Boa noite, pessoal!
Daqui poucos meses farei uma viagem para Portugal de 7 dias e tenho as passagens de ida e volta, além das reservas em um hotel. Entretanto, estou com vontade de ficar mais do que esse tempo de 7 dias e gostaria de ir a outros países, como Espanha, França e Itália usando o Flixbus da vida e também "trabalhando" em alguns gigs. Pelo que eu li até agora, legalmente posso ficar no espaço Schengen até 90 dias durante 6 meses, desde que eu comprove meios financeiros de estar lá e também hospedagem, seguros, etc.
Minha dúvida é a seguinte, caso eu decida ficar mais do que esses 7 dias (seria por volta de 60 a 70 dias), posso "perder" essa viagem de volta e continuar na Europa sem problemas, respeitando os 90 dias do espaço Schengen, ou seja, transitar tranquilamente entre esses países, ou terei que provar durante esse trânsito que eu possuo recursos para ficar, hospedagens, e provavelmente terei problemas com imigração? A minha ideia seria perder a passagem de volta para que a imigração não crie problemas e depois compraria uma outra passagem de volta.
Qual seria o jeito mais tranquilo de ficar esses 90 dias em questão de menos problemas com a burocracia européia? Devo obrigatoriamente ter uma passagem de volta durante esse período (após perder a primeira passagem) ou posso ficar 20/30 dias sem a passagem e circulando entre os países? Obrigado!
PS: Tentei procurar essas dúvidas em outros tópicos, mas não achei nada tão específico assim. Se alguém tiver o link de algum tópico falando disso, podem fechar esse!