Pessoal, já acompanho o fórum há um certo tempo, mas só agora me registrei para postar. Acho importante compartilhar minhas impressões sobre essa bota e sobre o problema que tive com a impermeabilização dela.
Vou ao aconcagua neste final de ano e fui a caça da bota para essa aventura. Meu pai (que já fez santiago de compostela, kilimanjaro, campo base do evereste e aconcagua até nido de condores) me indicou a salomon. Disse que nas viagens dele viu muita gente usando e falando bem dessas botas. Ele usa uma lowa comprada no exterior.
Pesquisei bastante e escolhi o modelo cosmic 2 4d gtx, que é o mais leve para uso em trekking pesado da marca. Acha-se fácil aqui no Brasil. Tem uma loja aqui na minha cidade que vende.
Nas minhas pesquisas pela internet achei muitos relatos de pessoas reclamando que essa bota vaza, entra água. Basta uma pesquisa no google por "salomon cosmic 2 leaks" que você acha vários relatos.
Comentei com o vendedor da loja que tem aqui e ele me disse que nunca teve reclamações e que, se vazar, a garantia cobre.
Como eu conhecia a loja resolvi comprar a bota.
Fiquei impressionado com o conforto dela. O suporte ao calcanhar é excelente. O solado é bem rígido e estável. Até ai, só elogios.
Fiz um trekking leve (estrada de chão em boas condições) de 50km em dois dias. Só alegria.
Resolvi testar a impermeabilidade. Botei ela numa bacia com água (apenas passando por cima da parte dos dedos, bem abaixo do limite da língua) por 15 minutos.
O pé esquerdo encharcou! Aquela cena de virar a bota e escorrer água.
Levei na loja e trocaram na mesma hora por outra novinha.
Com o segundo par eu fiz um passeio pelo sítio do meu pai bem curto (5km aprox.) e fui testar ela numa lagoa. Coloquei os pés na água por cerca de 15 minutos e encharcou os 2 pés!
Liguei para a loja e falei com a gerente. Ela não tinha mais o meu número (42) e se comprometeu a conseguir outro par. Uma semana depois o novo par chegou e ela disse que testaria ele na loja antes de entregar para mim. Ela deixou a bota na água por 2 horas e disse que não havia entrado água. Troquei novamente e peguei a bota testada. Ela realmente estava seca. A parte de fora estava úmida e a parte de dentro seca.
Chegando em casa, coloco a bota e ela e ela encharca novamente. A água que estava nas camadas exteriores invadem a parte de dentro, pelo solado acho eu, e encharca tudo.
Resumindo, a bota é super confortável, fornece um suporte excelente ao tornozelo, é leve, o sistema de trava de cadarço é muito bom, mas não é impermeável. Acredito que seja um problema na construção ou no projeto do solado 4d. Entra muita água. Além disso, a bota não seca! ela absorve tanta água no acolchoado interno que é muito difícil de secar. Fiquei com o segundo par por uma semana aguardando a troca, e a bota não secou.
Troquei novamente, agora pela Conquest, que é um modelo para trekking mais leve (a Cosmic é indicada para terreno técnico e mochila pesada), que foi considerada a melhor bota de trekking 2013 pela revista go outside. A Conquest é mais barata que a Cosmic.
As minhas cosmic foram todas fabricadas em 05/2012, conforme marcação da etiqueta.
Principal diferença que percebi entre as duas botas é a rigidez do solado, a conquest é mais flexível, e o suporte ao tornozelo. A Cosmic é melhor nesse quesito.
O problema é pagar R$ 999,00 numa bota que não cumpre o que promete. Fica a dica.