Ir para conteúdo

Primeira vez na Europa, 2 meses, inverno, trabalhando online.

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Estarei indo para Madrid sozinho no final de Novembro, com volta marcada para final de Janeiro (de Madrid, também), total de 63 dias.
O contexto da viagem, na verdade, é a trabalho. Trabalho para uma empresa Espanhola e tive a passagem paga por eles, o evento da empresa dura apenas 1 semana, mas decidi que eles comprassem logo uma passagem com retorno de 2 meses (o que ficou mais barato) por dois motivos: 

Penso em me mudar para a Europa em breve, e quero ter a experiência de viver como uma "pessoal normal", principalmente no Inverno. Isto é, cozinhar minha própria comida, usar o transporte para coisas triviais, e sair nos finais de semana. 

Tenho contato com algumas empresas na Alemanha e gostaria de participar de processos seletivos pessoalmente.

Mas já que estarei na Europa e tenho férias para tirar, decidi tentar fazer um "mochilão"

Tenho um orçamento de aprox. 6000 euros para 2 meses, + 2000 euros por mês que posso pegar do meu salário, totalizando aprox. 10000 euros ou 158 euros por dia de gastos máximos na Europa, isso incluindo hospedagem (hostel) e transporte entre países. Caso aconteça uma emergência e eu não receba este salário, tenho a quantia na minha reserva emergencial 

Outro detalhe é que nesses 2 meses, terei só 1 mês de férias, nos outros dias terei que trabalhar 8h por dia. O trabalho, obviamente, é online. Tenho flexibilidade de horários (aproveitar o sol dos dias mais curtos, trabalhar quando escurecer) e posso trabalhar de qualquer lugar com wifi. Ou seja, não estarei 63 dias turistando loucamente e saindo todos os dias, comendo fora etc.

Não tenho ainda um itinerário definido, mas tenho que visitar alguns lugares: Bruxelas, Munique e Berlin, pois tenho familia/amigos nestes locais e não pagaria hospedagem e economizaria com comida também.  
Tenho muito interesse no Leste Europeu

Minhas duvidas, incialmente:

1. Este orçamento é realista para uma viagem econômica nos países/regiões que citei? Ficando em Hostel, cozinhando algumas refeições
  2. Se é, é possível gastar menos, ou até apenas os 6000 euros (100 euros por dia)?
  3. Faz algum sentido visitar o leste europeu em Dezembro, ou o frio estraga totalmente?
  4. Alguém com experiência em trabalhar online enquanto viaja? Como foi?
  5. Faz mais sentido sair de Madrid e visitar os países mais frios no começo de Dezembro, deixando os países mais quentes (Espanha, Portugal, Itália) para o final, em Janeiro, estou correto?
Editado por upsidedownseagulls
  • Vou acompanhar! 2
  • Colaboradores
Postado
1 hora atrás, upsidedownseagulls disse:
  • Este orçamento é realista para uma viagem econômica nos países/regiões que citei? Ficando em Hostel, cozinhando algumas refeições
  • Se é, é possível gastar menos, ou até apenas os 6000 euros (100 euros por dia)?
  • Faz algum sentido visitar o leste europeu em Dezembro, ou o frio estraga totalmente?
  • Alguém com experiência em trabalhar online enquanto viaja? Como foi?
  • Faz mais sentido sair de Madrid e visitar os países mais frios no começo de Dezembro, deixando os países mais quentes (Espanha, Portugal, Itália) para o final, em Janeiro, estou correto?

Eu adoro post com pergunta bem feita, adoro!

Respostas na mesma sequencia:

• Sim, mais que suficiente.
  • Sim, é. Um kapsalon num turco qualquer de esquina custa 8 Euros e vai te encher até. Supermercado de esquina são normalmente melhores para frutas e verduras na questão de preço em comparação com grandes cadeias como Carrefour. São bem comuns supermercados "low-cost" na Europa. LIDL, Aldi e Jumbo são exemplos.
  • Depende. Se você gosta de frio para cacete, vale a pena. Em todas as vezes que por lá fui, sempre temperaturas de zero para baixo. Em duas delas, mais de um metro e meio de neve na rua, o que enche o saco.
  • Eu trabalho remoto deste o começo da pandemia e não tenho problemas, exceto pela minha tela do laptop que é menos da metade da que tenho em casa. Particularmente não gosto de barulho, nem mesmo música ambiente quando estou trabalhando. Se você assim o é, poderá ter problemas pois normalmente cybercafés são um pouco barulhentos. Uma solução até interessante é ir trabalhar de uma biblioteca. Além do silêncio mandatório, todas possuem wifi gratuito (pelo menos nunca fui numa que não tinha). Se você consegue trabalhar com música, um fone com noise cancellation é um bom investimento. O treco realmente funciona (eu uso sempre dentro do avião e nem percebo que tem turbina do meu lado).
  • Depende o que é "sentido" para você. Portugal chega a nevar e o norte da Itália é frio para cacete nesta época do ano. Porém o clima anda louco demais e qualquer coisa que lhe digal de dois anos atrás, provavelmente não é mais verdadeira. Exemplo: em 2017 a primeira neve que tivemos em Bruxelas foi no dia 02/11. Em 2018 caiu neve somente no começo de Dezembro e nos últimos anos tivemos neve somente por alguns dias em... Abril. Este ano, zero neve. Creio que o melhor é escolher um caminho lógico, independente do frio, sem fazer muitas idas e voltas. Certamente teremos um aumento no custo das passagens devido aos problemas de energia que enfretaremos a partir deste inverno e isso custará em seu bolso.

• Amei! 2
  • Membros
Postado (editado)
7 horas atrás, pmichelazzo disse:

• Sim, é. Um kapsalon num turco qualquer de esquina custa 8 Euros e vai te encher até. Supermercado de esquina são normalmente melhores para frutas e verduras na questão de preço em comparação com grandes cadeias como Carrefour. São bem comuns supermercados "low-cost" na Europa. LIDL, Aldi e Jumbo são exemplos.
  • Depende. Se você gosta de frio para cacete, vale a pena. Em todas as vezes que por lá fui, sempre temperaturas de zero para baixo. Em duas delas, mais de um metro e meio de neve na rua, o que enche o saco.
  • Eu trabalho remoto deste o começo da pandemia e não tenho problemas, exceto pela minha tela do laptop que é menos da metade da que tenho em casa. Particularmente não gosto de barulho, nem mesmo música ambiente quando estou trabalhando. Se você assim o é, poderá ter problemas pois normalmente cybercafés são um pouco barulhentos. Uma solução até interessante é ir trabalhar de uma biblioteca. Além do silêncio mandatório, todas possuem wifi gratuito (pelo menos nunca fui numa que não tinha). Se você consegue trabalhar com música, um fone com noise cancellation é um bom investimento. O treco realmente funciona (eu uso sempre dentro do avião e nem percebo que tem turbina do meu lado).
  • Depende o que é "sentido" para você. Portugal chega a nevar e o norte da Itália é frio para cacete nesta época do ano. Porém o clima anda louco demais e qualquer coisa que lhe digal de dois anos atrás, provavelmente não é mais verdadeira. Exemplo: em 2017 a primeira neve que tivemos em Bruxelas foi no dia 02/11. Em 2018 caiu neve somente no começo de Dezembro e nos últimos anos tivemos neve somente por alguns dias em... Abril. Este ano, zero neve. Creio que o melhor é escolher um caminho lógico, independente do frio, sem fazer muitas idas e voltas. Certamente teremos um aumento no custo das passagens devido aos problemas de energia que enfretaremos a partir deste inverno e isso custará em seu bolso.

Entendi! E no inverno o melhor seria usar voos low-cost mesmo? Imagino que tudo (incluindo trem) terá um aumento, né?

Sobre a neve, tenho algumas duvidas:
Nunca peguei neve, ou seja, não tenho botas, meias nem casacos para isso. Tenho uma bota impermeavel que detesto (também por ser impermeavel) pois sempre acaba molhando e depois nunca seca.

Um bom casaco de plumas é totalmente necessário nesse caso? E uma bota impermeavel? Ou apenas uma bota mais simples + meias apropriadas poderiam dar conta num ambiente urbano?

Tenho uma trek 100 da Forclaz e gosto bastante pela leveza e tamanho compacto. Combinar isso com outras camadas por baixo poderia dar conta? Gosto de ser o mais minimalista possível nas viagens pois detesto carregar bagagens pesadas pra todo lado. Então ser compacto na medida do possível é bem importante pra mim, por isso gosto muito dessas coisas esportivas feitas para atividades outdoor/camping

• Membros
Postado

Eu trabalho com investimento em ações desde 2005 e já andei muito, inclusive perdi a saúde e quase morri por causa de uma ida a La Paz.Estou na Europa desde Julho e só voltarei para votar.Prefira as comidas prontas de supermercados, como eu quando vou a Portugal e Espanha e,ano passado, na Suiça também. Saíam menos de 10 euros por dia e não tinha diferença. Este ano,porém vim a Grécia e estou odiando a comida de restaurante aqui,sempre a mesma coisa. No México, outro país de comida horrorosa para mim,tinha chinês para apelar. Aqui nem isso tem.Quantoao frio,ano passado quando fui embora de Zurich fazia temperatura perto de 5 graus Estou acostumado, fiz UFPR em Curitiba e depois fu morar anos em Santiago.Não sei se você também está, mas saiba que daqui a uns dias a temperatura começará a cair,já anoitece mais cedo,os turistas já estão diminuindo e os pontos turísticos, alguns não todos,irão fechar. Leste Europeu nunca fui,mas sei que é muito mais frio que o demais. 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
9 horas atrás, pmichelazzo disse:

Postando novamente pois a outra resposta foi bloqueada.

Entendi! E no inverno o melhor seria usar voos low-cost mesmo? Imagino que tudo (incluindo trem) terá um aumento, né?

Nunca peguei neve, ou seja, não tenho botas, meias nem casacos para isso. Tenho uma bota impermeavel que detesto (também por ser impermeavel) pois sempre acaba molhando e depois nunca seca.

Um bom casaco de plumas é totalmente necessário nesse caso? E uma bota impermeavel? Ou apenas uma bota mais simples + meias apropriadas poderiam dar conta num ambiente urbano?

Tenho uma trek 100 da Forclaz (que diz aguentar até -5) e gosto bastante pela leveza e tamanho compacto. Combinar isso com outras camadas por baixo poderia dar conta? Gosto de minimalista nas viagens pois detesto carregar bagagens pesadas pra todo lado. Então ser compacto na medida do possível é bem importante pra mim, por isso gosto muito dessas coisas esportivas feitas para atividades outdoor/camping.

2 horas atrás, D FABIANO disse:

Eu trabalho com investimento em ações desde 2005 e já andei muito, inclusive perdi a saúde e quase morri por causa de uma ida a La Paz.Estou na Europa desde Julho e só voltarei para votar.Prefira as comidas prontas de supermercados, como eu quando vou a Portugal e Espanha e,ano passado, na Suiça também. Saíam menos de 10 euros por dia e não tinha diferença. Este ano,porém vim a Grécia e estou odiando a comida de restaurante aqui,sempre a mesma coisa. No México, outro país de comida horrorosa para mim,tinha chinês para apelar. Aqui nem isso tem.Quantoao frio,ano passado quando fui embora de Zurich fazia temperatura perto de 5 graus Estou acostumado, fiz UFPR em Curitiba e depois fu morar anos em Santiago.Não sei se você também está, mas saiba que daqui a uns dias a temperatura começará a cair,já anoitece mais cedo,os turistas já estão diminuindo e os pontos turísticos, alguns não todos,irão fechar. Leste Europeu nunca fui,mas sei que é muito mais frio que o demais. 

Não estou acostumado, mas já peguei diversas vezes temperaturas abaixo dos 10 graus na America do Sul, mas nunca algo como -5, -10 etc. Ou lidei com neve.

Sobre os turistas dimunuindo, vejo que isso tem um lado positivo, mas também um lado negativo porque os Hostels ficam mais vazios e o aspecto social de conhecer pessoas acaba sendo prejudicado. Vou passar o natal e ano novo também, imagino que deva ter mais coisas nessas datas. 

• Membros
Postado
11 horas atrás, upsidedownseagulls disse:

Minhas duvidas, incialmente:

1. Este orçamento é realista para uma viagem econômica nos países/regiões que citei? Ficando em Hostel, cozinhando algumas refeições
  2. Se é, é possível gastar menos, ou até apenas os 6000 euros (100 euros por dia)?
  3. Faz algum sentido visitar o leste europeu em Dezembro, ou o frio estraga totalmente?
  4. Alguém com experiência em trabalhar online enquanto viaja? Como foi?
  5. Faz mais sentido sair de Madrid e visitar os países mais frios no começo de Dezembro, deixando os países mais quentes (Espanha, Portugal, Itália) para o final, em Janeiro, estou correto?

1. Para uma viagem econômica com as características que está dizendo, é muito mais que realista e suficiente. Principalmente pelo fato que irá ficar em Hostel e cozinhar de vez em quando.

2. Totalmente possível e nas cidades que tem hospedagem e alimentação ainda, vai ter que se esforçar muito para chegar nos 50 euros/dia de gasto. 

3. Não conheço o Leste Europeu, tenho muita vontade de conhecer também e certamente essa região é mais fria que a Europa Ocidental.

4. Não sei dizer.

5. Não sei dizer, mas na primeira experiência que tive, 2012 a Europa estava com um inverno muito rigoroso em Dezembro, nevasca em vários locais. Foi ficar mais tranquilo para o final de Janeiro, início de Fevereiro, quando fui viajar. Então acho que esse ponto pode ser bem relativo.

5 horas atrás, upsidedownseagulls disse:

Tenho uma trek 100 da Forclaz e gosto bastante pela leveza e tamanho compacto. Combinar isso com outras camadas por baixo poderia dar conta? Gosto de ser o mais minimalista possível nas viagens pois detesto carregar bagagens pesadas pra todo lado. Então ser compacto na medida do possível é bem importante pra mim, por isso gosto muito dessas coisas esportivas feitas para atividades outdoor/camping

Quanto a isso acredito que mereça uma certa atenção sim, principalmente em relação ao calçado. Tive uma experiência não muito boa durante um mochilão pela América do Sul. Na verdade achei que não fosse pegar neve, ou que só iria ver de longe, mas em alguns locais ainda tinha e acabei tendo contato direto, pisando. Minha bota não era impermeável e deixou passar umidade para dentro. Não preciso nem dizer que não tinha nada que fizesse passar o frio. Então se vai pegar neve é essencial que o calçado seja impermeável e até com interior de lã ou material que esquente bem mesmo.

Quanto a vestuário, sempre legal considerar as 3 camadas (uma segunda pele, depois um fleece e por fim a última camada que seria um casaco de plumas por exemplo, um corta vento. Eu sou muito friorento então para mim é essencial, além de gorro, luvas. Se você for menos friorento e achar que consegue com menos camadas, está valendo também 

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Tenho uma bota impermeavel que detesto (também por ser impermeavel) pois sempre acaba molhando e depois nunca seca.

Mas tá esquisito essa bota impermeável que molha, rs! Entra água por cima? Um calçado adequado salva sua vida, pé molhado no frio ninguém merece.

Um bom casaco vai te fazer economizar muito espaço... pra frio intenso nossas blusas não servem, aí vc tem que botar kilos delas. Como vc vai passar um tempinho razoável, vale a pena ter um casaco e uma bota que sejam boas sim! Não precisa ser as de milhares de reais, tem coisas boas mais acessíveis.
E meia é uma coisa MUITO importante... galera acha que meia de lã e essas coisas é bom e não é, especialmente se vc estiver com calçado impermeável que transpira menos. Eu tenho algumas meias técnicas da decathlon pra frio que são legais, mas as melhores comprei na uniqlo no Japão, mas tem loja deles na zoropa tb! Quentinhas e respiráveis!

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Vai estar tudo uma bosta de caro. Minha energina subiu "só" 165% no último ano por causa da guerra. Em alguns países será menos dolorido, como o caso da França e Bélgica que ainda possuem muita usina nuclear. Outros estarão lascados, como Alemanha e Itália.

Terão aumentos mas o que indico é colocar na ponta do lápis todos os gastos. Mesmo low cost as vezes não é tão low cost. As pessoas esquecem que normalmente os aeroportos usados por elas é na pqp, tem que pagar transfer, pagar mala, pagar água, pagar até para mijar. Se comprar trem com antecedência, pagará barato (ex: comprei Amsterdam - Bruxelas para começo de Novembro em fins de Julho e paguei 29 Euros em primeira classe no rápido).

Frio funciona assim: depois de -10, tanto faz. Ce tá lascado :)

Mais que casaco de pluma, acho que roupas térmicas tipo segunda pele são muito mais eficientes. As vezes que fui para o leste europeu e peguei morros de neve nas calçadas, estava cerca de -10 (com sensação térmica de -25) e elas seguraram muito bem. Quanto as botas, desencanei delas e não dou pitaco. Todas as que comprei se arregaçaram. Como pouco vou para neve, desisti e uso tênis mesmo e troco as meias. Deixo essa para os esquimós que povoam o fórum aqui.

Dentro dos estabelecimentos, casas, sistema de transporte, de boa. Aquecimento segura a bronca (isso se o putinho não fechar a torneira de vez).

Vou passar o natal e ano novo também, imagino que deva ter mais coisas nessas datas.

Depende onde, vai se divertir. Passei o último ano-novo em Paris debaixo da torre. Mesmo com as restrições da pandemia, foi bem legal e estava cheio de gente. Passei também um ano-novo em Bucareste há alguns anos, onde peguei os -29. Festa na frente do parlamento que varou até as tantas (claro que não fiquei porque minha mulher estava a ponto de se transformar em poste, toda congelada). Natal é sempre bacana, mas mais bacana ainda é ANTES do natal. Costuma-se ter muita feira ou "christmas market" que são muito legais. Cheio de gente, cheio de comida, cheio de vinho quente. Vale a pena.

• Amei! 2
  • Membros
Postado (editado)
Em 05/09/2022 em 17:58, Juliana Champi disse:

Mas tá esquisito essa bota impermeável que molha, rs! Entra água por cima? Um calçado adequado salva sua vida, pé molhado no frio ninguém merece.

Um bom casaco vai te fazer economizar muito espaço... pra frio intenso nossas blusas não servem, aí vc tem que botar kilos delas. Como vc vai passar um tempinho razoável, vale a pena ter um casaco e uma bota que sejam boas sim! Não precisa ser as de milhares de reais, tem coisas boas mais acessíveis.
E meia é uma coisa MUITO importante... galera acha que meia de lã e essas coisas é bom e não é, especialmente se vc estiver com calçado impermeável que transpira menos. Eu tenho algumas meias técnicas da decathlon pra frio que são legais, mas as melhores comprei na uniqlo no Japão, mas tem loja deles na zoropa tb! Quentinhas e respiráveis!

Hahaha, a bota no caso eu uso para trilhas, é um contexto totalmente diferente da viagem realmente, entra água por cima e depois não seca nunca mais, além de ser muito pesada. Hoje em dia prefiro muito mais uma bota comum e molhar o pé que seca rápido, mas isso no quente, obviamente.
Já vi que vou ter que comprar uma bota mesmo. Uma bota impermeável para trilhas em dias normais + a meia segura de boa? Ou você recomenda realmente uma bota para frio (aquelas com proteção por dentro)?

Em 05/09/2022 em 18:05, pmichelazzo disse:

Vai estar tudo uma bosta de caro. Minha energina subiu "só" 165% no último ano por causa da guerra. Em alguns países será menos dolorido, como o caso da França e Bélgica que ainda possuem muita usina nuclear. Outros estarão lascados, como Alemanha e Itália.

Terão aumentos mas o que indico é colocar na ponta do lápis todos os gastos. Mesmo low cost as vezes não é tão low cost. As pessoas esquecem que normalmente os aeroportos usados por elas é na pqp, tem que pagar transfer, pagar mala, pagar água, pagar até para mijar. Se comprar trem com antecedência, pagará barato (ex: comprei Amsterdam - Bruxelas para começo de Novembro em fins de Julho e paguei 29 Euros em primeira classe no rápido).

Frio funciona assim: depois de -10, tanto faz. Ce tá lascado :)

Mais que casaco de pluma, acho que roupas térmicas tipo segunda pele são muito mais eficientes. As vezes que fui para o leste europeu e peguei morros de neve nas calçadas, estava cerca de -10 (com sensação térmica de -25) e elas seguraram muito bem. Quanto as botas, desencanei delas e não dou pitaco. Todas as que comprei se arregaçaram. Como pouco vou para neve, desisti e uso tênis mesmo e troco as meias. Deixo essa para os esquimós que povoam o fórum aqui.

Dentro dos estabelecimentos, casas, sistema de transporte, de boa. Aquecimento segura a bronca (isso se o putinho não fechar a torneira de vez).

Depende onde, vai se divertir. Passei o último ano-novo em Paris debaixo da torre. Mesmo com as restrições da pandemia, foi bem legal e estava cheio de gente. Passei também um ano-novo em Bucareste há alguns anos, onde peguei os -29. Festa na frente do parlamento que varou até as tantas (claro que não fiquei porque minha mulher estava a ponto de se transformar em poste, toda congelada). Natal é sempre bacana, mas mais bacana ainda é ANTES do natal. Costuma-se ter muita feira ou "christmas market" que são muito legais. Cheio de gente, cheio de comida, cheio de vinho quente. Vale a pena.

Muito bom ouvir isso, porque segunda pele não ocupa tanto espaço e eu já tenho. Vou deixar para comprar esses itens menores na Europa mesmo, e ficar de olho se acho algo bom em brechós aqui.

Esse aumento de gás tá me dando medo, mas enfim, vou encarar. Se quero viver na Europa é até bom que eu vivencie o inverno primeiro do que o Verão e tenha uma impressão errada do quão suportável é tudo isso 😅

• Colaboradores
Postado

Se quero viver na Europa é até bom que eu vivencie o inverno primeiro do que o Verão e tenha uma impressão errada do quão suportável é tudo isso

Vou sair um pouco do assunto para comentar este parágrafo.

A única coisa que não gosto onde moro hoje é o clima. Por estar perto do Mar do Norte, ele é péssimo, com aquele cinza e garoa na maior parte do ano e, no inverno, a sensação que é sempre noite; você sai de casa está escuro, entra (ou entrava, no meu caso) no escritório, trabalha e quando sai, está escuro novamente. Isso muitas vezes me cansa pois nasci nos trópicos, vivi muito tempo neles e deixa as pessoas boring. Mas acabamos nos adaptando e segue a vida.

De outro lado, se você não está na base da base da pirâmide, você vive decentemente. Educação, saúde, segurança e organização é visível e são coisas que não se preocupa. É o melhor lugar do mundo? Não. É um ótimo lugar? Sim, definitivamente. Então quando coloco na balança, ainda fico na Europa mas não será meu fim nela. Vivo para ganhar dinheiro e voltar para o Brasil, mesmo com todo o esgoto a céu aberto que o país se tornou.

Escolhas, sempre elas governando tudo e todos.

• Amei! 3

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...