Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Uma definição tão complicada quanto "o quê (ou quem) é Deus"

Alguns dizem que é aquele peba, que não tem onde cair morto e vai para a estrada, fazendo bico aqui e ali, pegando carona, gastando sola de sapato, bebendo água suja e "deixando a vida me levar". Outros pregam que é aquele "autêntico", que possui o kit mochila + bota + capa de chuva + Merthiolate que arde + lanterna + fogareiro + canivete + sabe deus o que mais.

Outros ainda, definem como o destino para onde se vai. "Roots" não vai para resort, não vai para Salvador, não vai para Paris e tampouco para Cingapura. Roots vai para o pico da neblina, atravessa a América Central à pé ou ainda vai perambular pela Mongólia.

Então, a resposta para sua pergunta pode ser qualquer uma dessas ou ainda algumas ou todas combinadas. Basta escolher :)

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
14 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Uma definição tão complicada quanto "o quê (ou quem) é Deus"

Alguns dizem que é aquele peba, que não tem onde cair morto e vai para a estrada, fazendo bico aqui e ali, pegando carona, gastando sola de sapato, bebendo água suja e "deixando a vida me levar". Outros pregam que é aquele "autêntico", que possui o kit mochila + bota + capa de chuva + Merthiolate que arde + lanterna + fogareiro + canivete + sabe deus o que mais.

Outros ainda, definem como o destino para onde se vai. "Roots" não vai para resort, não vai para Salvador, não vai para Paris e tampouco para Cingapura. Roots vai para o pico da neblina, atravessa a América Central à pé ou ainda vai perambular pela Mongólia.

Então, a resposta para sua pergunta pode ser qualquer uma dessas ou ainda algumas ou todas combinadas. Basta escolher :)

Ou seja, roots é aquele viajante sem frescura que escolheu viver sem ponto fixo. Entendi.

• Colaboradores
Postado

Sem frescura não é sinônimo de viver sem ponto fixo. Nos últimos 15 anos morei em 5 países diferentes e em pelos 10 cidades e mesmo assim, tenho "frescuras" :)

• Membros de Honra
Postado (editado)

Já pensei muito sobre isto. E não consegui chegar a uma conclusão convincente, visto que não consegui delimitar necessariamente a passagem do roots para o nutella. 🤣

Para muitos é o largado, despreocupado, que viaja com pouco,  que não controla o tempo, que não se incomoda com a precariedade, com o dormir em barracas ou hosteis com 20 pessoas num quarto minusculo e comer fast foods, ou qualquer outra comida de rua barata; e que viaja de carona, de onibus, ou outro modo simples de transporte.

Penso que o roots pode ser de fato o que viaja com pouco, com o necessário, mas que viaja como qualquer outra pessoa, para qualquer lugar do mundo, inclusive de avião, que fica hospedado num hotel, e que come num restaurante. A lógica talvez esteja na mentalidade como se faz tudo isto, visto que tem vezes que economizamos e optamos por um maior conforto em determinada viagem, sem deixar que isto influencie no modo que vivemos e viajamos.

Nossa vida é composta de opiniões e pela experiencia construida em nossas viagens... Já vi de tudo... pobre que quer viajar em primeira classe e rico que vai descalço no banheiro dos piores hosteis do mundo... ahahahah. Sendo assim, vai de cada um definir o que é ser de fato "roots".

Editado por Michael Darolt
  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
5 horas atrás, Michael Darolt disse:

pobre que quer viajar em primeira classe e rico que vai descalço no banheiro dos piores hosteis do mundo... ahahahah

Minha cara :)

• Membros
Postado

E não precisa ser "mochileiro roots" o tempo todo. Você pode fazer viagens "low budget" no clima de mochilão por alguns dias, e depois seguir pra alguma estadia e estilo de viagem que se encaixe em algo mais "tradicional"

• Membros
Postado

Para mim mochileiro roots é um viajante que pega carona, come em qualquer biboca e dorme em aeroporto para não pagar hostel.

Eu me considero mochileiro, mas nunca me considerei roots, pois sou a favor de um mínimo de conforto, como uma cama e não passar fome 😆

• Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

O "mochileiro" não é apenas um estereótipo e sim uma atitude comportamental no sentido de explorar o mundo viajando.

Dito isso, o "roots" é aquela pessoa que não vai deixar de viver a experiência de conhecer novos lugares pelas dificuldades que possam existir: Sejam financeiras, climáticas, geográficas... Penso que a dificuldade é um componente a mais para esse perfil de viajante, que lhes traz a sensação de aventura e superação das adversidades.

Um "mochileiro roots", mesmo com a grana de viajar 20 dias ficando em hotel, optar por viajar 60 dias ficando em camping. Ele até pode ter a grana de pagar um ônibus, mas na cabeça dele passa o pensamento: Po... vou pedir uma carona e o dinheiro do ônibus eu já conheço mais uma cidade....

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
Em 05/08/2022 em 11:51, AlmeidaTeles disse:

É igual andarilho que vaga sem rumo?

Tenho notado que há tempos vc vem abrindo vários tópicos com diversos tipos de assunto. Não que seja errado, mas me parece que está meio perdido.

Tire um tempinho pra pesquisar (ler, ver vídeos, etc) sobre o assunto. Posso te garantir que tem muita coisa nessa "internetona" aí afora. Quando tiver uma dúvida bem específica recorra ao fórum. 

Agora, o que eu acho mais importante mesmo é vc colocar suas ideias em prática! Vc literalmente não vai sair do lugar se ficar apenas fazendo perguntas aqui.

Não tem experiência? Vá aos poucos! Tire um final de semana pra ir em alguma cidade próxima. Aí, com o tempo, vc vai ganhando confiança pra tentar voos mais altos.

Boa sorte!

• Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...