Gostaria de dar a minha contribuição sobre o visto pelos correios.
Moro em Minas Gerais e, de acordo com o site da embaixada, meu estado está sob a jurisdiçao do Consulado do Rio de Janeiro.
Como não tinha tempo de ir ao Consulado, resolvi solicitar o visto pelos correios.
Foi super simples.
Baixei o formulário de visto no site do consulado e preenchi.
Junto ao formulário enviei comprovante de renda (contra-cheque), roteiro de viagem, comprovante de reserva de hotel (fiz toda as reservas das quatro cidades que ia passar pela china pelo Hostel World), E-ticket das passagens de ida e volta, Cópia do Cetificado do Seguro e o meu roteiro de viagem.
Enviei a documentação das quatro pessoas em um mesmo envelpé via sedex na sexta-feira. Na segunda-feira o consultei nos correios e verifiquei que o Consulado tinha recebido a correspondência.
Na quarta-feira à tarde a mulher do consulado me ligou confirmando algumas informações e me passou a conta para depósito (Banco Bradesco, depósito identificado no guichê) e o valor a ser depositado referente aos vistos e aos correios.
Uma semana depois liguei no consulado e me informaram que os passaportes seriam postados naquele dia. Sendo assim, na sexta-feira, quinze dias após ter enviado a documentaçao, recebi os passaportes com os vistos.
Foi super simples, sem nenhuma burobracia. Ressalto que é importante mandar toda a documentação, visto que a funcionária do consulado ficou em dúvida com algumas coisas e, por isso confirmou por telefone.
Saliento ainda que no processo via correios só pode ser feito no consulado do rio (informação do site) e que, através dessa modalidade, não é possível solicitar o visto de urgência.
Espero que tenha ajudado.
Abraços