Membros Leandro Hilcko Postado Junho 6, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 6, 2015 Seguem algumas dicas bem objetivas sobre a viagem realizada no período de 14/05 a 30/05/2015. Foi muito difícil conseguir informações sobre a Bolívia para o planejamento da viagem, principalmente referente as passagens/horários de ônibus, pois praticamente não há informações disponíveis. O planejamento foi realizado com base em comentários de outros viajantes/mochileiros que me ajudaram muito. Sou muito grato e gostaria de compartilhar essas dicas para facilitar a sua viagem: O roteiro é o abaixo, começando e terminando em Calama/Chile: Calama - San Pedro do Atacama: 105km. San Pedro do Atacama - Uyuni: 530km. Uyuni - Potosí: 205km. Potosí - Sucre: 155km. Sucre - La Paz: 690km. La Paz - Copacabana: 145km. Copacabana - La Paz: 145km. La Paz - Arica: 515km. Arica - Calama: 600km. Total: 3.090km. Câmbio: Dólar: R$ 3,33 Peso chileno: R$ 0,0059 Boliviano: R$ 0,50 Boliviano/Dólar: Bs 6,67 (média) Dicas gerais: Chile: Os brasileiros são muito bem recebidos; Há a cobrança de gorjeta, propina, caso você não dê os chilenos pedem na cara dura; Tudo é negociável, inclusive a corrida de táxi; O ideal é efetuar o pagamento do hostel/hotel em dólar. Normalmente em pagamentos realizados em pesos chilenos há a cobrança do IVA, tipo o ISS, de 19%!!!; País seguro, tranquilo; Wi-Fi: boa qualidade; Acredito que é o país que apresenta a melhor estrutura da América do Sul. Bolívia: Os brasileiros são muito bem recebidos; Não há o habito de cobrarem gorjeta; Tudo é negociável, inclusive a corrida de táxi; Apesar da aparência é relativamente seguro se você não marcar bobeira; A higiene não é o ponto forte do pais, dai a importância do álcool em gel e dos lenços umedecidos. Também providencie o seu papel higiênico, os banheiros normalmente não tem descarga, papel e assento nos vasos sanitários; Não há bolivianos, Bs, disponíveis para compra no Brasil; Há desconfiança de falsificação de notas de US$100. Em alguns casos há um cotação diferentes para estas notas; É possível trocas Reais em algumas casas de câmbio em todas as grandes cidades mas o indicado é levar dólar; O ideal é levar o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela, embora não tenha sido solicitado para mim; Em várias cidades há a siesta entre as 13:00h e 15:00h. Nesse período tudo está fechado; Wi-Fi: baixa qualidade; Escolha bem o seu ônibus, a maioria não possui banheiro, mesmo em viagens longas. Segundo os motoristas é só você pedir que eles param o ônibus para você descer e ir...; Corre-se o risco de ser surpreendido por protestos/manifestações que normalmente fecham as estradas, assim, o ideal é não comprar as passagens de ônibus com antecedência e sim no decorrer da viagem, não tivemos problemas com isso. Calama: Passagem obrigatória para San Pedro do Atacama, SPA, cidade sem atrativos. Deslocamento para SPA: Opção 1: Taxi para o centro de Calama, rua Antofagasta: CLP7.000,00 (compartilhado). Ônibus para SPA: CLP4.000,00. Horários: O dia todo de 2 em 2 horas. Opção 2: Van Aeroporto-San Pedro: CLP10.000,00 por pessoa. Tempo de viagem: 2h. San Pedro do Atacama: Cidadezinha muito legal no meio do deserto. Tudo está localizado na rua Caracoles e imediações. Várias opções de hospedagem, bares e restaurantes. Como a cidade depende essencialmente do turismo ela não é muito barata. Em torno de 40% mais cara que Santiago. Vá com calma, os pratos são enormes e normalmente servem 2 pessoas. A cidade conta com apenas 1 caixa eletrônico, próximo a praça, bastante disputado. Refeição: em torno de CLP6.000,00. Dividindo fica muito barato. Tempo indicado: 4-5 dias. Altitude: 2.400m. Restaurante indicado: Ayllu - http://www.ayllu.cl/restaurante/restaurant-solar.htm Agência indicada: Sol Andino - http://www.solandinoexpediciones.cl/ Negocie todos os passeios na mesma agência. O desconto será muito bom. Contratamos os seguintes Tours: Chile: Lagunas Altiplanicas; Valle de La Luna; Geyser del Tatio; CLP40.000,00. Bolivia: Salar de Uyuni. CLP85.000,00. Total CLP125.000,00. Valor das entradas: Lagunas Altiplanicas: CLP5.000,00; Valle de La Luna: CLP3.000,00; Geyser del Tatio; CLP5.000,00; Salar de Uyuni: Bs150,00 + Bs30,00 Isla Incahuasi (aceito apenas em bolivianos, necessário trocar em SPA). Geyser del Tatio: Altamente recomendado. Necessário acordar muito cedo, 4:30h. Quando chegamos lá estava -10 graus. Leve roupa de banho para entrar na terma no final do passeio. Valle da La Luna: Recomenda-se visitar no fim da tarde para apreciar o pôr do sol. Salar de Uyuni: O ponto forte da Bolívia é o salar de Uyuni. O tour leva 3 dias e parte tanto de SPA como de Uyuni. Há a opção de 4 dias, no último dia é o retorno a cidade de origem. Estão inclusos a alimentação e a hospedagem. Roteiro padrão: 1 dia: Lagoas Blanca, Verde e Colorada, Rocas de Dali, gêiseres e as aguas termais; 2 dia: Arbol de Pedra, deserto de Siloli, lagoa Chacorta, Hedionda, Ramanditas; 3 dia: Salar, hotel de sal e cemitério de trens. Recomendações do que levar para fazer o tour: É recomendável levar um galão de 5 litros de água por pessoa. Óculos de sol, boné/chapéu, protetor solar, lenço umedecido, álcool em gel, desodorante e papel higiênico. Lanches, remédios para dor muscular, band-aid, sal de frutas, pírulas para soroche e folhas de coca, etc. Saco de dormir e lanterna é uma boa. Maquina Fotográfica com bateria extra pois você pode ficar sem carga exatamente no melhor da viagem. Roupas para inverno para a noite, luvas, gorro e cachecol pois a temperatura facilmente fica a baixo de 0º. Roupas leves pois de dia o calor é intenso. Roupa de banho para usar nas Termas Polques. Sacos plásticos para guardar o lixo. O primeiro dia é uma pedrada, chega-se a 4.800m e frio a noite é de lascar. Depois fica mais tranquilo. Tempo indicado: 3 dias. Altitude: 4.000 a 4.800m. Uyuni: Final do tour. Cidade muito pequena, tudo localizado ao redor da igreja principal e praça Arce. Sem muitos atrativos. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: 1 dia. Altitude: 3.600m. Uma dica legal aqui é hospedar-se no hotel Luna Salada: http://www.lunasaladahotel.com.bo/ O hotel é todo feito de sal, vale a apena passar uma noite. Fica bem próximo do salar. É meio distante da cidade de Uyuni, uns 40 minutos, o taxi negociado ida e volta fica em torno de Bs200,00. Deslocamento para Sucre: Não há ônibus direto de Uyuni para Sucre. É necessário descer em Potosí. Passagem: Bs30,00. Taxa de embarque: não há, embarque realizado em frente a empresa de ônibus. Horários: vários pela manhã, tarde: 13:30h e 16:30h. Tempo de viagem: 3h, estrada nova asfaltada. Potosí: Cidade muito pobre. Normalmente os turistas visitam o centro histórico e as minas onde as pessoas trabalham em condições sub-humanas. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: si. Altitude: 4.000m. Deslocamento para Sucre: O desembarque é na estação antiga, departamental. É necessário pegar um táxi, Bs10,00 e ir para a estação nova, interdepartamental. Passagem: Bs20,00. Taxa de embarque: Bs2,50. Horários: ônibus de hora em hora até as 19:00h. Tempo de viagem: 3h. Sucre: É a cidade mais bonita da Bolívia, na verdade nem parece que você está na Bolívia. Tudo fica ao redor da praça principal. Lembra um pouco a cidade de Arequipa no Peru. É a capital constitucional, sede do poder judiciário. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: 2 dias. Altitude: 2.800m. Deslocamento para La Paz: Passagem: Bs150,00, ônibus cama. Taxa de embarque: Bs2,50. Horários: 18:00h e 18:30h. Tempo de viagem: 14h. La Paz: Um das cidades mais feias da América do Sul. É a capital mais elevada do mundo e a mais barata da América do Sul. Tudo gira em torno da praça San Francisco e da praça Murillo, sede do governo Boliviano. Nessa região encontram-se o Mercado das Bruxas e a rua do Comércio. Região segura, não recomenda-se o resto da cidade. O diferencial de La Paz é o sítio de Tiwanaku, não vistamos por falta de tempo, e a estrada da morte onde é realizado o downhill. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: 2 dias. Altitude: 4.000m. Hostel indicado: Pirwa - http://www.pirwahostelscusco.com/pt/hostel-la-paz.html Deslocamento para Copacana: Passagem: Bs45,00 - Agência de turismo - ônibus passa no hostel. Horários: 06:00h. Tempo de viagem: 5h. Copacabana: Cidadezinha localizada na beira do lago Titicaca. Várias opções de bares, restaurantes e hósteis. Vale a pena conhecer. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: 1 dia. Altitude: 3.800m. Para chegar a Copacabana é necessário fazer a travessia do lago, Bs4,00 ida e volta, vários horários o dia todo. Ilha do Sol: A estrutura na ilha do Sol, a maior do lago, é bem simples. Atualmente não há interrupção no fornecimento de luz. Wi-Fi quando disponível apenas pago. Refeição: em torno de Bs40,00. Tempo indicado: 2 dias. Altitude: 3.800m. Travessia de barco: Bs40,00 ida e volta. Horários: Entrada 8:30h e 13:30h - Retorno 10:30h, 15:00h e 16:00h. Entrada na ilha: Bs5,00. Deslocamento para La Paz: Passagem: Bs30,00. Horários: 17:30h e 18:00h. Desembarque no cemitério de La Paz. Taxa de embarque: não há, embarque realizado em frente a empresa de ônibus. Tempo de viagem: 5h. Deslocamento para Arica/Chile: Passagem: Bs100,00. Horários: Entre 05:00h e 07:00h. Taxa de embarque: Bs2,00. Tempo de viagem: 9:30h. Arica: Cidade no extremo norte do Chile, fuso horário 1 hora a mais que a região do Atacama. Extremamente tranquila e segura. Várias opções de bares e restaurantes. Atrações no centro da cidade próximas a rua de pedestres. Vale a pena conhecer o morro de Arica, visão privilegiada da cidade. Considerada a cidade da eterna primavera pois o frio é bem ameno. É possível entrar no mar. O taxi comunitário, pode ser dividido entre desconhecidos. Refeição: em torno de CLP5.000,00. Tempo indicado: 2 dias. Altitude: 2m. Restaurante indicado: Varo’s Resto Bar na beira mar. Excelente custo benefício. http://www.varos.cl/ Deslocamento para Calama: Passagem: CLP18.000,00, ônibus cama. Horários: vários horários à noite. Taxa de embarque: CLP200,00. Tempo de viagem: 9h. Obs: desembarque para apresentação na aduana no meio do caminho. Caso necessite, posso enviar o planejamento completo, com valores, hósteis, etc, por e-mail, é só solicitar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Domingues Ana Paula Postado Junho 6, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 6, 2015 Olá muito obrigada por compartilhar sua experiência vc pode me passar seu roteiro completo com qntidade de dias e gastos totais. Meu email anp_domingues@yahoo.com.br. Agradeço muito se puder me enviar to fechando meu roteiro Bolivia-Chile - Peru irei dia 10 de julho saindo de Corumbá. Obrigada bjus Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros PeddroJunior Postado Junho 6, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 6, 2015 Se possível me envia o planejamento por email por favor, obrigado! dujunegro@gmail.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Leandro Hilcko Postado Junho 8, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 8, 2015 Ana e Pedro, arquivo enviado nesta data. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Daniella_marq Postado Junho 11, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 11, 2015 Onde vc se hospedou em San Pedro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Leandro Hilcko Postado Junho 13, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 13, 2015 Onde vc se hospedou em San Pedro? Hostel La Ruca http://www.booking.com/hotel/cl/la-ruca.pt-br.html?sid=ec55636ef8bb451d341d0b49b7250dda;dcid=4#b_hp_new_tab Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros NayraCarv Postado Junho 14, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 14, 2015 Olá, estou indo em setembro e pretendo fazer um passeio muito parecido como seu, porém de La Paz sigo para o Peru. Você poderia me enviar também seu roteiro e suas dicas!? Minha maior preocupação está no deslocamento, como vou de um lugar para o outro. Esse seu post logo a cima já me esclareceu bastante. carvalho.nayra@gmail.com Obrigada! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Leandro Hilcko Postado Junho 16, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2015 Olá, estou indo em setembro e pretendo fazer um passeio muito parecido como seu, porém de La Paz sigo para o Peru. Você poderia me enviar também seu roteiro e suas dicas!? Minha maior preocupação está no deslocamento, como vou de um lugar para o outro. Esse seu post logo a cima já me esclareceu bastante. carvalho.nayra@gmail.com Obrigada! Nayra, enviado nesta data. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sarah Stephane N Carneiro Postado Junho 16, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2015 Irei dia 27/06 e agradeceria muito se vc me enviasse todas as infos por email;) É sarahstephanecarneiro@hotmail.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Leandro Hilcko Postado Junho 17, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Junho 17, 2015 Irei dia 27/06 e agradeceria muito se vc me enviasse todas as infos por email;) É sarahstephanecarneiro@hotmail.com Blz Sarah, enviado nesta data. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.