Pronto, agora sim acho que o debate está sendo produtivo!
Com relação a redução da maioridade penal, eu concordo com uma redução para crimes de homicídio. Inclusive, sou a favor de não se ter idade mínima.
Uma pessoa que MATA outra pessoa, independente da idade do assassino, MERECE perder muitos anos de sua vida enclausurado. Não é só para re-educação, mas, principalmente, por questão de justiça. Por uma questão de pagamento para com aqueles que sofreram com isso.
Quanto as medidas para redução de crimes em geral, concordo em alguns pontos com você.
Por exemplo, esse papo de manter escolas abertas de final de semana para praticar esporte e outras atividades. Acho que depende de como é feito. Se você simplesmente permite a entrada da comunidade e larga por isso mesmo, não adianta nada. Digo isso por experiência própria, pois estudei todo o primário e colegial em escola pública e sei como as coisas funcionam. Vou te dar um exemplo: todos jogavam bola na quadra do colégio, inclusive no final de semana. O acesso era livre e não tinha ninguém instruindo e colocando ordem. O que aconteceu? Uma parte jogava bola, outra usava o local para passar e usar droga e outra se reunia para juntar a "galera" e combinar a próxima "fita".
Acho que a idéia não era bem essa, né?
Acho que existe sim medidas para solução no curto prazo. E não precisa prender metade da população. Se prender pelo menos os cabeças das quadrilhas, já é um bom começo. Outra medida imediata seria criar cursos técnicos gratuitos para mercados de trabalho que estão com falta de recursos. Sei que muitos estão no crime por necessidade e não por prazer.
Isolar os cabeças do restante dos presos.
Infiltrar policiais nas escolas, para quebrar esquemas de tráfico de drogas.
Pegar pesado com policiais corruptos (que é uma das coisas que mais existem).
Aproximar policia da comunidade.
Para longo prazo, é basicamente educação e incentivo para as crianças criarem valores e princípios. A educação também é outra área que precisa de uma reforma urgentissíma, não digo apenas em atualização de professores e também remuneração, mas em relação a mudanças de metodologias e disciplinas. Mas ai já é outra discussão.
Vou ficando por aqui.
Abraços.
Paulo