Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá povo do bem,

Acompanho vocês a muito tempo,sempre me atualizando sobre as viagens, 

Vamos fazer uma viagem de carro pela argentina e chile em novembro, Vamos fazer a carreteira austral,

Temos um bom planejamento e pesquisa, mas sempre surgem dúvidas em certos assuntos,

Por isto resolvi recorrer a vocês com a seguinte pergunta;

Com relação ao PID, permissão internacional para dirigir , no Chile é OBRIGAT'ORIO ou facultativo,  ou seja, basta a CNH atualizada?,

Eu já vi a matéria de vocês sobre o assunto aqui no site,

Mas existe muita controvérsia na internet  e informações desencontradas ou antigas,

Podem me ajudar???

E que continuem com este ótimo trabalho de vocês divulgando e atualizando as informações, 

Grato

Ademar

• Colaboradores
Postado

Teoricamente não é necessária, porém indico que a tenha pois se o oficial pedir, você está lascado.

Na Europa nunca precisei apresentar e tampouco na Ásia mas sempre que renovo minha CNH, já faço a PID para não ter dor de cabeça. Imagine estar lá do outro lado precisando de um carro e não te alugam porque não tem a dita cuja.

• Membros
Postado

@Rural Veteranative essa dúvida também, só que em relação a outros países na América do Sul, pois irei dirigir. No caso Colômbia, Equador e Peru.

Dei uma pesquisada no site do Detran porém não ficou muito claro. O que eu fiz foi perguntar numa agência de turismo sobre a necessidade ou não da PID. Fui informado que para tais países ela não é necessária, apenas a CNH mesmo.

Sugiro que faça o mesmo para sanar essa dúvida com mais certeza, de preferência numa agência renomada

• Colaboradores
Postado (editado)

Seguro nunca é demais, por isso eu prefiro pecar por excesso, ainda mais considerando que a PID tem um custo relativamente baixo comparado às despesas de uma viagem desse naipe (e vale por até três anos) e o procedimento é bem simplório.

De toda forma, fiz uma pesquisa legal pela internet e encontrei o seguinte:

- O Chile é signatário da Convenção de Viena.
- Todos os países que assinaram a Convenção de Viena aceitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como documento válido para brasileiros que queiram dirigir por um período de tempo superior a 180 (cento e oitenta) dias.
- Segundo a lei chilena, turistas não são obrigados a terem o documento de trânsito nacional chileno, podendo utilizar o equivalente de seus países.

Interpretando esses tópicos, eu imagino que pode-se utilizar a CNH por até 180 dias, e em seguida, deve-se possuir a PID.
Mas isso é palpite meu, como há dúvida, e agentes de trânsito são sempre complicados, e a sua viagem depende exclusivamente de carro, eu não arriscaria ficar na dúvida.

Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Seguro nunca é demais, por isso eu prefiro pecar por excesso, ainda mais considerando que a PID tem um custo relativamente baixo comparado às despesas de uma viagem desse naipe (e vale por até três anos) e o procedimento é bem simplório.

De toda forma, fiz uma pesquisa legal pela internet e encontrei o seguinte:

- O Chile é signatário da Convenção de Viena.
- Todos os países que assinaram a Convenção de Viena aceitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como documento válido para brasileiros que queiram dirigir por um período de tempo superior a 180 (cento e oitenta) dias.
- Segundo a lei chilena, turistas não são obrigados a terem o documento de trânsito nacional chileno, podendo utilizar o equivalente de seus países.

Interpretando esses tópicos, eu imagino que pode-se utilizar a CNH por até 180 dias, e em seguida, deve-se possuir a PID.
Mas isso é palpite meu, como há dúvida, e agentes de trânsito são sempre complicados, e a sua viagem depende exclusivamente de carro, eu não arriscaria ficar na dúvida.

Abraços!

No caso do tratado de Viena sobre trânsito, art. 41, a PID nunca será a forma de substituição da CNH, mas sim a versão multilíngue dela. Ou seja, a PID não vale por si, deve estar sempre acompanhada da CNH.

Sobre o tópico, desconheço qualquer outro tratado entre Brasil e Chile que exima da tradução.

Essa questão de "nunca me pediram", não vale como força de lei. Não é porque todo mundo faz que se torna legal. 
Mas é verdade que muitos países fazem vista grossa em relação a tradução ou PID, pois no fim a CNH é algo bem simples de se intender. Todavia, se pegar um policial chato, ele estará correto em te multar e te impedir de continuar dirigindo, pois está seguindo a regra a risca.

É um risco baixo de acontecer, porém vale a pena confiar na sorte por algo que não custa muito?

• Amei! 2
  • 6 meses depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, entendo as colocações acima, mas esse novo modelo de CNH brasileira já possui a tradução das categorias, como vem na PID. Minha dúvida é: se eu tiver o novo modelo, ainda assim preciso de PID no Chile?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...