Tomei este tempo para compartilhar com vocês minha impressão sobre botas com membrana impermeável.
Tudo começou em 2007, quando adquiri uma Nômade Cronos (de couro interiço, sem costuras, mas não é impermeável) para fazer um passeio pela Chapada Diamantina. Naquela ocasião minha esposa comprou uma Snake Alpinist (ou algo assim...) com membrana impermeável/respirável. Só para curtir o período pré-viagem, coloquei ambas as botas dentro de uma bacia com água, respeitando o nível de água máximo na Snake. No caso da Cronos, que não tem membrana, mas que é feita numa única peça de couro quase inteira, usei o mesmo nível de água. Surpresa, minha Cronos não entrou água, mas a Snake encharcou por dentro! Ressalto que havia passado um produto repelente à água na Cronos (que deve ter ajudado). A Crono fez o que não prometia e a Snake não fez o que prometia!
Enfim, muito feliz com a Cronos (que também era e é um conforto só), que tenho até hoje e uso de vez em quando (principalmente na cidade poque gosto do estilo rústico), adquiri uma Nômade/Vento Finisterre em julho de 2012 (na Orientista). Estava ansioso, mas para minha frustração, estava apertando levemente no pé esquerdo (que no meu caso é perceptivelmente maior que o direito). Visualmente amei a bota, mas nunca cheguei a grandes caminhadas por causa do aperto nos três dedos da esquerda do pé esquerdo. Sinto ao calçar que a bota é muito bem pensada, mas por três dedos.... Resultado, guardei na caixa (com muito carinho).
Ocorre que comecei a sonhar em fazer o trekking de 8 dias em Torres del Paine e pensei: puxa, bem que minha Finisterre podia servir, já que não pega no meu dedo mais comprido, que é o dedão. Calcei a bota e fiz pela segunda vez na vida o teste da bacia (respeitando o limite de 12,5cm). Fiquei frustrado quando começou a entrar água no peito do pé, dos dois lados! Pouca coisa, mas entrou! Fiquei uns 2 minutos dentro da bacia. Brochado, fiquei nervoso e comprei uma Salomon (Salomon X Ultra Mid Gtx Masc Impermeável), fui lavar só com água, escovinha macia, e acreditam que entrou água na língua! Pergunto: essas membranas são efetivas mesmo? São só para chuva, não para bacia de água, nem torneira? Não é possível que sejamos tão azarados que deu problema em três das quatro únicas botas que já compramos na vida!
E Torres del Paine? Se chover por lá? Naquele frio! Como confiar nessas botas.
É isso! Por favor, comentem.