Colaboradores glaubercr Postado Agosto 28, 2011 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 28, 2011 Ola Marcella! Que bom que você gostou! Fico feliz de saber que o meu relato inspira outras pessoas a ter este tipo de aventura. Eu sempre gostei de viajar de carro e de não ter compromissos e reservas, então pra mim o motorhome foi perfeito! Não sentimos nenhuma dificuldade de dirigir na neve. O máximo que penamos foi com 2 atoladas dentro do camping, quando precisamos contar com o trator deles para nos puxar. Mas depois a gente aprendeu a escolher melhor onde parar. O seu roteiro tá legal, porém pela mc rent não há a opção de devolver o carro em loja diferente da que pegou. Enfim, se pudermos lhe ajudar com algo mais estamos aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros MarcellaB Postado Setembro 4, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 4, 2011 Glauber, essa questão de ter que pegar o motohome e devolver na mesma cidade fica complicado pra mim porque meu tempo estará curto. Estou pensando em alugar um carro no segundo trecho da minha viagem (a partir de Munique). O que você acha do roteiro abaixo? O que cortaria, acrescentaria? 25/dez domingo BH 18:55 / 19:53 SP / 23:28 Frankfurt 14:20 26/dez segunda-feira Frankfurt 17:05 / Berlim 18:15 27/dez terça-feira Berlim 28/dez quarta-feira Berlim 29/dez quinta-feira Berlim / Praga - Vale a pena parar em Dresden e deixar as malas no locker da estação e conhecer o centro da cidade? 30/dez sexta-feira Praga 31/dez sábado Praga / Munique 01/jan domingo Munique (bate-volta a Dachau) 02/jan segunda-feira Munique /Innsbruck 03/jan terça-feira Inssbruck / Fussen / Garmish / Freiburg 04/jan quarta-feira Freiburg / Schwarzald / Heidelberg 05/jan quinta-feira Heidelberg / Vale do Reno (Koblenz) 06/jan sexta-feira Vale do Reno (Koblenz /Mainz) 07/jan sábado Mainz / Frankfurt 20:15 / 05:47 SP 09:34 /BH 10:45 Obrigada mais uma vez! Marcella Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores glaubercr Postado Setembro 5, 2011 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Oi Marcella! Berlim e Praga eu não conheci. Innsbruck eu só passei. No mais, 6 dias para fazer essa volta partindo de Munique até Frankfurt acho um tempo legal. Uma opção interessante seria passar em Fussen antes de ir a Innsbruck, pois a partir de Inssbruck o acesso a Suiça é bem facil e você poderia passar por Luzern e interlaken por exemplo a caminho de Freiburg... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros MarcellaB Postado Setembro 5, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 5, 2011 Glauber, muito obrigada pela resposta! Vou verificar essa opção de passar pela Suiça!!! Abs Marcella Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros stephanriederer Postado Novembro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 30, 2011 E ae Marcella, já fez a viagem? Glauber, desculpa se eu já perguntei isso antes mas nao consegui achar a sua resposta, precisa de algum produto pro diesel não congelar ou diesel não congela? e o resto dos fluidos do veículo pra ele funcionar em temperaturas bem abaixo de zero depois de uma noite parados no camping? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores glaubercr Postado Novembro 30, 2011 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 30, 2011 Salve Stephan! Na Mc rent disseram que não tinha mecessidade de colocar nenhum tipo de aditivo, nem no diesel, nem na agua, nada. Ainda questionei sobre a possibilidade de congelamento da água limpa ou do esgoto e me orientaram a, em caso de temperaturas muito baixas, manter o aquecimento do carro ligado, no mínimo, mesmo quando saíssemos do carro. No camping Hoepfensee tive que jogar agua quente por baixo do carro pra conseguir esvaziar a água suja. no dia seguinte, em Kitzbuhel, nem com agua quente esvaziou, e assim se manteve na noite nos Dolomites, de forma que chegamos em Veneza com o reservatório cheio. Já quanto ao diesel, nas regiões mais frias eles vendem o winter diesel, mas nem me preocupei em completar o tanque com esse winter diesel quando comecei a encontrar a venda e não deu nada. Na última noite, em Frankfurt, ficamos sem água. Ao entregar o carro disseram que foi porque abriu uma valvula que atua para impedir o congelamento da agua na tubulação. A parte que se referia a essa valvula eu não havia compreendido direito quando recebi o carro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros MarcellaB Postado Dezembro 11, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 11, 2011 Stephan, :: viajo dia 25 de dezembro, está quase chegando!!! Estou acabando de fazer meu planejamento. E vc, vai quando? Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros stephanriederer Postado Dezembro 11, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 11, 2011 hahaha ainda não sei quando vou ter a oportunidade de desbravar o inverno europeu no motorhome, por enquanto vou com minha roof top tent (barraquinho de teto) acampar na serra gaúcha e extremo oeste catarinense, vou agora também, mas pra passar o natal / ano novo depois quero ver o post da sua viagem, cola um link aqui pragente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores glaubercr Postado Dezembro 15, 2011 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 15, 2011 Glauber, Meu nome é Tiago e moro em Erechim-RS. Tive pesquisando na internet sobre experiências de viagem para a Europa e fiquei encantado com o seu relato. Olha que olhei dezenas deles, mas o mais completo e narrativo foi o seu. Já sou seu fã!! rsrsrs Estaremos, eu + esposa + 01 casal de amigos daqui + 01 amigo nosso que reside em Brasília = total 05 pessoas, viajando para a Europa no próximo dia 26/12 com retorno previsto para o dia 14/01/2012. Nossas passagens são Porto Alegre x Lisboa e Lisboa x Porto Alegre. Nosso Motorhome já está alugado e pago inclusive, através da McRent de Portugal, com devolução prevista também em Lisboa. De certo mesmo nessa viagem é a nossa vontade de passarmos a virada de ano em Paris, mesmo que seja abaixo de neve e comendo sandwiches. ehehehehe A princípio, nossa proposta de roteiro seria a seguinte: ida http://maps.google.com.br/maps?saddr=Lisboa,+Portugal&daddr=F%C3%A1tima,+Our%C3%A9m,+Portugal+to:Porto,+Portugal+to:Santiago+de+Compostela,+Espa%C3%B1a+to:Lourdes,+Fran%C3%A7a+to:Bordeaux,+France+to:Orle%C3%A3es,+Fran%C3%A7a+to:Paris,+Fran%C3%A7a&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=43.786958,-3.361816&spn=9.499429,29.421387&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=49.516385,117.685547&geocode=FfSeTgId8Jl0_yk78-RhGjMZDTHQNpDkvesABA%3BFfaWXAIdIMx7_ykdcbF8RoMYDTHwBZHkvesABQ%3BFRDmcwIdPZ58_ylp1HTw-mQkDTEvKhThESxWQA%3BFb9NjgIdAZh9_ynD0alwRv4uDTFETI2l4-mnJQ%3BFQeGkQIdYk3__ylJlQrg8NNXDTEgfD0vnPYGBA%3BFZ0rrAIdlCn3_ymBylH36CdVDTGJejl7A4ZjeQ%3BFfTw2gIdAyIdACnjhvOd1OTkRzEpgMN55H25ng%3BFSZ-6QIdXuQjACkPt-IGH27mRzFglIxow4ILBA&vpsrc=6&mra=ls&t=h&z=6 volta http://maps.google.com.br/maps?saddr=Paris,+Fran%C3%A7a&daddr=Luzern,+Schweiz+to:Engelberg,+Su%C3%AD%C3%A7a+to:Interlaken,+Su%C3%AD%C3%A7a+to:Monte+Carlo,+Monaco,+M%C3%B4naco+to:Marselha,+Fran%C3%A7a+to:Barcelona,+Espanha+to:Val%C3%AAncia,+Espanha+to:Madrid,+Espanha+to:C%C3%B3rdoba,+Espanha+to:Sevilha,+Espanha+to:Faro,+Portugal+to:Lisboa,+Portugal&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=44.150681,2.724609&sspn=9.44169,29.421387&geocode=FSZ-6QIdXuQjACkPt-IGH27mRzFglIxow4ILBA%3BFV_uzQId3eJ-ACl5c1R5KvqPRzGvUplA0Srwrg%3BFSRuygIdDEuAACkVH_mdpmCFRzGUoXVyrWBXlg%3BFSFfyAIdtwt4ACnz3CpwfKOPRzF5toZKOvMK_Q%3BFUpqmwIdllRxACnNrd_eh8LNEjFsaFvZbikV7g%3BFeKmlAIdtO9RACkzU9pEQ7_JEjEgApf9pRkIBA%3BFY2HdwIdPxwhACn1KO0mcZikEjEwA6Qh4PoABA%3BFZ9EWgIdG0D6_ylT3JXQsEhgDTEy3khdIy6vZA%3BFbO1aAIdh4nH_ynJZjc4fShCDTF9mVDtwJxGrQ%3BFTcTQgIdcBO3_ykxew97e99sDTG8mcKHJz3Whw%3BFfBpOgId-YCk_ymRYr4UEWwSDTFIVv4cYhjwNA%3BFUDPNAIdd-uG_ynfH90ZxFIFDTEZRVSyULcWgA%3BFfSeTgId8Jl0_yk78-RhGjMZDTHQNpDkvesABA&vpsrc=0&mra=ls&t=h&z=5 Num primeiro momento é um roteiro um tanto quanto audacioso, face o grande número de cidades. Porém a proposta não é passearmos em todas elas, algumas serão somente motivo de fotos. A passagem pela Suiça foi um incremento nesse roteiro, afinal no mês passado conhecemos uma menina de lá, que estava passeando pela nossa cidade. Ela nos sugeriu 03 cidades: Luzern, Engelberg e Interlaken. Ainda segundo ela, Zurich e Genebra são bonitas, porém voltadas mais para negócios com poucos atrativos para turistas nessa época. Gostaria muito da sua contribuição quanto a modificação do roteiro, algumas dicas adicionais do Motorhome bem como sobre a época difícil do inverno. Fique muito a vontade em compartilhar sua experiência, afinal percebo que és um apaixonado por viagens. Desde já agradeço a cordialidade, me colocando a disposição. Abraço -------------------------------------------------------------------------------- Olá Tiago! Fico feliz que tenha gostado da minha viajem e que as infos estejam sendo úteis! Conheci o mochileiros.com quando pesquisava pela net sobre a 1a viajem que fiz ao caribe e desde então este site se tornou a minha principal fonte de iformações para viajens. O site se divide em 4 segmentos principais: o fórum sobre os destinos onde você pode perguntar sobre cada local em que vai passar, o fórum de relatos onde as pessoas colocam as suas experiencias quando retornam, o fórum de roteiros onde as pessoas debatem seus planos para a viajem e o fórum de companhias para viajar. Vou te sugerir abrir um tópico no fórum de roteiros com essas informações que me passou por e-mail e outras mais que possam direcionar os participantes do site a debater as suas principais dúvidas. É muito difícil recomendar um roteiro sem saber os gostos e interesses das pessoas. O interesse pelas atrações costumam variar bastante e, pelo que pesquei no seu e-mail, vocês estão com bastante disposição para rodar pelas estradas, mesmo que isso custe umas passadinhas superficiais em muitos dos destinos pelo caminho. Tente expressar mais sobre os interesses e limitações de vocês. Qual é a idade de vocês? Hobbies? 1a vez na europa? Acostumados a viajar de carro? O que mais gostaram nas viajens que já fizeram? O que não cutiram em outras experiencias? Curtem mais o dia ou a noite? Tem interesse religioso ou por arte sacra? Interesse por esportes? Dsiposição para caminhar? Gostam de cidades grandes ou pitorescas? Por aí vai..... Enfim, no que estiver ao meu alcance podem contar comigo! Vamos trocando idéias! -------------------------------------------------------------------------------- Glauber, Tive um problema na minha caixa e não consegui retornar antes. Mas agora está tudo ok. Agradeço mais uma vez a tua atenção. Somos um grupo com faixa etária de 30 e pouquinhos.... Nossa proposta é fazer uma viagem aventureira e prazerosa (apesar da época de inverno). Como somos colegas de trabalho, somente temos férias nessa época (coletivas). É nossa primeira vez na Europa. Não temos interesses religiosos necessariamente. Curtiremos muito belas paisagens, castelos, montanhas, tudo que caiba bem numa bonita foto. Como estaremos de motorhome, necessariamente teremos que priorizar nosso tempo durante o dia. O que não quer dizer que não poderemos fazer atividades a noite. A nossa idéia é lá pelas tantas, tipo umas 3 ou 4 vezes durante essa viagem, pegar um hotelzinho para tomar um bom banho e dormir numa cama decente... Como já tinha te relatado, lassaremos a virada de ano em Paris. Inclusive já compramos também os ingressos da Torre Eiffel para as 10:30 do dia 01/01. Importante ainda dizer que estamos indo de malas bem vazias, portanto gostaríamos de visitar bons e baratos Outlets. O legal de tudo isso é que não estaremos engessados, ou seja, conforme o lugar estiver mais legal ou menos legal, nós iremos administrando o tempo de estada. Mesmo que isso custe cortar alguma cidade. A nossa maior dúvida está na ida até a Suíça. Tipo: vale a pena mesmo? Mais de uma cidade/região? Os gastos lá são altíssimos mesmo, como se fala? Com relação ao motorhome, como estaremos no auge do inverno, haverá mobilidade legal para nós lá? É importante ressaltar que não estamos querendo luxo. Até porque não teríamos condições de ficar todo esse tempo com muita fartura. Digamos assim: se tiver que comer um sandwiche um dia desses, para fazer um bom passeio, vambora.... Abraço Tiago -------------------------------------------------------------------------------- Oi Tiago! O seu roteiro está legal, e como voce mesmo disse, poderá ir moldando ele no decorrer da viajem. Não achei a Suiça tão cara assim, em especial pra quem esta ficando em campings. O que é caro na europa em geral, e ainda mais na Suiça, é tudo o que depende de serviços, mão de obra. Se quando estiver por perto achar que o tempo é suficiente para visitá-la, sem para isso ter que fazer o trajeto final passando correndo por tudo, acho que é uma boa idéia. As paisagens são muito bonitas e a modernidade e organização espantam. Eu adorei Luzern! Quanto a pegar um hotel de vez em quando, te digo que as instalações do carro são bem confortáveis e os banhos nos campings não vão perder em nada pros dos hotéis. Verá que hotéis com preço razoáveis, especialmente em cidades antigas, muitas vezes oferecerão menos conforto que os campings. Muitas vezes são edificações antigas, sem elevador, acaba sendo uma função passar uma noite no hotel. Mas tem hotéis econômicos, desses mais modernos, tipo o etap, de beira de estrada, para viajantes que costumam passar apenas uma noite (chamados lá de motel) que podem ser opções para caso estejam cansados de dormir no carro. O nosso motel, lá chamam de hotéis por hora. Compras não me atrairam muito. Voltei com quase toda a grana que tinha separado pra isso. Achei que a economia pequena não justificava os custos de um dia da viajem pra ficar atrás disso. Salvo alguma promo de fim de estação para roupas, não encontrará nada parecido com o que se encontra em Miami por exemplo. Mobilidade em dias de neve não foi problema para nós. A manutenção das estradas e ruas funcionam bem e só as de acesso mais dificil são interditadas, tendo boa sinalização e infos sobre opções. De resto são macetes que vai se aprendendo do tipo não ficar estacionado em locais que tiver que arrancar em subida ou com a direção virada para não atolar. Nada como arrancar numa banguela depis de uma nevasca hehe. Sobre comer sanduiche, mais que uma oportunidade de economizar já que restaurantes em geral custam caro mesmo (muito serviço), você vai encontrar tantos pães, queijos e frios gostosos e diferentes, que fará isso com gosto. Alimentos e bebidas nos supermercados lá são bem baratos e tem muita coisa boa semi pronta. Usamos e abusamos da nossa cozinha com macarronadas, sopas, pizzas congeladas (na ausencia do forno uma frigideira em fogo baixinho fez milagre hehe, assavamos fatia por fatia hehe). Até bife mal passado saiu! Pegamos um monte de livros de campings e guias emprestados na Mc Rent. Isso será crucial visto que inverno é baixa temporada na maior parte dos locais que passará e muitos campings fecham, sendo importante não chegar tarde nos campings e ter opções caso estejam fechados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores glaubercr Postado Dezembro 15, 2011 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 15, 2011 Caraca Glauber só agora que eu vi que tinha mais fotos aqui no seu tópico!! Esse carnaval deles é bem semelhante ao nosso aqui do Brasil né??? principalmente na questão da organização e da limpeza... hauehaueha =D Mas depois disse vocês não voltaram mais a dormir no motorhome? E tocando nesse assunto do motorhome, eu tava dando uma olhada nas fotos do motorhome que vc postou na primeira pagina do topico, a terceira foto de baixo para cima, mostra dentro do quarto uma cordinha na parede fazendo um ziguezague, o meu motorhome também tinha isso mas eu não entendi até agora a função dela... vc chegou a usar pra fazer alguma coisa ou tb ficou achando que era algum tipo de "guarda-cueca"? aehuaheaueua Oi Stephan! Que falta de educação a minha, só agora percebi que não tinha te respondido! Ficamos sem funcionar a água antes da nossa última noite com o carro, então dormimos no hotel e entregamos o carro no dia seguinte. Pois então, a cordinha deve ser mesmo algum guarda cueca , também não descobri nenhuma utilidade pra ela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.