Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Bem pessoal, estou partindo esse ano em mais um mochilão, então para nãoi deixar as coisas esfriarem vou postar o meu mochilão do ano passado (Abril/2010).

Eu e um amigo meu fizemos esse roteiro praticamente Europa-labo-B.

Fomos DE FATO para o leste... nada desse pessoal que vai pra Praga e se sente no leste europeu hehehe, é leste 4-REAL!

 

Os motivos do mochilão são diversos e estão mais ligados ao meu amigo. Ele fez uma amiga romena em um intercâmbio da aiesec (a menina veio aqui ao Brasil) e ele próprio fez intercâmbio em Belgrado... morou lá por 6 meses... estão aí os motivos para irmos tão ao leste...

  • Membros
Postado

Então, fechamos pela KLM, era de longe o melhor preço... Recife-São Paulo-Amsterdam-Bucareste

E voltando por Berlim (Tegel): Berlim-Amsterdam-SãoPaulo-Recife

 

A ida foi tranquila, o serviço da KLM é excelente (será por influencia da Air France que se fundiu com ela??) Minha passagem teve um problema e eu tive que no aeroporto de Amsterdam retirar o bilhete para Bucareste (mas foi tranqulio fazer isso, eles são muito organizados). A Imigração, simplesmente foi mínima. Quando dissemos que nãi íamos ficar lá, mas ir para Bucharest... Ok... you may go.

 

Chegamos no embarque para Bucareste em Amsterdam. As pessoas mudaram completamente de semblante, tinham menos aquele ar de "europa standard"... é ...estávamos indo para o leste! Tinham muito poucas pessoas não-romenas no voo, isso era evidente... No bilhete de embarque dizia que seria um voo da TAROM (http://www.tarom.ro) mas não sei porque, foi da KLM também. Eu fiquei em um assento afastado do meu amigo, ao lado de um casal de ingleses super-enfadados. Assim que o avião subiu, mil romenos se levantaram e como se estivessem em um ônibus, ficavam ocupando os corredores conversando (porque não ficavam sentados quietos?). O comandante falava para eles se sentarem que teria serviço de bordo... mas falou em ingles e nada... depois de a aeromoça falar em romeno, eles se sentaram. A dona inglesa só revirava os olhos. :roll: Passou o serviço de bordo (pago) E os romenos se levantaram de novo. A tia inglesa disse pro marido (What's the problem with them??) e o marido só se ria... O melhor momento estava reservado pro pouso. Quando o avião pousou no grande aeroporto de Otopeni (OTP, mas mudou de nome, virou Henri Coanda), os romenos deram uma grande salva de palmas rsrsrsrsrs A tia inglesa disse bem alto: "C'mon.... this is not real..." E o marido rindo até morrer.

 

Como a Romênia está fora do Schengen, teríamos que passar por nova imigração. Os passageiros que eram romenos passaram praticamente direto. Nós com essa cara de Ay caramba! já deixamos os gordos oficiais da fronteira romena de olho... NOS PARARAM!!! Mas assim eu faria a mesma coisa, se é para reter alguém for further questions, eu pararia os com cara de gringos do third world... esteriótipos... O guarda estava empombando com os passaportes, o meu já era azul (o mais novo, do mercosul) e o do meu amigo era verdinho (aqueles que eram campeões de falsificação). O guarda dizia pra nós: There's something wrong here... Aí apresentamos os seguro-saúde, as reservas pros hostels, e a invitation letter da nossa amiga da romenia. O guarda nos levou para uma salinha e eu disse: Nos ferramos, vai começar o Strip-search full cavity!!! kkkkk O guarda ficou com outro carinha de roupa diferente conferindo tudo e saiu da sala: It's Ok... Saímos!!! ::otemo::

  • Membros
Postado

Romenia II

Romenia Facts:

- Ex país comunista, foi governada com mão de ferro por Nicolae Ceaucescu até 1989 (quando foi fuzilado junto com a esposa) mais pra frente eu falo dele...

- Entrou recentemente na união européia, mas não adotou o Euro (ainda usa-se o Leu, oque é bom, tudo lá é baratíssimo!!)

- É beeem grande, um dos maiores países da europa;

- Ciganos, ainda existem poucos, mas a maioria avassaladora foi enviada para campos de concentração durante a segunda guerra ( junto com os judeus, homossexuais, opositores... Ah sim, a Romênia ficou do lado de Hitler na segunda guerra)

- Um dos poucos países da europa que tem ursos selvagens

- Já foi maior, tinha a Moldávia como parte integrante, mas a mesma acabou se separando da Romênia. (Mas lá ainda falam romeno, tem Leu como moeda e tudo mais)

 

 

Nossa amiga estava do lado de fora do saguão. Era abril e não estava lá muito frio, 15 graus... Mas ela nos disse que havia nevado na semana anterior, então estávamos com sorte!! Para chegar a casa dela pegamos um ônibus do aeroporto, depois um Tram, mais um ônibus e andamos um pouco.

 

Bucareste é uma cidade enooooooorme, na época de ouro do socialismo a cidade se agigantou bastante. às veses me pareceu São Paulo, muito concreto cinza, não tem prédios bonitões mas tem um leve ar decadente arrumado. Oque me impressionou mesmo foi a quantidade de vira-latas no meio da rua... a cidade é organizada, porque a prefeitura não fazia nada a respeito disso... não são os cachorros de rua do brasil ... raquíticos, são verdadeiros São Bernardos. São enormes e peludos... não sei oque eles comem...

Oque fazer em Bucareste... bem, a atração principal é o Parlamento (Casa Popolurului) que é simplesmente o segundo maior prédio do mundo (em área construída), pois o maior é o Pentágono. Ceaucescu era baixinho e como quase todo baixinho, queria coisas grandes a sua volta. E foi oque ele fez... Como era ditador, fazia o que queria... O predio tem mais de 400 salas, e nele todo estão diversos ministérios, o executivo, o judiciário e ainda sobra espaço. É realmente... grande e vale a pena a visita. Ainda existe o Bulevardul Unirii, que Ceausescu queria que fosse a Champs Elysée da Romenia ( na verdade ele é até maior que a própria Champs Elysée). E claro que Ceaucescu colocou um arco do triunfo também...

 

Bucareste ainda tem um metro muito bom (esses socialistas não queriam muito saber de carro). E por falar em carro, lá só tem Sandero e Logans... Mas são da Dacia, que foi comprada a um certo tempo pela Renault (mas aqui no Brasil ela lançou sob sua bandeira), portanto se você tem um Sandero ou Logan... e futuramente o Duster, saiba que está com tecnologia romena de ponta. (Falando bem sério, os carros são excelentes!!!)

 

Compramos passagem para a jornada mais louca de todas, 16 horas de trem entre Bucareste e Belgrado. Cortando a romênia no meio ao largo dos cárpatos. E era isso que íamos fazer... e sofrer...

  • Membros
Postado

A ida para Belgrado de trem partindo de Bucareste não foi cara. Convertendo os Lei da Romênia deu uns 22 euros. Considerando-se a travessia da Romênia de + - 600km achei o preço justo.

O trem saiu não muito pontualmente da estação central às 9 da noite. Tínhamos uma cabine marcada, mas não era exclusiva, então entraram umas senhoras com uma cara de aldeãs. Usavam paninhos na cabeça e tinham cara de serem pessoas bem simples (sem nenhum dente na boca). Acredito que ficamos em 6 pessoas na cabine (bem apertado e quente, e eu não entendia o porque de estar quente, lá fora fazia uns 5 graus...). Eu e meu amigo tinhamos os mochilões que ocupavam um bom espaço no bagageiro acima das nossas cabeças, e como as aldeãs tambem estavam carregadas, mas com bolsas menores, achei por bem deixar o espaço livre para que elas acomodassem suas coisas. Retirei o mochilão e o pus entre as pernas (ficou bem desconfortável, tomara que não ficasse assim as 12 horas de viagem). A minha mensagem não-verbal foi compreendida e as aldeãs colocaram suas coisas nos bagageiros. Após umas 4hs (já era bem para meia-noite o trem parou bem por uma meia-hora e diversos aldeões desceram, quando dei uma andada pelo vagão constatei que o mesmo estava praticamente vazio. Ficamos só eu e meu amigo na cabine agora, e pelos calculos, a viagem não estava nem na metade.

 

A cabine parecia uma chocadeira, foi aí que vimos o que seria um controle de temperatura embaixo da mesinha da cabine... parecia quebrado e ligado no máximo (de quente). Acho que devia estar fazendo uns 30-35 graus lá dentro... um forno. Tudo bem que somos de Recife, mas essa temperatura com roupas de inverno e lá fora não tão frio deixa você louco. Aí tipo, deixamos a porta da cabine entreaberta (só que isso nos deixava com medo de que dormíssemos e nos roubassem) e vez por outra saíamos para respirar melhor.

 

Lá pelas tantas, umas 4 da manhã, o trem parou de novo. O nome da estação: Pielesti. Vi pelo GPS que ainda faltava muuuito chão até Belgrado. Os trens na Romênia andam bem lento, segundo a nossa amiga de Bucareste a cada ano estão mais lentos ainda porque os trilhos são antigos e a maioria dos caminhos não tem trilhos emparelhados, apenas 1 só para ser usado simultaneamente para ida e volta (deve ajudar tambem os descarrilamentos). E já passava das 10 da manhã quando o trem parou de novo, quando olhamos pela janela, vimos escrito coisas em cirílico... pelo visto já estávamos dentro da Sérvia!! Entrou um oficial gordo da aduana sérvia. Ele fumava um cigarro tranquilamente dando baforadas na nossa cara. Pegou o nosso passaporte e conferiu os vistos (Atenção pessoal, brasileiro precisa de visto para entrar na Sérvia, façam isso antes de sair!!) Hummm... Brasília!! Ele deu umas risadas, perguntou com um inglês péssimo: "Servia for why?" E nós dissemos: "Turism!"

O oficial apoiou os passaportes na parede do trem e deu um soco bem violento no carimbo e disse: okay!!

 

O trem só foi chegar em Belgrado eram praticamente 14:00!!! A viagem mais louca que já fiz... Atenção: Só façam essa viagem se não houver outra alternativa, sei que em 2011 já existem voos low-cost (Wizzair eu acho) partindo do aeroportul de Baneasa em Bucareste.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...