Pessoal, uma dica importantíssima para qualquer viagem, mas em especial no caso da Bahia: sempre pesquisem os horários e valores da conduções/transportes que precisará utilizar! Caso não tenha tido tempo de pesquisar, pergunte, mas nunca acredite na primeira informação que receber!
A chuva de informações erradas, visando ganhar dinheiro em cima do turista, já começa no próprio balcão de informações turísticas do aeroporto. Quando perguntei a respeito da barca para Itaparica, que sai do Mercado Modelo, fui informada que as barcas/catamarãs não estavam operando por causa do mal tempo (detalhe: estava um lindo sol fora do aeroporto). O balconista tentava me convencer que só havia como chegar a Morro de São Paulo pelo transfer da Cassi Turismo (que descobri depois que se utiliza do mesmos catamarãs que peguei). Fui de táxi até o Mercado Modelo (dá para ir de ônibus q é bem mais em conta, mas não chegaria a tempo de pegar a ultima barca), constatei que todas as embarcações operavam normalmente e lá novas informações incorretas por conta de agentes da mesma Cassi Turismo (parece que é a única que presta esse serviço). Em Valença os condutores de lanchas rápidas também informam horários incorretos dos barcos de madeira (tanto para Morro quanto para Boipeba) e dizem que o trajeto demora bem mais que a realidade!
Na própria ilha de Morro de São Paulo e também em Boipeba, também tentam a todo custo te convencer de que só é possível chegar a determinados pontos (Gamboa, Praia do Encanto, Moreré, piscinas naturais) de lancha, mas é possível ir caminhando e desfrutando melhor do lugar (porém é necessário sempre ficar atento à maré, em alguns casos poderá ir andado, mas terá que voltar de barco por causa da maré alta).
Enfim... perguntando é possível fazer tudo sem contratar agência e, consequentemente, pagando mais barato.