, 2011 Oi B.G, Pelo que entendi do relato, a Alzanira viajou com a COPA airlines (Fez escala no Panamá). E a casa de Letícia que ela se hospedou foi em Santa Clara, essa que você encontrou em Havana é outra. Citar
Membros B.G. Postado Novembro 21, 2011 Membros Postado Novembro 21, 2011 Olá, Paulera, obrigada pela resposta! A Alzanira comentou que Letícia Loyola se mudou para Havana e, inclusive, informou o endereço e o telefone dela. O que eu queria saber é se a casa está cadsatrada em algum site, para que eu possa ver as fotos e, caso vá para Hanava, tentar fazer a reserva via internet. Abraços! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.