Considerações sobre a Argentina:
Meu primeiro mochilão devo muito a este fórum pois depois de muito ler todos estes tópicos e me inspirar em um relato do Alexmelo, consegui realizar uma bela viagem, que posso considerar um sucesso apesar de algumas considerações.
Pra começar foi eu e minha esposa, temos ambos 31 anos e não somos o típico mochileiro, pois procuramos gastar pouco mas nos damos alguns “Luxos”, do tipo querer quarto privativos com banheiros privativos, andar de táxi e comer em bons locais.
Somos de São Luis-Ma e saímos pela GOL rumo a Buenos Aires e depois a Puerto Madryn via Andesmar, depois a Bariloche pela Mar e Valle, a Mendoza e a Buenos Aires pela Andesmar, foram 18 dias, com gasto médio de US$ 2.500,00 os dois, fora o trecho aéreo de São Luiz a Buenos Aires.
Então vamos a algumas considerações.
Ônibus - Comprar as passagens de ônibus pela Internet na andesmar é seguro fácil e um bom negocio.
Só não conseguimos comprar o trecho Puerto Madryn a Bariloche por que a andesmar não faz este trecho, mas é fácil comprar na rodoviária e o preço é parecido.
Dólar x Real – Muitos ficam na duvida do que levar, minha experiência mostrou que o melhor cambio é sacar direto nos caixas eletrônicos da sua conta corrente no Brasil, ex: em Bariloche o cambio de Real pra peso era 1,65 enquanto sacava a 1,78. Mas não deixe de trocar uns dólares pra ficar na mão. Por segurança.
Compras no cartão de credito são uma boa opção, quando é aceito, no interior quase nunca é aceito.
Albergues – O el galicho(Puerto Madryn) é muito recomendado, achei ele legal, bem localizado e limpo, mas a reserva dos passeios e estadia foi feita com o cartão, quando cheguei quis cancelar uns passeios e me disseram que não era possível, pois já estavam na “tarjeta”, só que na hora de pagar a conta tive que pagar em espécie pois a “tarjeta” era só pra reservar, Ou seja, Sacanagem pura. Em tempo o passeio da praia Doradillo (Ar$100,00) vale mais a pena ir de táxi, se conseguir 4 pra rachar melhor ainda.
Em Bariloche optei por alugar um apartamento, uma ótima escolha, pois fiquei ao lado do centro cívico em um ap limpo e bonito, por um preço melhor que albergue(para um casal). 02944-15693667 ou 02944-15667346 estadiabariloche@hotmail.com.
Em Mendoza, fala-se muito do campo base mas não tinham vagas, então ficamos no cuyum mapu www.hostelcuyummapu.com.ar, pequeno mas bem aconchegante e bem limpo alem de muito bem localizado.
Em Buenos Aires o tem vários mas gostei bem do Sudamerika.
Comida – Se come muito mal na Argentina a comida não tem nenhum sabor, sem tempero e sal, café da manhã é uma brincadeira. Portanto não ache que ir a um bom restaurante é sinal de satisfação, consegui comer melhor quando achei os rodízios ou quando optei pelas massas. Um detalhe se gosta de doces ai pode se esbaldar pois isso eles fazem bem.
Argentinos – São educados até cordiais, mas simpatia não faz parte do vocabulário deles, portanto não espere nada mais do que o trivial deles.
Sds
Cláudio gaspar