Olha, sobre o tempo certo de comprar passagens, realmente é relativo e imprevisível. Mas tem dois fatos: o preço de um ano antes da viagem não será o melhor já visto e o preço na semana da viagem será um dos maiores, se não o maior.
A dica valiosa é: se puder, todos os dias (ou quase) simule os preços nos sites. Exemplo: eu estava desde janeiro projetando minha ida para Buenos Aires e com a métrica que comprar a partir de 6 meses é melhor. Olhava quase todos os dias. Fiquei avaliando buscador por buscador e achei, claramente, o KAYAK o melhor. Além de pegar os preços diretamente as companhias, ele simula em outros sites confiáveis os valores, bem como te dá aquela opção valiosa de “datas flexíveis”, podendo ver as datas de partida e chegada em um intervalo de 6 dias próximos. Em Janeiro e Fevereiro, os preços de Londrina (onde moro) a Buenos Aires ficaram entre 1500/1800 reais (voos mais baratos), o que é razoável para o trajeto. No dia 25 de fevereiro, tive a ideia de dividir a pesquisa: comecei a simular Londrina a São Paulo e São Paulo a Buenos Aires comprando separadamente, mas pela mesma companhia (Latam, Azul e Gol). Para minha surpresa, Londrina a São Paulo deu 250 reais (de ônibus é 220 ida e volta, pra vocês terem ideia) e SP a Buenos estava 1100. Fiquei entusiasmado em pagar menos (1350), por isso, continuei pesquisando. Dois dias depois, no dia 27, o que a Gol fez? Subiu o preço do mês de Julho INTEIRO de Londrina a SP. A minha linda passagem de 250 foi para - acreditem - 1200 reais (o valor de SP a Buenos kkkkkk). Como consequência, comprando junto Londrina a Buenos, também subiu. Ficou em 2000 reais. Fiquei puuuuto, muito bravo. Pensei: agora já era, isso vai ficar assim. Faltam 5 meses pra viagem. Passei o início de março pesquisando até que tive a ótima ideia de colocar no KAYAK Londrina a Montevidéu. Pois, assim, eu poderia conhecer Uruguai e Argentina, atravessando de ônibus + barco. Batata! O valor saiu por 930 reais, saindo de Londrina!!! Detalhe: isso é em Julho, alta temporada. 930 + 180 que gastarei ida e volta de Barco + ônibus entre os dois países saiu mais barato que conhecer apenas Buenos Aires.
Por isso, um bom planejamento é essencial. Como o Japão é longe e você não pretende seguir direto, comece a simular destinos (dos mais improváveis, mas ao mesmo tempo interessantes) no meio do caminho que, sem dúvidas, encontrará preços atraentes. Pesquisando antes dos 6 meses você já se familiariza com os preços praticados e, quando chegar aos 6, você vê a diferença. Não é que exatamente aos 6 meses você deva comprar, mas é um intervalo confortável para não sair com prejuízo. Então considere que o intervalo 6 a 4 meses é ideal. Sem contar as outras questões que já mencionaram aqui sobre reservas, acontecimentos na vida que, neste intervalo mais curto, serão controláveis rs.