Membros de Honra casal100 Postado Agosto 18, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 18, 2009 Trosko, Fiz essa aduana duas vezes( janeiro/2009 e julho/2009) no sentido La paz x Arica, foi até tranquila. Somente do lado chileno que há RX, onde deve passar toda a bagagem. Prefira sentar do lado do motorista, vai aproveitar a bela paissagem do PN Lauca(chile) e PN sajama(bolivia). boa viagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros TROSKO Postado Julho 11, 2010 Membros Compartilhar Postado Julho 11, 2010 Algumas informações depois de minha viagem (15-16 / fev /2010): Partida de Arica as 08:00, cheguei no terminal em cima da hora para a saída do primeiro bus (não recomendo, se possível compre com antecedencia), se não me engano há umas três saídas por dia para La Paz. Escolha o lado esquerdo do bus para mirar a paisagem. Esta fronteira (Chungará / Tambo Quemado) não apresentou nenhum problema. Pouco depois de Tambo Quemado está o cruzamento para o Parque Sajama. São uns 15 km do cruzamento até a Vila. Esperei alguns minutos e passou uma van (acredito que tenha esperado a passagem do bus para coletar o "gringo"). Na entrada do parque você é abordado pela polícia, pois há que pagar a entrada do parque. Estão construindo algumas hospedagens simples, fiquei na primeira que encontrei. É só um quarto, com banheiro fora. Não há lugar com ducha no vilarejo. Na entrada onde se paga, você pode obter umas informações. São várias trilhas para se percorrer, eu fui apenas aos Gêiseres de Sajama, distante uns 8 km do vilarejo, como se estivesse retornando ao Chile. Nada comparado aos Gêiseres de San Pedro do Atacama. No caminho você passa por vários rebanhos de lhamas. O guarda parque afirmou que os escaladores são freqüentes no inverno, quando a neve esta mais firme, quando eu estava por lá, só encontrei um casal de argentinos que foi comigo até Oruro. Depois dos Gêiseres retornei ao muquifo, e tive febre. Por isso resolvi sair na manhã seguinte, bem cedo, quando sai a única van para Patacamaya, as 06:00. Mas o Parque, bem vale uns três dias! São uns 150km até Patacamaya, muito desconfortável! Em Patacamaya, os ônibus que vem de La Paz rumo a Oruro são freqüentes, esperei uns 5 minutos. Tive sorte e consegui uma poltrona. Gostei muito de passar por Sajama! Alguns valores: Bus de Arica / La Paz: Pchl$ 10.000,00 (valor integral até La Paz). Van do cruzamento até o vilarejo (15 km): B$ 20,00 (é caro, mas não fazem mais barato!). Van da Vila de Sajama / Patacamaya (150 km): B$ 25,00 Bus de Patacamaya / Oruro: B$ 10,00 Uma hospedagem na Vila de Sajama: B$ 25,00 (caro!). Entrada do Parque de Sajama: B$ 50,00 (estrangeiro). TROSKO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros camilaviajando Postado Novembro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Novembro 16, 2010 Por favor me ajudem.... Quero sair de Arica passando pelo Parque Lauca,e depois para O povoado Sajama e depois pra Oruro. TUDO DE FORMA INDEPENDENTE, SEM TOUR!! Queria saber se alguem ja fez esse trajeto? Queria informações: que onibus tenho que pegar, preço, hospedagem, preço da entrada do parque e como faço pra sair do parque Lauca até o povoado Sajama. E como faço pra sair do povoado Sajama até Oruro!! E outras questões: hospedagem(preço e local),preço das atrações e dicas em geral srsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LEO_THC Postado Março 17, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 17, 2011 Achei num guia, dentro da lista de passeios em Oruro o Parque Nacional Sajama. Alguém sabe quanto custa esse tuor e quanto tempo leva? AB Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores cmcf Postado Abril 3, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Abril 3, 2013 Eu acabei de visitar o Sajama nesse feriado de semana santa. Estou morando em La Paz e fui num "tour", que era na verdade a mina que trabalha com turismo indo passear com a família no feriado, tinha vaga sobrando na van que ela havia locado, anunciou no CouchSurfing e acabou resolvendo locar uma outra van de tanta procura que houve. Foram 3 dias/2 noites, custou 570 bolivianos + uns 200 bolivianos em taxas de visitação pagas no parque. Saímos de La Paz na sexta-feira por volta das 10h, 2h30 de viagem e fizemos uma primeira parada em Curahuara de Carangas, já em Oruro, para visitar a igreja local, conhecida como a "Capela Sistina dos Andes" pelas pinturas coloniais de seu interior. De lá, mais umas 2h30 de viagem e chegamos ao Parque Nacional Sajama, entrando por Tata Sajama, um pequeno povoado onde há pousadas. Não dormimos lá, no entanto. Seguimos adiante até um lugar onde havia águas termais e uma, nem sei se dava pra chamar de pousada, mais um refúgio, com alguns quartos, do lado das águas termais. Lá pernoitamos, o lugar era incrível, aos pés do Sajama e das "gêmeas" Parinacota e Pomerape, e com as águas termais ali pra quem tivesse coragem de desafiar a friaca que a noite do lugar faz No dia seguinte, voltamos ao Tata Sajama para deixar as coisas, pois dormiríamos lá, e seguimos para fazer o Circuito do Rio Lauca, onde quase uma centena de Chullpas, torres funerárias pré-incaicas, lagos com flamingos e muita beleza. Na volta, visitamos ainda uns gêiseres que ficam perto do povoado. No terceiro dia, visitamos o Bosque de Queñuas, uma das poucas "árvores" (é pouco mais que um arbusto, mas tem o tronco bem vermelho, muito bonito) que cresce na região e seguimos para Tomarapi, um outro povoado já com bem mais estrutura, um dos primeiros projetos de turismo comunitário do país, onde almoçamos antes de seguir pra de volta pra La Paz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros DoraAlice Postado Abril 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Abril 28, 2013 Clayton! Eu tenho muitas perguntas! Tata Sajama é uma vila? Há quantos hostels/pousadas? Tem mercadinho, farmácia? Dá para se locomover sem carro? Próximo à rodovia que vai até Arica tem algum lugar para ficar? Você tem algum contato de lá? No feriado, qual foi a temperatura dia/noite? Pretendo ir até o Sajama em julho, mas como viajarei com duas crianças, preciso ter certeza de que terei um lugar para me hospedar. Muito obrigada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores cmcf Postado Abril 28, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Abril 28, 2013 Clayton! Eu tenho muitas perguntas! Tata Sajama é uma vila? Há quantos hostels/pousadas? Tem mercadinho, farmácia? Dá para se locomover sem carro? Próximo à rodovia que vai até Arica tem algum lugar para ficar? Você tem algum contato de lá? No feriado, qual foi a temperatura dia/noite? Pretendo ir até o Sajama em julho, mas como viajarei com duas crianças, preciso ter certeza de que terei um lugar para me hospedar. Muito obrigada. Sim, Tata Sajama é uma vila. Eu vi pelo menos duas hospedagens, que também aceitavam camping, embora pelo frio de rachar que faz, eu não recomendaria... É realmente muito frio! De dia, com o sol é tranquilo, mas à noite é de rachar. Mercadinho, tem. Farmácia, não vi. Locomoção sem carro é complicada, eu acho que a melhor forma de ir é mesmo com um tour organizado, se você não tiver carro próprio. Na estrada que vai para Arica fica a "cidade" de Tambo Quemado, que é um pouco maior que as vilas do Sajama, mas é mais longe um pouco das atrações do parque se vc estiver sem transporte. Lá dentro do parque há ainda outra vila chamada Tomarapi, que é mais estruturada que Tata Sajama, é um projeto de ecoturismo comunitário dos mais antigos da Bolívia e um pouco mais caro também, mas que se não me engano tb organiza passeios pelo parque. Acho que procurando na internet você deve encontrar informações deles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Hilario Jardim Postado Junho 4, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 4, 2013 Pessoal, Esto planejando a segunda etapa de minha viagem. Tenho lido muito sobre o Parque Nacional de Lauca (chile) e Parque Nacional de Sajama (Bolivia), que na prática é somente um parque como se pode ver pelo mapa no link abaixo. http://maps.google.com.br/maps?biw=1280&bih=601&q=mapa%20oruro%20bolivia&ion=1&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&hl=pt-BR&ie=UTF-8&sa=N&tab=il Inicialmente achei que 17 dias eram muitos. Mas na verdade estou vendo que não é suficiente para quem tem que finalizar o roteiro por onde começou. No meu casa Lima. Portanto saindo do Peru pelo Lago de Titicaca chego a La Paz, onde passo ao menos um dia inteiro. Depois estou entre três opções. Rurenabaque (Amazônia boliviana), Sala de Uyuni e Parque Nacional de Sajama que esta mais cotado em minha preferência. Vou tentar fazer ao menos dois roteiros e agora gostaria de acumular informações sobre Sajama. Alguem foi recentemente? Dá para dormir nas vilas do moradores? Tem hostais em Tambo Quemado? Quanto custo o pacote ? É melhor sair de La Paz ou Oruro? Desde já agradeço a todos. Hilário Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores cmcf Postado Junho 4, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 4, 2013 Pessoal, Esto planejando a segunda etapa de minha viagem. Tenho lido muito sobre o Parque Nacional de Lauca (chile) e Parque Nacional de Sajama (Bolivia), que na prática é somente um parque como se pode ver pelo mapa no link abaixo. http://maps.google.com.br/maps?biw=1280&bih=601&q=mapa%20oruro%20bolivia&ion=1&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&hl=pt-BR&ie=UTF-8&sa=N&tab=il Inicialmente achei que 17 dias eram muitos. Mas na verdade estou vendo que não é suficiente para quem tem que finalizar o roteiro por onde começou. No meu casa Lima. Portanto saindo do Peru pelo Lago de Titicaca chego a La Paz, onde passo ao menos um dia inteiro. Depois estou entre três opções. Rurenabaque (Amazônia boliviana), Sala de Uyuni e Parque Nacional de Sajama que esta mais cotado em minha preferência. Vou tentar fazer ao menos dois roteiros e agora gostaria de acumular informações sobre Sajama. Alguem foi recentemente? Dá para dormir nas vilas do moradores? Tem hostais em Tambo Quemado? Quanto custo o pacote ? É melhor sair de La Paz ou Oruro? Desde já agradeço a todos. Hilário Acho que tanto faz sair de Oruro ou La Paz, embora Oruro seja um pouco mais perto. Em Tambo Quemado propriamente não sei, mas dentro do parque em lugares como Tata Sajama ou Tomarapi tem algumas pousadinhas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Hilario Jardim Postado Junho 4, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 4, 2013 Acho que tanto faz sair de Oruro ou La Paz, embora Oruro seja um pouco mais perto. Em Tambo Quemado propriamente não sei, mas dentro do parque em lugares como Tata Sajama ou Tomarapi tem algumas pousadinhas. Vou sozinho e estou tentando evitar pacotes. Tenho realmente a ideia de dormir em uma dessas vilas e de lá organizar meu passeio. Tem alguma noção de preços??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.