Em Cusco é fácil encontrar e contratar as agências q façam o Salkantay. Eu estive lá no mês passado, cheguei num dia e já comecei a trilha no dia seguinte. Paguei 190 dólares (sem ser estudante) mas conheci pessoas q pagaram menos e outras q pagaram mais. O negócio é ter umas 2 ou 3 propostas e negociar.
E a trilha é mais ou menos como a Lara disse, é preciso se conscientizar com a falta de estrutura e dar sorte de pegar um guia legal. O meu ficava enchendo o saco toda hora pra seguirmos o caminho - se dependesse dele, nada de fotos ou explicações. Contratar uma agência não significa fazer o passeio com ela, afinal quase todas acabam misturando todo mundo - no meu grupo de 8 pessoas, ninguém tinha contratado a mesma agência além de mim e minha namorada.
É importante lembrar de mandar a agência detalhar ao máximo o q está incluso no passeio, inclusive o horário e destino no retorno do trem. Tive problemas qto à isso e qto ao hotel em Águas Calientes.
Ah, e uma dica aos q forem fazer o Salkantay: perguntem à agência qto à taxa de entrada em Mollepata. Construíram uma guarita na entrada da cidade (a primeira no início da trilha) e estavam querendo cobrar uns valores aleatórios (entre 60 e 150 bolivianos) para os turistas q fossem para o Salkantay. Meu grupo acabou não pagando, mas tinha uma fila de ônibus, carros e vans parados no pedágio e discutindo com os caras.
Abs.