Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

muito legal o relato, adoro relato do Atacama rs porque foi minha viagem favorita da vida e posso lembrar um pouquinho hahaha inclusive, as empanadas do empório andino são maravilhosas mesmo. Esse PUB é um que tem várias camisas de futebol no teto né? Quase fiquei surda lá dentro hahaha

pena que você não conseguiu fazer o passeio das Lagunas Altiplanicas (o passeio mais lindo do deserto 🤩), ao menos tens um bom motivo para voltar. 

Você lembra o nome dos guias da Araya? A Ruta dos Salares eu fiz com o Edgard e os Pablos (o motorista e outro guia). O Edgard, figuraça, super animado, adora música brasileira 😂 e Ojos de Salar era o Ricardo, o cara era maluco pela natureza sabia tudo dos animais, um verdadeiro apaixonado pela natureza. confesso que no fim do rolê eu não aguentava mais ele dentro da van mostrando vídeo de animais 🤣

• Membros
Postado

Finalmente vi uma foto do telescópio da Space publicitado por certas pessoas daqui.Coitado de quem acredita nisso e não conhece o Cerro Mamalluca perto de La Serena.Aquele foi usado por astrônomos há anos,agora esse aí,não sei que pode ver.Mas,cobrar preços altos essa Araya sabe cobrar.

• Hahahaha! 1
  • Membros
Postado (editado)
22 horas atrás, SilviaAlves disse:

muito legal o relato, adoro relato do Atacama rs porque foi minha viagem favorita da vida e posso lembrar um pouquinho hahaha inclusive, as empanadas do empório andino são maravilhosas mesmo. Esse PUB é um que tem várias camisas de futebol no teto né? Quase fiquei surda lá dentro hahaha

pena que você não conseguiu fazer o passeio das Lagunas Altiplanicas (o passeio mais lindo do deserto 🤩), ao menos tens um bom motivo para voltar. 

Você lembra o nome dos guias da Araya? A Ruta dos Salares eu fiz com o Edgard e os Pablos (o motorista e outro guia). O Edgard, figuraça, super animado, adora música brasileira 😂 e Ojos de Salar era o Ricardo, o cara era maluco pela natureza sabia tudo dos animais, um verdadeiro apaixonado pela natureza. confesso que no fim do rolê eu não aguentava mais ele dentro da van mostrando vídeo de animais 🤣

Lembro o nomes dos melhores (e dos piores também kkkk) Gonçalo e Jose foram sem dúvida os melhores da Araya, nossa eles deixavam a gente tipo O_O enquanto falavam sobre a historia e a geologia do lugar.

Quero voltar pra fazer as altiplanicas e Uyuni o/

Esse PUB é um que tem várias camisas de futebol no teto né? Quase fiquei surda lá dentro hahaha
R = simmm muito louco, e a gente fez amizade lá com um chileno que falava português bem pra caramba e o cara é igual ao Hagrid ;D

Editado por eduretxt
  • Membros
Postado
14 horas atrás, D FABIANO disse:

Finalmente vi uma foto do telescópio da Space publicitado por certas pessoas daqui.Coitado de quem acredita nisso e não conhece o Cerro Mamalluca perto de La Serena.Aquele foi usado por astrônomos há anos,agora esse aí,não sei que pode ver.Mas,cobrar preços altos essa Araya sabe cobrar.

Achei que todos os guias e passeios da Araya seriam impecáveis, mas vi que é muito mais caro do que as outras agencias e dependendo do guia o passeio fica bem miado. Nunca ouvi falar desse Cerro Mamalluca vou dar uma pesquisada :D

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Oii estou me organizando para ir até o Atacama. 
Estou justamente vendo de fechar com a Araya, vale a pena fechar com eles?! da muita diferença de preço com as outras, levando em consideração a qualidade dos passeios/guias? 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
13 horas atrás, Samiraparmezan disse:

Estou justamente vendo de fechar com a Araya, vale a pena fechar com eles?! da muita diferença de preço com as outras, levando em consideração a qualidade dos passeios/guias? 

Fiz os passeios com eles em 2019 e foi tudo perfeito. Estava pesquisando novamente para ir para lá e achei os preços deles bem acima, hoje não sei se fecharia novamente com eles (por conta do valor mesmo que eu preferiria gastar em outros lugares). Porém, da minha experiência, o serviço deles é muito bom sim.  
Conhecer o Atacama era meu sonho e na época não quis economizar hahaha 

Acho que os passeios de um dia inteiro compensa fazer com eles, pois tem café da manhã e almoço incluídos (e são refeições muito boas!!).

Não sei se os guias são os mesmos, mas nos meus passeios todos foram excelentes, muito atenciosos, estavam sempre dispostos a esclarecer dúvidas, fazer fotos etc se o teu orçamento permite pagar um pouquinho a mais, vale super a pena. A única coisa que eu acho um pouco ruim, é que eles só atendem brasileiros, então você perde um pouco a oportunidade de conhecer pessoas de outros países e tal, mas fora isso, tudo ok!! Boa viagem!!

• Membros
Postado
17 horas atrás, Samiraparmezan disse:

Olha, fiz com eles em agosto/22 e foi tudo muito bom. São mais caros que as outras agências mas foram muito bons.

Como a Silvia disse ali, não sei se faria de novo com eles. Por um lado, já conheço o local, poderia fazer com outra agência, mas de outro lado, fica o receio de não ser tão bom.

Embora a dona da agência seja brasileira, os guias são todos do Chile, e são no geral muito bons.

Acho que a grande vantagem da araya é vc saber que vai com eles, em grupos pequenos e com boa comida e vinhos. Tinha vinho em todas as refeições (menos no café da manhã kkk). Vi fotos de outras agências que o lanche era uns salgadinhos tipo elma chips e uns refrigerantes, na araya sempre tinha vinho e umas comidinhas bem elaboradas, queijos, patês...

Agora, podem ter problemas. Comigo o mais grave foi no passeio das lagunas escondidas, tinham 10 pessoas e só 9 roupões...todos queriam entrar na água e a agência não enviou outro...no fim duas meninas dividiram um roupão ganharam duas garrafas de vinhos 🤷

Além disso, no passeio de piedras rojas havia um fotógrafo da agência junto, eu não tinha sido avisado, ele ficou vendendo fotos para os outros casais do passeio, que compraram...aí ficou um passeio muito para as fotos, o guia quase não explicava as coisas, era chegar, fotos e fotos, e ir...e é um passeio caro. Assim que cheguei na vila reclamei na agência e devolveram na hora o valor desse passeio, meu e da minha esposa. Então pode ter problemas, mas resolveram satisfatoriamente.

Ah, já estava esquecendo, não gostei do Tour astronômico com eles. Ainda não tinham o local que fizeram, era no meio do mato, sem estrutura, a guia era bem fraquinha. Não sei como está hoje. 

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 23/07/2022 em 17:57, eduretxt disse:

Bom dia mochileiros!

Quero compartilhar com vocês aqui minha viagem realizada de 29/06 a 07/07 para o Chile. Ao final pretendo adicionar algumas fotos e valores então vamos lá.

Observação: os valores que eu informar basta dividir por 153 para obter o valor em reais que eu paguei.

29/06

Meu rolê até chegar em Calama foi um parto pra falar bem a verdade kkk. Essa viagem eu fiz comprando todos os trechos separados, no entanto o trecho Floripa até Santiago foi uma maratona: 

Florianopolis > Congonhas
Congonhas > Santos Dummont
Santos Dummont > Galeão
Galeão > Santiago
Santiago > Calama

Cheguei em Santiago super cansado eram 2 da manhã, não fui selecionado para fazer o teste aleatório do PCR e fui direto para imigração onde o guarda apenas perguntou de qual voo eu vim e aonde estava indo, super-rápido e tranquilo. Consegui achar uma sala da lounge key para poder dormir um pouco e comer, mas confesso que não deu para descansar muito não porque o tempo máximo de estadia é de 2hrs então usei 1hr pra dormir e o restante para comer. Santiago é um aeroporto frio e barulhento, para dormir nele é um caos.

Peguei meu voo para Calama as 9hrs da manhã e cheguei perto das 11hrs. Lá eu já havia reservado o transfer Pampa com a agência de passeios chamada Araya. Então assim que peguei minha bagagem na saída as cias de transfer estavam todas esperando no desembarque e lá estava uma moça do transfer pampa com meu nome na relação de passageiros.

Já paguei ida e volta 24.000 CLP assim que cheguei em San Pedro de Atacama fui resolver as burocracias que seriam pagar os passeios nas agências que eu havia escolhido, trocar dinheiro nas casas de cambio (consegui uma cotação de 153. Cada R$1 vale 153 pesos) e o mais importante: Me alimentar e dormir! Foi uma pena porque eu cheguei no dia de São Pedro a cidade estava em festa, mas eu estava com uma puta amigdalite e muito cansado para aproveitar a festança.

O hostel que fiquei hospedado foi o hostal Mamatierra a mais ou menos uns 10 minutos da caracóles (rua principal do centrinho de San Pedro) um hostel muito bom, limpo, a proprietária falava português o que facilitou bastante a comunicação. O café da manhã sempre tinha ovos ou panqueca feitos na hora, além de salada de frutas, pão e um monte de coisa para passar no pão (Nutella, pasta de amendoim etc.) eu podia encher minha garrafinha de água no hotel e com isso economizar uma média de 1.200 CLP por litro de água mineral.

image.thumb.jpeg.8b148c8e5d562553e501acc363acb335.jpeg

30/06 Vallecito e Lagunas Escondidas (Araya)

Esse foi meu primeiro passeio, eu estava meio acanhado por estar sozinho, mas não demorou muito para os brasileiros que entraram na van dessem uma animada e logo começou o falatório, em pouco tempo estávamos todos entrosados. O guia foi espetacular paramos um instante do lado de um paredão de rocha e sal, ele nos pediu para fazer um minuto de silencio na qual era possível ouvir a estrutura estalando 😮 coisa de louco. É nesse passeio que tem aquele famoso ônibus abandonado no meio do nada e é nas lagoas escondidas que a concentração de água é tão grande que a gente literalmente não afundamos. Vale a pena comentar que a paisagem é linda demais as lagoas têm uma cor azul esverdeada cristalina, andamos por uma passarela de madeira cerada de rochas misturadas com sal uma coisa difícil de explicar.

Esse passeio contou com um lanchinho ao pôr do sol próximo a última lagoa e alguns copos de uma sidra bem gostosa que o guia chamou de “suco de malícia”.

A noite fomos todos cantar num karaokê que tem num pub chamado Lola, foi muito especial dividir palco com os chilenos, enquanto eles cantavam as músicas deles, a gente mandava de CPM22 até Michel Teló.

Esse passeio custou: 85.000 CLP

image.thumb.jpeg.431b815f5536e355c807b10c6149fe16.jpeg 

01/07 Valle Arco-iris e Garganta Del Diablo (Araya)

Esse passeio foi uma verdadeira viagem na geologia do deserto, nossa guia nos explicou o porquê das cores das montanhas, a origem das rochas que formam o vale arco íris, passamos pelos petróglifos do povo atacamenho onde eram retratadas a existência de animais, como lhamas, vicunhas, raposas-andinas (que chamam de zorro) entre outros.  O passeio finalizou regado a frutas e um aperitivo feito com cream cheese shoyo e gergelim torrado, uma delícia! o vinho foi um tinto carmenere.

Como eu tinha a tarde livre combinei com um casal que conheci durante o passeio para pedalarmos pela garganta do diabo, no vale do Catarpe. O guia desse passeio talvez tenha sido o mais apaixonado pela história do povo atacamenho e o que explicou com mais efusão como os Incas o território de San Pedro e logo foram subjulgados pelos espanhóis. Foi uma verdadeira aula de história olhando a história de perto. Para concluir esse passeio escalamos em torno de uns 300metros para termos uma vista 360 graus do vale do Catarpe e do imponente vulcão Licancabur.

Os passeios custaram:

Bike: 38.000 CLP
Vale arco-iris: 35.000 CLP

image.thumb.jpeg.d4dd1daa726004c28e886acc242b23e3.jpeg

02/07 Laguna Cejar (Atacama Magic)

Passei a manhã livre dando rolê no centro da cidade, que é muito pequeno e praticamente resumido a rua Caracóles, mas eu precisava de uma bota descente para o que estava por vir e de uma jaqueta dessas insulated, para servir de opção de segunda camada. Na Caracóles há somente 3 lojas onde é possível comprar esses tipos de roupas/acessórios que é a Adidas Terrex (uma fortuna tudo), a Ricon del viajero (não tem muitas opções) e a RFK (que foi nessa que eu comprei minha bota da Columbia, no entanto nessa tinha poucas opções para o meu tamanho) saiu uns R$ 200 mais barato do que se eu comprasse no Brasil.

Bota Columbia impermeável – 90.000 CLP.

Os mercados são super pequenos e não tem muita opção de snacks e bebidas, o melhor que encontrei foi o Valimports que fica próximo da saída da cidade numa transversal que fica no final da caracóles, lá encontrei vários vinhos interessantes, garrafas de pisco e até vinhos de 2 litros nessas caixinhas de papelão longa-vida.

A tarde tive meu primeiro passeio com uma agência local, a Atacama Magic. Fomos para laguna cejar e ojos del salar em 3 brasileiros e o resto do grupo eram chilenos. Esse passeio foi muito especial pelas amizades que fiz e também porque decidi entrar na água gelada e salgada da lagoa que fica no meio do deserto de sal e tive a experiência da flutuação (e do frio congelante também), vimos flamingos e tivemos uma explicação de como se formaram essas lagoas de sal e sobre o porquê de termos a impressão de estar cercado pelas cordilheiras.

Depois fomos visitar os ojos de salar perto do final da tarde, que são literalmente buracos no meio do deserto em formato de cone, são formados pelos rios subterrâneos e são imensos! Mais uma paisagem linda para a conta. E para fechar com chave de ouro tivemos nosso café da tarde regado a muito pisco sour em frente as cordilheiras dos andes iluminadas pelo dourado dos últimos raios solares do dia, comemos bem, demos muitas risadas com nosso grupo de chilenos, uma lembrança que vou guardar com muito carinho.

Esse passeio com as entradas dos parques custou um total de 55.000 CLP

image.thumb.jpeg.1e8d64c7b545ffe9b86808f035887940.jpeg

03/07 Tour Astronomico (Space Obs)

O meu tour para pedras rojas e lagunas altiplânicas foi cancelado por conta do parque onde estão situadas as lagunas altiplânicas ainda está fechado, então acabei ficando com a manhã e a tarde livre. Digo de passagem que não ter nada para fazer em San Pedro é meio chato. Combinei com um brasileiro que conheci no dia anterior para trocar e ideia durante a manhã e depois almoçar, fomos naquela sorveteria Babalu (que é conhecida por ter os sabores de sorvete exóticos), lá provei um sorvete de chañar (uma frutinha da região) bem gostoso. Comemos empanada do empório andino (melhor empanada que comi na viagem). 

As empanadas custam uma média de 2.300 a 2.700CLP. O sorvete com duas bolas (simple) custa 2.500.

A noite era o dia do meu tão esperado tour astronômico, escolhi a Space Obs porque li aqui no blog que era uma agência especializada em astronomia e que tinha os maiores telescópios e um tour ser mais técnico, voltados aos nerds kkkkk. Fomos num grupo de 3 brasileiros 1 casal norte americano 1 casal francês e 1 indiano. Confesso que fiquei meio desapontado por não conseguir ver o céu tão nítido como a gente vê nas fotos, e pelo fato do local aonde fomos ainda dava para ver postes de luz e carros da cidade. A guia Valeria (que deu um show de explicação e tinha um inglês muito fácil de compreender) me explicou que vários fatores faziam com que o céu não estivesse nítido o suficiente, como o fato da lua estar crescente já ilumina muito o céu, o fato de estar cedo ainda tem resquícios de raios solares na atmosfera. Fizemos a observação a olho nu de alguns objetos como a lua, nebulosas planetárias, aglomerado de estrelas, sistema binário de estrelas etc. Pode parecer inicialmente frustrante ter que ter que espremer o olho para conseguir enxergar esses objetos, mas só de pensar que o céu está lotado de estrelas e galáxias e ali a gente consegue ver essas maravilhas a distancias absurdas torna a observação amadora mais nobre e vale sempre aquela reflexão em relação ao que somos nós diante da grandiosidade do espaço. O tour dá direito a uma foto perto de um dos telescópios, que em contato com conhecidos que fizeram o tour com outras agencias achei a foto da space obs bem fraquinha por sinal.

O custo do tour astronômico é de 40.000 CLP

image.thumb.jpeg.3ac64107686d503d068d0c70f0d52f6a.jpeg

04/07 Ruta de Salares (Atacama Magic)

Sei que é redundante falar, mas o tour dos salares é um dos mais bonitos, está no meu top 3 passeios. Começamos com café da manhã na frente do vulcão Licancabur a 3500m depois vamos para a lagoa diamante (que fica congelada no inverno) a 4500m de altitude, foi sem dúvida o momento mais frio da minha viagem. A força do vento e a baixa temperatura me obrigaram a usar meu cachecol como uma balaclava. Deveria ter investido numa pescoceira ou ter usado uma das máscaras que tinha na mochila para não receber o vento gelado direto na minha garganta. Em seguida vamos passar próximo a fronteira da Bolívia, e paramos nas formações rochosas gigantes que a guia nos explicou que os geólogos divergem entre eles, uns falam de um processo evaporatório e outros falam de um depósito de sedimentos que fez com que essas rochas tivessem essa disposição vertical. Uma coisa é certa, pela erosão dos ventos, talvez logo não tenhamos mais essas belezas para admirar. Em seguida visitamos mais duas lagoas que ficam literalmente no meio do nada, ainda tinha neve que caiu no início do mês de junho, simplesmente não derreteu! O passeio finalizou com um almoço no restaurante La picada del índio, aquele famoso por ser bom bonito e barato (e é mesmo).

O custo do tour é de 50.000 CLP

image.thumb.jpeg.c2ddff7b72e899e732b66125672290fb.jpeg

05/07 Geysers del Tatio / Valle de la luna (Araya e Atacama Magic) 

O passeio dos geiseres é o que sai mais cedo, as 5hrs a van da Araya passou no hostel para me pegar. Fomos em 7 brasileiros, a galera tava meio sonolenta e com frio não foi tão animado como os demais passeios. Chegamos lá no parque geotérmico a -6 graus, consideravelmente quente em vista da temperatura que o pessoal estava relatando nos últimos dias (coisa de -15 graus). O frio é de doer, apesar de eu ter me vestido em camadas (superior: segunda pele de inverno, fleece e anorak, inferior: segunda pele e calça) não foi o suficiente! Tive que colocar mais uma calça moletom por cima da jeans e mais uma meia por baixo da meia térmica. A altitude deixou uma menina do nosso grupo muito mal então tivemos que parar por várias vezes porque ela estava zonza e não conseguia andar direito. O gêiser é mais um espetáculo da natureza e é impressionante aqueles que são cíclicos, pois eles obedecem ao ciclo certinho de 5 em 5 minutos para entrar em erupção. As bactérias que se formam próximo a saída da água colorem o redor do gêiser, lindo demais. Tomamos café no topo do parque com vista para os gêiseres (o café esfriava em segundos, era só sair da térmica kkkk).

Saindo do parque geotérmico fizemos várias paradas por mais paisagens maravilhosas, vimos vicunhas, viscachas e alguns flamingos. Vimos lagos semi-congelados rodeado de uma vegetação amarela, que serve de alimento para fauna local.

A tarde meu último passeio em San Pedro foi o Valle de la luna que dá para fazer até de bike, pois fica super próximo da cidade. Lá passamos por várias formações rochosas, dunas, rochas chamadas de evaporitas que são constituídas de sal (lá que tem uma formação bem conhecida chamada as três marias), a guia era brasileira e falava um espanhol bem fácil de entender (por conta do sotaque português).  Ambos os guias dos passeios foram os mais fracos, não conseguiam engajar o grupo e não tinham o conhecimento e paixão dos guias dos passeios anteriores. 

Custo dos passeios:

Geyser del tatio: 60.000 CLP
Valle de la luna: 35.000 CLP

A noite tomamos várias cervejas num bar chamado Chelacabur que mais parece um pub irlandês, muito rock, som alto, galera cabeluda, tipo clube de moto Harley Davison. Estava passando jogo da libertadores e assim que o Atletico Mineiro fez um gol no Emelec a gente levantou da mesa e começou a gritar gol (ainda bem que o Emelec não é chileno :D). Depois fomos todos bebaços comer na picada del índio (porque fim de rolê de bêbado sem lanche não rola kkk)

image.thumb.jpeg.14ff819f279647d65ab1340d8f88d847.jpeg

06/07 

No meu último dia em San Pedro reservei para comprar algumas lembrancinhas para alguns amigos próximos, como estava no esquema “travel light” não pude trazer muitas bebidas na minha mala de 10kg pois ela somente com minha bagagem já estava com 9kg então as cervejas que comprei para dar de presente acabei tendo que fazer o sacrifício de bebê-las esperando o transfer para calama.

Cheguei em Santiago e ai posso assumir aqui para vocês que fiz a maior idiotice dessa viagem, que foi me hospedar no Holiday inn (por conta do medo de passar algum perrengue e pela praticidade de estar no aeroporto) além de ter me custado uma fortuna, o hotéis.com fez a cobrança da diária antes de eu fazer o checkin (e eu havia optado por pagar na acomodação) e chegando no hotel me foi cobrado uma diária de “garantia” que até o momento não foi estornado do meu cartão. Já liguei 3x no hotel, já entrei em contato por email, twitter e a situação não foi resolvida. Paguei US$144 2x praticamente, acompanhe para cenas dos próximos capítulos (emoticon do whats chorindo).

Achei que 8 dias somente para San Pedro foi mais que suficiente, poderia ter sido menos até. Talvez se eu fizesse o salar do Uyuni esses 8 dias seriam a conta perfeita, mas tive vários momentos ociosos que tive que me virar com as pessoas que conheci durante a viagem, ou até fazer igual uma paulista que conheci que foi somente com a passagem de ida para o deserto e resolveu o que ia fazer por lá (totalmente espírito livre). 

O deserto faz a gente ficar pensativo, a imensidão das paisagens, ver os vulcões, as cordilheiras, a dinâmica da natureza (exemplo, os ventos que levam sedimentos de rochas da cordilheira de domeyko para formar dunas no valle de la luna, os salares que são formados pela evaporação da água, as luzes do por sol que iluminam as cordilheiras mesmo após o sol desaparecer do horizonte). Essas coisas me fizeram por diversos momentos, parar de tirar fotos, olhar respirar, agradecer, pensar como eu era privilegiado de estar ali e poder ver aquilo com meus próprios olhos. 

image.thumb.jpeg.9e783191c6f72d3fa7c5534ccc2b84d4.jpeg

Mais fotos dessa viagem vão estar no meu insta @eduretxt, um abraço e boa viagem a todos!

https://jogodotigrinho.br.com

muito legal

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...