Mais do que nunca, La Última Viagem -Bus Cusco - Nasca
Fiz uma viagem de dia 9 /Fev ~1/Mar/06 , para o Chile , Bolívia e Peru .
Esta viagem foi para complementar os locais que eu não havia visitado ainda, no conjunto dos 55 paises! 10 anos! 55 culturas! 55 lembranças!
Meu roteiro foi via aérea CTA/SPO / Santiago e via autobus Valparaiso, Vina del Mar, La Serena, Antafogasta, Calama , São Pedro de Acatama , os Andes cruzei com Toyota 4x4 , passando pelo Salar de Uyuni, Oruro, La Paz, Copacabana, Puno , Cuzco , Machu Picchu, Nasca. Lima / SPO/CTA via aérea
O trecho de Cuzco - Nasca , Aih ! o bicho pegou ! Foi um inferno !
Não vou descrever a viajem de outros trechos, porque tem muitos relatos com detalhes dos colegas mochileiros .
O que aconteceu comigo no trecho Cuzco - Nasca, foi que peguei o bus no dia 24/02 as 8:00 hs de Cusco!
Sentei na ultima fileira ,do lado do motorista com cinco passageiros . O banheiro ficava na frente, junto a porta de saída, portanto tinha 5 assentos atrás.
Depois de 1:00 hr de viajem muito tranqüila , daí começou aparecer as montanhas . A subida era tranquila porque o motorista engatava 2ª e 3ª . Mas na descida continuava 2ª e 3ª e descia a ladeira abaixo a 100 ~ 120 km/hr . O motor da Scania urrava ! O asfalto não tinha guard rail , as curvas eram de 360 graus, iguais ao que se vê na corrida F1 do circuito de Mônaco .
A 100 ~120 km/hr. o bus fazia a curva na pista oposta , comendo o lado da pista contraria. Naquela velocidade, parecia que eu estava na montanha russa ! Pedia a mim mesmo para parar de correr tanto! Perguntei ao cobrador se o motorista estava correndo demais, e disse que era normal , pois o asfalto é muito bom ! Presidente Fujimore que construiu.
A estrada era em zig zag , na subida e na descida da montanha ! Não tinha trecho entre montanhas ! Era só sôbre a montanha! Dei uma cotovelada no passageiro vizinho , pois este estava deitando sobre mim. Ele não gostou, mas disse : Desculpe!! não tenho como apoiar-me ! Então, eu pedi desculpa para ele !
Entendi também, que realmente não podia firmar-se na poltrona! Não tinha cinto de segurança. O corpo se balançava , para direita , para esquerda , para frente, para trás, para cima, para baixo ! Quando baixava , baixava fora do assento, escorregando! Botava a cabeça para fora da janela , só via precipício!
Naquela velocidade, alguma coisa poderia acontecer: falha humana, falha mecânica , caminhão , pedra no asfalto, animal , lhama, vicunha ( espécie de veado), galinha . Não tinha escapatória, uma dessas possibilidades poderia acontecer. No período de 30 a 45 minutos, a temperatura passava de 30 graus lá no pé da montanha e no topo (-5) graus Pensei em cair fora do bus! Como pedir carona, ou pegar outro bus? Desisti da idéia . De qualquer maneira se morrer é melhor morrer junto com outros passageiros! assim terei um enterro digno , pois o meu passaporte estava dentro do bolso da minha cueca samba-canção!
Se morrer no deserto, talvez um dia irão descobrir e vou parar no museo e ficar famoso ! Só isso !
O motor urrava e fervia! Tinha cheiro de freio queimado!
O assento esquentava e queimava o meu traseiro, pois estava junto ao motor.
Lembrei de Deus ! da minha família , filho , esposa ! pensei : se eu for ! vou feliz !
Chegou a noite! escureceu lá pelas 19:00 hr . Daí começou outra tortura! O motorista continuava correndo! Tinha nuvem, no topo ! O farol iluminava! Porém, quando encontrava uma nuvem , a luz rasgava só a pouca distância a escuridão! daí o motorista pisava bruscamente o freio! O corpo balançava mais ainda ! Pelas laterais não via nada , tudo era escuro ! O bus pulava e eu também! parecia avião rasgando a nuvem e provocando turbulência ! Pensei comigo de novo : Estou fu...! Perguntei se as montanhas vão acabar ! outro passageiro respondeu , vai continuar com montanha até Nasca ! Pô ! Estou fu...! de novo !
Pelos meus cálculos tiveram umas 17 montanhas, de 3000 a 4000 m de altitude ! Finalmente chegamos a Nasca , as 22 horas !
Vivo ! Eram 14 horas de bus , com parada para almoço 12:hs e 21:30hs para janta .
Como tinha uma outra turista noruegueza, perguntei se ela tinha em vista , algum hotel ! Ela disse que não! Daí escolhemos o hotel Estrela Del Sur , indicado pelo Lonely Planet . Combinamos para pegar um táxi! Paramos um táxi . Quando estávamos entrando no táxi, uma moça nos abordou , oferecendo o hotel a 2 quadras do ponto.
E, o hotel era Estrela Del Sur ! ... Puta que o pariu!!!
Dai descemos do táxi, o taxista nos xingou , não entendi bem o que ele falou , mas eu estava feliz
Estávamos no hotel 22:30 hs , foram 15 horas de... não sei !!!!.
Como diria o Faustão: O loco meu !!! Mais do que nunca La Última Viagem !
Observação:
Em Lima , dia 28/Fev vi uma manchete no jornal , que 30 pessoas morreram em Arequipa, vitima de capotamento de bus .
Lamentavelmente , houve aquele acidente de ônibus dos estudantes de Belo Horizonte em Arequipa, quando estavam indo para o Fórum Social em Caracas .
Grande Abraço !
Voltei para o Brasil , com o saldo de 2 diarreas e 1 gripe ! perdi 5 kilos !
Continuarei minha jornada de tour ! Irei nos próximos dias para Venezuela, Colômbia, Equador , passo para Panamá e América Central ! Hasta la vista !