Membros de Honra russo145 Postado Novembro 7, 2012 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 7, 2012 De volta ao terminal fluvial de Samara: A turma que escolheu as praias no outro lado do rio carrega barris de chope entre outras coisas, não há muitos serviços por lá. Mas do lado da cidade também há praias boas. Com cabines para trocar roupa Com quadros de esportes... E alamedas aconchegantes ao lado. Pertinho das ruas da cidade. Aqui está mais uma novidade, uma ONG promovendo estilo saudável de vida e incentivando abandono de bebidas alcoólicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Janeiro 9, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 9, 2013 Subindo algumas quadras acima, para praça monumental. Nos últimos anos a mídia passou a mencionar com frequência a praça Prato della Valle em Padova, Itália, como a maior praça urbana na Europa. http://wikimapia.org/#lat=45.3983569&lon=11.8765366&z=16&l=9&m=b conheci em 2012 e gostei. Uma praça bonita, com jardim oval e amplas piscinas. Mas o tamanho. A praça retangular de Samara é bem maior, uns 500 por 300 metros, e tem parques mais arborizadas, confira no mapa: http://wikimapia.org/#lat=53.1953796&lon=50.1020329&z=15&l=9&m=b E também tem seu charme um tanto histórico, mas já do século 20. Oferece ótimas panoramas, abriga eventos temporários variados... Não é raro encontrar exposições fotográficas: As vistas pela rua lateral, do lado do centro histórico: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Janeiro 20, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 20, 2013 Outra boa notícia, o Calçadão continua melhorando. Nesta vez convido avançar do lado do rio para dentro da zona central, partindo deste marco da fundação da cidade (1586), que fica bem aqui: O prédio de Correio Central continua em destaque nesta esquina. O comércio na próxima quadra mudou de perfil, agorá ficou mais fino e mais caro também. O restaurante argentino chama atenção. Atravessamos a linha de "bonde". É melhor chamar de VLT. A altura dos prédios aumenta. Depois das restaurações, voltaram alguns nomes dos proprietários antigos. Fotos e informações históricas caíram bem para tornar este pedaço mais atraente. Na próxima esquina em destaque um dos prédios da Universidade de Medicina. Em frente - mais um similar, da mesma universidade. O comércio de esquina é forte aqui, principalmente em sorvetes. A próxima parte do Calçadão é mais arrumada ainda, a sua restauração começou daqui mesmo. Este processo já invadiu as ruas laterais, mas sem muita profundidade. Estamos chegando na última quadra, lendo e relendo as páginas históricas e apreciando fotos das cenas do século 19. O ponto final deste passeio e um olhar para trás. Paramos aqui. Por volta há tanta coisa que prende a minha atenção. Continuaremos, então... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Fevereiro 21, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2013 Pertinho deste lado de Calçadão: Ул. Самарская 61-63 - Samarskaya Street - Rua Samarskaya Morava aqui até a idade de 8 anos. É um dos períodos mais longos na minha vida. Alias, o mais longo, considerando que o tempo andava naquela época bem devagar, e não estava correndo como agora. O prédio era branco e parecia mais homogêneo. A pintura atual deixa aparente a história de ampliações. O atual Calçadão começa a uma quadra daqui, e esta quadra é muito verde - Praça Vladimir Vysotskyi. Esta quadra verde fica em frente do prédio onde eu morava até a idade de 8 anos. As vias internas não eram pavimentadas, o relevo era mais acidentado. Foi o lugar das primeiras aventuras. Aprendi andar de bicicleta, esquiar... A placa azul no prédio dos fundos é da biblioteca infantil, onde gostava de emprestar novos livros já nos primeiros anos da escola. Mais duas quadras no sentido daquela enorme Praça Kuibychev, Ул. Некрасова - Nekrasov Street - Rua Nekrasov No andar térreo do prédio verde funcionava a minha pré-escola. As condições para estudos e jogos internos eram boas, mas para recreação ao ar livre normalmente serviu de novo a quadra verde, agora conhecida como Praça Vladimir Vysotskyi. Às vezes houve passeios para outro lado, onde fica uma praça bem maior - Praça Kuibychev, que já foi mostrada acima. Na continuidade seguiremos pelo centro ao Terminal Ferroviário... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Fevereiro 22, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 Russo, me interesso pela Rússia porque tenho um carro russo, um Niva 1991. Este post me chamou a atenção pois a Lada tinha um carro chamado Samara, que provavelmente seja uma homenagem ao rio. E esta foto também remete a grande fábrica da Lada, que foi a maior montadora do mundo no auge da URSS, pois seu símbolo é muito parecido, uma referência aos navios antigos do Volga. Parabéns pelo post! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores rkoerich Postado Fevereiro 22, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 Fantástico! A Rússia é um país fascinante... quero 30 dias de férias só lá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ncgd Postado Fevereiro 22, 2013 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 Devorei cada foto dessas e fiquei simplesmente APAIXONADO pela cidade... Nunca que podia imaginar que o sul da Rússia tivesse uma cidade tão linda, apesar de parecer "simples"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Fevereiro 22, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 Russo, me interesso pela Rússia porque tenho um carro russo, um Niva 1991. Este post me chamou a atenção pois a Lada tinha um carro chamado Samara, que provavelmente seja uma homenagem ao rio. E esta foto também remete a grande fábrica da Lada, que foi a maior montadora do mundo no auge da URSS, pois seu símbolo é muito parecido, uma referência aos navios antigos do Volga. Parabéns pelo post! Obrigado! :'> Sim, "Lada" é uma redução de "Ladya", este tipo tradicional de navio. A fábrica continua no mesmo lugar, uns 70 km em linha reta deste belvedere http://wikimapia.org/#lat=53.4396016&lon=49.5476563&z=10&l=9&m=b&gz=0;492764282;532117898;0;3480992;8569336;0 (AvtoVAZ) Nem sabia que era a maior do mundo, deve ser pela qtde. produzida na mesma planta. É gigante mesmo, já que foi feita a moda antiga, um ciclo quase completo de produção começando com a fundição. Nos anos 70 visitei 2 vezes e fiquei espantado com dimensões, número de funcionários, refeitórios... Depois de privatização a empresa aos poucos foi integrada ao Grupo Renault - Nissan. Continua como líder no mercado nacional, agora com produto mais diversificado. http://www.lada.ru/cgi-bin/models.pl A linha Samara ainda tem algum espaço, mas já esta acabando. O nome é tanto do rio, quanto da cidade, a partir da qual foi construída a própria Togliatti, e do estado que reúne as duas. Alias, a área metropolitana da Grande Samara, incluíndo a Togliatti e mais algumas cidades próximas, é a terceira maior na Rússia em população, depois das duas capitais (em PIB é segunda). Fantástico! A Rússia é um país fascinante... quero 30 dias de férias só lá... :'> É uma boa pedida! Se não ficar preso por muito tempo nas capitais, e usar bastante trens noturnos, ainda é um país onde pode conseguir passar 30 dias com bom custo-benefício. No ano 2012 faltei a Samara e a Rússia por completo, mas agora já comprei a passagem de 2013. Terei 20 dias no total, metade para Samara, metade para complementos e novos caminhos. Devorei cada foto dessas e fiquei simplesmente APAIXONADO pela cidade... Nunca que podia imaginar que o sul da Rússia tivesse uma cidade tão linda, apesar de parecer "simples"... :'> Bem vindo a Samara! E eu ainda estou armando uma viagem que inclua a Olinda também; O Rio Volga tem um conjunto de cidades desta porte, bem interessantes. Em maio tentarei visitar a vizinha do lado norte, Kazan (casa de tal Rubin, mas não apenas). Andei por lá 2 vezes no século passado e gostei, dizem que melhorou muito mais agora. A própria Samara fica mais no Leste Europeu do que no Sul. O Sul Europeu da Rússia inclui Cáucaso (lado norte) e regiões próximas. Finalmente organizei os meus acervos fotográficos de 2011, na véspera de uma nova expedição. nos próximos dias publico mais fotos do Centro Histórico de Samara, que está passando por grandes mudanças. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Fevereiro 22, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 De volta ao marco da fundação da cidade. No fundo - sentido de Calçadão que já exploramos. O lado oposto é da beira rio, por onde começamos. Já na transversal passa mais uma rua importante, Ул. Куйбышева - Kuibyshev Street - Rua Kuibyshev iremos apenas uma quadra para cada lado, começando com a nossa esquerda... Este hotel é o mais tradicional na cidade O clássico prédio de Museu de Artes é imponente Vários prédios desta quadra mudaram de função nas últimas décadas. Cinemas sumiram, bancos multiplicaram... A Igreja Luterana alemã voltou a funcionar (comunistas usaram como armazém por décadas). Os fiéis se reúnem apenas aos domingos. Na próxima esquina o tradicional jardim de três olmos E a quadra seguinte ainda está semi-abandonada, pedindo restaurações Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra russo145 Postado Fevereiro 22, 2013 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Fevereiro 22, 2013 Ул. Куйбышева - Kuibyshev Street - Rua Kuibyshev De volta ao marco da fundação, agora seguindo para direita Esta quadra já está em boa forma, ou quase Ressurgiram alguns toques orientais No final da quadra há uma praça quadrada, com jardim redondo no meio. No ponto central um monumento que chama muita atenção. A base é de uma escultura maior, da época imperial. E a sua restauração é dificultada pelo fato de que a escultura usurpadora do Lenin, feira em 1927, também é uma obra de arte reconhecida, de fato é uma das melhores imagens do líder comunista. Aposto que será removida a uma galeria de arte da época, dentro de 20 anos. Enquanto no posto, o Lenin olha pela rua do amigo Kuibyshev (antes do governo deles era Rua dos Nobres) E tem que encarar também as formas de administração econômica que tentava extinguir Na mesma praça fica o prédio histórico de Poder Judiciário, onde o próprio Ulianov (Lenin) tive seu primeiro emprego Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.