Olá pessoal, sou antigo no Mochileiros, porém, novo neste fórum.
Com relação à pergunta da Ana, concordo plenamente com o Adriano - Argentina, Uruguai e Chile, pode-se levar criança pequena sem problema. Fiz com minha esposa de carro duas viagens na América do Sul: Em janeiro de 2005, portanto, no verão, saímos de Brasília, fomos até Bariloche, cruzamos a Cordilheira e conhecemos de Puerto Montt (CHI) até Santiago, para daí então cruzarmos a fronteira novamente para o lado argentino, passando por Mendoza, Córdoba até chegar ao Brasil por Foz do Iguaçu.
Em julho de 2007, inverno, saímos novamente de Brasília, passamos por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até entrarmos por Iñapari no Peru pela floresta peruana, por meio da nova Rodovia do Pacífico (ainda em obras). Fomos a a Cusco, Macchu Picchu, Puno, Lago Titicaca, Arequipa, adentrando o Chile na fronteira próxima a Arica. Daí fomos por Calama até San Pedro de Atacama (CHI), Salta (ARG), voltando ao Brasil novamente por Foz do Iguaçu. Desculpe se me delonguei muito, mas, diante dessas experiências, posso dar a seguinte opinião:
- Para o Peru e também para Bolívia, não leve criança pequena. O trabalho será maior que o prazer. Com exceção de algumas poucas cidades, a estrutura é precária. Alguns desses lugares ainda sofrem com problemas sérios de higiene e saneamento básico, com reflexo na saúde das pessoas e, claro, dos visitantes. De acordo com o Lonely Planet, algumas regiões ainda sofrem com cólera. Isso para adulto é contornável, mas para criança torna-se um grande problema. Não se esqueça, ressalto, é INVERNO, e na altitude o frio é muito mais intenso.
Espero ter colaborado.
Abraço.
Marciano