Infelizmente a prefeitura de Santo André, está criando leis, totalmente abusivas para turistas, Além de criar uma lei que proibi fotografar na cidade, sujeito a multa.
Esse carnaval de 2013 passei por um constrangimento muito grande em Paranapiacaba.
Decidi acampar com alguns colegas na cachoeira da fumaça, logo quando chegamos na cachoeira, nem levantamos acampamento e nem tiramos as mochilas das costas. Fomos abordados por 3 guardas civis, 2 policiais militares, e 4 mulheres da guarda ambiental. Que foram totalmente mal educadas com a gente, queriam apreender nossos equipamentos. Levaram nossa barraca apreendida, dizendo que é proibido acampar em qualquer local de Paranapiacaba. A guarda disse que ainda estava sendo boazinha com a gente, porque podia aplicar uma multa de 500 REAIS, por estarmos andando por ali. Perguntou se eu tinha facas, eu disse que sim. ela ia apreender também, porém Entramos em uma discussão porque não tem nenhuma informação proibindo acampar, e ela acabou esquecendo de apreender minhas facas.
Eu tenho conhecimento de outros locais que realmente são proibidos na cidade. Mas Cachoeira da fumaça achei realmente estranho, pq o pessoal sempre visita a cachoeira. e também não tem nenhuma sinalização. Após a discussão achei melhor deixar levar a barraca. Eles levaram somente o toldo da barraca, deixaram os espeques e fibras. E teríamos que acompanhar eles até o final da trilha, ainda tentamos convencer a guarda ambiental de nos retiramos do local e ela deixar a barraca conosco pra podermos acampar na praia. Mas infelizmente ela não quis saber. Saímos na frente,sendo escoltado por os guardas, Como conheço a região muito melhor do que eles, em vez de ir pelo rio, foi pelas trilhas totalmente cheias de lama, porque havia chovido um dia anterior. Essa foi minha vingança, tomaram vários rolas..kkk. Tentaram me convencer de ir pelo rio, mas disse que se eles queriam que eu saísse de lá, iria voltar pelo mesmo caminho que vim (que é mentira), e acabaram desistindo de seguir a gente. e foram na frente.
Acabaram deixando a gente pra trás, e ficamos descansando nas pedras, encontramos um casal que se escondeu quando viu os guardas no caminho, que também queriam acampar. Acabamos bolando um plano, e voltamos em direção a fumaça. e pegamos uma trilha a direita que sai no lago cristal e achamos um acampamento escondido. Eu tinha uma lona, e ainda tinha as fibras, construirmos uma barraca com a lona e fibras, que realmente ficou muito boa, por incrível que pareça..rs. Aguentou até chuva.
Eu e meu colegas, acampamos em Paranapiacaba a anos, e tenho amigos a anos que acampam em diversos locais de lá, e nunca ficamos sabendo disso. No final da apreensão, fui conversar com uma das guardas, Diz ela que até visitar a cachoeira sem guia é aplicada a multa de 500 reais. Qualquer local que vc for pego em paranapiacaba fazendo trilha ou acampamento, será aplicado multa, dentre eles: Lago cristal,Cachoeira da fumaça e Rio mogi. Perguntei se eles fiscalização a garganta do diabo e funicular, dizem eles que não. Mas as vezes vão alguns guardas com equipamento pra fiscalizar, que achei mentira, pelo menos na parte da garganta do diabo. Disse ela que no mesmo momento que estava nos abordando tinha outro grupo de guardas no lago cristal. Que eles agora estão com a fiscalização rigorosa no local. que estão em uma ação conjunta com os municípios de Cubatão,Bertioga,Paranapiacaba e santo André contra o pessoal que acampa. Que é verdade, pq 4 das guardas usavam camisas de cada município.
Esse relato fico um pouco grande, resumi ainda algumas coisas, Mas é pra deixar vcs avisados. pra não serem multados por algo que vcs costumam fazer a muito tempo.
Acredito que após o vandalismo que teve no museu em paranapiacaba: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2013/01/24/museu-ferroviario-com-pecas-do-seculo-19-sofre-com-vandalismo-na-grande-sp.jhtm
Os municípios entraram em ação conjunta.