Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi pessoal!
Planejando viagem para a Patagônia Argentina. Serão 5 noites em El Calafate. Vocês me sugerem Big Ice ou Mini Trekking? Em um bate e volta para El Chaten devo escolher Lago de Los Tres ou Laguna Torre? Vale a pena Estância Cristina ou alguma navegação? Obrigada! :)

• Membros
Postado

Eu fiz o big ice, gostei bastante

a diferença que eu percebi que no big ice você é levado realmente pro meio da geleira e no mini trekking você fica na bordinha dele 

se você tem 5 noites em el calafate imagino que vá ter 4 dias inteiross lá , dá pra ficar 2 dias em el calafate e 2 em el chaten e assim fazer as 2 trilhas ; maaaas se fosse escolher uma eu iria de laguna de los 3 

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Não gosto desse tipo de aventura, então não opino.Faça a navegação de todos os glaciares. Eu fiz com uma russa de San Petersburgo e,para minha surpresa, ela disse que na terra dela não tinha visto glaciar como esses da Argentina ou sentido tanto frio.Repito,russa.

• Membros
Postado

Ei Elaine,

Não dá para fazer bate e volta e ainda fazer a laguna de los 3. A trilha é extensa. São 22 km.

Quando eu fiz, optei por fazer a trilha partindo da hospedaria Pilar, e recomendo, por 02 motivos: 

01 - é mais fácil, pois a início da trilha, começando por el chalten, é uma subida de uns 3 ou 4 km, que vc não precisa fazer. Começando da hospedaria pilar, é tudo reto até a subida final à laguna. E a volta é tudo descida;

02 - vc faz 02 trilhas em 01, pois a volta vc faz pelo caminho que faria, se tivesse começado em el chalten.

O transfer para a hospedaria pilar vc pega no centro de el chalten, ou contrata para eles te pegarem na pousada que vc ficar(o que eu fiz).

A trilha da laguna torre é mais tranquila. Comecei às 07.30, e estava de volta na pousada às 14.00. Fiz bem devagarinho, tirando fotos e curtindo a paisagem. E ela é bem tranquila e gostosa de se fazer.

Mas vc tem que levar em consideração o clima quando vai a el chalten. Se tiver fechado, vc não vai conseguir ver o Fitz Roy e não vai ser legal. Quando estive la, consultava a previsão do clima pelo site windguru, e eles acertavsm sempre.

A sugestão do FCRO é boa, se vc gosta de trilha. 02 dias em cada lugar. Em el calafate, o imperdível é só o perito moreno.

Em relação a estância cristina, eu não fiz. Se não me engano, são 3 horas de barco de ida e 3 de volta. Não tive paciência. 

Em relação ao perito moreno, eu fiz o big ice, e não me arrependo. Vc vai bem mais para dentro do glaciar, caminhando sobre o gelo, andando por 3 horas, usando crampons. Eu contratei direto com a hielo e aventura. Eles são os únicos autorizados a fazer este passeio. Outra empresas vendem, mas só eles fazem o trekking. Contratei direto no site deles, daqui do Brasil mesmo. Fiz o pagamento pelo cartão de crédito. Eles me pegaram na pousada às 07.00, e eu só voltei às 19.30. Se eu voltasse lá, faria o big ice novamente.

Se vc for em período muito movimentado, como janeiro e fevereiro, recomendo reservar o big ice com antecedência, pois são só 40 pessoas por dia (apenas 01 turma, pelo menos era assim em 2018). Já o mini trekking é mais tranquilo. Ocorre diversos passeios por dia.

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

Olá @elaine_llorente,

Quando eu fiz essa viagem em 2020 fiquei apenas um dia líquido em El Calafate, fui em fevereiro, que é verão por lá (mas ainda assim frio em relação ao nosso clima).

Cheguei no primeiro dia em El Calafate e fiquei de boas por lá, no dia seguinte o transfer da Hielo y Aventura me buscou no hostel logo pela manhã (aí pelas 08:00 horas), e de lá seguimos até as passarelas do Perito Moreno, e depois para a embarcação que me levou até a geleira, de onde fiz o Minitrekking, voltamos ao final da tarde (às 17:00 horas).

Fiz a compra do Minitrekking com cartão aqui do Brasil diretamente no site da Hielo y Aventura (a operadora autorizada a executar o serviço).

Independentemente da opção que escolheres (Minitrekking ou Big Ice), você será levada pela manhã e retornará apenas no final da tarde.

A diferença entre o Minitrekking e o Big Ice é que o segundo é consideravelmente mais caro, e oferece uma experiência mais prolongada sobre o gelo (você avança mais adentro da geleira). Em tese, você talvez verá formações de gelo diferenciadas, mas fora isso, a essência é exatamente a mesma, por isso eu sempre indico o Minitrekking (não acho que o custo adicional se justifique).

Lembrando que todo o restante da experiência é idêntico, você irá nas passarelas e no catamarã seja qual for sua opção.

Lembre-se apenas de levar pesos argentinos em moeda (na minha época eram 800 para brasileiros), pois na entrada do parque deve ser pago este valor (e não está incluso no passeio da Hielo y Aventura).

Ande sempre com algum documento de identificação (eu usava o passaporte), o parque acima tem valores diferenciados caso você seja do Mercosul, tens que conseguir provar isso no ato.

No terceiro dia eu passeei pela cidade e ao meio dia peguei o ônibus para El Chaltén (demorou 03:30 horas, custou 1000 pesos argentinos o assento leito).

Fiquei o restante dos meus dias em El Chaltén.

Se você fizer como eu (e for de ônibus), neste dia que chegares é muito improvável que consigas fazer qualquer uma das trilhas principais.

Eu fiz o Sendero de Las Águilas e Los Condores, que é mais curto, e dá pra ter uma sensação do que virá pela frente.
Aproveitei e já organizei a questão do transfer para o próximo dia - que era em destino à Laguna de Los Três!

Também optei por me deslocar de transfer (500 pesos, saindo às 08:30 horas) até a Hosteria El Pilar, e de lá peguei o Sendero Pilar até o Campamento Poincenot, e aí subi a ferida na montanha até a Laguna de Los Três. A volta fiz pelo caminho tradicional, seguindo até a Laguna Capri, e de lá até a cidade. É uma trilha longa e você precisará dedicar um dia para ela.

Além desta, sem sombra de dúvidas, a trilha partindo da cidade até o Cerro Torre é muito agradável, mais tranquila, mas também exige um dia líquido para ser aproveitada - não deixar de subir o Mirador Maestri ao final dela, caso tenha pique de sobra. Aí do lado da Laguna Torre você também pode rapidamente dar um pulinho e conhecer o Campamento D'Agostini.

As duas são extraordinárias, cada uma tem sua beleza, todavia, se fosse para escolher apenas uma delas, eu faria a Laguna de Los Três pois ela apresenta um desafio superior, e tem toda a gama de ser o ponto de interesse mais famoso daquele parque.

Eu não fiz navegações, nem conheci a Estância Cristina, mas tive a sorte de ir para outros dois lugares que valeram muito a pena (entretanto, cada um deles exige ao menos um dia líquido) - pagando um transfer até o Lago del Desierto, o passeio para em um monumento que há no caminho (da batalha territorial que ocorreu ai), e depois leva até o início da trilha para a Laguna Huemul; além desta, paguei transfer para a Estância Los Huemules (não confundir, o nome Huemul aparece várias vezes), que é privativa e oferece trilhas sensacionais, em especial a que leva a La Playita, na Lagoa Azul, que me valeu a melhor foto da minha viagem.

Enfim, falei demais, abraços!

• Amei! 2
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olá ! Estou indo para el chaten em dezembro/2023. Tenho algumas dúvidas sobre as trilhas. É possível fazer por conta própria as mais simples ou todas devemos fechar com agências ?

• Membros
Postado
1 hora atrás, JessicaCD disse:

Olá ! Estou indo para el chaten em dezembro/2023. Tenho algumas dúvidas sobre as trilhas. É possível fazer por conta própria as mais simples ou todas devemos fechar com agências ?

Estou indo em Dezembro também, e pelo que pesquisei, dá pra fazer tranquilamente as trilhas por conta, pois é bem demarcado. 
Mas vou fazer apenas uma, do Fitz Roy.

• Membros
Postado

Olá, eu também vou e estou pensando em fazer um bate e volta pois vou só fazer a do Fitz Roy. Seria interessante alugar um carro em El Calafate e ir, fazer a trilha e voltar? Pois tudo agora em cima da hora tá muito caro hostel em El Chaltèn.

• Colaboradores
Postado
17 horas atrás, JessicaCD disse:

Todas as trilhas que conheço de lá podem ser feitas de forma auto guiada (e é totalmente seguro), salvo caso contrates o Glaciar Vespignani, qual uma única agência opera o serviço, e fornece guia.

Se por ventura estiveres insegura, sugiro dar uma olhadinha no site Wikiloc e pesquisar pelos trajetos que tens interesse (apenas para poderes ver o dinamismo deles com dados precisos). Outra opção é ver vídeos no YouTube.

Mas asseguro para ti - todas elas são muito bem demarcadas, e em Dezembro vais encontrar outras pessoas fazendo-as.

O que poderá ocorrer é a necessidade de contratar serviço de transfer, onde você pagará para uma empresa (das várias que fazem esse serviço) ou para um taxi/remi te levar até onde começa alguma trilha específica.

Exemplo (bem comum): Muitas pessoas contratam um transfer até a ponte de ferro sobre o Rio Electrico, para começarem a trilha até a Laguna de Los Tres (Fitz Roy) pelo acesso do Sendero Pillar.
Precisa fazer isso? Não. Mas dessa forma você reduz um pouco a dificuldade deste trajeto, e também possibilita conhecer o Sendero Pillar (qual possui o Glaciar Piedras Blancas) - coisa que seria inconveniente de ser feita de outra forma.

Outro exemplo: Para fazer as trilhas da Estancia Los Huemules (privada, paga entrada) e também conhecer o Lago del Desierto, e fazer a Laguna Huemul (privado, paga entrada) é necessário contratar transfer - pois são distâncias significativas (mais de 20km), e seria absurdo caminhar esse trecho por estradas de rípio.

15 horas atrás, Edu1379 disse:

Olá, eu também vou e estou pensando em fazer um bate e volta pois vou só fazer a do Fitz Roy. Seria interessante alugar um carro em El Calafate e ir, fazer a trilha e voltar? Pois tudo agora em cima da hora tá muito caro hostel em El Chaltèn.

Se o intuito é fazer um bate e volta, em um mesmo dia, acredito que existam duas opções: alugar carro ou contratar uma agência em El Calafate que ofereça o serviço de transfer.

O carro lhe dará mais liberdade em questão de horários, e o trajeto de ida e volta é simples e deve ser próximo dos 420km, não precisando se preocupar com combustível.

Apenas para ilustrar, existem diversos caminhos (senderos) que levam até o Fitz Roy, mas se fores pelo mais comum (através do estacionamento no final da cidade, seguindo até a Laguna Capri, depois até o Campamento Poincenot, e por fim subindo até a Laguna de Los Tres), podes calcular cerca de 08 horas de caminhada (ida e volta, sem delongas). Esse tempo pode ser reduzido se optares por começar a trilha pelo Sendero Pillar (como explicado acima), mais aí precisas de um transfer (ou usar o carro alugado, caso optes por ele, aumentando em cerca de 30km o deslocamento rodoviário).

• Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...