Bom pessoal, estive na Tailândia e Singapura em Abril, e com algum atraso gostaria de compartilhar algumas coisas (quem sabe possa ajudar alguém).
Primeiramente: É POSSÍVEL VIAJAR PARA O SUDESTE ASIÁTICO NO" IMPULSO" E COM POUCOS DIAS PARA SE PLANEJAR!!! Em especial para o caso de encontrarem passagens muito baratas para datas próximas
Digo isso pois fiz minha viagem ao ser aprovado em um processo seletivo, basicamente saí do emprego anterior na Quinta-Feira, comprei as passagens (São Paulo-Singapura) no Domingo e embarquei na Terça. E foi minha primeira experiência na Ásia . Passei 18 dias em terra e basicamente reservei os Hostels daqui, o resto da viagem fui planejando no decorrer do tempo e nos vôos de ida (claro que entre Domingo e Terça mergulhei em blogs, sites e importunei amigos que já estiveram lá).
O relato deve interessar mais aos marinheiros de primeira viagem em Ásia.
Escolhi Singapura pois dos aeroportos do Sudeste Asiático era a passagem mais barata (no caso 880 dólares). Lá dentro passagens são muito baratas e é bastante fácil de se locomover.
Em Singapura passeis dois dias na Ida e um na volta. Considerei a quantidade adequada, para quem está corrido dois dias são suficientes. Nesse meio tempo e sem muita correria consegui conhecer os bairros étnicos (manhã e início da tarde), a região do Marina Bay Sands(Fim da tarde e anoitecer, vale a pena subir no topo do Hotel) e a região noturna de Clark Quay. No dia seguinte fui para Sentosa Island, onde se encontram o Universal Studios, Hard Rock Café e similares. Apesar de Singapura ser futurista, cara e de certa forma artificial é um lugar muito desenvolvido e interessante, e existem partes culturais.
Vista do Marina Bay Sands
MAS meu interessa na viagem era especialmente na Tailândia, uma viagem sozinho e low-cost. De Singapura parti para Krabi de avião pois decidi ir para as praias primeiro. Em muitos lugares existem discussões Krabi x Phuket, lendo eu optei por Krabi e foi certeiro. Fiquei lá por 4 dias, usei Krabi Town como base, pois tem um Hostel muito bom e com bom preço (Pak-Up), e a cidade apesar de pequena tem alguns food markets muito legais. Lá mesmo em uma agência fechei pacotes para os 3 dias seguintes (escolhi passeios bate-volta para Koh Hong, Koh Phi Phi e James Bond Island). Todos foram legais (em especial os dois primeiros) mas na próxima vez vou optar por passar mais tempo nas ilhas, para curtir a praia e descansar. Ainda assim esses bate-volta são baratos e uma ótima opção. Fechando todos no mesmo local é possível negociar bastante o preço.
Algum lugar perto de Koh Phi Phi
De lá fui de avião para Chiang Mai, que é SENSACIONAL, difícil explicar bem o motivo. O clima é muito legal, o centro antigo tem mais de 300 templos, é possível fazer ótimas massagens, cursos de culinária tailandesa, visitar diversas feiras de objetos e comida, praticar esportes radicais, trekking com acampamento, descansar e relaxar muito, conhecer muitas pessoas, etc... Também é o local mais famoso para os passeios de Elefante, mas por questões de maus tratos não fui. Sei que existem dois locais que trabalham de forma diferenciada com os animais, mas por questão de orçamento deixei para a próxima. Chiang Mai é barata em comparação com praias e capital, e recomendo MUITO o hostel que fiquei "Diva's Guesthouse", onde por 12 reais tive o melhor atendimento em Hostel da minha vida. Antes e chegar na cidade te perguntam por e-mail de que forma você chega e te ajudam em tudo que precisar, inclusive agendar passeios. Você chega e te mostram sua cama, te entregam uma toalha e sugerem que você tome banho e descanse antes de fazer Check-In. Lá você pode consumir qualquer comida e bebida e anotar em um caderninho, assim como agendar qualquer passeio. Tudo é pago apenas no final (a não ser que você prefira de outra forma). Como reservei dois passeios (uma tirolesa de 900m e um curso de cozinha tailandesa em uma fazenda orgânica) ainda ganhei um ticket para massagem. Também me ajudaram a comprar o ticket de trem de Chiang Mai para Bangkok por uma taxa de cerca de 5 reais.
Culinária Tailandesa
Fui de trem de Chiang Mai para Bangkok e achei uma experiência incrível. Escolhi os assentos de baixo (por que a cama é maior), segunda classe (por que é ventilador, o ar da primeira é muito forte). Terminei a viagem em Bangkok, e foi irado, mas já existem tantos relatos sobre a cidade que só vou indicar um Happy Hour, o do Red Sky no Centara Grand Hotel. O HH lá ocorre das 16h as 18h, não cobra entrada, bebidas alcoólicas soft drinks em dobro. Fiz uma viagem bem low cost, mas esse foi um dos luxos, ainda assim um double de Chivas Reagal, duas cocas e bolinhos de queijo brie com Curry não chegaram a custar 80 reais. E a vista é impagável.
RedSky
Enfim, uma viagem totalmente inesperada e sem nenhum ponto negativo, superou muito minhas expectativas. Se alguém tiver qualquer dúvida é só perguntar!