Olá Luana, tudo bem?
Eu, assim como você planejei meu intercâmbio sozinha. Hoje moro e trabalho na Nova Zelândia onde tenho o prazer de ajudar outros estudantes a realizar o mesmo sonho.
Eu tive a mesma impressão que você teve sobre agências, e de uma certa forma isto é verdade, sai um pouco mais caro mas você tem muita ajuda e pouca preocupação como a outra colega citou acima. Mas trabalhando com isto, uma coisa que eu descobri foi que a tarifa da escola direta pro aluno é a mesma divulgada na agência de intercâmbio. Então se a escola divulgar que é 250 NZD para o aluno, a agência repassa pelo mesmo preço pois a comissão já está incluída dentro desse valor e a escola não da "desconto" se o aluno olhar diretamente com a escola, sem agência.
Ou seja, olhando a escola com uma boa agência (que não vai superfaturar), o preço será o mesmo da escola.
O que eu posso te dizer é que você precisará sim de alguém para olhar acomodação (até mesmo para certificar de que é de boa qualidade), e te ajudar nos demais processos de visto. Mas como as agências grandes tem que pagar comissão para são terceiras, ela não olha isso diretamente aqui, ela tem outros parceiros que olham estas coisas pra ela, por isso sai mais caro.
Foi pensando nisso que eu comecei a montar pacotes flexíveis: aqueles que fecham o pacote de estudo conosco, eu olho diretamente estes assuntos como acomodação, etc., sem terceiros e acabo conseguindo mais barato para os alunos.