Membros Crom Postado Setembro 21, 2022 Membros Postado Setembro 21, 2022 Talvez colocar um captcha na hora de postar ajude... se bem que fica meio ruim para o usuário. 1
Admin Silnei Postado Setembro 21, 2022 Autor Admin Postado Setembro 21, 2022 Galera, Fizemos algumas mudanças de configurações de defesa e retiramos as restrições de postagem de links, que até ajudou a barrar muitos posts de spam, mas não resolveu o problema. Vamos ver se vai piorar ou melhorar.
Membros Roberto Brandão Postado Setembro 21, 2022 Membros Postado Setembro 21, 2022 Mais moderadores para "apagar" esse tipo de conteúdo, ajudaria, mas não resolveria. Inclusive a única pessoa que sei que posso marcar é o @Silnei. A opção de limite, é valida, e se for viável "deve" ser implantado. 2
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 22, 2022 Colaboradores Postado Setembro 22, 2022 18 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: Talvez simplesmente obrigando informar um CPF válido já dificultaria muito o processo de cadastro de estrangeiros (que nem imaginam o que é um CPF), ao mesmo tempo que qualquer brasileiro que cogite 'mochilar' certamente saberia o seu de cabeça. Naturalmente, a informação do CPF ficaria anônima para qualquer usuário. De quebra, se algum usuário cometer algum crime (desses típicos no cenário digital), essa informação auxiliaria a identifica-lo. Não gosto dessa solução. Ela gera um problema para o site pois este tipo de dado precisa ser tratado sob as regras da LGPD e adiciona mais problema para os administradores. 2
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Setembro 22, 2022 Colaboradores Postado Setembro 22, 2022 2 horas atrás, pmichelazzo disse: Não gosto dessa solução. Ela gera um problema para o site pois este tipo de dado precisa ser tratado sob as regras da LGPD e adiciona mais problema para os administradores. Entendo. Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema. Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots. Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário. No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível. Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata. Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.) Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível. É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge. Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos! 2
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 22, 2022 Colaboradores Postado Setembro 22, 2022 3 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: Entendo. Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema. Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots. Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário. No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível. Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata. Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.) Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível. É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge. Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos! Eu acho que não precisamos ir tão longe @Alan Rafael Kinder. Um exemplo que é efetivo e "menos custoso": Sabemos que a maior parte dos spams que aparecem aqui, os retardados colocam número de telefone e palavras comuns em todos os posts. Uma regex que pega isso e, em caso de "match", simplesmente "some" com o post já é eficiente na maioria dos casos. Spam é uma coisa do demônio. Há 35 anos brigo com eles e é tarefa igual a enxugar gelo 😔 3
Membros Davi Leichsenring Postado Setembro 26, 2022 Membros Postado Setembro 26, 2022 Em 22/09/2022 em 13:34, Alan Rafael Kinder disse: Entendo. Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema. Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots. Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário. No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível. Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata. Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.) Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível. É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge. Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos! Isso espanta tanto bots quanto usuários. Sou programador de profissão, e posso dizer que o nível de segurança depende muito da finalidade do site/aplicativo. O site do Gov realmente precisa de etapas mais elaboradas, pois está tratando de informações sigilosas e oficiais, isso exige uma maior segurança. Em um fórum tanto faz quem é o usuário, não precisa ser nenhum nome real ou nenhuma outra informação sigilosa, basta um nickname e pronto. A facilididade de postar nesse caso deve ser em primeiro lugar, se não muita gente vai desistir de vir postar. Uma ideia é limitar novos usuários a 5 post a cada 10min, por ex., pois o bot vai enviar vários requests mas vai dar timeout em pouco tempo. 4
Colaboradores pmichelazzo Postado Outubro 4, 2022 Colaboradores Postado Outubro 4, 2022 Em 26/09/2022 em 06:57, Davi Leichsenring disse: Isso espanta tanto bots quanto usuários. Sou programador de profissão, e posso dizer que o nível de segurança depende muito da finalidade do site/aplicativo. O site do Gov realmente precisa de etapas mais elaboradas, pois está tratando de informações sigilosas e oficiais, isso exige uma maior segurança. Em um fórum tanto faz quem é o usuário, não precisa ser nenhum nome real ou nenhuma outra informação sigilosa, basta um nickname e pronto. A facilididade de postar nesse caso deve ser em primeiro lugar, se não muita gente vai desistir de vir postar. Uma ideia é limitar novos usuários a 5 post a cada 10min, por ex., pois o bot vai enviar vários requests mas vai dar timeout em pouco tempo. 100% agree!
Posts Recomendados