Membros Rural Veterana Postado Setembro 22, 2022 Membros Postado Setembro 22, 2022 Olá povo do bem, Acompanho vocês a muito tempo,sempre me atualizando sobre as viagens, Vamos fazer uma viagem de carro pela argentina e chile em novembro, Vamos fazer a carreteira austral, Temos um bom planejamento e pesquisa, mas sempre surgem dúvidas em certos assuntos, Por isto resolvi recorrer a vocês com a seguinte pergunta; Com relação ao PID, permissão internacional para dirigir , no Chile é OBRIGAT'ORIO ou facultativo, ou seja, basta a CNH atualizada?, Eu já vi a matéria de vocês sobre o assunto aqui no site, Mas existe muita controvérsia na internet e informações desencontradas ou antigas, Podem me ajudar??? E que continuem com este ótimo trabalho de vocês divulgando e atualizando as informações, Grato Ademar Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 22, 2022 Colaboradores Postado Setembro 22, 2022 Teoricamente não é necessária, porém indico que a tenha pois se o oficial pedir, você está lascado. Na Europa nunca precisei apresentar e tampouco na Ásia mas sempre que renovo minha CNH, já faço a PID para não ter dor de cabeça. Imagine estar lá do outro lado precisando de um carro e não te alugam porque não tem a dita cuja. Citar
Membros Eduardo E. A. Postado Setembro 22, 2022 Membros Postado Setembro 22, 2022 @Rural Veteranative essa dúvida também, só que em relação a outros países na América do Sul, pois irei dirigir. No caso Colômbia, Equador e Peru. Dei uma pesquisada no site do Detran porém não ficou muito claro. O que eu fiz foi perguntar numa agência de turismo sobre a necessidade ou não da PID. Fui informado que para tais países ela não é necessária, apenas a CNH mesmo. Sugiro que faça o mesmo para sanar essa dúvida com mais certeza, de preferência numa agência renomada Citar
Membros FCRO Postado Setembro 22, 2022 Membros Postado Setembro 22, 2022 JÁ aluguei carro no chile várias vezes e nem pra isso pediram a PID Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Setembro 22, 2022 Colaboradores Postado Setembro 22, 2022 (editado) Seguro nunca é demais, por isso eu prefiro pecar por excesso, ainda mais considerando que a PID tem um custo relativamente baixo comparado às despesas de uma viagem desse naipe (e vale por até três anos) e o procedimento é bem simplório. De toda forma, fiz uma pesquisa legal pela internet e encontrei o seguinte: - O Chile é signatário da Convenção de Viena. - Todos os países que assinaram a Convenção de Viena aceitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como documento válido para brasileiros que queiram dirigir por um período de tempo superior a 180 (cento e oitenta) dias. - Segundo a lei chilena, turistas não são obrigados a terem o documento de trânsito nacional chileno, podendo utilizar o equivalente de seus países. Interpretando esses tópicos, eu imagino que pode-se utilizar a CNH por até 180 dias, e em seguida, deve-se possuir a PID. Mas isso é palpite meu, como há dúvida, e agentes de trânsito são sempre complicados, e a sua viagem depende exclusivamente de carro, eu não arriscaria ficar na dúvida. Abraços! Editado Setembro 22, 2022 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Setembro 22, 2022 Membros Postado Setembro 22, 2022 4 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: Seguro nunca é demais, por isso eu prefiro pecar por excesso, ainda mais considerando que a PID tem um custo relativamente baixo comparado às despesas de uma viagem desse naipe (e vale por até três anos) e o procedimento é bem simplório. De toda forma, fiz uma pesquisa legal pela internet e encontrei o seguinte: - O Chile é signatário da Convenção de Viena. - Todos os países que assinaram a Convenção de Viena aceitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como documento válido para brasileiros que queiram dirigir por um período de tempo superior a 180 (cento e oitenta) dias. - Segundo a lei chilena, turistas não são obrigados a terem o documento de trânsito nacional chileno, podendo utilizar o equivalente de seus países. Interpretando esses tópicos, eu imagino que pode-se utilizar a CNH por até 180 dias, e em seguida, deve-se possuir a PID. Mas isso é palpite meu, como há dúvida, e agentes de trânsito são sempre complicados, e a sua viagem depende exclusivamente de carro, eu não arriscaria ficar na dúvida. Abraços! No caso do tratado de Viena sobre trânsito, art. 41, a PID nunca será a forma de substituição da CNH, mas sim a versão multilíngue dela. Ou seja, a PID não vale por si, deve estar sempre acompanhada da CNH. Sobre o tópico, desconheço qualquer outro tratado entre Brasil e Chile que exima da tradução. Essa questão de "nunca me pediram", não vale como força de lei. Não é porque todo mundo faz que se torna legal. Mas é verdade que muitos países fazem vista grossa em relação a tradução ou PID, pois no fim a CNH é algo bem simples de se intender. Todavia, se pegar um policial chato, ele estará correto em te multar e te impedir de continuar dirigindo, pois está seguindo a regra a risca. É um risco baixo de acontecer, porém vale a pena confiar na sorte por algo que não custa muito? 2 Citar
Membros CaCa_MG Postado Abril 5, 2023 Membros Postado Abril 5, 2023 Pessoal, entendo as colocações acima, mas esse novo modelo de CNH brasileira já possui a tradução das categorias, como vem na PID. Minha dúvida é: se eu tiver o novo modelo, ainda assim preciso de PID no Chile? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.