Olá pessoal, comprei uma Azimuth Pro em setembro, na Equinox do Rio de Janeiro, a 250 reais; na loja a moça me apresentou um pé que estava na caixa e o outro que estava no mostruário (fiquei preocupado com isso, mas ela jurou que eram do mesmo par). Fiz um testezinho na loja mesmo e comprei. Até agora o uso foi predominantemente urbano, cidade do Rio de Janeiro, só teve um uso em trilha leve, na Serra do Cipo.
.
Os pontos positivos: realmente não molha, solado aderente e bem robusta.
Os pontos negativos: pesada (como um coturno comum), dura no pisar, quente e me machucava o calcanhar direito (defeito de fabrica?).
.
Referencia de comparação: sempre usei coturno de lona-couro, solado amazonas, vcs podem chiar, dizer que é isso ou aquilo, mas é o material de minha confiança, uso diario por anos e já entrei coturnado em situações diversas (menos escalada).
.
A questão do calcanhar direito: uma coisa que me incomodou deste o começo era a palmilha, que preenchia todo o espaço da sola do pé e eu suo bem, logo, a sensaçaõ de calor dentro do calçado Azimuth era alta - apesar da palmilha ser apresentada como respirável. A palmilha também me causava um estranho desconforto nos dois pés e no pé direito até dor, mesmo com o pé pro alto, sem contato com o chão e com o peso do corpo pressionando.
.
Foi tirar as palmilhas para a sensação de calor excessivo e a dor do calcanhar direito praticamente SUMIREM. Substitui por palmilhas finas de um tenis Rainha, comprado há anos e que não estava usando porque com ele sentia a mesma sensação dolorosa, só que pior. Vou experimentar por mais uns dias, pois ainda sinto algo na área de contato do calcanhar direito, pode ser residuo de trauma leve ou algo do solado mesmo, vamos ver.
.
Estou escrevendo isso tudo em consideração ao pessoal da Nomade, acho que vcs merecem todas as informações possiveis para o desenvolvimento destes calçados, como brasileiro sinto orgulho.
.
É possivel que eu tenha uma sensibilidade maior no pé direito, uma pisada torta, mas com os outros calçados (tenis, mocassim, coturno, etc) eu não sinto isso.
.
Estou usando o Azimuth ocasionalmente, amaciando devagar, ainda estou com pena de meter o pisante nas trilhas pesadas (trabalho com reflorestamento em encostas) ou de estourar o calcanhar dir..