Notícia mto triste...
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/1/alpinista_carioca_morre_ao_escalar_montanha_na_argentina_135449.html
Alpinista carioca morre ao escalar montanha na Argentina
Buenos Aires (Argentina) - O alpinista Bernardo Collares, 46 anos, morreu após se ferir durante uma escalda ao cume do monte Fitz Roy, na Patagônia, Argentina. Considerado um dos mais respeitados nomes deste esporte no Brasil, ele era presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e sofreu uma grande queda quando iniciava uma longa série de rapéis no local, considerado uma das montanhas mais difíceis e inóspitas da região.
A morte de Collares foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira. O alpinista estava na Patagônia desde o final de semana e, após ter chegado ao cume do Monte FitzRoy na segunda-feira, ele se acidentou na descida, em uma manobra de rapel. Na queda, Collares fraturou a bacia, sofreu hemorragia interna e ficou impossibilitado de se movimentar.
Collares participava da escalada com a brasileira Kika Bradford. De acordo com a imprensa argentina, a rota escolhida para a escalada é considerada como de difícil rapel. Informações dão conta de que num dos trabalhos em uma fenda o equipamento do alpinista se soltou, fazendo com que ele caísse no vazio, ainda que atado a uma corda. Além do ferimento, o alpinista ainda teve que enfrentar uma tempestade na montanha perto da cidade de El Chaltén.
Kika desceu a montanha em busca de socorro, mas demorou dois dias e duas noites para conseguir chegar ao povoado local e pedir auxílio. Médicos, autoridades e escaladores experientes concordaram que não fazia sentido voltar ao cume para tentar resgatá-lo com vida e cancelaram a busca. Segundo a imprensa argentina, pelo local onde está o corpo e pelo equipamento disponível, seria praticamente impossível retirá-lo da montanha.
Kika Bradford desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta.