Fernando de Noronha NAO vale a pena, e os motivos sao muitos.
1- Taxa de turismo preservação ambiental é altíssima, mas o nativos dizem que nao sabem onde este dinheiro todo é aplicado DIZEM QUE NA ILHA NAO É MESMO visto que a preservação é precária é feito por uma empresa do governo federal a PETROBRAS, ai você ja sabe onde vai este dinheiro todo...né?
2- lixo em todas as partes
3- Taxa de preservação alta, mas nao tem nem hospital que seja pelo menos básico na ilha, se vc quebrar o dedao do pé TEM QUE TOMAR UMA AVIAO e sair da ilha.
4- Quer sair a noite da pousada e dar uma passeada pelo centro da vila? se prepare! é escuro, sujo, ruas esburacadas, lugares mal cuidados.
5-Quer jantar a noite? se prepare os VALORES sao fora da realidade da ilha e do brasil. conheço muito bem a Europa, e os valores praticados nos restaurantes da ilha por um bom prato esta no mesmo valor da Europa.
6-Quer ir a praia? como, se tudo é a titulo de preservação e nao pode ficar por ali, ou nao tem fácil aceso, se fora a Noronha esquece que vai ter praia normais...nao vai!
7-O valor das pousadas de baixo nível sao ate razoável, porem ser quiser uma pousada melhor, se prepare! pois o valor da diária é o mesmo que um hotel 4* em roma, Madrid, Lisboa. Fiquei na melhor pousada da ilha, a do ZÉ MARIA, paguei pelo quarto em conta, que tem preço de Europa(sou agente de turismo, e sei o que estou dizendo) e o quarto esta 100 metros da recepção, descendo escadarias interminaveis, para minha surpresa o quarto ficava em um buraco onde a vista era um barranco.
8-Quer alugar uma bug para andar na ilha? se prepare...o valor é de tirar o coro do turista que nao tem outra saída para se locomover na ilha.
9- Pagar por passeio com os barcos das agencias de turismo que tem na ilha - chega a ser irritante o que eles fazem, pois nao tem tempo de nada é uma correria louca, nao tem tempo para saborear as praias, pois as mesmas sao preservadas, e quando tem é por apenas 30 minutos...
ESTAS COISAS NINGUÉM TE FALA ANTES - pois se a agencia te falar antes voce nao viaja para Fernando de Noronha.
Sai da ilha com nariz de palhaço e revoltado.