Ir para conteúdo

Gramado

Posts Recomendados

• Membros de Honra

A Usuária nbasileu (Natália) enviou uma MP e estou respondendo aqui, pois a dúvida dela pode ser a mesma de outras pessoas.

Karen, queria te fazer umas perguntinhas sobre a serra gaucha, pelas leituras do 'mochileiros' (que foram muuuuuitas nos ultimos tempos!!) percebi que você conhece bastante! Sou de São Luis, MA, como tou montando meu roteiro, tou com muitas dúvidas sobre o tempo que devo disponibilizar pra cada passeio, pra dar tempo de fazer tudo que eu gostaria. Então se você tiver algum tempinho, você me dá uma força??? Te agradeço a atenção desde já, e quando voltar de lá prometo que posto minhas experiências pra ajudar que tá indo!!

[]´s

Natália

Nat,

eu não sei dizer com precisão tempo de cada passeio, pois sempre fui para lá de carro próprio pela tranquilidade.

Porém os pontos principais ficam perto. Creio que vc deixando uns 2 dias pra Gramado, um pra Canela e meio pra Nova Petrópolis seja o suficiente. Não sei o tempo de sua viagem, se forem mais dias certeza que poderemos te indicar outros pontos a visitar.

Eu não sou um bom parâmetro, porque gosto de "sentir a energia" dos locais que visito, sendo a primeira a chegar e a última a sair ::otemo::

Imperdível:

::cool:::'> fondue, café colonial e churrasco gaúcho (prepare-se para adquirir uns quilinhos extras) ::hãã2::

::cool:::'> cascata do caracol (ir até onde teus pés te levarem e a passarela permitir)

::cool:::'> sentar no Lago Negro e ficar só observando

::cool:::'> museu de cera (dreamland)

::cool:::'> algum dos roteiros de agroturismo que tem saída em frente à Casa do Colono (pergunte pelo horário porque mudou)

::cool:::'> visitar alguma fábrica de chocolate

Aff, menina, tem tanta coisa que é imperdível que eu diria: TUDO é Fundamental ser visto, apreciado, degustado. E o pior: tem sempre o gosto e a vontade de voltar!!! ::lol3::

Bjk e antes de ir poste teu roteiro aqui pra gente discutir, ok? E quando voltar, manda um super relato pra galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 392
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Karen e demais mochileiros,

Enfim terminei "meu roteiro"! Na verdade peguei um roteio de uma agência, e adaptei de acordo com meus gostos. Peguei também as sugestões da Karen do guia sobre gramado e canela e dos aparados da Serra, e também muuuuuita coisa navegando pela internet. Preciso realmente da ajuda de vocês, pois não tenho muita ideia de quanto tempo cada atração demora, mas como estou indo de muito longe (São Luis-MA), quero aproveitar o máximo que eu puder meus 6 dias!

Bom, é isso, aceito sugestões! Então ficou assim:

Roteiro dia-a-dia

1° dia – Chegada/Passeio Gramado (TERÇA)

Chego em POA às 9:40h. Considerando atrasos no vôo e a burocracia no aluguel do carro (fiz uma reserva na Hertz), espero esta em Gramado até às 13h.

Pretendo passear por Gramado, vendo as atrações que a Karen sugere. Acredito que não dê pra ver tudo, mas vou começar!

GRAMADO

- Lago Negro

- Lago Joaquina Rita Bier

- Rótula das Bandeiras, na Praça Leopoldo Rosenfeld

- Praça das Comunicações

- Belvedere no Vale do Quilombo

- Mini Mundo

- Dreamland:

- Igreja São Pedro

- Igreja do Relógio

- Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

- Museu do Perfume – Fragram ?????

- Museu do Chocolate

- Museu Medieval - Brasões e Cutelaria em Geral

- Hollywood Dream Cars

- Museu do Piano

- Cristais de Gramado

- Rua Coberta

- Praça Major Nicoletti

- Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel

Centro Municipal de Cultura I??????

Centro Municipal de Cultura II ????????

- Mundo Encantado

2° dia - Passeio Canyons (QUARTA)

Cambará do Sul – canyons Itaimbezinho e Fortaleza

Bom, pretendo ir aos Canyons nesse dia, já que na quarta tem muitas atrações fechadas na baixa temporada.

Eis minhas dúvidas:

Onde almoçar por lá?

Afinal, dá pra visitar o Fortaleza e o Itaimbezinho no mesmo dia??? Pensei em ir no Fortaleza pela manhã, e se der no Itaimbezinho a tarde! O que vocês acham?? Mesmo se for "meio correndo".

3° dia - Passeio Roteiro Uva e Vinho (QUINTA)

Queria fazer o passeio da Maria Fumaça pela manhã, e após ir ao vale dos vinhedos. Dúvida: dá tempo???

Estas são as vinicolas que queri ver, pelas sugestões lidas aqui:

Casa Valduga

Miolo

Cave de Pedra

Dom Laurindo

Dom Candido

Vinícola Aurora (Bento Gonçalves):

Jolimont - Dúvida, dá pra ir nesta no mesmo dia??? E na Peterlongo??

São próximas??? Sei que não ficam no vale dos vinhedos.

E também gostaria de conhecer a Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul.

A tarde queria ir no caminho de pedras.

Será que dá pra fazer tudo isso em um só dia??? O que vocês sugerem??

4° dia - Passeio Canela (SEXTA)

CANELA

Catedral de Pedra:

Parque do Caracol

Teleférico:

Castelinho Caracol

Mundo a Vapor

Parque da ferradura

Aldeia da mamãe Noel

Alpen park

Museu do automóvel anos dourados

Parque da cachoeira

Parque das sequóias

Caminho das Graças

5° Dia – Rafting Rio paranhas (SÁBADO)

Manhã: Rafting no Parque das Laranjeiras em Três Coroas.

Aproveitar pra conhecer o Templo Budista.

Tarde: Nova Petrópolis

Praça da República

Parque aldeia do Imigrante

Ninho das águias

Praça Theodor Amstad

Cascata Johann Grings

Panelão

Armazém de Cremes e Essências de Rosa Mosqueta

6° dia - Manhã: passeio Raízes Coloniais (incluso) (DOMINGO)

Passeio Roteiros do agro turismo.

Tou em dúvidas entre os roteiros sugeridos, mas acho que vou no Raizes Coloniais. Vale a pena????

A tarde:pretendo visitar o resto de gramado Gramado (que não deu pra ver no primeiro dia)

7° dia - (SEGUNDA)

Meu vôo é as 18:30h, então quero conhecer o Zoo e se der tempo curtir um pouquinho mais gramado!!

E aí?? O que acharam???

As minhas outras dúvidas é quanto a comida!!

A tal da 'Noite Gaúcha', acontece todos os dias lá na Garfo e Bombacha??? E a noite alemã? É no restaurante Torquês??? E são todos os dias??? E sobre os Fondues? Qual o melhor?? A pizza da toca da bruxa, é boa mesmo??

Bom é isso!! Aguardo respostas!!!

Beijinho,

Natália

Link para o comentário

• Membros de Honra

Natália, vc realmente pegou algo pronto, vamos tentar colocar dentro da realidade mochileira, ok?

Vc cita todos os passeios possíveis nas cidades citadas porém eu acho demais. Vc ficará cheia de ver tanta coisa.

As atraçôes (museus citados de Gramado) são um bem próximo ao outro.

Não se grile se não conseguir ver todos.

Vc cita toooooooodos não sei se terá fôlego pra ver tudo, entende (é entrar num museu, sair, ir pra outro sair, sem curtir, sacas?

Quanto aos cânions, o ideal é a visita de manhã, por causa dos nevoeiros. Lugar pra almoçar, vc só encontrará na cidade de Cambará do Sul. Dentro dos Parques Nacionais onde estão os cânions não tem lanchonete. Apenas o centro de visitantes.

Sugiro que conheças bem um dos dois, faça todas as trilhas e seja feliz!

O passeio de Maria Fumaça de Bento Gonçalves é feito nos sábados, não tem todo dia, portanto vc não conseguirá fazer quinta.

O roteiro sugerido no sexto dia é legal! ::cool:::'>

Sobre os fondues o Edy cita na página anteior, dê uma olhada.

As noites gaúcha e alemã é melhor que vc veja qdo chegar lá pra não ter surpresas quanto a programação.

Link para o comentário

• Colaboradores

nbasileu,

Seu roteiro está apertado de mais, quse nao haverá tempo de curtir as atrações.

No seu primeiro dia tem passeios para 2 dias inteiros quase, no segundo também ficará um pouco apertado, lembre-se que Cambará fica a uns 106 KM de Canela e depois serão mais uns 18 Km até o Itaimbezinho, depois volta para a cidade e mais 25 Km até o Fortaleza, e isso no inverno quando o sol se poe mais cedo principalmente no sul do pais. Em Cambará tem uma exposição com uma maquete quase perfeita dos canyos e com um audio que conta a formação geologica da regiao e suas caracteristicas, se for a Cambará vale muito a pena. No terceiro dia também nao haverá tempo de fazer tudo, no minimo 2,5 para todos esses passeios. No dia de Canela nao haverá tempo para tudo, calculo uns 2 dias. Até agora pelos meus cálculos foram 6,5 dias. Os passeios dos dias 4 e 5 eu nao posso opinar porque eu nao fiz, nao sei quanto tempo levaria. Voce está querendo conhecer praticamente toda a serra gaucha em 6 dias, é meio apertado, quase impossivel. Acho que vc deveria cortar algumas cidades e aproveitar ao maximo as que vc for passar. Se quiser algumas dicas ou mais informações pode me escrever.

Até

Cesar

Link para o comentário

• Membros de Honra

Káren,

Seu guia de informações foi determinante para a escolha de Gramado nestas férias e muito importante para a viagem, devido ao seu conteúdo. Imprimi e levei comigo.

Pus o relato ainda há pouco, embora não tenha postado ainda as fotografias.

serra-gaucha-em-uma-semana-t43966.html

Obrigado.

Link para o comentário

• 5 meses depois...
  • Membros

Tive em Gramado esse feriadão de 12 Outubro, a dica que eu dou é ir sem medo, porque parece que você está em outro país. Não vi flanelinha, cachorros de rua nem nada parecido. Vi uma fiscalização bastante intensa nas vias principais (verifique aquele sistema de papel de estacionamento - tipo aquelas areas azuis das capitais), pq se não vc pode acabar levando uma multa. Eu parava nas paralelas/transversais, e tudo ficava florido.

Ah, o preço do mini-mundo é R$ 14,00 mas quando você entra parece que está entrando em algo pra criança... eu achei os pontos turísticos de Gramado-Canela mais caça-níqueis do que diversão propriamente dito... levava 10, 15 minutos em cada só... a cidade em só é MUITO bonita, mas esses lugares pagos... acho que é mt dinheiro pra pouca coisa...

CASO SEJA ESTUDANTE, LEVE CARTEIRINHA E COMPROVANTE DE MATRICULA DA FACULDADE!!!! Tem alguns lugares que dão desconto, como o Mundo a Vapor, e vc paga metade!

FUJA DOS RESTAURANTES DAS VIAS PRINCIPAIS: Preço médio da alimentação era 35 por pessoa, mais bebidas... eu e minha noiva íamos comer, e a conta dava 90 pratas fácil...

QQ coisa estamos ai!

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membros

Salve Rava,

bueno posso dizer primeiro:que nessa epoca deve estar uma friaca sem piedade... tipo abaixo dos 8 graus a noite... se o clima seguir o pradão da normalidade... falo isso pq no rio de janeiro até um tornado F1 já teve esse ano... então tudo é possível...

Gramado é lindo... Então não deixe de visitar os parques Caracol, ferradura, se tiver disposição fazer um rafiting...

Conhecer o vale dos vinhedos e fazer portanto um tour de vinhos, mesmo para quem não bebe (como eu) valeu a pena...

Andar muito a pe pela cidade...

Conhecer o mini mundo e o lago negro que valem pela história

Participar de uma autentica noite gaucha... E claro, tomar o famoso café colonial (lembrando no dia cafe colonial não almoce e não programe jantar, pois a comilança é tremeda... rs...)

Principalmente procure se hospedar em algum local próximo ao centro da cidade para que você possa fazer praticamente tudo a pé e não precise ficar dependendo de transporte... E se não estiver neblinando é lindo andar pelas ruas e ruelas lotadas de hortências...

E por fim... Se passar um final de semana por lá, pergunte pelos fornos... Você comerá o melhor pão doce que já comeu na sua vida... é uma coisa chamada cuca... muito muito bom...

Espero ter ajudado.

Abs

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Em Nova Petrópolis, fica a dica de conhecer o Morro Ludke, logo que passa o pórtico de Nova Petrópolis, quem sobe a serra para Gramado, à direita (tem várias entradas) não sei informar qual exatamente, pois acho que não tem placa... É o morro com a mais espetacular vista de Nova Petrópolis, sem dúvida!!! é possível ver todo o centro, além de alguns prédios de Caxias do Sul e Gramado... além de lá em cima ser muito bem cuidado! Fiz um video lá no local, vejam:

Topo do Morro Ludke:

Subida do Morro Ludke (camera onboard):

Cidade de Nova Petrópolis - Câmera onboard desde a entrada até o pórtico de saída para Gramado:

Praça das Flores - Centro de Nova Petrópolis:

:wink:

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...