Ir para conteúdo

VIAJAR PELOS OCEANOS EM NAVIOS CARGUEIROS


Posts Recomendados

  • Membros
Olá Valentino,

Sim, já utilizei outras companhias para a viagem de travessia atlântica como a MSC e a Grimaldi.

A Grimaldi é péssima em tudo, em cabine minúscula, comida repetida e muita pizza, atendimento, etc...... a única coisa que me foi boa nesta viagem foi conhecer a costa da África quase toda, com paradas de 2 dias.

A MSC foi a Cia pela qual mais viajei, mas eles não estão fazendo muito a rota do Brasil neste momento. Sempre tenho preferência pela MSC, mas as rotas que estão fazendo agora são outras. Ainda tem a Francesa CMA, mas vai somente até Recife. Não sei de onde pretende sair ou chegar.

Os portos da Europa onde se pode embarcar, dependendo da rota e da Cia.: Valencia (ES), Genova (IT), Le Havre (FR), Antuérpia ( BG), Hamburgo (AL).

Também já fui de cruzeiro e voltei de cargueiro, mas detestei viajar de cruzeiro, para meu gosto, muita mordomia sem necessidade, muita programação e para a travessia, muita terceira idade.

Abraço. Sonia

 

 

Oi, Sonia!!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua boa vontade em ajudar a todos aqui com suas valiosas informações. Parabéns!!

 

Você saberia informar se existem navios de carga que aceitem passageiros aqui no nosso litoral? Moro no Rio de Janeiro e tenho muita vontade de pegar um cargueiro desses para o nordeste, principalmente Recife.

 

Mais uma vez muito obrigado!!!

 

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
um navio eh mais agradavel depende pra quem... eu ja estive 3 vezes em navios de cruzeiro e achei um saco - eu estava trabalhando como palestrante e tinha acesso a todas as 'mordomias' dos passageiros e sinceramente achei um saco, isso nao eh viajar, eh passear em shopping center flutuante. Ja trabalhei como marinheiro em um veleiro que faz viagens pra antartica - infelizmente nao fui pra antartica mas ficamos navegando pelas geleiras e fiordes da terra do fogo... de fragil esse veleiro nao tem nada e apesar de nao ter gente me servindo e fazendo tudo por mim, pelo contrario, eu cozinhava, limpava e metia a mao na massa pra fazer a parada rodar - ainda bem pq gente fazendo as coisas por mim nao me agrada nada - essa foi uma das melhores experiencias da minha vida, muito mais agradavel do que os momentos bunda q passei no navio. Os aventureiros de verdade acho q irao concordar comigo, poucas coisas sao mais tediosas e agua com açucar do que estar em um navio de cruzeiro.

 

Grande Xaliba, sempre presente. Me diga uma coisa, como você fez pra entrar nessa de marinheiro? Precisa de experiência? Já olhei alguns veleiros/navios que vão pra Antártica, mas ou você é técnico em algo e vai como pesquisador ou você é experiente e vai como tripulante da companhia. Não encontrei o meio termo. Qual foi tua experiência? Abraço!

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Valentino,

Sim, já utilizei outras companhias para a viagem de travessia atlântica como a MSC e a Grimaldi.

A Grimaldi é péssima em tudo, em cabine minúscula, comida repetida e muita pizza, atendimento, etc...... a única coisa que me foi boa nesta viagem foi conhecer a costa da África quase toda, com paradas de 2 dias.

A MSC foi a Cia pela qual mais viajei, mas eles não estão fazendo muito a rota do Brasil neste momento. Sempre tenho preferência pela MSC, mas as rotas que estão fazendo agora são outras. Ainda tem a Francesa CMA, mas vai somente até Recife. Não sei de onde pretende sair ou chegar.

Os portos da Europa onde se pode embarcar, dependendo da rota e da Cia.: Valencia (ES), Genova (IT), Le Havre (FR), Antuérpia ( BG), Hamburgo (AL).

Também já fui de cruzeiro e voltei de cargueiro, mas detestei viajar de cruzeiro, para meu gosto, muita mordomia sem necessidade, muita programação e para a travessia, muita terceira idade.

Abraço. Sonia

 

Oi, Sonia! No teu último post você mencionou uma parada de dois dias nos portos africanos pela Grimaldi. Você poderia explorar um pouco mais essa questão? Quando você para nas Ilhas Canárias, pelas companhias europeias, fica quanto tempo? Dá pra passear pela cidade ou fica restrita à área do porto? E quanto ao passaporte? Sei que a Europa não precisa de visto, mas fico imaginando que o ingresso de estrangeiros via porto seja mais flexível em outros países que não precisam de visto. É? E quanto à grana pra ingressar na UE via porto, pedem os mesmos euros? Por fim, uma curiosidade muito pessoal: no meio do oceano rola aquelas tempestades horríveis com ondas gigantescas e chuva cortante? Obrigado pela sua contribuição, você me inspirou. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Alguém pode me informar se é possível embarcar meu camper junto com meu carro para a Itália? gostaria de rodar a Europa e como já tenho toda a infraestrutura no Brasil gostaria de levar comigo e aproveitar a possibilidade de me instalar em campings. Saberiam dizer qual a companhia que pode levar carros e traillers e quanto sairia mais ou menos? Pode sair de qualquer porto do Brasil, mas se possível de Santos. Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa a noite a todos os viajantes. Desculpem a demora na resposta.

 

1 - Sobre a parada nos portos: O passageiro, eu por exemplo, viaja como um tripulante, com crachá de tripulante e o nome consta em todas as listas nas paradas dos portos. Normalmente a parada é de, no mínimo, 6 horas e pode ir até 24 horas. É possível descer em todas as paradas em portos assim que a "duana" liberar. Mas a duana é somente para a carga. Você desce e recebe o horário que tem de estar de volta. Passa pela saída do porto com seu crachá e pronto...Está em terra, livre. Na volta..... mostra seu crachá na entrada do porto...e pronto... já está em sua casa flutuante novamente. Simples assim. Na verdade você estará com uma cópia de seu passaporte. Seu passaporte de verdade fica na mão do comandante até a sua descida definitiva. Mas é tranquilo descer. No primeiro porto da Europa seu passaporte é carimbado e quando você desce definitivamente um funcionário da companhia do navio, local, acompanha você até a saída do porto...e pronto...você chegou ao seu destino. Simples assim também. Pode levar até 120 kilos.

 

2 - Somente a Cia GRIMALDI, italiana, pode viajar com o seu carro. Mas a Grimaldi não aceita embarque em Santos e em nenhum porto brasileiro. Eles têm um acordo com o Governo brasileiro à este respeito e é ilegal embarcar pessoas no Brasil segundo o acordo internacional. Só pode-se desembarcar no Brasil, em Santos ou Rio de Janeiro, aí sem problemas. O embarque tem de ser feito em Buenos Aires. Mas compensa, apesar de a GRIMALDI não ser a melhor opção de navio, é o mais fraco no que diz respeito à alimentação e às acomodações. As cabines são muito pequenas e as escotilhas não se abrem. Tem somente um andar para se andar além do andar de navegação. Mas no que tange a levar carros ou motorhome, é o único.

 

3 - Sobre trabalho nos navios cargueiros. Os navios são todos internacionais. Não existem cargueiros brasileiros que façam travessias. A maioria dos navios de carga tem gerenciamento na Alemanha. Outras, como a CMA, na França. Outras ainda na China e a Grimaldi na Itália. Os tripulantes são, em sua maioria, filipinos, por um acerto político feito com as Cias. de navegação. A Hamburg Sud coloca, inclusive, alguns alemães na tripulação como Treinees. Desta forma eu nunca me deparei com um brasileiro na tripulação de cargueiros, trabalhando. As tarefas a bordo são muito específicas. Existem os da manutenção que pintam o casco e a parte externa do navio, os ajudantes de mecânica que trabalham na casa das máquinas com o engenheiro de bordo. Na cozinha só trabalha o cozinheiro, sempre um filipino e o copeiro. Aquela lenda de pegar um navio e ir descascando batata no porão não existe. Além do mais os navios cargueiros oferecem alguns privilégios que a lenda não previu. Piscina interna, sala de jogos, sala de ginástica, sala de TC e DVDteca, barzinho e uma cabine absolutamente abastecida de conforto.

 

4 - O custo não é alto se comparado e pensado em dias. São de 11 a 15 dias (dependendo do porto de embarque e desembarque) e todos eles cobram por diária single ou double. Se você pensar que uma passagem aérea custa por volta de R$ 2.000,00 em temporada normal e quando você chega no país tem de pagar 11 ou 15 dias de hotel e alimentação...... pensa..... não é caro pagar R$ 3.500,00 por uma passagem e estadia de 11 a 15 dias. Acham que eu sou chique???? Não, sou uma senhora, mas sou dura como vocês jovens e tão ou mais aventureira do que os jovens que estão aqui porque tenho um histórico de aventuras maravilhoso pelo mundo afora. E digo a vocês que vale a pena. Só a questão de poder ficar no deck da navegação e seguir os mapas, as rotas, a temperatura da água, a profundidade, aprender a pilotar aquele navio imenso, aprender a ver a rota pelo sol... Ver, na casa das máquinas, a água do mar se transformar em água potável. O petróleo (sim, eles levam petróleo puro) se transformar em diesel conforme a necessidade. E as noite de alto mar com os filipinos, no deck A pescando com as luzes voltadas para o mar e fritando os peixes na hora e comendo com eles... e a natureza... o sol e a lua... Realmente não tem preço. Desta forma, em cargueiros, já conheci muitos portos no Atlântico sul e norte, no Mediterrâneo.

 

5 - Quanto a ter tempestades. Já peguei sim tempestade. Mas não acontece nada. Os navios são enormes e todos eles hoje em dia têm estabilizador. Na verdade peguei uma só feia perto da África em 2011. Mas o comandante liga pra você, pede pra subir na torre de controle e vai explicando tudo o que acontece. É super tranquilo.

 

6 - Estou embarcando, mais uma vez, no mês de maio 2014 e volto em final de junho. Ainda não decidi o dia, se pela CMA ou se pela Hamburg Sud. Um vai pelo Atlântico e o outro pelo Mediterrâneo. A CMA passa em Belém do Pará e nas Guianas francesas e holandesas, locais que ainda não conheço. Normalmente pego dois meses de férias e viajo 1 mês e fico na Europa um mês. Simples assim... e passo o resto do ano economizando pra ir no ano próximo de novo. Será a 5ª viagem...ou seja... nono e décimo navios de carga..... Uma aventura maravilhosa!

 

Fiquem à vontade para perguntar. Mas acredito que tenha respondido aos tópicos.

 

Beijão.

Sonia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Esqueci de perguntar. É possível postar fotos aqui? Assim poderia postar fotos com a diferença das cabines e navios. Aguardo retorno, obrigada. Sonia

 

Olá Sônia, tudo bem ?

 

Muito obrigado pelas mensagens que tem postado aqui, já tinha pesquisado sobre viagens com cargueiros e é sempre melhor poder ler as experiências de quem Já fez esse tipo de viagem

 

Segue um link de como postar fotos aqui

 

como-inserir-fotos-nas-mensagens-t79090.html

 

Se ainda tiver dúvidas, escreva que tento te ajudar, suas fotos com certeza vão ajudar muita gente.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola pessoal, fiquei muito feliz quando vi estas informações sobre navio cargueiro. Mas eu tenho mais uma complicação... quero levar meu cachorro, um labrador de 40 kg... ele tem epilepsia e não pode voar do Brasil para Europa. Recebi uma proposta de trabalho lá e é claro que só vou se meu cachorro for comigo... alguém me ajuda nessa???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...