Colaboradores Marcio Vargas Postado Novembro 17, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 17, 2010 (editado) Pessoal Apos iniciar o assunto no topico http://www.mochileiros.com/ramal-bento-jaboticaba-uma-travessia-por-um-lugar-que-acreditem-ja-teve-transito-ferreo-t42927-30.html#p522744, migramos para este aqui afim de organizar melhor os assuntos e manter cada qual em um tópico único. A questão levantada lá no outro topico era sobre a existencia de uma vila de operarios que trabalharam na construção do Tronco Pricipal Sul (TPS) , ferrovia que liga o RS ao Centro Oeste, construida pelo Batalhão Ferroviario do Exercito Brasileiro entre 1950 e 1972. As obras do trecho em questão foram tocadas pelo Primeiro Batalhão Ferroviario, com sede na época em Bento Gonçalves. Este batalhão foi responsável pelo trecho entre Roca Sales e Vacaria. O Terceiro Batalhão, do qual meu Bisavo era oficial, tocou de Vacaria para cima. Como disse o assunto surgiu quando no topico do Ramal de Bento ate a estação Jabuticada no TPS alguem mencionou a tal vila, como eu já havia visto e lido sobre ela resolvi dar um pulo lá com a familia, de carro mesmo, para obter algumas fotos e fazer um reconhecimento de possiveis vias para escalada e rapel. A Vila Alguns autores divergem sobre o tamanho exato e a quantidade exata de casa e pessoas. O certo é que a vila dispunha de toda infraestrutura necessaria a um pequeno povoado, tinha ambulatorio, farmacia, padaria, armazém, energia eletrica... No auge contou com mais de 400 "moradores", entre oficiais do exercito, soldados e operarios contratados. Nas casas de alvenaria residiam os oficiais, daquela epoca apenas estas casas estão de pé. O "grosso" da mão de obra residia em alojamentos. Este pessoal foi responssavel pelas obras entre Jaboticaba e Feitor Faé, que incluem diversos tuneis (alguns com mais de 2 quilometros) pontes e viadutos realmente impressionantes, tanto por seu tamanho quanto pelos locais onde foram construidos. O Passeio O passeio incluiu a localização de 7 casas abandonadas e de uma piscina construida por eles proprios abaixo de uma bela cascata, muito provavelmente como uma especie de clube para os momentos de folga. Alem disso esticamos ate a estação coronel Salgado, distante aproximadamente 2Km da vila. O acesso é pela localidade de Pompeia em Veranopolis, dali seguimos pela estrada que liga Veranopolis a Nova Roma do Sul via basla do Rio da Prata. Na metade da descida pegamos um acesso secundario que nos leva ate a vila. Chegando proximo a saida para o local. Ao fundo PCH Jararaca, no meio o viaduto 09, local da vila dos operarios Zooonnn no viaduto: Já no acesso recém recuperado: Primeiras casas, a jusante (sul) do viaduto 09 Riacho apos a cachoeira, onde os operarios construiram uma piscina para seus momentos de folga: Cascata e piscina: 50 anos de corrosão Via para futura travessia, com rapel Vista do Rio da Prata, de cima do viaduto 09 Mesmo ponto da foto anterior, porem para o outro lado. Esta cascata fica abaixo daquela mostrada nas fotos anteriores Tunel 60, lado sul, logo apos o viaduto 09 Casa a montante (norte) do viaduto 09. A vila contornava a reentrancia da montanha, estas casa de alvenaria eram dos oficiais, os "peãoes" moravam em alojamentos... Há 3 casas a jusante e 4 casas a montante do viaduto 09 A caminho da estação Coronel Salgado (primeiro comandante do batalhão ferroviario, no seculo 19), a estação fica a aproximadamente 1,5 Km ao sul do viaduto 09. Trilho lateral usado para os cruzamentos de composições... Sistemas de monitoramento Meu piá mais novo entregue, e o mais velho se divertindo a espera de um trem... O local visto de cima (por favor, não reparem no amadorismo da montagem) Algumas curiosidades a mais em http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc_troncosul/celsalgado.htm Abs a todos Editado Novembro 17, 2010 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra edver carraro Postado Novembro 17, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 17, 2010 Márcio Dividi seu tópico para não misturar o assunto com o outro ok? Sempre que fizer uma trip dessas ou tiver boas fotos como essas para postar, pode criar um novo tópico! Passou na PCH Jararaca e nem avisou? Poderia ter vindo tomar um café (eu trabalho aí pela Alstom)! Recentemente fizemos o trecho de Vila Flores (Estação Feitor Faé) até a Ponte Ernesto Dornelles (Rio das Antas), é uma região muito bacana e boa de se caminhar. Um amigo meu reformou uma casa lá onde tem a vila abandonada. Sempre rola um assado por lá. Uma hora dessas, combinamos! Abraço Edy Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Marcio Vargas Postado Novembro 17, 2010 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 17, 2010 Edver Em primeiro lugar obrigado pela ajuda com o Topico, já dei uma ajeitada nele... Tenho bastante material e vou colocando aos poucos, muitas fotos... Neste dia não chegamos ir ate a Jararaca, ficamos por ali mesmo. Esse trecho de Feitor Faé ate Monte Claro já fiz tb, é muito legal... Eu vi a chacrinha lá, logo depois do viaduto, ainda tem uns materiais de construção. Fiquei só imaginando a mão de obra lançar o cabo daquela linha de 13Kv que tem lá.. eheheh Essa casa ele reformou? Imaginei que tivesse sido construida!!! Quanto ao assado, sou parceiro a qualquer hora... Aparece no bar do Vaca (sub solo da soal ) em uma terça qualquer, sempre rola um assado ali nas terças.. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros celonet Postado Novembro 29, 2010 Membros Compartilhar Postado Novembro 29, 2010 Estou pesquisando sobre a construção do TPS e tomei a liberdade de postar umas fotos antigas q tenho. Foto da vila viaduto9 almoço junto a cascata http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1457096436433947443 Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Marcio Vargas Postado Novembro 29, 2010 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 29, 2010 Que preciosidade estas fotos!!!!! Onde vc conseguio? Onde encontrou literatura a respeito? Impressionante como a natureza se recompõe rapido quando não fofre pressão antropica. Lá no local hj não se percebe nada disso tudo que aparece nestas fotos... A impressão que se tem é que o local é intocado... abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros celonet Postado Fevereiro 10, 2011 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 10, 2011 ~São anos de pesquisa, ja visitei o museu do batalhão em lages e sempre q posso estou no TPS caminhando. Consegui uns videos tb sobre a construção. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.