A postagem conta com muitas informações básicas importantes erradas.:
' Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores",
pode ter sido a muito tempo atrás hoje já é uma vila globalizada com gente de todo lugar do brasil e do mundo, inclusive do interior baiano e são estas pessoas que movimentam a economia do lugar, consumindo, construindo, investindo e empregando.
'o Posto Cumuru está temporariamente desativado."
errado, o posto de gasolina funciona normalmente com os 3 tipos de combustíveis. (talvez na época da postagem)
"muito embora a vila também conte com estrutura turística que acolhe com razoável conforto aos visitantes que queiram viver a mesma sensação dos portugueses há cerca de 500 anos atrás"
mesmo em 2000 quando conheci a vila, já existia uma boa quantidade de pousadas e um hotel grande, bem estruturadas, além do razoável, hoje em dia melhorou muito com investimentos de moradores que vieram de fora, compondo a população desta vila.
Talvez Corumbau onde existe a verdadeira aldeia indígena pataxó, que é uma relocação de índios da região de porto seguro, esta descrição caiba melhor, mesmo assim lá existe resort 5 estrelas com heliponto.
Cumuru hoje conta com várias opções de hospedagem de mochileiros e uma delas é na entrada da cidade ao lado da lagoa e pé na areia, de camping a casas simples com comida caseira, internet wi-fi e quadras de volei. http://www.beachvolleycenter.com/hospedariahome.html
sem falar no mais famoso camping Aldeia da Lua ao lado do antigo pier e outros que estão pela cidade como alternativas mais caseiras.
o único caixa que talvez consiga sacar dinheiro é na farmácia e é um ponto de atendimento do banco Bradesco.
Alguns estabelecimentos aceitam cartões como a Batataria e pizzaria cumuru
As duas estradas estão boas, inclusive a principal tem uma linha regular, e não precisa de 4X4 a não ser em caso de dilúvio.
O contexto de 500 anos atrás só existe nas praias e mesmo assim muitas áreas foram desmatadas para darem lugar a coqueirais e pasto.
O litoral é o que realmente vale a pena, as praias são muito legais.