Colaboradores Este é um post popular. Alan Rafael Kinder Postado Agosto 23, 2022 Colaboradores Este é um post popular. Postado Agosto 23, 2022 (editado) Buenas pessoal, sou o Alan, e estive recentemente passeando com minha namorada pela capital paranaense. Como a oportunidade surgiu de repente, não tínhamos elaborado um roteiro certinho para a viagem - apenas dei uma pesquisada nas vésperas sobre possíveis atrações e fui anotando. Além de compartilhar minha experiência, quero aproveitar para dar algumas sugestões para quem estiver interessado, no intuito de possibilitar um melhor aproveitamento caso desejem também fazer um passeio similar. Então, vamos lá! 1º Dia Quinta-feira, 18 de agosto de 2022 Chegamos em nosso hotel às 14:30 horas, depois de uma viagem de carro de cerca de 04:00 horas (com pausa para o almoço). O hotel que escolhemos (Rede Andrade Braz) é bem localizado, ao lado do Palácio Avenida, e ficou estrategicamente posicionado para nossos planos. O quarto e o banheiro estavam bem limpos, o café da manhã era superior ao continental (com alguns acréscimos), e apenas a água (aquecida por gás) do chuveiro não deu conta das temperaturas do dia mais frio que pegamos (mas não foi um problemão). Diferente do que anunciava no Booking, o hotel não possui estacionamento privativo, mas eles oferecem um desconto bem simplório caso deixemos nosso carro em um estacionamento próximo (cerca de 150 metros). Depois dos trâmites de checkin e de transportarmos nossas coisas do estacionamento até o quarto, nos arrumamos e partimos para o primeiro passeio da viagem. Estava nublado e garoava levemente, ainda assim caminhamos pela Praça Osório (muito agradável) e de lá seguimos até o Hard Rock Café. Podem rir se quiserem, mas fomos surpreendidos quando, ao chegar lá, pouco havia de opções de café, como o próprio nome do local sugeria. A verdade é que aquele ambiente assemelhava-se mais à um PUB. É de fato uma atração agradável, o ambiente é muito bem decorado, e o atendimento é de qualidade. Ao final do cardápio encontramos a seção de sobremesas (poucas), e mais abaixo, em letras miúdas (especialmente ao comparar às outras páginas boêmias e com frituras), algumas variedades de café e cappuccinos. Apesar da falta de variedade, as sobremesas eram muito boas e eram servidas em proporções abastadas (serviam mais de uma pessoa, o que nos surpreendeu também). O café e o cappuccino eram razoáveis. A música era conduzida por um único homem de violão, que tocava alguns sucessos do rock - em especial, me chamou a atenção quando executou Wasting Love, do Iron Maiden. Foi uma experiência agradável, sem dúvidas um lugar extraordinário para um happy hour, mas como buscávamos apenas um café, passamos por tolos. Devo alertar que tudo é abusivamente caro por lá, com taxas sobre taxas, desde couvert artístico até atendimento dos garçons - como se já não bastassem os preços premium por qualquer coisa servida. Foi sem dúvidas o ponto mais caro de toda nossa viagem (em relação ao consumo). Enfim, após nosso café de ouro, pensamos em passear pela Rua 24 Horas, mas eu já havia lido que não tinha nada tão interessante por lá, e como já passavam das 17:00 horas, e o dia continuava fortemente nublado, vimos pelo Google Maps que não muito longe havia o Shopping Curitiba. Caminhamos até lá, e bem, foi uma escolha acertada. É um shopping como qualquer outro, com diversos pavimentos e muitas opções de lojas para serem visitadas. Depois de dar uma passeada geral, entramos em uma que vendia especificamente produtos de origem japonesa e pegamos algumas coisinhas para beliscar. Também visitamos uma livraria onde pegamos dois livros para passar o tempo (O Morro dos Ventos Uivantes para mim, e 1984, de George Orwell, qual foi a escolha de minha namorada). Saindo de lá, seguimos para a praça de alimentação onde decidimos pegar algum lanche no McDonald's - inicialmente procurei por um buffet japonês, mas só haviam opções a lá carte. Comemos e lemos um pouco, depois ao voltar, já era noite e chovia muito, pegamos um Uber até o hotel. 2º Dia Sexta-feira, 19 de agosto de 2022 Levantamos propositalmente tarde, estávamos de férias, e por mais que queríamos visitar alguns lugares, também era uma oportunidade de descanso. O dia estava lindo, com céu azul (sem nenhuma nuvem) e frio (mas sem vento). Começamos a caminhada às 10:00 horas pela Rua das Flores (Rua XV de Novembro), que vale a pena ser conhecida (apesar dos vendedores e mendigos que eventualmente importunam). O policiamento é severo nessa área, trazendo segurança (mas sempre ficamos atentos e não marcamos bobeira). De lá seguimos até o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, e passeamos pela Praça Santos Andrade, e depois até o Paço da Liberdade e conhecemos a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Esse é um passeio curto e valeu muito a pena, rendendo excelentes fotos, ainda mais em um dia tão bonito como tivemos. Ainda caminhamos um pouco até o Largo da Ordem, onde havia uma apresentação (eu acho) de indígenas, e de lá até o Solar do Barão e Gibiteca (não muito interessantes). Como ainda era cedo, decidimos conhecer o Museu Paranaense, que tem uma exposição bem grande, e muito conteúdo a ser assimilado (como não imaginávamos isso, tivemos que conhece-lo às pressas, mas foi possível aproveita-lo). De lá, já era perto do meio dia começamos a buscar um lugar para almoçar - novamente com auxílio do Google Maps, fiz uma breve pesquisa e, depois de descartar algumas opções, decidimos arriscar pela primeira vez a comida árabe. Fomos até o restaurante Oriente Árabe, que nos proporcionou uma excelente experiência gastronômica (e pasmem, barata considerando que éramos turistas) - indico fortemente o local para quem quiser arriscar algo parecido. Depois do almoço, andamos poucos metros até o Relógio das Flores, de onde pegamos um Uber até a Ópera de Arame (que estava fechada devido a manutenção), e então caminhamos um bocado até o Parque Tanguá (tinha um tantinho de subida). Sem sombra de dúvidas, o Parque Tanguá merece a visita - sua arborização e canteiros são bem cuidados, assim como sua estrutura que trabalha com as águas que percorrem o parque. Ainda pegamos um Uber até o Jardim Botânico, que também estava em manutenção (os canteiros sem flores e a estufa fechada), e de lá caminhamos até a Decathlon Torres (bem arriscado, passamos por trechos lotados de moradores de rua, mas achamos que por ser próximo não seria um problema). Era cerca de 17:00 horas, e decidimos nos dar uma folga da caminhada, pegamos um Uber até o hotel, tomamos um excelente café da tarde em uma padaria em frente (Café Avenida das Flores), e depois ficamos aguardando até o anoitecer, onde decidimos conhecer um restaurante temático da série Friends. A noite estava bem fria, havia começado a ventar. Nos deslocamos de Uber até o Chelsea Burguers & Shakes, que já conta com uma fachada que rende umas fotos. Lá dentro o ambiente é simples, o charme está mesmo no cardápio acessado via QrCode que conta com diversas opções que remetem à série. Depois da janta retornarmos para o hotel. 3º Dia Sábado, 20 de agosto de 2022 Outro dia que levantamos tarde, apenas para tomar o café da manhã. Diferente de ontem, hoje o céu estava bem nublado, e ventava levemente, mas sem chuva. Decidimos conhecer o Parque Gomm a pé, porém como estava um frio bem chato, pedimos um Uber para chegar lá (que nem sabia onde ficava - mas nem a culpo). A verdade é que o Parque Gomm traz algumas características inglesas, entretanto não acho que consiga oferecer uma verdadeira imersão. Há uma cabine telefônica pintada de vermelho, e a bandeira inglesa desconstruída em uma parede. Fora isso, é um parque pequeno, ainda mais comparado com os demais que se encontram nas proximidades do centro. Ficamos pouco tempo lá, e então nos dirigimos à Praça do Japão, passando através do Pátio Batel, que é um shopping de alto padrão. Diferente da Parque Gomm, a Praça do Japão é muito bonita, com pequenos lagos artificiais, um prédio com traços de arquitetura xintoísta, um torii (portal comum na entrada de templos), um marco memorial e diversas pequenas obras características. De lá nos dirigimos de Uber até o Museu Oscar Niemeyer (MON), que não achamos interessante. Esse museu costuma se destacar em qualquer busca pelas principais atrações de Curitiba, e nossa expectativa era alta, entretanto, as 'obras' que ali eram expostas eu nem considero arte. De todas as exposições, felizmente haviam duas que conseguiram, de alguma forma, compensar a infelicidade do tempo perdido nesta atração. Apesar de conter muitas coisas a serem vistas, estávamos já esgotados da proposta, e já era perto do meio dia, de forma que nos deslocamos até o Mercado Público de Curitiba, qual eu particularmente achei caótico. Minha namorada curtiu passear entre as lojinhas com os mais diversos produtos. Aproveitamos para almoçar por lá, no segundo andar em um restaurante japonês. Após o almoço caminhamos até o Museu do Expedicionário, qual não ficava muito longe. Havia algum evento ocorrendo, pois além do museu tinham alguns outros veículos de guerra em exposição. Apesar de simples, este museu é sem dúvidas parada obrigatória para qualquer pessoa que esteja conhecendo a capital. Havia muito material de qualidade exposto, de forma inteligente, que faziam-me perder a noção do tempo. Era metade da tarde, e o dia continuava nublado. Estávamos cansados e decidimos tentar encontrar alguma confeitaria para um café da tarde. Fizemos isso caminhando, andando em direção ao nosso hotel que não ficava assim tão longe. Foi difícil achar algo, e no final acabamos arriscando em uma padaria grande localizada na Rua XV de Novembro (Confeitaria das Famílias), qual foi uma experiência desagradável, devido a falta de ordem que lá havia. Meio cabisbaixos e cansados, retornamos ao hotel e lá descansamos mais que de costume. Aproveitei para ler um bocado, e mais de noite, optamos por comer comida árabe novamente. Encontramos uma lanchonete simples chamada Baba Culinária Árabe, de pouca decoração (claramente trabalhava com foco no delivery), mesmo assim a comida era de qualidade, tão como o atendimento. Valeu a pena sair de casa apesar do frio. Voltamos para o hotel e descansamos, pois no próximo dia estaríamos apenas voltando para casa (a ideia era de passar pelo município de Lapa/PR, mas como amanheceu nublado, optamos em retornar logo para casa). Resumão e Dicas Não respeitamos nosso roteiro, decidimos pegar leve e aproveitar a folga, por isso deixamos de curtir algumas atrações que eram previstas. Há muitos moradores de rua e vendedores que acabam importunando (na área central é mais tranquilo devido ao policiamento). Os preços são, em sua maioria, aceitáveis. Havendo inclusive alternativas econômicas de refeições. Não deixem de visitar a Praça Osório, a Praça Santos Andrade, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o Museu Paranaense, o Parque Tanguá, a Praça do Japão, e o Museu do Expedicionário. O Hard Rock Café é interessante, mas o preço é agressivo mesmo. O restaurante Oriente Médio nos surpreendeu de muitas formas, faço questão de destacá-lo. Tivemos uma experiência simples mas muito agradável no Café Avenida das Flores (mas é um lugar bem pequeno). Editado Agosto 25, 2022 por Alan Rafael Kinder 7 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Agosto 24, 2022 Colaboradores Postado Agosto 24, 2022 Em 23/08/2022 em 19:35, Alan Rafael Kinder disse: Podem rir se quiserem, mas fomos surpreendidos quando, ao chegar lá, pouco havia de opções de café, como o próprio nome do local sugeria Deixou de ser "hard" rock há muito tempo e café nunca foi Parabéns pelo relato. 3 Citar
Membros cltctba Postado Agosto 25, 2022 Membros Postado Agosto 25, 2022 Interessante ler um relato do ponto de vista do turista. Morei em Curitiba por mais de 20 anos, e muitos desses locais nunca valorizei. Faltou uma visita ao Bosque do Alemão, bares noturnos (aí precisaria de mais tempo), dentre outros lugares. 1 Citar
Membros SilviaAlves Postado Agosto 25, 2022 Membros Postado Agosto 25, 2022 uma pena que você não visitou a feirinha do Largo da Ordem, pra mim a melhor atração de Curitiba rs mas ocorre apenas aos domingos, não deixe de conhecer numa próxima visita. 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Agosto 26, 2022 Autor Colaboradores Postado Agosto 26, 2022 Em 24/08/2022 em 16:44, pmichelazzo disse: Deixou de ser "hard" rock há muito tempo e café nunca foi Dos ambientes que frequentamos, foi o mais 'cheio de frescura'. Para entrar tinha que obrigatoriamente passar por uma loja, e havia um certo exagero de tudo. Mesmo assim, não vou dizer que foi uma experiência ruim - apesar que estaria feliz com algo mais simples e menos caro. 16 horas atrás, cltctba disse: Faltou uma visita ao Bosque do Alemão, bares noturnos (aí precisaria de mais tempo), dentre outros lugares. O Bosque do Alemão estava na relação, só que acabamos decidindo pegar leve, curtir a folga do trabalho também, daí acabamos deixando alguns lugares de fora. O mesmo com a questão de bares noturnos... como ficamos o dia todo pela rua, quando anoitecia (considerando que foram dias frios), acabamos jantando e dormindo cedo. Eu até dá uma olhada no Google Maps pesquisando por atrações noturnas ou bares, mas te falar, não é muito intuitivo (a informação tá lá, mas não é fácil saber se o ambiente é de fato o que apresenta ser). 13 horas atrás, SilviaAlves disse: uma pena que você não visitou a feirinha do Largo da Ordem, pra mim a melhor atração de Curitiba rs mas ocorre apenas aos domingos, não deixe de conhecer numa próxima visita. Pois é, passamos por lá algumas vezes durante nossas caminhadas. Além daquela 'apresentação' indígena, vimos turmas de estudantes com seus professores explicando um tanto da história da cidade. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Agosto 26, 2022 Colaboradores Postado Agosto 26, 2022 (editado) 6 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: Dos ambientes que frequentamos, foi o mais 'cheio de frescura'. Para entrar tinha que obrigatoriamente passar por uma loja, e havia um certo exagero de tudo. Mesmo assim, não vou dizer que foi uma experiência ruim - apesar que estaria feliz com algo mais simples e menos caro. Normalmente vou uma vez caso a cidade onde esteja tenha um somente para acrescentar um copo a mais na minha coleção (aqueles de shot com o nome da cidade). Mas é lugar que normalmente não volto pois sempre existem opções muito melhores e mais baratas. IMHO é somente um ponto turístico, nada mais. Editado Agosto 26, 2022 por pmichelazzo Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 5, 2022 Membros Postado Setembro 5, 2022 Como ex morador da cidade fiquei abismado que vocêfala em polícia lá.Tempos de Betinho Reich não tinha nada, só batedor de carteira e o pior que andou nos pontos mais caóticos da cidade que amo e que todo fim do ano vou matar as saudades.Não havia necessidade de se arriscar em tanto uber,os BI articulados levam a maioria desses pontos,menos a Ópera e ao Tanguá. Senti falta,além do Bosque Alemão, do Parque Barigu e do meu shopping predileto na cidade, o Park Shopping Barigui. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.