Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa noite pessoal,

Estou planejando um mochilão pela argentina e chile, estou com duvidas sobre as hospedagem na argentina, alguem reservou aqui no brasil e pagou em pesos la?

Pelo booking, sempre a reserva aparece em dolar e não em pesos (mostra em pesos, somente uma conversão), meu medo é ao chegar a contação não ser a oficial e sim a blue. O que faria meu custo com hospedagem dobrar.
Entrei em contato com um proprietario, mais informaram que possui uma taxa de 21% para pagamento em pesos na hospedagem.

Alguem que possa ajudar?

• Vou acompanhar! 1
  • Colaboradores
Postado

Vá sem reservas e negocie na hora, escolha duas ou três hospedagens próximas, dificilmente as três estarão esgotadas, a não ser que seja em algum feriado nacional de lá ou alta temporada, mas devido a situação atual, dificilmente não encontrará vagas.

• Membros
Postado

Em dez/2021 viajei para Argentina ereservei as hospedagens pelo booking.  paguei em pesos  (espécie) na hospedagem, no momento do check-in, sem problemas. Acho que o booking tem a opção de mudar a moeda e aí você pode ter uma noção do valor. De qualquer forma, é melhor verificar as condições do hotel. 
Inclusive, estive hospedada em um hostel que o dono não estava e ninguém apareceu para cobrar, a reserva do booking era sem reembolso e fui embora com a consciência tranquilo que o booking faria cobrança, mas o hostel não cobrou e fiz uma transferência pro cara depois para não ficar com fama caloteira kkk 😬

Os 21% de acréscimo  ao qual ele se refere devem ser o IVA, que quando você paga com cartão de crédito, tem a isenção. Se for pagamento em espécie não tem essa isenção.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
14 horas atrás, RicardoRM disse:

Vá sem reservas e negocie na hora, escolha duas ou três hospedagens próximas, dificilmente as três estarão esgotadas, a não ser que seja em algum feriado nacional de lá ou alta temporada, mas devido a situação atual, dificilmente não encontrará vagas.

O periodo que vou aparentemente não é alta temporada, porém, tenho medo de não conseguir algo no local, porque vou esta por alguma cidades pequenas, e algumas com pouca opções (pelo o que pesquisei), como ushuaia.

Ja esteve por esses locais? É tranquilo a hospedagem sem reserva?

• Membros
Postado
14 horas atrás, SilviaAlves disse:

Em dez/2021 viajei para Argentina ereservei as hospedagens pelo booking.  paguei em pesos  (espécie) na hospedagem, no momento do check-in, sem problemas. Acho que o booking tem a opção de mudar a moeda e aí você pode ter uma noção do valor. De qualquer forma, é melhor verificar as condições do hotel. 
Inclusive, estive hospedada em um hostel que o dono não estava e ninguém apareceu para cobrar, a reserva do booking era sem reembolso e fui embora com a consciência tranquilo que o booking faria cobrança, mas o hostel não cobrou e fiz uma transferência pro cara depois para não ficar com fama caloteira kkk 😬

Os 21% de acréscimo  ao qual ele se refere devem ser o IVA, que quando você paga com cartão de crédito, tem a isenção. Se for pagamento em espécie não tem essa isenção.

Legal, 
Estou fazendo isso, mudei para pesos, e la mostra um conversão, fala que pode pagar em dolar ou pesos, porém, a reserva sempre em dolar, estou com receio do valor que cobrarem no momento que chegar la, porque se o pagamento não for em peso vai dobrar o valor (utilizando a west union consigo utilizar cotação proxima do blue).

Quando realizou a reserva, o valor do site, bateu com o que você pagou la? E teve que pagar esses 21%?
O IVA, vi alguns post que informa que pode ser restituido, conseguiu solicitar restituição dele?

• Membros
Postado
1 hora atrás, hallex carvalho disse:

Legal, 
Estou fazendo isso, mudei para pesos, e la mostra um conversão, fala que pode pagar em dolar ou pesos, porém, a reserva sempre em dolar, estou com receio do valor que cobrarem no momento que chegar la, porque se o pagamento não for em peso vai dobrar o valor (utilizando a west union consigo utilizar cotação proxima do blue).

Quando realizou a reserva, o valor do site, bateu com o que você pagou la? E teve que pagar esses 21%?
O IVA, vi alguns post que informa que pode ser restituido, conseguiu solicitar restituição dele?

Não vou saber informar exatamente os valores, porque não anotei tudo detalhadamente e não sou muito de fazer contas, sou de humanas kkk. Mas lembro que a diferença era coisa de 40% para mais entre pagar em pesos  com o IVA que pagar em dólar com o cartão sem IVA (e com IOF 🫠),  e isso que na época peguei uma cotação razoável de 32AR$ por R$.

Pagando em especié sempre será mais vantajoso. Eu paguei uma hospedagem com cartão. A cobrança foi em pesos, sem o IVA. 

O valor do booking é uma estimativa, o valor exato que você irá pagar é de acordo com a cotação da moeda (no caso pesos), no dia que você pagar, então smepre pode variar um pouco. 

Mas se o teu receio é pagar a mais, tente reservar diretamente com hotel, com um valor já determinado. 

Esse rolê de pedir isenção de IVA, não sei se vale para hospedagens, nunca pesquisei sobre.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Voltei de BA agora, meu conselho é mandar mensagem via Instagram para as acomodações, perguntando se tem como pagar em pesos na hora...a reserva tem sido feita exclusivamente pela plataforma do booking, pelo menos dos 3 que fiquei foram assim, e reserve com uns dias de antecedência, por que eu fui crente que teriam vagas na hora e não teve e inclusive tive que pagar em cartão de crédito uma diária em um deles e saiu beem caro...o valor você vai ser cobrado sempre em dólar, na estimativa do valor do booking...

• Colaboradores
Postado

Olá @hallex carvalho, dando minha opinião atrasada,

Em 2020 fui para El Calafate e El Chaltén.

Em El Calafate, fiz o pagamento da hospedagem por cartão de crédito aqui do Brasil (nada ideal em questão de economia, mas certeiro em segurança) - incidiu IOF e uma caralhada de impostos.

Em El Chaltén, negociei antecipadamente por email com a hospedagem, o preço ofertado era em dólar.
Definimos que seria pago no checkout.
Lá no dia optamos por efetuar o pagamento por cartão de crédito, e novamente morremos com diversos 'extras'.
Apesar que, segundo a lei argentina, se o pagamento for feito em cartão de crédito por estrangeiro, munido de seu passaporte, havia um desconto significativo (era como um incentivo ao turismo na época).
No fim, o preço ficou bem similar ao inicialmente combinado - foram 07 diárias no valor de 100 US$ por dia, totalizando 700 US$ (cerca de R$ 3.200,00 na época - dividido em três pessoas).

Depois da minha experiência, se eu fosse replica-la, eu consideraria o tipo de viagem que estaria fazendo...
No caso de um mochilão, com datas abertas, deixaria para negociar tudo no ato, e em dólar (pois atualmente a moeda corrente do país está em frangalhos).
Se fosse uma viagem com datas bem restritivas (engessada), que tudo precisaria estar bem alinhado para não falhar, me anteciparia entrando em contato e negociando com hospedagens, mas de novo, pagando em dólar no ato.

Abraços e boa sorte!

• Colaboradores
Postado

Dando meus pitacos aqui tb, tenho 3 amigas que estão com viagens marcadas pra Argentina nos próximos meses. Em se tratando de alta temporada, em cidades pequenas, acho mesmo arriscado chegar sem reserva. Elas negociaram valores e vão pagar com western union. O doido é que algumas hospedagens, segundo elas, não estão querendo fechar preços com antecedência pq ninguém sabe a que nível terá chegado a inflação até fim de dezembro/janeiro.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
2 horas atrás, Juliana Champi disse:

Dando meus pitacos aqui tb, tenho 3 amigas que estão com viagens marcadas pra Argentina nos próximos meses. Em se tratando de alta temporada, em cidades pequenas, acho mesmo arriscado chegar sem reserva. Elas negociaram valores e vão pagar com western union. O doido é que algumas hospedagens, segundo elas, não estão querendo fechar preços com antecedência pq ninguém sabe a que nível terá chegado a inflação até fim de dezembro/janeiro.

Boas colocações!

Esqueci de mencionar, quando fui era alta temporada, e de fato, fica lotado (com risco de não haver hospedagem) - então nesses casos não há como 'deixar rolar' e resolver apenas na hora.

E a questão econômica é bem relevante, apesar da nossa moeda estar melhor que a deles, arrisco dizer que no âmbito turístico a idéia de trabalhar em dólares possivelmente estará mais enfatizada do que antes (vão negociar tudo em dólares).
Percebi isso ao sondar as novas tarifas de acampamento (e demais serviços) em Torres del Paine (agora para 2022, pós pandemia), gente do céu, tá tudo indexado ao dólar... aumentou terrivelmente.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...