Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi pessoal

Eu e minha amiga saímos para o trekking com 2 fogareiros a álcool, nossa primeira vez cozinhando na trilha. O meu de latão, aqueles de 20 reais. O dela de aço inox da Aztec, aquele cilindro com três ferrinhos dobráveis (que são a base do fogareiro e o suporte pra panela). Não soubemos acender o dela. Acendemos, mas ele não ficava aceso. Logo apagava. Usamos álcool gel 71. A impressão que dava era que o fogo dela não conseguia pegar oxigênio...

E o meu funcionou mas foi incapaz de ferver a água, diferente de tudo que eu lera aqui no fórum e em outros lugares. Terei escolhido um combustível ruim?

• Colaboradores
Postado (editado)

Sempre usei o etanol como combustível também. Não saberia informar se esse álcool gel queima tão legal (ou mais rápido ou devagar) quanto o etanol comum, mas nas minhas experiências sempre deu para cozinhar, inclusive arroz/miojo na panelinha, ferver água para o café, fritar ovo e frios, fazer tapioca, etc.

O problema é que comparado a fogareiro a gás, fogareiro a etanol é que nem fogo de mulher (aquele bem macho escroto dos anos 90 :lol:). Tem que saber cuidar e ter paciência para esquentar pq demora um pouco mesmo, e tem que saber calcular a quantidade certa a ser levada e administrada (de etanol) para não acabar no meio do processo. Num primeiro momento o que queima é o etanol da parte mais central do fogareiro, depois, com o calor distribuído na espiriteira, o fogo aumenta e saem as chamas do restante dos buraquinhos, e chega a uma hora que parece que a chama vai tomar conta de tudo ali (o que pode gerar acidente se o cara não souber manusear o produto). Aqui é o "clímax" da chama, onde o etanol queima bem mais rápido, mas o cozimento também é mais eficaz.

Quero acreditar que foi combustível errado. O ruim do etanol é que nem todo posto te vende de boa vontade sem aquele recipiente padrão para combustíveis, mas volta e meia vc consegue encher a garrafa pet com alguém gente boa.

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...