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Para melhores informações veja o meu blog em http://www.4momentos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; (clicando em Alberto Okada). Lá você encontrará todas as informações que você precisa saber antes de iniciar a programação de sua viagem para Los Roques, além de muitas fotos.

 

1. Roteiro de Viagem

 

Dicas e roteiro de viagem:

 

1o. dia 25/01: Chegamos em Caracas (19h) pelo vôo TAM (Bsb-Gru-Crc). Ao sair do aeroporto internacional, procuramos o balcão da agência de turismo localizada após a saída do desembarque (esquerda). Pedimos indicações de hotéis próximos com serviço de translado. Me indicaram o Hotel Catimar (http://www.hotelcatimar.com" onclick="window.open(this.href);return false;) por BsF $350 o casal sem café da manhã e com translado. Trocamos US$ 200 por bolívares (duas pessoas) na própria agência ao câmbio de 7,5. A agência ligou para o Hotel, fez a reserva e acionou o translado. Por questões de segurança, não recomendo sair do hotel para nada. Recomendo jantar no próprio hotel. Comida é boa.

 

2o. Dia 26/01: Chegamos em Los Roques (10 h) e fomos direto para a pousada Piano y Papaia (existem outras pousadas de melhor custo benefício – veja o site http://www.venebrasil.com" onclick="window.open(this.href);return false; e capítulo 2 abaixo). A cidade de GranRoque tem cerca de 1.500 habitantes. Não possui carros. As ruas são de areia. É possível atravessar a cidade andando por cerca de 15 minutos de caminhada. Fomos até o pier e pegamos o barco do guia Dani com saída para a Ilha de Francisky (13h). Ao chegar, fomos ao restaurante para reservar a comida (lagosta). Depois do almoço, fomos caminhar pela praia, com intervalo para um excelente mergulho de snorkel. Vista muito bonita e ótima para pescar e mergulhar. O restaurante é muito bom.

 

3o. Dia 27/01: Contratamos o passeio para Sebostopol. Após conhecer Cayo Fabian e as Isla de Los Bobos parte do trajeto (muitos pássaros de nome “Bobos” e muitas estrelas do mar), o piloteiro informou que tínhamos um problema grave e o passeio estava comprometido. Teríamos que retornar para GranRoque para “ablar” com Jesus. Perguntei se estava se referindo ao Jesus lá de cima ou ao Jesus de Gran Roque (nome do agente de turismo que vendeu o passeio). Interrompemos o passeio e fomos direto para Madrisky - ótima para pescar (possui restaurante) até que o barco fosse arrumado. Somente às 16:30h o barco veio apanhar o grupo de de volta à GranRoque. O bom é que não pagamos o passeio.

 

4o. Dia 28/01: Junto com um casal de amigos da Itália, fomos pescar barracuda curricando com isca natural, próximo a Sarky e Palafita. No final da tarde pescamos vários pargos na linhada também com isca natural. Conhecemos uma ilhota / banco de areia bem próximo da Palafita para um intervalo de almoço. À noite fomos ao Bar Arrecife. Tomar um coquetel sentado nos pufs na areia, ou no bar no deck superior, ouvindo o barulho das gaivotas, com o pé na areia fofa e ao som de música internacional ... não tem preço. O jantar é excelente.

 

5o. Dia 29/01: Considerando que tínhamos um crédito com Jesus, fomos para Crasky. O barco deixou-nos na ponta da praia. Fomos conhecer o cemitério de botutos (caramujos) e fazer um mergulho de snorkel (a direita na visão do mar para a terra). Depois andamos para o lado oposto (esquerda) até o segundo restaurante. Fomos muito bem atendidos pela brasileira Sâmia (companheira do dono do restaurante e pousada), local em que deliciamos de uma boa lagosta. Após o almoço andei pelas praias lindíssimas da ilha. Uma mais linda que a outra. Não gostamos do piloteiro do barco pela falta de profissionalismo e segurança na condução da embarcação. Jesus ficou em débito de novo!

 

6o. Dia 30/01: No dia anterior fiquei sabendo na Operadora Atlantic de Mergulho que domingo teria um grupo fechado de mergulhadores de Caracas que escolheram três dos melhores mergulhos para fazer no mesmo dia (domingo). Uma imersão em LaGuasa, uma em Boca de Cote e outra em Maceta de Cote. Por BsF$ 850 fui mergulhar. Nos mergulhos pude ver 2 tubarões gata, moréias, peixe leão, barracudas, corais moles e duros de diversos tipos dentre outros peixes tradicionais e diversas espécies de peixes. Na oportunidade, conheci Rommel, turista instrutor de mergulho de Caracas, que além de me ajudar na parada de emergência, tirou fotos lindíssimas do nosso mergulho. Em Maceta de Cote e Boca de Cote, gostei muito pelo visual, pelos tubarões que vimos e fazer a parada de emergência (final do mergulho) mergulhando por 5 minutos a 5 metros de profundidade sobre a estrutura que está a cerca de 6 a 8 metros de profundidade e vai descendo até 20 metros (início do mergulho). No fim da tarde, ver o por do sol e caminhar para jantar uma deliciosa “pasta de lagosta” (macarrão) no bar e Restaurante Arrecife e saboriar um delicioso Atum com molho de mostarda com mel. Uma delícia. Enquanto a cozinheira preparava a comida a Neide brincava com os [wikipedia]coenobita clypeatus[/wikipedia], uma espécie de carangejo ermitão noturno.

 

7o. Dia 31/01: Depois de ver a bandeira do Brasil e da Venezuela afixada na Pousada Sol y Luna, fomos conhecer o dono brasileiro de nome Fábio Blinder. Depois de várias dicas e um bom papo, conhecemos a sua aconchegante pousada. Acabamos contratamos o passeio para conhecer as ilhas de Cayo D’água, Espenky e Carenero. Um passeios com praias lindíssimas! Em Cayo D’água havia um casal solitário adeptos do nudismo em um ponto mais afastado, próximo ao farol. Para não atrapalhar a intimidade do casal ficamos só observando de longe.

 

8o. Dia 01/02: 

Fomos pescar com o Guia Javier e o capitão Joset no barco Balao Pampatar os peixes mais esportivos do mundo: o Permit, o Tarpon e o Bonefish. Em um único dia de pescaria pegamos as três espécies de peixes. Pela manhã saímos para pescar tarpon de fly. Peixes de 10 kg esbarravam na isca/mosca e nem davam bola. Segundo Javieri, em novembro costuma bater tarpons de cerca de 40 a 80 kg. A temporada dos tarpon havia acabado em dezembro (15/setembro a 15/dezembro). Após algumas tentativas sem sucesso, fomos atrás do permit (nome inglês) para pegar a maré bem baixa no reponto. O permit é conhecido no Brasil como Pampo Garabebéu, também conhecido como Arabebéu. Aracanguira, Arebebéu, Arecangura, Aribebéu, Cernambiguara, Garabebel, Garabebéu, Pampo, Pampo arabebéu, Pampo galhudo, Pampo gigante, Pampo verdadeiro, Rombudo, Sangue de boi, Sernambiguara, Sernambiquara e Tambó, ou ainda com o seu nome científico: Trachinotus falcatus da família Carangidae. Mais difícil do que decorar todos esses nomes é pescar o peixe. Eles vivem em mares tropicais e subtropicais do Atlântico ocidental. No litoral brasileiro vivem na região norte até a sudeste. Vivem perto da costa, nadando a meia água ou próximo de fundos arenosos ou rochosos. Formam pequenos cardumes ou nadam em solitário, preferindo costões com espumeiro. Se alimentam de quase tudo, pequenos peixes, moluscos, crustáceos e pequenos invertebrados. Dirigimos de barco para uma das diversas lages (flats) com um pouco menos de 1 metro de profundidade em região não freqüentada por turistas. Javier ensina a técnica de como pegar o peixe. Ainda no barco, ensina como avistá-lo, depois, como arremessar a mosca, como fisgá-lo, como brigar com o peixe e como apanhá-lo. Maior parte dos ensinamentos é pura percepção e experiência prática. Tive a sorte de apanhar um exemplar de 15,5 kg e o azar de perder um maior. 

 

O primeiro exemplar que perdi aconteceu bem no momento em que o Javier pulou para agarrar o rabo do peixe após 1 hora de muita briga. Com o barco ligado indo atrás do peixe, depois de inúmeras arrancada mal sentia a minha mão, aos poucos foi ficando gelada e sem circulação. Tentei em vão conferir se o freio da carretilha estava no máximo, pois o permit em suas arrancadas levava tanta linha que até parecia que a carretilha estava sem freio. Se não sentia minha mão, como iria sentir a trava do freio. Optei em usar as mãos em baixo da carretilha para servir de freio em suas arrancadas e cansar mais rápido o permit. Ainda bem que eu estava com esparadrapo e luva para não queimar. 

 

O segundo exemplar fisgou uma mosca gotcha em um local chamado Boca Sega. Por pouco não o perdemos. Bem próximo do final, quase perto de 1 hora de briga, a linha de backing travou na carretilha ao recolher a linha durante o movimento mais rápido do barco em direção ao peixe. Foi quando gritei: Travou a linha! Javier já na água sobre a laje há uns 20 metros do barco (com a função de assustar o peixe para se cansar mais rápido), com toda sua experiência, se aproximou da linha e disse para eu, que estava no barco, jogar a vara para a água. Pensei duas vezes enquanto conseguia recolher um pouco de linha. Javier gritava desesperadamente sem parar: - Jogue a vara! Jogue a vara!... Na terceira vez que pensei, eu vi que ele conseguiu apanhar a linha amarela do fly, não tive dúvidas, arremessei a vara e mergulhei para a água junto com capitão Joset (primo de Javier). Rapidamente, em poucos segundos o capitão pegou a vara, abriu a carretilha, puxou a linha travada, fechou a carretilha e passou a vara de volta para mim. Voltamos para o barco e minutos depois estávamos a fotografar e filmar o permit. Incrível! 

 

Para completar o dia, Javieri disse que o compromisso mais difícil do dia estava cumprido. Joset ligou o barco e disse, vamos atrás dos tarpons. Como estava próximo do fim da tarde, horário bom para pescar, não podíamos perder tempo. Próximo da praia, Javieri jogou a rede e pegou um balde de agulhinhas para servir de ceva. Há uns 40 metros da praia, começou a jogar a ceva e pediu para arremessar a mosca do fly em cima dela. Poucos minutos depois, a primeira porrada. O tarpon seguiu em arrancada, segundos depois soltou da fisgada e levou a isca. Javieri sugeriu que eu conferisse a fisgada suspendendo um pouco a vara ligeiramente e na seqüência colocasse a vara ereta na direção da linha para não quebrá-la. Disse para eu deixar o peixe levar a linha, sem qualquer movimento, enquanto o capitão ligava o motor para ir atrás do peixe. Tentamos mais alguns minutos, quando Javieri pediu para substituir o fly pela vara com morinete em função do avançar do horário (fim de tarde). Não daria tempo para pegar tarpon grande (40/80 kg) na vara de fly #9, pois certamente o tempo de briga avançaria a noite. Minutos depois pegamos um tarpon de 8 kilos com 20 minutos de briga. 

Aproveitamos o fim da tarde para pegar mais 5 bonefishs. 

 

O preço normal do passeio é de U$ 300 incluso barco, capitão e guia. Aluguel da vara fly #9 é possível conseguir por US$50. Dependo do dia pode-se conseguir um desconto. Eu dei sorte de ser uma segunda-feira, ser baixa temporada, ser um brasileiro gente boa, e porque o guia Javier, muito esperto, já percebeu que brasileiro é daqueles que fazem uma boa propaganda boca a boca e pedem insistentemente um desconto. Hehehehe. Levei 4 dias pesquisando, perguntando, conversando com várias pessoas da ilha e foi unânime que Javier é o único guia que sabe achar e pegar os permit e posso dizer também o melhor guia da ilha. Vale a pena conferir! As fotos não negam... Contato: Javier Valerio – Guia de pesca esportiva - Telefone: 0424-2388496 – e-mail: javier2007valerio@hotmail.com

 

9o. Dia 02/02: Nova tentativa de conhecer a Boca de Sebostopol. Fomos novamente a Isla del Bobos, porém, ao chegar em Sebostobol (depois de duas hora no barco) fomos informados que o banco de areia estava totalmente submerso. Mais uma vez Jesus ficou a desejar! Na volta, chegamos a conhecer dois naufágios. Queríamos fazer snorkel ao redor dele, onde é possível capturar lagostas (não faz parte do trajeto normal), porém o grupo estava cansado de ficar dentro do barco, uns querendo praia e outros querendo fazer kitsurf. Fomos então para Cayo Fabian, onde ficamos por mais 30 minutos e, às 14h, deixamos o grupo e voltamos para GranRoque, pois as 17 h partiríamos de volta a Caracas. Ao chegar em Caracas (17:40h) no Aeroporto Nacional, fomos rapidamente para o Aeroporto Internacional por meio de um corredor interno, sem sair da área de desembarque (local público), logo após o setor de bagagens. Desembarcamos na saída internacional e fomos para o guichê da TAM fazer o check-in. Pagamos as taxas no Aerotaxes e embarcamos. Tivemos um tempinho para passar no DutyFree (10 minutos), mas não tinha um perfume sequer e mais nada de interessante. Com os poucos bolívares que tínhamos compramos chocolate. O vôo saiu às 19:30h.

 

10o. Dia 03/03: Chegamos às 05:45h em São Paulo (teve atraso pois paramos em Manaus para abastecer, pois o avião teve que ficar mais leve em função da redução da pista no aeroporto de Caracas). Fomos às compras no DutyFree Guarulhos. Por causa das compras, perdemos o vôo das 07:15h. Fizemos o check-in no vôo das 08:15h sem pagar taxas. Alegamos que a responsabilidade de ter perdido o vôo foi a escala não prevista nem Manaus. Hehehehe.

 

Para melhores informações veja o meu blog em http://www.4momentos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; (clicando em Alberto Okada). Lá você encontrará todas as informações que você precisa saber antes de iniciar a programação de sua viagem para Los Roques, além de muitas fotos. O conteúdo dos capítulos abaixo você encontra no blog.

 

2 Programação de Viagem

 

2.1 O que levar

Levar pouca quantidade de roupa e de preferência roupas leves. As companhias aéreas (Caracas-Los Roques) somente admitem 10kg por pessoa de bagagem. O excesso de peso é cobrado (cerca de 1 dólar por kg). Não leve sapato (homens e mulheres), as ruas são todas de areia. Mesmo no inverno, a noite faz calor, ainda que venta bastante.

 

Leve protetor solar proteção 50/60, chapéu ou boné com proteção para o pescoço.

 

Leve repelente – (“a propósito já estão vacinados contra o Off”)

 

Leve Kit para snorkel (máscara, respirador e nadadeiras) – Há locais que alugam na ilha como o Oscar Shop mas é mais higiênico cada um ter o seu. O conjunto alugado é de qualidade ruim (mais fácil de entrar água). Recomendo levar um respirador de 3 estágios com proteção contra marola. Os mergulhos livres (de snorkel) são magníficos e muito fácil de apreender. É possível ver corais e peixes de vários tipos. Alguns mergulhos de snorkel se assemelham aos mergulhos autônomos (com cilindro de oxigênio). Se não tiver experiência e quiser se sentir mais seguro, peça para o barqueiro/piloteiro emprestar o colete salva-vida quando te deixar na praia para você usar no mergulho.

 

É super importante uma sapatilha ou bota de piso de borracha e com neopreme para proteger seus pés na hora de andar até chegar a área de fazer snorkel. Também é bom para andar nas pedras de corais (pode até queimar o pé) e proteger de pisar em um orisco.

 

Uma camisa para proteger suas costas na hora do snorkel, na praia ou no translado de barco entre GranRoque e outras ilhas/praias (costuma molhar bastante, principalmente se sentar próximo ao piloteiro). Sugiro comprar aquelas camisetas especiais vendida em lojas especializadas de mergulho ou loja de ciclismo, pois são de manga cumprida, cobre o pescoço, possui ventilação, possuem secagem rápida e possuem proteção UV contra raios solares. Eu levei uma. Acabei usando todos os dias para me proteger do sol. Lavava ao final da tarde e no dia seguinte estava pronta para uso.

 

Levar uma câmera para tirar fotos subaquáticas (aconselho Canon DC10 que resiste a 10 metros). A descartável vende na ilha.

 

Levar óculos polarizado. Bom para tirar o reflexo do sol. Bom para ver os peixes.

 

Caso o seu pacote não tenha pensão completa (inclui a “caja” que é uma caixa térmica para bebida e lanche), leve um Cooler/Sacola/Maleta térmico. Neste caso, você terá que fazer as suas próprias compras (somente Francisky, Madrisky e Crasky possuem restaurantes), pois muitos lugares não se pode comprar nada e o passeio dura das 9:30h às 16:30 h. O tamanho sugerido é o menor possível e melhor para carregar, mas o suficiente para levar a sua bebida, as frutas, o lanche e gelo. Se tiver sorte pode conseguir alugado ou emprestado no mercado em Los Roques.

 

Levar lanterna – Frequentemente falta energia na ilha. Muitas pousadas no geral têm gerador. Bom para andar a noite e situações imprevisíveis. Bom para pescaria noturna. Bom para descer do morro do farol após o por do sol.

 

Se for pescar, recomendo levar vara de fly #9 (para peixes maiores tarpon e permet – se sair com embarcação) e a #6 (para peixes menores – para pesca de bonefish na praia). Use backing multifilamento de 30lb de 200m. Leve de backup uma vara dura (cerca de 35 lb) com carretilha ou molinete, com linha multifilamento 30/35 lb e líder de 35 e 60 (fluorcarbono) linha fina. Para a Fly, levar as moscas: Gummys em vários tamanhos e cores, louco charly, bitters e gotcha. É possível comprar as moscas na ilha GranRoque, mas não se vende em lojas. Terá que conseguir com os guias de pesca (recomendo levar algumas). A isca mais utilizadas para o fly para pesca de bonefish é o gummy (igual a um peixe agulhinha tipo gelatinoso/siliconado). Para pescar com carretilha/molinete, curricar atrás das barracudas, leve uma isca artificial Rapala meia água, tamanho grande. Para pescar com carretilha na praia use uma spinner

 

Para quem não curte ficar debaixo do guarda sol por muito tempo, recomendo levar a vara de pescar e kit snorkel para todos os passeios. Em Crasky e Madresky é comum ver pescadores caminhando pela praia batendo as moscas de fly.

 

Se deseja comprar um kitesurf no Brasil para estrear em Los Roques, sugiro comprar na ilha. Há uma operadora que ministra curso (10 horas) e vende o equipamento um pouco mais caro que você compraria em Miami. Mas, bem mais barato que no Brasil. Mais informações sobre esse esporte e compra do equipamento: http://www.venebrasil.com" onclick="window.open(this.href);return false; - Fábio Blinder. Na ilha você tem a opção de alugar o equipamento.

 

 

2.2 Preparativos de Hotel

 

Não recomendo pernoitar em Caracas. Trata-se de uma cidade perigosa para quem não conhece os macetes. Conheci um casal de brasileiros em Los Roques que ficaram hospedados no Centro de Caracas, pegaram um taxi no aeroporto (cooperativa) e foram assaltados no trajeto (levaram 2.000 dólares e deixaram de caixinha 800 bolivares para eles pagarem o hotel). Disseram que o taxista deu um telefonema antes. Os assaltantes disseram aos turistas que eram guerrilheiros colombianos, mas de fato são venezuelanos que querem botar culpa nos vizinhos. Ouve-se relatos que agem com conivência ou participação de policiais. Não dá para sentir-se seguro ouvindo essas histórias. Em Caracas, somente a vista do teleférico é bonita (não esqueça de levar roupa de frio para usar lá em cima). É barato fazer compras de roupas nos centros comerciais (shoppings), mas não chega perto dos outlets argentinos.

 

Os bandidos sabem que os turistas vem carregado de dólares ou euros necessários para subsidiar todas as despesas da viagem (para trocar no câmbio paralelo por bolívares). Usar o cartão de crédito é fria para o turista! Nele, paga-se no câmbio oficial o dobro do preço (pois a diferença entre os câmbios paralelo e oficial é o dobro).

 

Dependendo do horário de chegada do seu vôo, recomendo pernoitar em um hotel próximo ao Aeroporto de Maquetia que oferece serviço de translado (aerporto-hotel-aeroporto). Para hospedar em Caracas, não fiz reserva. Deixei para escolher o hotel dentro do aeroporto nos balcões de empresas de turismo. As diárias dos melhores hotéis próximo ao aeroporto: Eurobuilding e Marriot estavam acima das minhas expectativas. Até porque o hotel seria só para dormir (chega exausto da viagem), logo pela manhã, já tem que acordar bem cedo para saída para Los Roques.

 

Os hotéis/pousadas no geral não aceitam reservas de estrangeiros sem pagamento antecipado. Há vantagens de fazer as reservas do Brasil e pagar antecipado com cartão de crédito (somente poucas pousadas mais caras aceitam) ou paypal (algumas aceitam) para aquelas pousadas (a maioria) que o preço das diárias em dólar é equivalente ao preço em bolívares equiparado ao câmbio do paralelo. Entretanto, no geral, ao pagar no cartão em BsF, este convertido ao dólar oficial e convertido para o real, ou seja, você paga o dobro do preço se levar em dólar em espécie e trocar no paralelo ao dobro do valor do câmbio oficial. Por esse motivo, sempre que puder, pague em espécie direto em Caracas ou em Los Roques.

 

Reservar apenas o primeiro dia de estadia e os demais avaliar ou negociar as opções existentes na ilha é um boa opção para a baixa temporada. Se for alta temporada ou feriados, é melhor se garantir antes, ou seja, faça a reserva antecipada para todos os dias. Pagar em Paypal é uma boa opção.

 

Recomendo que você faça contato com uma agência de viagem de Caracas e combine pagar uma parte antecipado e outra parte em espécie quando chegar.

 

Uma boa opção é contatar o brasileiro Fábio Blinder dono da agência de turismo VeneBrasil (http://www.venebrasil.com" onclick="window.open(this.href);return false;) que, inclusive oferece como opção, dentre outras, a sua pousada Sol Y Luna em Los Roques. O pagamento pode se dar em conta corrente no Brasil. Nesse site você tem a recomendação de várias outras pousadas e veleiros para dormir (ótima opção para chegar antes dos turistas nas praias e para pescar a noite).

 

No pacote que paguei estava incluso o translado (levar as malas entre o Aeroporto e a Pousada) e o café da manhã por US$65 por pessoa o casal (uma habitação). Outras pousadas similares cobravam US$ 90/100 por pessoa com pensão completa. Ocorre que se for jantar na(s) pousada(s), cobra-se US$35 por pessoa (nos bares sai pela metade do preço) . Se comprar as diárias somente com café da manhã terá o trabalho de fazer compras todos os dias para garantir o almoço. Perderá calorias na caminhada todas as manhãs, mas é cansativo. Se quiser comodidade compre o pacote com pensão completa (melhor custo benefício Pousada Guaripete e Sol y Luna). Por outro lado, achei interessante o fato de poder variar o jantar em lugares diferentes e equilibrar a dieta, pois a comida das pousadas são fartas. Excluindo as pousadas, existem 4 bares/restaurantes, dois deles são na praça central (pizzaria, carne, frango e peixe) e os outros dois são perto do aeroporto e servem uma ótima comida.

 

Da próxima vez que viajar para Los Roques, vou ficar a metade das diárias em um veleiro e a outra metade em pousada. No veleiro, você pode pescar a noite e chegar antes dos turistas nas praias e ter o prazer de tê-la só para você por algumas horas!

 

Há uma grande diferença entre os preços das pousadas e uma pequena diferença nos atributos de conforto. O diferencial de TV, uma decoração/iluminação aprimorada, um chef de cozinha internacional pode elevar o preço da diária significativamente.

 

Por questões regulatórias, é proibido utilizar o gerador para banhos. Somente as pousadas com aquecimento solar possui banho quente (caríssimas). A grande maioria não tem. Depois do primeiro dia de sol vai querer tomar banho de água gelada, que está morna por estar o dia todo dentro da caixa dágua sob o sol.

 

Para quem quer acambar ou durmir em alojamento, sugerimos o Rancho Água Clara. Almoçamos lá durante a visita em Crasky uma excelente lagosta (fizemos amizade com a brasileira Sâmia que trabalha/coordena o Rancho / restaurante, muito simpática). Até então, pensávamos que somente Gran Roque recebia turistas para dormir. Para aqueles que procuram por acampamento ou alojamento, ou querem sentir mais afastados da civilização, a indicação é boa. Contato do Rancho mail: cumaco@yahoo.com site: http://www.geocities.com/guayolosroques" onclick="window.open(this.href);return false; tel: 0414-242-0905). O local é barato, muito simples, rústico, de frente para o mar, com uma boa infra-estrutura, um boa cozinheira e um atendimento excelente.

 

 

2.3 Preparativos de viagem - Aéreo

 

A duas principais companhias que fazem o trecho Caracas / Los Roques é a AeroTuy e a Chapi Air.

 

A Aerotuy possui uma aeronave maior, com capacidade para cerca de 40 passageiros, com quatro motores turbo-hélices e cabine pressurizada.

 

A ChapiAir possui aeronaves menores com capacidade para 16 passageiros, com três motores turbo-hélices, não pressurizada (voa baixo). Para quem gosta de emoção, sugiro a ChapiAir, pela novidade de voar em avião pequeno. Gostei de ver os pneus da aeronave sair e bater no solo, ver a janela do piloto e ver os instrumentos da aeronave e os pilotos trabalhando.

 

Minha esposa não gostou nem um pouco dessa parte da viagem, pois ela tem muito medo de voar. Mas não teve alternativas, se tivesse que escolher seria entre o pior e o ruim. Ambas as companhias tem suas vantagem e desvantagem. A Aerotuy está mais sujeita a turbulência, pois voa alto. A Chapi tem mais flexibilidade na mudança de horário, é bem mais leve (tenho a impressão que pousaria melhor no mar em caso de emergência), mas é barulhenta e o vidro da aeronave é igual a uma janela emperrada de fusca, etc... De fato as aeronaves de ambas as companhias não são novas. Como não viajei na AeroTuy fica difícil dizer qual a melhor.

 

Para efetuar a reserva aérea, existe a possibilidade de a pousada escolhida em Los Roques efetuar (a maioria oferece esses serviços) ou agência de turismo contratada. Pode ser que ela ganhe em cima do câmbio, mas relaxe, deixar para comprar na hora não recomendo. Pode não achar vôo e ter que ficar dias a mais em Caracas (péssima idéia).

 

Somente a Aerotuy faz reserva pela internet.

 

2.4 Câmbio

 

Cotação:

Aeroporto loja de câmbio oficial: U$ 1 = BsF$ 4,3

Aeroporto porteiros: U$ 1 = BsF$ 7.

Aerporto lojas de turismo: U$ 1 = Bsf 7,5

Caracas centro: U$ 1 = Bsf 8,5.

Los Roques: U$ 1 = Bsf 8

 

Veja o câmbio em Maiquetia pelo site http://www.twitter.com/chavezparalelo" onclick="window.open(this.href);return false;.

 

Valor aproximado do Bolívare em real: Valor em BsF dividido por 4 (ex: Cerveja BsF$ 6 = R$ 1,50).

 

Não pague nada em dólar e muito menos no cartão de crédito. Pague tudo em Bolivares Forte, você estará economizando mais da metade do valor.

 

Você tem a opção de trocar na loja de câmbio dentro do aeroporto, após a imigração e antes da saída, próximo a setor de malas. Troque somente o necessário para gastar em Caracas (hotel, taxas de embarque e entradas do parque nacional), cerca de U$ 100 dólares por pessoa é o suficiente). O câmbio do paralelo na ilha Los Roques é melhor que no aeroporto (dentro e fora). Somente no centro de Caracas é melhor.

 

Não troque com os porteiros de crachá do aeroporto. Você vai notar que antes mesmo de sair da esteira da bagagem, já tem gente te oferecendo cambio… Não troque de jeito nenhum com doleiros de fora do aeroporto. Cuidado ouvi relatos que há fiscais nos arredores e você pode ser preso. Se não quer trocar no câmbio oficial, sugiro então trocar nas lojas de turismo do aeroporto a uma taxa melhor que os porteiros oferecem.

 

Use a dica de grampear o seu dinheiro, é uma boa maneira de evitar dor de cabeça (ouve-se dizer que voltam e entregam dinheiro falso dizendo que acabaram os bolívares).

 

 

3 Dicas gerais e de consumo

 

Ao chegar em Los Roques, compre o mapa na Oscar Shop por 20BSF. É o mapa mais completo, que tem como contracapa uma propaganda da pousada Macanao Lodge

 

Compras: Padaria e açoguera (comprar pão e frios), carneceria (frutas), distribuidora (cerveja, rum, refri e suco) e bodegón para comprar uns snacks e biscoitos, supermercado perto do farol (pão integral com atum e ketchup), lancheria na rua detrás da praça, próximo a distribuidora (pastel de lagosta).

 

Os passeios: saem do cais às 09:30h e retornam as 16:30h (ilhas distantes)

 

Ver se pousada empresta snorkel

 

Não deixe de subir ao alto do monte para ver o melhor por do sol

 

Lagosta no restaurante: BsF 160 para 2 pessoas. Na pousada se encomendar BsF$ 300.

 

Pedir a “caja” emprestada no mercadinho.

 

No freeshop Caracas na volta pagar em bolivares com o que sobrou (não tem muitas opções)

 

Se programe e guarde Bolívares para pagar essa taxa internacional no retorno, pois eles não aceitam cartão de crédito e pagar me dólar nem pensar

 

Tem uma pessoa que é uma espécie de faz tudo na ilha: Jesus Contreas. Na verdade ele atua como agenciador de passeios e aloca as pessoas nos barcos de terceiros. É instrutor de mergulho e trabalha atualmente para a Arrecife. Sempre que combinar algo com Jesus, valide com o capitão do barco e pague somente na volta. Muito atencioso, mas acabou centralizando muita responsabilidade e tarefas. Tem alguns barqueiros/piloteiros que trabalham com o Jesus que quero distância. Recomendo, obter outras sugestão de operação na sua pousada com pessoas mais responsáveis. Para fechar o passeio tem que ter no mínimo 6 pessoas. Algumas pousadas possuem barco, mas não vai para o local que você quer ir. Eles podem sugerir o barcos de outras pousadas, em último caso, procure o Jesus.

 

Veja os horários de saída e chegada (possíveis atrasos) para se aproveitar melhor o dia, dependendo da volta é possível conhecer uma nova ilha (mais perto)

 

Os preço dos passeios não inclui almoço, portanto é necessário levar seu cooler (marmita) com você, pois assim não corre o risco de babar na comida dos outros.

 

Mergulhos autônomos: Tem saída: 9:30 da manhã, às 12h00 ao meio-dia, 2:30 da tarde e 19,00 horas para mergulhos noturnos.

 

Para agendar seu mergulho, existem 3 operadoras em Gran Roque, que são:

o Aquatics Diving Center (foi a que utilizei)

o Arecife Reef Divers

o Ecobuzos

 

 

3.1 Taxas

- Taxa Aeroportuária Nacional – pago na ida. Depois de fazer o check-in vá ao balcão AERO TASAS e as pague antes de entrar no saguão de embarque para Los Roques. Valor: BsF 27,5/pax,

- Taxa de Preservação do Parque Nacional do Arquipélago de Los Roques – pago na chegada à ilha. Valor: BsF 55,00/pax,

- Taxa Aeroportuária Internacional – paga no retorno na volta em Maquetia, depois do check-in no balcão da AERO TASAS antes de embarcar pro Brasil. O valor atualmente é de 162,50 BSF.

 

3.2 Comida e Bebida

Misto frio: Panaderia BsF 20 (o mercado é na mesma rua) com salada BsF25

Empada: 10 BFS

Cerveja: Premium Solera: BsF 7 (na distribuidora) BsF 10 (nos bares)

 

3.3 Apetrechos

Aluguel de barco dia todo: BsF 1800

Guarda sol: BsF 25

Cadeiras: BsF 5

snorkel+mascaras+nadadeiras: Bsf$45 (na liquoreria o preço é melhor)

venda de passeios para todas as ilhas: de Bsf$ 40 até Bsf180

 

3.4 Serviços

internet na ilha: 5BSF a cada 15 minutos.

o telefone: BsF$ 2 o minuto para o Brasil.

 

3.5 Mergulhos:

 

3.5.1 Preços de Instrução e certificação:

Passaporte 2 dias US $ 170

duração 3 dias US $ 200

Open Water Diver duração 3 - 4 dias US $ 300

Compass, stress e resgatar mergulho duração 4 dias US $ 250

Introdução de mergulho com guia mestre. dia US $ 85

 

3.5.2 Preços de aluguer de equipamentos:

Todos os equipamentos: BC, regulador, roupa, botas, máscara e nadadeiras US $ 20

Regulador e BC US$ 15

equipamentos leves US $ 10

terno molhado / barbatanas / máscara US $ 5

cinto de lastro $ 5

Tanque US $ 5

encher o tanque de ar US $ 5

lanterna sai por US$10,00 por noite por pessoa

 

3.5.3 Preços para mergulhar:

Uma saída com 2 mergulhos: BsF 450 (U$ 90)

1 Mergulho (35 US$)

Mergulho noturno (40US$)

Curso de mergulho PADI (200 US$)

Noturno de snokerl: Custa 200 ou 250BSf e é feito numa área de Gran Roque atrás do aeroporto

 

3.6 Pesca:

 

Barco, capitão e guia (dia todo): de US$ 200 a US$ 300

Contato: Javier Valerio – Guia de Pesca Esportiva - Telefone: 0424-2388496 – e-mail: javier2007valerio@hotmail.com

 

 

4 Principais locais, praias e suas características

 

4.1 Restaurantes e bares imperdíveis:

 

AQUARENA (sushi bar), é maravilhoso, não deixe de ir lá pra ver o pôr-do-sol ou depois da janta tomar um coquetel sentado nos pufs na areia, ou no bar no deck superior, ouvindo o barulho das gaivotas, com o pé na areia fofa e ao som de música internacional ... não tem preço. Se não tiver com pensão completa, o jantar é excelente.

 

 

Bar/Restaurante Aquarena – Gran Roque

 

ARRECIFE – A comida é maravilhosa! Som ambiente de música reagge. Clima é romântico. Comemos pasta com frutos do mar, pasta de lagosta, filé de pargo com salada e atum com gergelim acompanha um molho especial de mostarda com mel.

 

Bar e Restaurante Arrecife

 

BAR AO LADO DA IGREJA.... ótimo,coquetéis de lá é maravilhoso.

 

El CANTO DE LA BALLENA fica um pouco mais pra frente da igreja, ao fundo, escondidinho atrás de uma árvore, enorme e retorcida, o lugar é lindíssimo, a decoração toda colorida, cheia de pequenos detalhes pra todo canto.

 

Neptuno - lugar simples, uma danceteria que é freqüentada pelo pessoal da ilha, único lugar que fica aberto depois das 22h00, o pessoal é bem bacana com muita dança de rumbas.

 

 

4.2 Praias mais próximas

 

Francisky - Esta ilha é uma graça, porém é a mais procurada de Los Roques. Há muitos iates-barcos ancorados e sempre está cheia de turistas. Nos finais de semana, os venezuelanos se apossam desse lugar, especialmente na alta temporada. Existe um banco de areia saindo da praia que permite andar com água pela canela até mais longe da praia..ideal para crianças...Além disso, “atrás” da ilha (leste) existe uma piscina natural ideal para snorkel (andar pela trilha). Tem um grande banco de areia no meio o que facilita a pratica de esportes como Kite Surf. Há um trecho que você pode caminhar literalmente sobre as águas e chegar a uma outra parte da ilha. Em Francisquí há um restaurante (nem sempre aberto). Convém reservar logo que chegar até 1 a 2 hora de antecedência para almoçar por lá . Aqui há muitos mosquitos e é imprescindível que você leve repelente. BsF 45

 

Madrisky – Perto. Tem mais cara de “praia” normal (se é que se pode chamar aquele mar de normal...). Fica à apenas 5 minutos de Gran Roque, e geralmente é a primeira opção de quem está chegando ao arquipélago. É um lugar bem pacato, sem infraestrutura nenhuma. Possui algumas casas ao longo da costa. O que mais me impressionou nessa praia é a inúmera quantidade de peixes na beira mar, para entrar na água é necessário pedir licença. Os pelicanos fazem a festa dando tiros certeiros na água. E têm MUITOS! O fluxo de barcos é constante, talvez pela facilidade, então por mais que ela seja calma, sempre terá mais alguém na praia com você. Tem um caminho para Cayo Pirata (que não tem muitos atrativos)... Olhando para a praia do lado direto da ilha, bem na "esquina" há um ponto de mergulho bom com bastantes estrelas do mar no final do banco de areia, além do banco de areia um "desfiladeiro" com a maré puxando. Não é muito bom como mergulho. A ilha é a piorzinha, mas tem uma vista do pier semi-destruído com a ilha de Gran Roque atrás muito bonita. Custa 45 BsF pp.

 

Cayo Vapor. Algo “mais” romântico, com uma paisagem “mais” exuberante do que apenas areia, tem indicação de alta possibilidade de ser uma ilha deserta “perfeita”. Quando fui tinha uns 6 casais. A ilhota é lindíssima e vale a pena conhecer. É bem pequena, possui alguma vegetação e é possível dar a volta nela em apenas alguns minutos. Pouca gente vai pra lá e por ficar do lado da barreira de corais, a sensação de ilha “perdida” aumenta. Porém, cansa ficar lá o dia inteiro, ao menos que goste de pouca agitação, ficar lendo um livro e apreciar a vista sem muita variedade. Sugiro conhecer a ilha junto no roteiro de outros passeios de outras ilhas. (BsF 45).

 

Cayo Fabian, Cayo Morto e Cayo Pirata (não tem muito o que falar é só um banco de areia). (BsF 45).

 

4.3 Praias de distância intermediárias

 

Noronky: Está a mais ou menos meia hora de Gran Roque.. É praia pra nadar com as tartarugas (chegar cedo antes dos turistas – o movimento dos barcos assusta os bichos. Há um ponto em que o mar passa de 1mt de profundidade para 10/15mts. (BsF$ 80)

 

Crasky – Os barcos deixam os turistas na ponta próximo a área para snorkel. Não se limite a isso.. ande na direção dos casebres que 1km depois você se deslumbrará com as paisagens. Além disso do lado sudeste da ilha (há uma pequena trilha) há um ótimo ponto de snorkel. O caminho até lá é feito de conhas - cemitério de caramujos. Realmente ficamos muito tempo de baixo d'água lá. Lindo, vida marinha pipocando por todos os lados. cardumes tão grandes de sardinhas que as vezes pensávamos estar nadando em peixe e não em água. Em Crasquí, tem os seguintes restaurantes: Florida, Juanita e Rancho Água Clara. É preciso reservar ao chegar na ilha. Comemos no Rancho Água Clara uma excelente lagosta (fizemos amizade com a brasileira Sâmia que trabalha no Rancho – mail: cumaco@yahoo.com site: http://www.geocities.com/guayolosroques" onclick="window.open(this.href);return false; tel: 0414-242-0905). Para quem quer acampar ou alojar em um local barato, simples e rústico, com uma boa infra-estrutura vale a indicação. No Florida você pode alugar alguns equipamentos aquáticos como caiaques, vela, windsurf e pedalinhos. Caminhamos ao longo da praia e a paisagem é de tirar o fôlego. Lindíssima! (BsF$ 80)

 

Carenero: Parecido com boca de cote, mas com local para se instalar as sombrinhas. Muito legal e boa para snorkel. (BsF$ 80)

 

 

4.4 Prais mais afastadas

Tour: Cayo das Aguas, Dos Mosquises e Espenky. (BsF$ 160).

 

Cayo das Aguas: a mais linda de todas, fica a 1h20min de barco. Levar comida

 

Dos Mosquises – possui uma estação de cuidados com tartarugas “Fundacion Cientifica de Los Roques”, uma espécie de projeto TAMAR de preservação das tartarugas marinhas. Mas não chega nem aos pés! O ingresso para ver alguns tanques com tartarugas marinhas custa de 5 a 10 BsF, não é caro, mas mesmo assim não vale o que cobra. O senhor dá uma explicação bem sem-vergonha sobre as tortugas (que não levou nem 5 minutos) e pronto, acabou! Aos fundos desse projeto tem uma trilha que leva a uma espécie de museu (que não passa de alguns painéis de fotos) bem mal conservado por sinal. Nada demais!

Obs: Tente com o grupo em trocar por conhecer outra ilha no trajeto. Não vale a pena (nós trocamos por Carenero).

 

Espenky - Possui um braço de areia ao estilo Cayo de Agua, mas não se compara em beleza. Tem um snorkeltour para ver grandes peixes papagaios. Fora o snorkel, a praia não é bonita.

 

Rabusquí, Boca de Cote e Palafita (Bsf 120)

 

Rabusky: trecho de ilhota para snorkel em área com abundância de estrelas do mar (ilha de passagem) e manguezal (ilhota chamada Pelona de Rabusquí.)

 

Boca de Cote: ponto de snorkel em “mar aberto”, cujo passeio demora 50min para chegar ao ponto de mergulho... fica-se 40min ali e se retorna (bonito, mas... a questão tempo x disfrute não me pareceu razoável...).

 

Boca de Sebostopol (Isla del bobos, Sebostopol e ilha próxima a combinar) (Bsf 120)

 

4.5 Pontos de mergulho

 

La Buceadora (profundidade: 20 metros) -

- Fica a apenas 5 minutos de barco de Gran Roque, e possui uma fauna e flora bem diferente dos outros pontos de mergulho que fizemos. Por ficar perto da encosta, possui um fundo de mar rochoso, mas com alguma variedade de corais moles e esponjas. Aqui é possível ver lagostas, moréias e alguns peixes coloridos. Com diferente para o tipo de fauna e flora, aqui você encontra grandes escolas de tarpões.

 

Morito (profundidade: 14 metros)

- Do lado de La Buceadora, Morito é um mergulho mais light, com uma formação rochosa parecida com o primeiro. Este ponto é conhecido por ser um local onde é feito casamentos subaquáticos. Possui alguns “utensílios” deixados no fundo do mar para entreter os aqua-turistas como privadas, telefones, cadeiras etc. Sem muitas emoções.

 

La Guasa profundidade: 30 metros

- Um dos Tops 3 points de mergulho de Los Roques. La Guasa, também próximo de Gran Roque. Fica um pouco mais a frente de La Buceadora, em mar aberto. La Guasa é uma montanha que emerge das profundezas até quase a superfície. Para mergulhar, descemos direto até os 30 metros e o mergulho é feito ascendente em forma de espiral, circulando a montanha até os 5 metros. É um dos melhores mergulhos, com muitos peixes grandes como barracudas, garoupas, moréias, frades, meros e tarpons (chamados por lá de sabalos), bodiões azuis e trombetas e outros muitos peixes coloridos de arrecifes acompanhavam nosso mergulho como se fossemos velhos conhecidos. A torre de rock chega a até 30 metros, caindo para 60 metros no lado interno, e inclinando a 140 do lado do mar aberto. Cobertas com os corais do copo, esponjas incrustantes e varas do mar, é um ponto de encontro para os peixes tão diferentes como os anjos rainha e vermelho blennies lábios, trunkfish suave e garoupa preta. Rock com uma formação pode ver a seleção mais ampla de garoupas e grandes pelágicos fauna em uma água cristalina em poucos minutos de Gran Roque.

 

Floresta de Corais em Madriski (profundidade: 13 metros)

- Consiste em uma grande jardim de corais duros, moles e esponjas no canal de Madriski. Ideal para iniciantes pois proporciona um mergulho bem claro e super colorido. Ideal para um mergulho de descoberta ou tirar as fotos fantásticas dos belos corais moles e duros com a sua fauna muito rica de todas as espécies.

 

Maceta de Cote (profundidade: 22 metros)

- Ponto de mergulho que fica na barreira de coral ao sul, e leva em torno de 40 minutos de barco até chegar lá. Considerado uma das formações de corais mais bonitas do caribe faz jus ao título. A variedade de cores e vida marinha é surpreendente. A transparência do mar azul chega a ser até irritante. O mergulho começa no raso – 2/5 metros e cai ao 22, onde um areial faz o fundo. Se pudéssemos ir mais adiante, esse areial cairia em paredão para 1500 metros de profundidade. Porém o mergulho só é permitido aos 22. E sem dúvida, um dos Tops 3 de Los Roques. Todos os peixes de arrecifes possíveis aqui estão, e super coloridos.

 

Boca de Cote (profundidade: 15 metros)

- Viagens de dia inteiro, incluindo 2 imersões com partida às 9:30 da manhã. O recife entre duas pequenas ilhas se estende como uma rede para capturar os nutrientes e os juvenis que flui para fora da lagoa. Isso explica a presença de tantos peixes, incluindo filefish laranja rajado, diversas variedades de blennies e escolas maciça de pargo. A área tem alguns dos melhores pontos de mergulho mergulhos e imersões 2 é feito com um intervalo para o almoço entre os dois.Este mergulho é feito aos 15 metros, sempre costeando a barreira de corais. O mais impressionante é a quantidade de peixes e crustáceos que habitam esse local. E é muito peixe, e muito colorido, cheguei até ficar tonta com a variedade de cores deste mergulho. Sem dúvidas, quem for a Los Roques deve fazer esses pontos da barreira sul. Boca de Cote. Simplesmente maravilhoso! É como mergulhar num colorido aquário gigante de águas aquecidas. Moréias, lagostas, peixes, esponjas, corais… e com visibilidade média de uns 20 a 30m. O segundo mergulho foi ainda mais marcante. Quando entramos em uma caverna em Las Salinas.

 

4.6 Outros Sites de mergulho:

 

Boca del Medio. Profundidade: 30-70 pés. Nível de dificuldade: Intermediário. Com diversos pontos de mergulho para ir e dos encontros mais incríveis com corais vivos, todo o tipo de fauna, grandes escolas de barracudas, raias e tubarões Enfermeira faz uma visita a esta parte do parque de algo para se lembrar.

 

Francisqui:

Profundidade: 45-70 pés. Nível de dificuldade: Iniciante. Fácil de mergulho em águas rasas de até 30 metros de profundidade.

 

Dos Mosquises. Profundidade: 45-180 pés. Nível de dificuldade: Avançado. Recifes com características esplêndidos, tartarugas, e é o local da estação de pesquisa biológica.

 

Nordisqui. Profundidade: 20-70 pés. Nível de dificuldade: Intermediário. Tem formações de pedras de coral e canais com alguns naufrágios. Ao norte de Gran Roque você encontrará algumas das mais fantásticas cavernas já vi sob a água, desfrutar de grandes garoupas e arraias.

 

Piedra Ahogada. Profundidade: 60-140 pés. Nível de dificuldade: Intermediário. Semelhante ao La Guaza, bonita à noite, muitas vezes visitado por Barracudas grande, tartarugas, etc Eagle Rays

 

MAPA de Rabusqui. Profundidade: 30 -70 metros. Nível de dificuldade: Intermediário. Depois de um passeio de 15 minutos de barco de Gran Roque encontrar esta formação caverna subaquática com as surpresas mais incríveis. Big peixes como garoupas gigantes e alguns tubarões pode ser visto em apenas 30 metros de água.

 

Cayo Sal. Profundidade: 150 pés. Nível de dificuldade: Intermediário. Viagens para Cayo de Sal é uma viagem de dia inteiro, incluindo 2 imersões com partida às 9:30 da manhã. Localizados no extremo oeste de Cayo Sal. Eles incluem uma corrente-varrida mini-parede de 60-150 pés e uma série de pequenas cavernas de 90 a 100. Há peixes em abundância a partir de nuvens de baixo minúscula fada deixa a caranga caranha grande. Spotted arraias na encosta íngreme recife são sempre de ser visto.

 

Boca de Sebastopol. Profundidade: 30-140 pés. Nível de dificuldade: Intermediário. Uma abertura no recife para o sudeste. Raramente é visitado, mas um acordo pode ser feito com o mestre do mergulho e guia. A área tem alguns dos melhores spots mergulhos e os tubarões são bastante freqüentados aqui. Veja o acasalamento tubarões no mês de junho, um site fantástico.

 

Los Roques Reef Profile. A lagoa funciona como um berçário para todo o tipo de vida dos peixes e é o lar de concha (Bututo) abundantes. mudanças de maré e corrente e lavagem de nutrientes para fora juvenis em águas abertas, atraindo raias e arraias, e alimentar o crescimento das grandes gorgônias. Fora do círculo de ilhas há uma estreita saliência de recifes rasos cheios de chifre de veado e corais Elk Horn que a violação à superfície na maré baixa. A queda começa em qualquer lugar fora de 25-45 pés, com inclinação recifes de corais e estrelas do cérebro. A inclinação do recife pode ser em qualquer lugar de 45 a 70 graus, e como ele vai mais fundo, a encosta é dominada por corais prato, esponjas laranja orelha de elefante e corais negros. Em muitos sites, você também vai encontrar mini-paredes, cavernas pequeno recife ou pináculos crista do recife. Nos meses de verão nos meses de verão de agosto a outubro, há um dia com calma absoluta e um mergulho fantástico pode ser feito no recife de barreira para o leste. pergunte ao mestre do mergulho. As pistas podem ser varridas pelas correntes rápidas ou mesmo nenhum, dependendo do dia, horário e condições. Se existe uma corrente, apenas um passeio com ele. O barco de mergulho segue a trilha de bolhas e pega os mergulhadores quando vêm à tona.

 

5 Fonte de pesquisas

 

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Editado por Visitante
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Cara, muito obrigado pelo relato.

Ajudou muito, este ano pretendo ir com a patroa para Los Roques e eu tbm adoro pescar.

Com certeza vou contatar o Javier para fisgar alguns destes lambaris...hehehe

Me diga uma coisa, em uma das fotos você esta pescando na praia, vc levou a vara ou alugou lá? Pegou alguma coisa na praia ou só mesmo no barco?

 

Abração e parabéns pelo relato

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É comum pegar bonefish na praia, principalmente em gran roque, madresky e crasky. Cheguei a pegar três exemplares pequenos pescando sozinho. Você vai ver muitos pescadores com fly. É bom levar óculos polarizado. Com guia é mais fácil pois eles tem uma prática incrível, conseguem ver o peixe mais longe que você. Como eu só levei a vara fly #9, não pesquei muito na praia, pois é mais cansativo. A #6 é mais aconselhável. Cheguei a alugar 1 dia com um primo do Javier, pois a minha vara quebrou. Aconselho levar a sua própria vara, assim, poderá pescar na praia enquanto a patroa se bronzeia. Peguei pouco peixe na praia por não estar com a isca/mosca certa. Descobri o Javier no final da viagem. Aconselho levar algumas, mas comprar as Gummy e Gotcha por lá. Procure o Javier que ele indica com quem comprar. Abraço.

  • 11 meses depois...
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É comum pegar bonefish na praia, principalmente em gran roque, madresky e crasky. Cheguei a pegar três exemplares pequenos pescando sozinho. Você vai ver muitos pescadores com fly. É bom levar óculos polarizado. Com guia é mais fácil pois eles tem uma prática incrível, conseguem ver o peixe mais longe que você. Como eu só levei a vara fly #9, não pesquei muito na praia, pois é mais cansativo. A #6 é mais aconselhável. Cheguei a alugar 1 dia com um primo do Javier, pois a minha vara quebrou. Aconselho levar a sua própria vara, assim, poderá pescar na praia enquanto a patroa se bronzeia. Peguei pouco peixe na praia por não estar com a isca/mosca certa. Descobri o Javier no final da viagem. Aconselho levar algumas, mas comprar as Gummy e Gotcha por lá. Procure o Javier que ele indica com quem comprar. Abraço.

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