Ir para conteúdo

Dicas gerais (Chile/Bolivia/Peru) - [Agosto 2022]

Posts Recomendados

• Colaboradores
1 hora atrás, robertofig85 disse:

albergue gourmet

Tá foda isso! Agora é cama com cortininha, lampadinha, funcionária na cozinha pra tirar a louça e bla bla bla. Ok, é conforto, privacidade, mas os preços acompanharam. Tá difícil achar hostel mais simples, estão sumindo mesmo. Já tô com saudade de ir lavar minha xícara depois do café...

Editado por Rezzende
Link para o comentário
  • Membros de Honra
32 minutos atrás, Rezzende disse:

Tá foda isso! Agora é cama com cortininha, lampada, funcionária na cozinha pra tirar a louça e bla bla bla. Ok, é conforto, privacidade, mas os preços acompanharam. Tá difícil achar hostel mais simples, estão sumindo mesmo. Já tô com saudade de ir lavar minha xícara depois do café...

Um monte de dicas importantíssimas,  também concordo contigo sobre Atacama,  preço muito alto, atrações da Bolívia, na minha opinião também, são melhores. 

Pelo que vc relatou, dei muita sorte em ter viajado quando ainda era mais "mochileiro".

Link para o comentário
  • Membros

Voltei do Chile agora dia 28/8...

Passe de mobilidade. Bem, as regras mudaram agora dia 01/09, mas em agosto, em Santiago, pediam o passe em museus, restaurantes todos os dias para entrar no café da manhã no hotel em Santiago. E a população de Santiago, em geral, manifestava um maior cuidado em relação ao uso de máscara e álcool em gel. Mesmo sendo liberado o uso de máscaras na rua (em lugar aberto) quase todo mundo ainda usava. Já em San Pedro de Atacama estava mais tranquilo, mas não tanto como no Brasil.

Wi-fi tem em todo lugar, as vezes com sinal bom, às vezes nem tão bom assim. Achei os chips de celular pré pagos muito fáceis de usar no Chile, só colocar no celular, discar para um número específico e pronto, estava habilitado, não precisou de documento nem nada.

Fiquei em dois hostals em San Pedro de Atacama, atacama ancestral e Nuevo Amanecer, ambos em quarto duplo com banheiro privativo. Honestos, estrutura boa, cozinha com utensílios básicos, geladeira, fogão e tal. Bom custo benefício, comparando com as demais opções. Lembrando que tem hospedagem para todos os gostos (e bolsos).

Fiz todos os passeios no atacama com a Araya, mas reparei que nas várias agências que pesquisei o preço pela internet e lá no dia não mudavam. Achei com bom custo benefício em alguns passeios, em outro achei que poderia ter feito com alguma agência mais barata que teria a mesma experiência....Sobre os passeios em SPA, todos são ótimos, e mesmo aqueles que tenham algo parecido na travessia para o Uyuni tem algum diferencial... especialmente os geiseres, os do Atacama são maiores, os da travessia para o Uyuni são umas poças com borbulhas.... interessantes até, mas não se comparam.

Não estão cobrando mais seguro saúde para entrar no Chile, acho que desde junho. Pode viajar tranquilo sem, mas é esperto pedir o do cartão, se tiver, ou fazer um baratinho. Parece que serviços de saúde por lá são bem caros.

Realmente, câmbio no aeroporto de Santiago é horrível. Deixe para trocar na rua Agustinas, que é melhor (mas não muito) que na rua Pedro de Valdivia. No atacama a cotação é um pouco pior, mas nada assustador. 

Agora, o negócio é realmente usar cartão de conta internacional, tipo wise. É aceito em quase todo lugar, até em algumas lojas de artesanato no atacama, e a cotação é ótima, quando fui estava melhor até do que as das casas de câmbio de Santiago.

• Amei! 3
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 03/09/2022 em 17:50, FernandoBS disse:

Voltei do Chile agora dia 28/8...

Passe de mobilidade. Bem, as regras mudaram agora dia 01/09, mas em agosto, em Santiago, pediam o passe em museus, restaurantes todos os dias para entrar no café da manhã no hotel em Santiago. E a população de Santiago, em geral, manifestava um maior cuidado em relação ao uso de máscara e álcool em gel. Mesmo sendo liberado o uso de máscaras na rua (em lugar aberto) quase todo mundo ainda usava. Já em San Pedro de Atacama estava mais tranquilo, mas não tanto como no Brasil.

Wi-fi tem em todo lugar, as vezes com sinal bom, às vezes nem tão bom assim. Achei os chips de celular pré pagos muito fáceis de usar no Chile, só colocar no celular, discar para um número específico e pronto, estava habilitado, não precisou de documento nem nada.

Fiquei em dois hostals em San Pedro de Atacama, atacama ancestral e Nuevo Amanecer, ambos em quarto duplo com banheiro privativo. Honestos, estrutura boa, cozinha com utensílios básicos, geladeira, fogão e tal. Bom custo benefício, comparando com as demais opções. Lembrando que tem hospedagem para todos os gostos (e bolsos).

Fiz todos os passeios no atacama com a Araya, mas reparei que nas várias agências que pesquisei o preço pela internet e lá no dia não mudavam. Achei com bom custo benefício em alguns passeios, em outro achei que poderia ter feito com alguma agência mais barata que teria a mesma experiência....Sobre os passeios em SPA, todos são ótimos, e mesmo aqueles que tenham algo parecido na travessia para o Uyuni tem algum diferencial... especialmente os geiseres, os do Atacama são maiores, os da travessia para o Uyuni são umas poças com borbulhas.... interessantes até, mas não se comparam.

Não estão cobrando mais seguro saúde para entrar no Chile, acho que desde junho. Pode viajar tranquilo sem, mas é esperto pedir o do cartão, se tiver, ou fazer um baratinho. Parece que serviços de saúde por lá são bem caros.

Realmente, câmbio no aeroporto de Santiago é horrível. Deixe para trocar na rua Agustinas, que é melhor (mas não muito) que na rua Pedro de Valdivia. No atacama a cotação é um pouco pior, mas nada assustador. 

Agora, o negócio é realmente usar cartão de conta internacional, tipo wise. É aceito em quase todo lugar, até em algumas lojas de artesanato no atacama, e a cotação é ótima, quando fui estava melhor até do que as das casas de câmbio de Santiago.

Bom dia.

Estou indo para o Atacama no próximo mês e vendo alguns relatos estou na dúvida sobre os passeios, pois depois do Atacama vou para Uyuni. 
Tinha listado : Valle de la Luna, Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas , Geysers + Tour Astronômico (fico 03 dias e 04 noite)

Alguma sugestão para alterações ? Sei que são poucos dias, mas não pretendo ficar mais, pois depois do Uyuni vou para Cusco e ficarei mais dias por la.

Link para o comentário
  • Membros
2 horas atrás, Tati Gomes disse:

Bom dia.

Estou indo para o Atacama no próximo mês e vendo alguns relatos estou na dúvida sobre os passeios, pois depois do Atacama vou para Uyuni. 
Tinha listado : Valle de la Luna, Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas , Geysers + Tour Astronômico (fico 03 dias e 04 noite)

Alguma sugestão para alterações ? Sei que são poucos dias, mas não pretendo ficar mais, pois depois do Uyuni vou para Cusco e ficarei mais dias por la.

Oi, bom dia!

Eu fiz passeios no atacama em 5 dias e meio, tentei colocar o máximo possível. 

Para três dias inteiros, e para ver coisas diversas do deserto, acho que fica bom do jeito abaixo:

Dia 1: Valle de la luna (manhã) e Laguna cejar (tarde) (sei que a agência Araya tem esse passeio, com essas duas atrações e mais outra, depois da Laguna cejar, além de almoço). Vc pode tentar fazer separado tbm, com outra agência, mas esse esquema da Araya, com esses dois passeios juntos, funciona muito bem, pq chega na cejar logo na abertura dela para as agências (14h00, quando as demais ainda nem saíram da vila) e o grupo fica praticamente sozinho no local.

Dia 2: piedras rojas e lagunas altiplanicas (dia inteiro);

Dia 3: Geyser El Tatio (manhã) e termas de puritama (tarde);

Além do tour astronômico em algum dos dias, à noite. A ideia é fazer logo que possível, marcar para o primeiro dia, pq se não der (muito vento, lua cheia, etc) tem os outros dias para tentar fazer. É um passeio que não ocorre em noite de lua cheia e que também pode ser cancelado se tiver muitas nuvens no céu à noite ou muito vento. Quando estive no atacama agora em agosto fiz o astronômico no dia em que cheguei do Uyuni. Na noite anterior não teve o passeio por causa dos ventos e após dois dias também não teve, por causa de nuvens.

Essa ideia de roteiro acima aproveita todos os períodos dos 3 dias com passeios e, se caber no orçamento da sua viagem, acho que fica bem legal. 

E vc pode trocar, por exemplo, as termas de puritama por um bike tour pelo deserto. Mas veria, nesse caso, as mesmas paisagens (ou muito parecidas) do vale de la luna, e no caso das termas eu achei muito legal para relaxar e curtir uma água quente após o passeio do geyser, que tem que sair cedo e tal. Além do que a paisagem na região das termas é bem bacana, com cactos e tudo mais (mas a isla que vc verá no Uyuni, dos cactos gigantes, é muito legal e tem cactos maiores tbm).

Enfim, acho que é isso.

Boa viagem e aproveite, é uma região muito bacana!

Link para o comentário
  • Membros
Em 02/09/2022 em 17:53, robertofig85 disse:

Antigamente rolava a dica de reservar as coisas no local ao inves da internet/telefone, que era bem mais barato. Nao mais, preco local = preco na internet, pra todos os passeios que eu vi.

Olá, meu amigo! Obrigada por compartilhar suas experiências.

Estarei viajando para o Peru, Bolívia e Chile em outubro, você acha válido reservar os passeios aqui pelo BR tendo a possibilidade de usar o cartão de crédito?

Obrigada desde já :)

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, anacarolinacrts disse:

Olá, meu amigo! Obrigada por compartilhar suas experiências.

Estarei viajando para o Peru, Bolívia e Chile em outubro, você acha válido reservar os passeios aqui pelo BR tendo a possibilidade de usar o cartão de crédito?

Obrigada desde já :)

Eu acho sim. A desvantagem de fazer isso é que amarra a viagem aos dias dos passeios. Assim, não recomendo se intenta viajar "aonde os pés te levarem".

Mas se tiver um roteiro amarrado e pré-planejado, vejo como vantagem, pois além de garantir o seu não vai precisar perder tempo batendo perna em agência, preenchendo documentos etc.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi gente, adorei as dicas que foram dadas no tópico. Estou com viagem marcada para San Pedro do Atacama entre os dias 18/10 a 26/10, porém estou muito inseguro, pois é minha primeira viagem internacional e não sei como devo proceder com relação ao dinheiro. Poderiam me ajudar?

Estou pensando em levar a maior parte do dinheiro na conta Wise (já possuo a conta e cartão) e pretendo sacar em algum ATM de lá. Alguém teve esse experiência? Sabe se vale a pena? Vi que a cotação por lá também não é tão ruim, caso leve dinheiro em cash.

Link para o comentário
  • Membros
16 minutos atrás, vitorcostabreu disse:

Oi gente, adorei as dicas que foram dadas no tópico. Estou com viagem marcada para San Pedro do Atacama entre os dias 18/10 a 26/10, porém estou muito inseguro, pois é minha primeira viagem internacional e não sei como devo proceder com relação ao dinheiro. Poderiam me ajudar?

Estou pensando em levar a maior parte do dinheiro na conta Wise (já possuo a conta e cartão) e pretendo sacar em algum ATM de lá. Alguém teve esse experiência? Sabe se vale a pena? Vi que a cotação por lá também não é tão ruim, caso leve dinheiro em cash.

Estive lá em agosto agora, utilizava o wise para pagamento sempre que possível, em bar/restaurante/lanchonete, supermercado e lojas de artesanato. 

Nos lugares que não passava o wise eu pagava em espécie, pesos, levei reais e troquei em SPA, pois não fui ao centro de Santiago na ida. Em San Pedro vc encontra cotações razoáveis na calle Toconao, esquina com a caracoles, pesquisa em umas 3 ou 4 casas de câmbio a me melhor cotação. Se trocar valores maiores de uma só vez consegue cotação melhor. 

Não fiz saque da conta wise em ATM por lá pq havia lido que não valia a pena, era fácil de acontecer problema no equipamento e não conseguir sacar. Lá conversei com um pessoal e me contaram que não conseguiram sacar pela wise em ATM 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...