Já viajei várias vezes ao EUA com o passaporte italiano, não tem necessidade de visto, vc só precisa sair do brasil com o passaporte brasileiro e entrar nos eua com o italiano, na maioria das vezes tive que apresentar os 2 passaportes na imigração, mas nao teve nada demais, a única diferença que vc tem que preencher um formulário diferente, ou seja o formulario para quem nao necessita de visto, somente isso.
depois vc sai dos eua com o passaporte italiano e entra no brasil com o brasileiro, sem problemas.
Quanto a autorizacao para embarque tem que preencher, mas ela sai no mesmo dia, e vc nunca a apresenta, mas tem que levar junto.
espero ter ajudado.
Obs: o mais importante nao é o visto no passaporte brasileiro ou estar com o italiano, é estar com o endereço de onde vai ficar, o que vai fazer, telefones dos hoteis, vouchers e o mais importante a passagem de volta para apresentar na imigração, assim eles não perguntam quase nada e já te liberam.