Olá Sievers,
Quando se aventura por estradas ou lugares que não se conhece, é melhor que se esteja preparado para as adversidades. Optar por uma custom de baixa cilindrada talves nao seja a melhor opção. Isso poderá limitar muito suas "aventuras" durante a viagem, faze-lo sofrer caso pegue estradas ruins e até frustra-lo.
Com uma Scrambler, vc teria mais versatilidade. Não que seja uma off road, como eles dizem. Porem, tem que pensar em um outro detalhe importantíssimo. Onde vai levar bagagem?
Alem de Falcon e Tenere, que seriam boas opções (apesar de não gostar nd da Falcon) vc tem várias outras opções na faixa de preço da Scrambler. Triumph Tiger, moto muito bonita e confiável! BMW F650GS, Yamaha XT660, Kawazaki Versys (não tão bonita assim), Suzuki V Strom, excelente moto! E a nova Honda CB500X (ou a NC700), que parece ser bem interessante.
Essas motos são próprias para esse tipo de viagem por possuirem suportes para bagagem, suspensão com longo curso, banco muito confortável e pneus de uso misto.
Alem dessas, vc tem as nakeds, que te limitarão um pouco, mas ainda assim são boas opçoes, como: Yamaha XJ6, Kawa ER6, Suzuki Bandit, entre outras.
Ja fui a Buenos Aires com uma Yamaha Virago 535 e, tirando a suspensão e autonomia, foi muito bem! Em 2016 penso em rodar uns 10000km pelo Atacama em uma Tenere 250. Com minha DragStar, só em estradas asfaltadas e boas! Não quero sofrer mais com estradas ruins...
Espero ter ajudado, ou bagunçado mais sua cabeça! hahaha...
abrx,