Membros Este é um post popular. alonzoharriz Postado Setembro 20, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Setembro 20, 2022 Depois de ler inumeros relatos de viagem aqui no mochileiros.com chegou a hora de relatar a minha viagem que fiz em agosto de 2022 com minha triumph tiger 800 saindo do Mato Grosso, indo para bolivia, chile e Argentina. O sonho de fazer essa viagem adiou-se pela pandemia entao foram 3 anos entre planejar e esperar o grande dia chegar para a viagem... Saí de Sorriso MT rumo a Bolivia, a rota escolhida foi ir por cáceres MT, no mesmo dia, consegui chegar a caceres e parti para a bolivia, a divisa fica a 100km de Caceres. Chegando na divisa estranhei por nao ter nenhum posto aduaneiro no lado do brasil... entrei na bolivia mesmo assim, ao chegar na migracion ja estava fechada, era um sabado. Pernoitei na cidade de San Matias e logo cedo fui a migracion. Chegando la o primeiro perrengue, nao havia o carimbo de saída do Brasil... O policial orientou que teria que dar saida do Brasil na Receita Federal em Caceres. La vamos nos entao voltar pra caceres, consegui dar saida do país, porem se voltasse para bolivia a migracion nao estaria mais aberta por conta de ser domingo. Dormi em caceres e logo cedo segui para Bolivia. Dessa vez tudo tranquilo, tramites resolvidos partiu bolivia... O destino do dia era Seguir pelo menos para a cidade de San Ignacio de Velasco, a distancia de 320km aproximadamente, tudo estrada de chao, tudo costela de vaca, Meu Deus, como a suspenção da minha motinha sofreu com tanta trepidação. O caminho era totalmente deserto, poucas vilas pelo caminho. Cheguei em San Ignacio era umas 14h decidi seguir a viagem, andar o maximo que conseguisse rumo a santa cruz de la sierra. Consegui chegar até a cidade de concepcion. Cidade com predios antigos e uma linda Igreja. Dormi em um hotel bem ruinzinho e quando amanheceu segui minha viagem. Esse foi um dia que tudo aconteceu... Sai da cidade de concepcion estressado com o gps me mandando para lugares errados, no meio do caminho peguei uma chuva, cheguei num posto de gasolina parei comi um salgado e um café e aquele ambiente me deu animo novamente para seguir a viagem, afinal estava realizando um sonho que sonhava todos os dias acordados que iria realiza-lo. A chuva parou e eu segui a estrada, chegando em santa cruz de la sierra me veio a mente a musica maravilhosa do Almir Sater - Trem do Pantanal. "Enquanto este velho trem atravessa o pantanal O povo lá em casa espera que eu mande um postal Dizendo que eu estou muito bem vivo Rumo a Santa Cruz de La Sierra..." e o destino sendo maravilhoso comigo, ao meu lado uma locomotiva seguindo rumo a Santa Cruz de La Sierra sendo por alguns quilometros um belissimo parceiro de viagem. Em Santa Cruz de La Sierra precisei sacar mais pesos bolivianos via westerunion, e dale chuva, nesse momento a chuva nao me incomodava mais, me sentia feliz por tudo que estava fazendo e tudo o que estava acontecendo. Saí de Santa cruz de la sierra a chuva parou, e logo começou algo que eu jamais imaginava presenciar na estrada... Uma linda estrada, repleta de curvas entre montanhas e precipcios. Pra quem ama motocicleta, fazer inumeras curvas é algo surreal, acompanhado de lindas paisagens, um sonho. Seguindo minha viagem, fui até a cidade de Samaipata e la resolvi, pela primeira vez, me hospedar em um hostel. Tudo era muito novo pra mim, o grande objetivo dessa viagem era vivenciar experiencias unicas. No hostel haviam, chineses, americanos, franceses, italianos. Todos jantando junto, confraternizando, eu tentando me comunicar em espanhol/portunhol kkkk, foi muito gostoso o ambiente, todo viajante tem esse brilho nos olhos ao escutar sua historia de vida e de contar a sua propria historia, isso me fascinou. 5 Citar
Membros alonzoharriz Postado Setembro 21, 2022 Autor Membros Postado Setembro 21, 2022 (editado) Saindo de Samaipata, segui para Sucre. Foram 300 km percorridos em 6 horas, muitas curvas, velocidade media de 40km/h. A gasolina boliviana + velocidade baixa por conta das curvas resultaram numa media de 30km por litro :D... Chegando em Sucre fiquei num hostel novamente, que o quarto com 12 camas só teve eu de hospede... Como cheguei relativamente cedo, pude andar pela Plaza 25 de Mayo... Muito movimentada e bonita. No outro dia, o destino Uyuni. Parti de sucre rumo a uyuni, passei por potosi 4100 metros... Uma das grandes preocupações para a viagem era o mal da altitude, visitei alguns topicos do forum e como prevenção tomei o remedio Citoneurin 5000... e alem disso no meu treino de musculação havia incluido 30 minutos de cardio... Acredito que isso, ajudou a não sentir grandes efeitos de altitude, senti apenas o nariz muito seco, colocava muito soro fisiologico para atenuar a secura e um dia apenas tomei um remedio para dor de cabeça, no mais foi tranquilo. A estrada de Sucre até Potosi e Potosi até Uyuni sao de uma beleza exuberante. Os videos que eu gravei nao representa nem 10% da beleza desses lugares. Quem quiser ver os videos da viagem, eu estou postando no meu canal do youtube: https://www.youtube.com/c/OrganistaMotorcycle Os videos nao tem muita edição, basicamente são as imagens crua da viagem com uma soundtrack do meu gosto... é um estilo mais pra assistir relaxado, sem que haja um contexto, episodios, dia a dia... O que tem feito mais eu sofrer na viagem é o frio, matogrossense nato, acostumado a temperaturas medias de 35º, ter que lidar com temperaturas abaixo de 10º foi muito dificil pra mim, a proposito, a temperatura ideal de viagem pra mim foi em 19º. Cheguei em Uyuni no mesmo dia, fiquei num outro hostel com quarto privativo. No outro dia, fui ao tao esperado e magnifico Salar de Uyuni. Chegando la a emoção bateu, quando percebi estava chorando, um choro de emoção de estar realizando aquilo que sonhava por anos em conquistar. O deserto de sal é maravilhoso, alem de ser muito frio chegou a 2º, é um lugar muito lindo. Percorrer todo aquele deserto com a sua propria moto depois de rodar tanto quilometros é algo surreal. Editado Setembro 21, 2022 por alonzoharriz 2 2 Citar
Membros thiago.martini Postado Setembro 21, 2022 Membros Postado Setembro 21, 2022 Cara que legal o seu relato. Dá pra sentir a emoção. Estou acompanhando. 1 Citar
Membros AlemonDaKombi Postado Setembro 24, 2022 Membros Postado Setembro 24, 2022 Em 21/09/2022 em 16:43, alonzoharriz disse: O que tem feito mais eu sofrer na viagem é o frio, matogrossense nato, acostumado a temperaturas medias de 35º, ter que lidar com temperaturas abaixo de 10º foi muito dificil pra mim Hahaha 🤣 Imagino. Bacana o relato 👏 1 Citar
Membros alonzoharriz Postado Setembro 24, 2022 Autor Membros Postado Setembro 24, 2022 Seguindo o relato... O Dia mais dificil da minha vida. Sai de Uyuni era umas 11h, não conseguia sair mais cedo porque é muito frio. Sai de Uyuni Rumo a San Pedro de Atacama. Ao chegar no trecho de estrada de chão tive que pegar desvio ao lado da estrada, pois estavam fazendo o asfalto. O desvio tinha uma camada imensa de poeira que me desequilibrava da moto, tinha que andar em primeira marcha, o pneu da moto sai muito do controle, quase cai da moto umas 10 vezes. Pra piorar estava atras de um caminhão e nao conseguia ultrapassar, entao ficava comendo muita poeira. percorri uns 20km assim, parece pouco mas pra quem ta a 10~20km por hora é uma eternidade, e sem visibilidade alguma. Eis que tenho a brilhante ideia de ir pela estrada que estavam fazendo asfalto. A cada 500 metros havia uma barreira de terra pra evitar que os carros percorram o trecho. ao contonar o trecho de terra pra voltar para a estrada, fui em barranco com estrada muito fofa, resultado: Atolei a moto. Meu Deus, quando eu atolei a moto eu nao conseguia acreditar no que havia feito. Eu tentava tirar a moto e só piorava, ela afundava ainda mais. Tentava tirar a terra em volta da moto com a mao, mas nao surtiu efeito... Acenava para os caminhoneiros para me ajudar e ninguem parava... O desespero começava a bater, mas ao mesmo tempo estava otimista que alguem iria parar e me ajudar. Foi quando apareceu um carro com turistas e seu guia, eles pararam o carro e em 4 pessoas conseguimos tirar a moto do atoleiro. Meus Deus, que felicidade, agradeci imensamente eles por terem me ajudado. Seguindo viagem, ainda tinha uns 50 km para chegar na fronteira. ja era umas 15h00 da tarde. A estrada continuava muito traiçoeira, em um momento estava a 80km/h e uma terra fofa fez eu ir perdendo o controle da moto, a moto foi saindo da pista e eu tentando controlar e parar a moto, fui colocando os pés no chao pra me equilibrar melhor e nisso quase bati o pé no barranco, se tivesse batido poderia ter tido uma fratura. Parei a moto e novamente atolei a moto, só que dessa vez eu consegui tirar a moto sozinho. Seguindo, cheguei até a fronteira, um detalhe, depois que os turistas me ajudaram, nao passou carro por mim, se nao fosse aqueles turistas nao sei como sairia daquele lugar. Fiz todo o tramite burocratico e entrei no Chile... Havia mais 190km até calama, o clima continuava muito frio em torno de 6º. Agora no asfalto, segui viagem, ja era 17h00 da tarde, eu estava muito cansado, mais psicologicamente do que fisicamente. Mesmo no asfalto, a viagem nao estava tranquila, o frio me atrapalhava muito, começou a bater um vento lateral e a estrada tinha muito areia do deserto. Numa curva eu sinto algo muito forte, que nao sei explicar até agora, mas eu senti que tinha alguem comigo me guiando e falando pra mim que tudo daria certo, foi uma sensação muito gostosa. Quando senti isso só conseguia pensar que era Deus falando comigo. Continuei a viagem, escureceu e consegui chegar a Calama. Encontrei um Hotel muito bom e me hospedei la para descansar de um dia tao dificil, mas estava muito feliz por ter chego e nada de ruim ter acontecido comigo. 3 Citar
Membros alonzoharriz Postado Outubro 13, 2022 Autor Membros Postado Outubro 13, 2022 Seguindo o Relato... Sai de Calama Rumo a San Pedro de Atacama, foi um trecho tranquilo e muito bonito. É muito legal fazer o trecho porque você passa por vários tipos de viajantes: de carro, moto, de bicicleta. E todos parecem viver um unico sonho: Viajar. A alegria de cada um desse trecho era contagiante, passei por um carro que estava estacionado para tirar fotos e pulavam pra chamar minha atenção e cumprimentar de volta. Esse espirito de liberdade move as pessoas a viver na mesma sintonia. Cheguei em San pedro de Atacama, a cidade estava lotada de turistica, só ouvia pessoas falando frances, nunca vi tantos franceses na vida hahaha. Encontrei um grupo de motociclistas brasileiros que estavam indo para o Peru... É muito bom encontrar pessoas do mesmo país e que falam a mesma lingua... Conversamos um pouco, contei sobre minha viagem e experiencia da estrada. Queria ir até o Magic Bus, fui pelo vale de la luna, mas nao me atentei ao horario e quando cheguei ja estava fechado a entrada... Mesmo o GPS apontando pra la, o atendente falou que não dava pra ir no magic bus por la... Bom resolvi voltar pro hotel e acabei nem explorando muito o deserto do atacama. No outro dia segui viajem rumo a argentina... Segui rumo ao paso de jama. Estrada muito bonita, muito gelo nas bordas da estrada, paisagens muito bonitas, mas na minha opinião nao se comparam com as estradas bolivianas de Santa cruz de La Sierra a Uyuni... Uma coisa muito legal da viagem é que o trecho de san pedro até jama boa parte o vulcao licancabur é seu parceiro de viagem... é uma visão muito bonita. Chegando na fronteira com a argentina, ao realizar a vistoria sanitaria o policial argentino pediu 300 pesos, Suborno? Nao importa foi apenas 6 reais... Primeiro Posto YPF em Jama, encontrei 3 brasileiros em suas BMW 1200.. Conversamos um pouco, eles seguiram para salta a 180 km/h, eu mantive minha motinha a 140 km/h tranquilamente em retas interminaveis... A argentina é um misto de paisagens bonitas entre suas retas interminaveis e trechos com inumeras curvas... O bom de você nao conhecer exatamente o que ta a sua frente é que você se surpreende com o que vem a sua frente, e o que me surpreendeu dessa vez foi a descida de 4100 metros dos caracoles em Jujuy. O sentimento de descer, de moto, fazendo inumeras curvas é indescritivel. A felicidade é muito maior que o medo e a tensão de descer algo tao magnifico. Devo ter levado uns 30 minutos pra descer toda a montanha... depois de descer começa um outro cenário muito bonito... As montanhas coloridas na região de pumamarca... Imagine andar em uma estrada repleta de curvas e tudo a sua frente são montanhas coloridas. Um cenário exuberante. até chegar em Jujuy o cenário é maravilhoso.. Seguindo de Jujuy para Salta... o cenário começa a mudar, e na metade do caminho parecia que estava andando na br163 aqui no mato grosso. Calor, queimadas, muitos caminhões... 1 Citar
Membros alonzoharriz Postado Outubro 14, 2022 Autor Membros Postado Outubro 14, 2022 (editado) Em Salta, a noite, fui em um tipico bar agentino, bar raiz, passando um jogo de futebol, apreciei uma excelente cerveja Salta Rubia. um detalhe sobre a comida argentina é que eles servem uma porção muito grande. Uma porção serve 2 pessoas tranquilamente. No outro dia, conheci o tipico churrasco argentina, feito na parrilla, confesso que não achei grandes diferenças para o churrasco brasileiro, mas churrasco é churrasco né hehe. Em salta foi a primeira vez que fiquei em um airbnb, gostei muito, fiquei em um apartamento inteiro por apenas 100 reais. Os airbnb na argentina fica muito mais em conta do que os hoteis, que cobram o valor cotado em dólar, então não há um valor muito barato. A experiencia do airbnb foi muito boa, pude lavar todas minhas roupas da viagem no apto. Aproveitei tambem o serviço de self lavagem, basicamente voce compra fichas para lavar seu carro/moto. foram 3 fichas, 1 pra lavar, 1 pra sabao e outra para lavar novamente... o serviço custou 6 reais e lavei a moto rapidamente, o pessoal usa muito esse serviço, as baias de lavagem estavam sempre lotadas. Pra finalizar o dia, fui ao mercado em salta, os preços dos vinhos e cervejas locais estavam muito baratos, a quilmes long neck por apenas 1 real Editado Outubro 14, 2022 por alonzoharriz 2 Citar
Membros Italo.costa Postado Outubro 15, 2022 Membros Postado Outubro 15, 2022 Olá, obrigado por compartilhar sua aventura. Gostaria de saber se estão cobrando o passaporte sanitário ou comprovante de vacina da COVID 19 na entrada de algum dos países em que você esteve. Obrigado. Citar
Membros alonzoharriz Postado Outubro 16, 2022 Autor Membros Postado Outubro 16, 2022 2 horas atrás, Italo.costa disse: Olá, obrigado por compartilhar sua aventura. Gostaria de saber se estão cobrando o passaporte sanitário ou comprovante de vacina da COVID 19 na entrada de algum dos países em que você esteve. Obrigado. em agosto pediram no chile e argentina, mas acredito que ja nao é mais obrigatorio. Citar
Membros alonzoharriz Postado Dezembro 19, 2022 Autor Membros Postado Dezembro 19, 2022 Seguindo, de Salta começo o meu retorno para o Brasil, ir pelo famoso chaco argentino. Foram 830 km de Salta até Corrientes, depois de 130km de viagem encontrei um casal brasileiro numa tiger 900 retornando para o brasil tambem, andamos juntos por 700km, o legal da viagem é isso, encontra companhia para compartilhar juntos uma grande aventura. As retas interminaveis da argentina são muito peculiares, você está andando a 130km por hora tem um vento diagonal batendo no seu capacete, você olha para as arvores e nenhuma folha se move, bizarro hahaha, sem contar o calor, por ser no inverno peguei uma temperatura de 35º. Pra ser bem sincero é uma estrada que não tem nada demais, basicamente, calor e retas interminaveis. Meses depois vi um video de um harleiro indicando uma rota alternativa, em resistencia entrar em uma estrada que vai até thermas do rio do rondo. Com certeza quando voltar a argentina irei por esse caminho. A essa altura a relação da minha moto estava horrivel, muito frouxa, nao dava mais aperto. Cheguei em corrientes me hospedei em um hotel e no outro dia ja peguei a estrada rumo a foz do iguaçu. O lado ruim de ter uma moto mais premium é que nao encontra peças e serviço especializado facil nessas regioes. Segui para foz do iguaçu sem conseguir consertar a corrente. De Corrientes a Posadas é uma estrada muito bonita, muitas retas, grandes fazendas de gado. as pessoas da regiao estavam indo para uma especie de missa tudo vestido de "gaucho" hehe. todos a cavalo com um mate na mão. De Posadas até foz do iguaçu muda muito a paisagem, é uma região que predomina muitas pousadas. Dá vontade de parar e acampar, fazer uma comida e ficar ali por dias o tamanho da tranquilidade e paz que o lugar proporciona. Chegando em foz do iguaçu, um sentimento que muitos aqui deve compartilhar que é a felicidade de estar chegando no seu país... A felicidade que eu estava em estar de volta ao brasil era inexplicavel... Eu ficava cantando em cima da moto, inventava musica do brasil kkkkkk e xingava os argentinos ... VIajar para outros países é ótimo, mas voltar para a sua terra, onde você entende a lingua, a cultura, tudo voltando ao normal é uma sensação indescritivel. Em foz do iguaçu fiquei na casa de parentes, visitei as cataratas do iguaçu, com muito custo consegui comprar uma relação nova para a minha moto. Fiquei 2 dias em foz do iguaçu. Na segunda feira parti rumo a campo grande, cheguei a noite. No dia seguinte parti para Cuiaba, tudo tranquilo, o bom e velho transito matogrossense repleto de carretas. Dormi em cuiaba e na manha seguinte parti pra Sorriso... 4 horas de viagem e eu cheguei em casa. Enfim a viagem foi concluida com sucesso. Pra quem é motociclista vai entender o que eu vou dizer agora... Antigamente eu olhava pra minha moto e ficava feliz por ter realizado o sonho de ter comprado ela. Hoje quando eu olho pra ela, eu me emociono pelas aventuras que ja passamos juntos. A minha moto é uma grande parceira de viagem... As vezes to andando de moto e lembro da viagem e penso.. PORRA nos fomos para o Deserto do Atacama. Pra você que chegou até aqui e esta sonhando com a sua viagem... SONHE, SONHE muito e busque realizar Seus Sonhos... é muito bom... Obrigado a todos que leram até aqui... nos vemos nas estradas Bons Ventos. Rodrigo Organista 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.