Alexandre,
Acabei de regressar dos Lençois. O local é esplendido e vale realmente a pena conhece-los. Ñeste época do ano as lagoas estão praticamente vazias. Existem apenas 3 ou 4 que tem água permanente, mas mesmo assim o nível não é alto. Agora eles estão no que chamam de 'Inverno' que é o período das chuvas, o que significa que as lagoas estão começando a formar-se novamente, mas o ciclo todo leva pelo menos 3 meses. Em fevereiro o nível ainda estará certamente abaixo do joelho. Mas de qquer maneira vale a pena viajar. Os passeios são inesquecíveis e repleto de aventura e emoção. Recomendo principalmente o de quadriciclo. É caro, mas imperdível. Vc. sai de Barreirinhas já pilotando, atravessa o Preguiças de balsa e pronto, aventura e mais aventura. Primeiro segue-se por uma trilha onde somente 4x4 ou quadriciclo atravessam até chegar-se nos Grandes Lençois. Aí é quase uma hora pelas dunas (sempre seguindo o guia) até chegar-se ao mar. Mais 20 Km margeando o mar até chegar-se ao povoado de pescadores de Atins. Uma vila de pescadores 'perdida' no horizonte. No caminho margeando-se o mar, voce verá pescadores, seus barcos e suas casas que formam uma paisagem cinematográfica. Se gosta de fotografias, poderá ter as melhores fotos que já tirou.
Leve bastante água. Nas Dunas também há paradas para fotos, descanso e para banho em uma das lagoas com água permanente.
Os outros passeios que devem ser feitos são o de voadeira para Caburé e Atins (aí vc chega pelo mar) e o de boía pelo Rio Cardosa. Não é tipo bóia cross com corredeiras,. É mais um passeio para relaxar. Deitar-se na bóia e depois deixar o rio te levar. O povoado de Cardosa é tb. muito interessante. Ao contrário de Atins, que é uma vila de pescadores, em Cardosa vc verá uma comunidade de pequenos agricultores. Gente muito simples, humilde e, sempre aberta para conversar e trocar um dedo de prosa.